Ataque dos Cães", filme da Netflix dirigido por Jane Campion, é o líder de indicações ao Oscar 2022, que acontece no dia 27 de março. O longa, estrelado por Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst e Jesse Plemons, recebeu 12 nomeações ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Em segundo lugar ficou "Duna". O filme de Denis Villeneuve, produzido e distribuído pela Warner Bros. Pictures, é estrelado por Timothée Chalamet, com Zendaya, Rebecca Ferguson e Oscar Isaac. A fantasia, que adapta a primeira parte do livro homônimo de Frank Herbert, está indicada a dez estatuetas.
Em terceiro lugar ficaram "Belfast", de Kenneth Branagh, e "Amor, Sublime Amor", de Steven Spielberg, com sete indicações cada um.
Pelo 23º ano consecutivo, o Brasil ficou de fora da disputa pelo Oscar de melhor filme internacional. Ele tentava uma vaga com o longa "Deserto Particular", do cineasta Aly Muritiba.
Os nomes dos concorrentes foram anunciados hoje pelos atores Leslie Jordan e Tracee Ellis-Ross. Pela primeira vez desde o ano de 2018, a cerimônia que acontece no tradicional Dolby Theatre, em Hollywood, na Califórnia, Estados Unidos, terá um apresentador.
Confira a lista completa:
Melhor filme
- Belfast
- No Ritmo do Coração
- Não Olhe Para Cima
- Drive My Car
- Duna
- King Richard: Criando Campeãs
- Licorice Pizza
- O Beco do Pesadelo
- Ataque dos Cães
- Amor, Sublime Amor
- Melhor Atriz Principal
-
- Jessica Chastain ("Os Olhos de Tammy Faye")
- Olivia Colman ("A Filha Perdida")
- Penélope Cruz ("Mães Paralelas")
- Nicole Kidman ("Apresentando os Ricardos")
- Kristen Stewart ("Spencer")
Melhor Ator Principal
- Javier Bardem ("Apresentando os Ricardos")
- Benedict Cumberbatch ("Ataque dos Cães")
- Andrew Garfield ("Tick, Tick... Boom!")
- Will Smith ("King Richard: Criando Campeãs")
- Denzel Washington ("A Tragédia de Macbeth")
Melhor Atriz Coadjuvante
- Jessie Buckley ("A Filha Perdida")
- Ariana DeBose ("Amor, Sublime Amor")
- Judi Dench ("Belfast")
- Kirsten Dunst ("Ataque dos Cães")
- Aunjanue Ellis ("King Richard: Criando Campeãs")
Melhor Ator Coadjuvante
- Ciarán Hinds ("Belfast")
- Troy Kotsur ("No Ritmo do Coração")
- Jesse Plemons ("Ataque dos Cães")
- J.K. Simmons ("Apresentando os Ricardos")
- Kodi Smit-McPhee ("Ataque dos Cães")
Melhor Direção
- Belfast (Kenneth Branagh)
- Drive My Car (Ryusuke Hamaguchi)
- Licorice Pizza (Paul Thomas Anderson)
- Ataque dos Cães (Jane Campion)
- Amor, Sublime Amor (Steven Spielberg)
Melhor figurino
- Cruella (Jenny Beavan)
- Cyrano (Massimo Cantini Parrini e Jacqueline Durran)
- Duna (Jacqueline West e Robert Morgan)
- O Beco do Pesadelo (Luis Sequeira)
- Amor, Sublime Amor (Paul Tazewell)
Melhor Mixagem de Som
- Belfast
- Duna
- 007: Sem Tempo Para Morrer
- Ataque dos Cães
- Amor, Sublime Amor
Melhor Trilha Sonora Original
- Não Olhe Para Cima
- Duna
- Encanto
- Mães Paralelas
- Ataque dos Cães
Melhor Roteiro Adaptado
- No Ritmo do Coração
- Drive My Car
- Duna
- A Filha Perdida
- Ataque dos Cães
Melhor Roteiro Original
- Belfast
- Não Olhe Para Cima
- King Richard: Criando Campeãs
- Licorice Pizza
- A Pior Pessoa do Mundo
Melhor Curta-Metragem de Animação
- Affairs Of The Art
- Bestia
- Boxballet
- Robin Robin
- The Wildshield Wiper
Melhor Curta-Metragem Live Action
- Ala Kachuu - Take and Run
- The Dress
- The Long Goodbye
- On My Mind
- Please Hold
Melhor Montagem
- Não Olhe Para Cima
- Duna
- King Richard: Criando Campeãs
- Ataque dos Cães
- Tick, Tick... Boom!
Melhor Maquiagem e Penteados
- Um Príncipe em Nova York 2
- Cruella
- Duna
- Os Olhos de Tammy Faye
- Casa Gucci
Melhor Longa-Metragem de Animação
- Encanto
- Flee
- Luca
- A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
- Raya e o Último Dragão
Melhor Canção Original
- "Be Alive" (DIXSON e Beyoncé para "King Richard: Criando Campeãs")
- "Dos Oruguitas" (Lin-Manuel Miranda para "Encanto")
- "Down to Joy" (Van Morrison para "Belfast")
- "No Time to Die" (Billie Eilish e Finneas O'Connell para "007: Sem Tempo Para Morrer")
- "Somehow You Do" (Diane Warren para "Four Good Days")
Melhor Fotografia
- Duna
- O Beco do Pesadelo
- Ataque dos Cães
- A Tragédia de Macbeth
- Amor, Sublime Amor
Melhor Documentário de Longa-Metragem
- Ascension
- Attica
- Flee
- Summer of Soul (...ou, Quando a Revolução Não Pôde Ser Televisionada)
- Writing with Fire
Melhor Documentário de Curta-Metragem
- Audible
- Lead Me Home
- The Queen of Basketball
- Três Canções Para Benazir
- When We Were Bullies
Melhor Filme Internacional
- Drive My Car
- Flee
- A Mão de Deus
- A Felicidade das Pequenas Coisas
- A Pior Pessoa do Mundo
Melhor Direção de Arte
- Duna
- O Beco do Pesadelo
- Ataque dos Cães
- A Tragédia de Macbeth
- Amor, Sublime Amor
Melhores Efeitos Visuais
- Duna
- Free Guy: Assumindo o Controle
- 007: Sem Tempo Para Morrer
- Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
- Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Melhor filme
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
And then there was silence...
lembrando q a billie eilish só ganha pq we dont talk about bruno não tá concorrendo
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
And then there was silence...
Meus votos são os da Livia, com duas mudanças:
Melhor roteiro adaptado: Dune
Melhor direção de arte: Sim, será Amor, Sublime Amor, mas deveria ser Duna.
Livia, feliz em ver você de volta.
Desde que saíram as indiações pensei: Prêmios técnicos para Duna. Prêmios artísticos para ataque dos Cães.
E Encanto é espetacular e deve ganhar.
Saudações
Ray Jackson
Não assisti a todos os indicados a melhor filme e, apesar do hype em torno de Ataque dos Cães, não sei se leva. Tem mais vibe de Cannes, não de Oscar.
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.
Estou sem TNT esse ano. Algum app ou canal no Youtube vai transmitir a cerimônia?
O Oscar é nesse domingo agora, dia 27. Quem quiser assistir de graça é só baixar o app Globoplay. Não precisa ser assinante.
Eu assisti todos os filmes. Ainda acho ataque dos cães superior a todos, mas aparentemente Coda vai ganhar. E olha q eu não vou ficar triste não, é um filme redondinho. Meu preferido é drive my car, mas esse vai ganhar o de filme estrangeiro, já está bom.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
And then there was silence...
Bom, acho que essa do Will Smith nem a Livia conseguiu prever
Tapa bem dado. Não se brinca com deficiência/doença alheia.
O que me deixa mais assustado é que a reação geral tem sido a mesma que a sua Pringles. Eu acho isso tão absurdo... o cara subiu no palco de um evento ao vivo pra dar um tapa na cara de um comediante porque o comediante fez uma piada ruim que o ofendeu. Cara, isso é complemente inaceitável. O Will Simith deveria ter ido pra delegacia e pagado fiança pra esperar o julgamento. Imagina se eu sair batendo em todo mundo que faz graça com minha calvice... e vamos lá que ser comparada a Demi Moore não é exatamente ofensivo
EVERYBODY HATES CHRIS
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.
Ana Maria Bahiana está assustada com a reação Brasileira. Lá fora todo mundo deixou claro que ele mandou muito mal. As pessoas precisa entender o contexto cultural de "free speech" americano. É um país onde o sangue precisa ser rosa para o filme ter classificação etária menor, onde mais do que 3 "fuck" num filme aumenta a classificação etária mas onde, no humor, vale tudo.
O erro não foi a piada. Foi terem chamado o Chris Rock, famosíssimo por pegar muito pesado, pra subir no palco em um evento, digamos, familiar.
Aqui, enquanto todo mundo diz que apanhou pouco, lá fora já existe todo um mecanismo de contenção de danos pois ele pode simplesmente ser banido da academia.
Sabem o pior? Por causa do tapa reviveram assuntos antigos, como a traição da esposa dele, uma piada de 2016 do Chris Rock e um monte de coisa que estava morta e enterrada.
Não gostou? Levanta e vai embora. Imagine abrirem o envelope, falarem o nome dele e a poltrona estar vazia? Ele teria saído por cima.
Mas aqui no Brasil, terra onde todo mundo é macho, ele virou herói. Lá fora, ao término da cerimônia, um oficial da LAPD chamou o Chris Rock e perguntou se ele queria registrar queixa. Ele disse que não e o policial deu entrevista, sem citar nomes, falando: houve um incidente de violência entre duas pessoas, mas a pessoa agredida não quis prestar queixa.
As pessoas não tem noção que mais de 100 países estavam assistindo a cerimônia. Horas antes os apresentadores fizeram piada ao incluir o Globo de Ouro na lista de "mortos no ano". De repente vem o Will Smith e faz isso... Em tempo: se acharam a piada de mal gosto, assistam 5 minutos de Golden Globes com o Rick Gervais...
Saudações
Ray Jackson
Ps.: Parabéns a Duna. 6 prêmios técnicos ainda foram poucos. O filme é impecável nesse quesito.
Saudações
Ray Jackson
Foi bizarro! O pior que o Will Smith paga de "desconstruído", woke e poeta do sentimento. Eu acho que isso vai abalar a imagem dele de forma muito forte e ele provavelmente vai perder muito contrato. O pedido de desculpas formal dele foi ridículo. O cara teve uma hora pra esfriar a cabeça e falar isso na hora que recebeu o Oscar e agora veio com este papo de arrependido.
Alguém fez um comentário ótimo acho que na CNN, será que ele faria o mesmo se no lugar do Chris Rock fosse o The Rock? Acho que isso ilustra o nível de covardia do cara. Babaca demais
Concordo com vc´s. Adoro o will, mas o q ele fez foi inaceitável. E depois ainda veio com aquele papinho de amor, quando ganhou o oscar. perdi totalmente o tesão nele depois daquilo.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
And then there was silence...
Passei aqui só pra ver a reação de vcs com o caso. haha.
O q acho doido de tudo é ver como virou uma discussão política, de assumir um lado. Sendo q ali foi um "belo" exemplo de como a sociedade e suas atitudes pode ser complexa. Toda a discussão sobre misoginia, racismo, machismo....TUDO cabe ali, de fato, mas não dá pra defender um lado ou outro. Sim, ele ta errado pq toda agressão deve ser reprimida numa sociedade civilizada, mas ao mesmo tempo dá pra entender a reação ("entender" é diferente de "defender"). E daí o q me choca é q as discussões ficam só de um lado...ou só sobre a agressão ou só sobre como a piada foi tóxica e tal, sendo q ambos não deveriam existir.
Os shows americanos (e os americanos em geral) sempre amaram esse tipo de humor depreciativo (aqui temos alguns humoristas q fazem esse tipo de humor e sempre achei péssimo, mas lá acho q é um pouco mais normalizado na tv), mas a merda do episódio é q, como eles focaram no erro do Will Smith, ignoraram o erro do Chris Rock. Viram q os ingressos dos próximos standups dele esgotaram? É bizarro.
Se vc for no youtube nos videos de lá discutindo o episódio, todo mundo está repudiano o Will Smith e defendendo o Rock, dizendo q ele foi "integro" e "honrado" por não revidar e blablabla...pagando de vítima. E sim, e aqui no Brasil essa narrativa do macho herói. BEM DOIDO. A defesa de um lado acaba ofuscando a problemática do outro. E olha q odeio e estou farto dessa narrativa de "dois ladismos" (considerando ser a narrativa predominante da nossa midia/imprensa em relação a política), mas nesse episódio específico, acho q é o caso. Não quero ver agressão sendo normalizada, mas tb não quero ignorar a já normalização de agressões verbais contidas nesse humor idiota (pra deixar tudo ainda mais complexo...o Chris Rock já produziu um documentário sobre o cabelo das mulheres afro-americanas).
Mas como não tenho nada a ver com essa treta, pra mim nada foi mais ofensivo do q ver aquela farofa do Coda vencendo melhor filme, justo num ano q tinha vários filmes bons. Aquilo lá vai envelhecer tão mal quanto Green Book e Crash.
Foi um vexame completo e em todos os sentidos esse oscar.