[MOSTRA/SP] O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias

Foto de Bennett
Forums: 

Foi loucura mandar Cinema, Aspirinas e Urubus ao invés deste filme para o Oscar. Caramba, não só tem criancinha, mas tem muito judeu. É uma versão brasileira meio light de Machuca (não que o Cao Hamburger tenha se inspirado em Machuca, parece que esse filme já estava sendo desenvolvido há alguns anos), e o melhor filme brasileiro que eu vejo desde Cidade de Deus. Os pais de um menino mineiro precisam "sair de férias" em 1970, porque estão na mira dos militares, e o deixam com o avô no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. O avô acaba morrendo depois de um ataque cardíaco, e o moleque é adotado pelas comunidades judaica e italiana que habitam a vizinhança. A promessa dos pais é a de que eles voltariam a tempo de acompanhar a Copa, e o filme lida com as expectativas do menino em relação à vitória do Brasil e à chegada dos pais. É óbvio que ambas são simbolicamente incompatíveis.

As coisas não começam lá muito bem, e o elenco infantil é bastante irregular. Ora as crianças atuam bem, ora atuam mal. A narração em off do moleque protagonista é meio caída. Mas assim que o filme decola, fica muito bom. O final ilustra bem que atraso de vida representa o futebol na vida política desse país, unindo o drama do menino com a total imbecilização do povo em razão da participação do Brasil na Copa de 70. É um tipo de ironia com o qual estamos infelizmente acostumados, e que rendeu um filme muito bacana, bem acima da média do cinema nacional. A recepção apática do velho judeu Shlomo, que sabe tudo o que está acontecendo, diante da notícia da vitória do Brasil ("Que bom..."), e o entusiasmo apagado do menino que tanto esperava essa vitória, dizem tudo.

Foto de Pierrot Insano

Muito bom mesmo esse filme. Estava com uma expectativa alta e não me decepcionei. Foi incrível como o roteirista conseguiu casar tantos temas diferentes sem problemas (ditadura, copa do mundo, cultura judaica, universo infantil, etc).

Quanto ao Oscar, acho que tem chances de entrar no próximo (apesar de já estar meio "velhinho" lá).

Foto de Bennett

Acho que não dá para entrar para o próximo Oscar, porque a estréia é este ano e era um dos pré-selecionados. Acabaram optando por Cinemas...

Ah, escrevi uma resenha desse filme para o Twitch, blog para o qual vou contribuir de vez em quando. 

Foto de Pierrot Insano

Acho que ele tem chances sim. Não lembro de tê-lo visto na lista de pré-selecionados, além do mais o "Cinema, Aspirinas..." estava na mesma situação ano passado (passou na mostra e estreou logo em seguida) e foi selecionado pra concorrer esse ano.

Foto de Bennett

Fui ver a lista agora e você tem razão, não está lá. Mas se eu não me engano, as regras da Academia obrigam que o filme tenha entrado em cartaz no país de origem no ano anterior à premiação.

Foto de quase nada

To fora, esses filmes de petista enchem o saco, odeio todos.

Foto de quase nada

São esses filmes esquerdóides de comunista enrustido, cheio de perseguidos politicos que não tomam banho e não escovam os dentes. Diários de Motocicleta, Zuzu Angel, O que é Isso Companheiro, Pra Frente Brasil e etc.  

Foto de PoncioPilatos

Olá Dré.

 

É uma pena que as pessoas ainda rotulem o cinema nacional desse jeito.

Muitos acham que por ser ator da Globo o cara não é bom!

E isso, INFELIZMENTE,  acontece até no meio cinematográfico.

Só que esse esmo pessoal esquece que a produção cinematográfica é irregular e sazonal. Se o cara precisa botar o feijão na mesa, porque não aceitar fazer uma novela?

Os meus pares malharam a escolha do Caio Blat como ator desse filme e de outros justamente por ser um "galãzinho da Globo".

Só que no recente Festival de Brasília, dois filmes (BAIXIO DA BESTA e BATISMO DE SANGUE) mostraram que ele tem talento.

Acho que o problema no caso dele, está mais na direção de atores do que no ator em si.

[]s

Pôncio "Adeus Pinochet! Deixa Que Eu Continuarei De Onde Você Parou!" Pilatos

Foto de Terenzi

O Ano vai pra Berlin.... Será que tem chances? Por falar nisso, alguém olhou se é possível que ele seja indicado pro próximo oscar? Ou é sem chance mesmo?