[MOSTRA/SP] Clerks 2

Foto de Bennett
Forums: 

A impressão que eu tenho é a de que o Kevin Smith tem ficado cada vez mais infantil e retardado com o passar dos anos, de modo que o primeiro Clerks parece um filme bem maduro em comparação ao segundo. Mas tudo bem, é divertidinho. Tenta ser inteligente em alguns momentos, mas essa não é a praia do Smith.

Pensando bem, Smith não deve ter mudado nada. Talvez eu achasse o primeiro Clerks tão idiota quanto o segundo se o visse hoje. A teoria de Clerks 2 é que tudo sempre continua na mesma e as pessoas não mudam nunca, e provavelmente é isso mesmo, em relação ao Kevin Smith. A minha perspectiva é que mudou. Acho que na época pré-Internet um cara como o Smith fazia sentido, já que ele falava a linguagem da comunidade nerd, e dava voz a essa comunidade no cinema. Todas essas referências de cultura pop eram bacanas naquela época, porque não havia fóruns como o Joio, por exemplo, e quem freqüentava a Usenet e BBSs era REALMENTE nerd, além de qualquer salvação. Eis que surge um filme com uma discussão sobre os trabalhadores mortos na construção da Estrela da Morte, e a gente fica entusiasmado de encontrar alguém com o mesmo repertório inútil, fazendo o mesmo tipo de conjectura imbecil. Mas nos dias de hoje, como a Internet produz tanta redundância, tanto humor juvenil, tanto ruído pop, algo como Clerks 2 parece estúpido e sem sentido, e seu diretor o supra-sumo da vacuidade.

Mas enfim, é um filme indolor, que passa bem rápido e tem alguns momentos de graça. O equivalente cinematográfico do talkback do AICN.

Foto de quase nada

O Kevin Smith é uma fraude.