Reality Z

Foto de Terenzi
Forums: 

 

Tem algumas coisas que você precisa levar em conta antes de ler este review. A primeira e que eu adoro filmes e series sobre Zumbis. Eu acho o tema legal porque você consegue explorar de forma seria a maneira como o ser humano reage em situações extremas quando se confronta entre reações primitivas e naturais se opondo a valores sociais extremamente arraigados.

Claro que isso não e privilegio das historias de Zumbis. Todo filme com temática pós-apocalíptica pode fazer isso como Mad Max,The Road, Snowpiercer, The book of Eli e The Rover pra citar alguns que eu gosto.

Mas o que também e legal e que você pode caminhar pra algo mais cômico e fazer com que o filme fique menos denso ou deprimente. Além disso,eu gosto do fato de que os Zumbis, diferentemente dos Vampiros, são um “inimigo”totalmente raso, sem motivação profunda, sem necessidade de racionalização ou possibilidade romantização. Acho que a única exceção que conheço eh Warm Bodies que mesmo assim acaba sendo uma comedia e obviamente e péssimo.

Assim, se você não gosta da temática, não perca seu tempo com esta serie. A segunda coisa importante, e que Reality Z e meio que uma regravação de uma serie inglesa de 2008 chamada Dead Set (também disponível no Netflix) que foi criada e escrita pelo Charlie Brooker (Black Mirror). Agora vamos aos comentários

Quando eu comecei a assistir a serie eu achei que ela iria trilhar um caminho mais cômico (estilo Zoombieland). O motivo disso foi, na minha opinião, uma escolha errada dos produtores. Primeiro de ter a Sabrina Sato no elenco, segundo porque resolveram colocar a historia se passando em Reality Show inventado chamado Olympo onde os participantes ficam vestidos de deuses... Essa e a primeira diferença para Dead Set.

Dead Set e uma produção da Zeppotron que e parte da Endemol. Então a historia se passa no set do Big Brother. A versão brasileira provavelmente não quis pagar direitos pra usar o nome e criou este Reality Show falso. Pessoalmente achei que isso atrapalhou bastante a serie.

A historia se passa basicamente quando se inicia um apocalipse zumbi no Rio de Janeiro no momento em que algumas pessoas estão confinadas neste reality show. Obviamente eles não sabem o que esta acontecendo ate que umas das pessoas do Staff entra na casa tentando se esconder dos zumbis.Na serie original a direção faz o filme ficar um pouco mais claustrofóbico quase sem cenas externas ao set. Na versão brasileira eles usaram mais CGI pra mostrar o Rio de Janeiro (visto de longe) queimando.

Tirando isso, os cinco primeiro episódios são praticamente idênticos. Ate as falas e alívios cômicos são os mesmos. As roupas sao as mesmas, a etnia dos personagens, tudo. A diferença eh que a versão brasileira tem algumas atuações muito ruins que estragam um pouco a historia e pelo fato de terem copiado os diálogos da versão inglesa, os diálogos ficam muito falsos.

Outra coisa que não gostei na versão brasileira foi a atuação dos Zumbis. Na versão do Charlie Brooker eles são fortes e descontrolados (e um pouco estúpidos) um pouco parecidos com os Zumbis de World War Z. Na versão brasileira eles ficam tendo uns espasmos e tremeliques desnecessários. Apesar de que a maquiagem ficou bastante convincente.

Depois do quinto episodio a versão brasileira se distancia muito da original. Ate porque a original só tem 5 episódios e a historia acaba ali. Na versão brasileira e como se tivessem feito uma segunda temporada com uma nova historia e novos personagens. Não ficou ruim mas me pareceu meio desnecessário.

Nesta segunda parte a versão brasileira tenta ser um pouco mais seria e inserir algumas criticas sociais que eu achei que ficaram ruins ou mal exploradas no mínimo. Mas, no geral achei que a serie ficou bem honesta.

Eu espero que seja uma serie de relativo baixo orçamento, do contrario retiro o que disse. Mas considerando que não tem muito filme do gênero no Brasil, eu achei divertido e consegui assistir do inicio ao fim.

As duas versões são interessantes mas eu acho que algumas escolhas da versão brasileira ficaram ruins. Algumas coisas ficaram engraçadas pelo motivo errado (cenas em câmera lenta, personagens mal executados, etc) O plot e melhor do que a execução no geral, então se for pra escolher entre a versão original e abrasileira eu ficaria com a do Charlie Brooker, mas a serie tem recebido alguma atenção fora do Brasil o que e legal. Aqui nos USA e UK o pessoal tem achado interessante e assistido. Nada de criticas fantásticas mas nada terrível também.

Eu não acho que a serie volta para uma segunda temporada (o que eh bom)mas talvez abra espaço (e o cofre) pra uma produção mais original.

Uma ultima coisa que esqueci de comentar e que a trilha sonora da versão brasileira e muito boa. Incluindo Pink Floyd, Mutantes, Muse, The Velvet Underground, Secos e Molhados, Caetano Veloso... Acho que na verdade eh de longe a melhor coisa da serie

Foto de Odnanref

Terenzi wrote:

eu adoro filmes e series sobre Zumbis

Finalmente uma afinidade heartheartheartheartheartheartheart

Já coloquei na lista pra assistir em breve.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Terenzi

Bonus sobre o tema: Dica pra voce que eh um Poeta do sentimento e gosta de filmes diferentoes e independentes e se amarra nas indicacoes do Graciotti. Tem um filme disponivel no Amazon Prime chamado Raccoon Valley. Eh um filme de Zumbus sem dialogos de 60 minutos, com uma unica atriz (basicamente) e que foi feito com um orcamento de 175 USD. Nao sao mil Dolares, sao 175 mesmo... Em termos tecnicos (exceto pela ridicula maquiagem) eh impressionante!  

Foto de Terenzi

Odnanref wrote:

Finalmente uma afinidade heartheartheartheartheartheartheart

Já coloquei na lista pra assistir em breve.

Mantenha a expectativa baixa e viva o cinema nacional! hehe