Como Treinar Seu Dragão 2

8 posts / 0 new
Último post
Dré
Foto de Dré
Como Treinar Seu Dragão 2

Uma coisa que deve ser elogiada nesta franquia da Dreamworks é sua coragem. Se ao final do filme anterior vimos que os personagens não são indestrutíveis, aqui a ideia se repetiu e, apesar da história se perder um pouco em alguns momentos, é interessante como o mundo viking de Como Treinar Seu Dragão ( ô títulozinho tosco ) vai tomando forma de um jeito realista. Ao menos, quando falamos de um desenho animado, claro. 

Nesta sequência, a ilha dos heróis já está adaptada aos dragões que tanto temiam ( legal lembrar que, depois do filme original, ainda rolou uma série de desenhos produzidos para a TV que seguem a qualidade da série ), aproveitando os bichos para tarefas diárias e como meio de transporte - além, e mais divertido ainda, de os usarem em corridas entre os jovens treinadores de dragões. A sequência desta competição, aliás, abre o filme de forma magnífica.

Enquanto isso, Soluço está sendo pressionado pelo pai para ser o futuro líder da ilha - mas o que ele quer mesmo, ao invés de ficar preso a tarefas burocráticas, é sair procurando novas terras e novos dragões. E é nesse ponto que o encontramos, cinco anos mais velho e com seu inseparável Banguela. Mas em uma de suas buscas, ele encontra não apenas um suposto guardião de dragões, mas também uma tribo de guerreiros que busca apenas controlar os lagartões cuspidores de fogo.

Primeiríssima coisa que chama a atenção aqui: a qualidade da animação é soberba, um show visual, desde os detalhes mínimos ( veja como uma cicatriz quase imperceptível no rosto do Soluço pode ser vista em todos os frames ), da movimentação dos personagens ( vide o Banguela e uma parte onde Soluço é imitado pela namorada ) até as sequências de voo nos dragões, que estão bem melhores que no primeiro filme. Só uma coisa que atrapalha um pouco as sequências aéreas é a câmera frenética, que não pára em um único frame por mais que alguns poucos segundos - imagino que um artifício de edição pra prender a atenção da pivetada... mas bem desnecessário, já que elas já estão famiiliarizadas com os personagens e querem saber o que vai acontecer de qualquer forma. Mesmo assim, é certamente a melhor coisa que a Dreamworks já produziu e imediato candidato ao próximo Oscar.

Já a trama segue a cartilha das sequências e amplia o drama e as ameaças. Pelo menos faz isso de forma cautelosa, estabelecendo o drama na primeira parte e usando o restante do filme para uma grande batalha - que traz consequências, como citei lá em cima, e uma delas bem corajosa quando pensamos que o produto é voltado, prioritariamente, para crianças.

O porém é que a história tem um ritmo meio lento, em comparação ao excelente filme original. Prende a atenção, mas em momentos há diálogos demais e ação de menos. Fica claro que o foco do filme é desenvolver Soluço como personagem, mas poderiam usar alguns minutos a mais ( dos seus curtos 90min ) para colocar mais aventura. Falando em desenvolvimento, o desperdício dos divertidos amigos do Soluço e seus dragões fica meio gritante, pois parece que apenas um deles ( a menina dos dois gêmeos loiros, aqui apaixonada por outro viking ) tem mais espaço. Detalhe pra um coadjuvante saindo do armário...rs.

Na segunda parte a coisa melhora, com uma boa batalha de dragões gigantes ( com ecos gritantes de Godzilla ) que é resolvida meio na pressa. E claro, a sequência corajosa: um dos personagens morre. Coisa que, ainda que útil demais pra história, não deixa de ser louvável em um desenho.

É uma continuação bem digna, que talvez deve ser vista sem comparações com o excelente filme original. No mínimo, vale pelo show visual e pra torcer que o alto padrão continue na infalível parte três.

quase nada
Foto de quase nada

Não estreou nada, vou terminar vendo esse filme de traíra. 

Dré
Foto de Dré

Filme de traíra?

agraciotti
Foto de agraciotti

Nunca dei bola pro primeiro (talvez por causa do título, bem ruim mesmo), mas como esse segundo anda sendo ovacionado, assisti o primeiro ontem no Popcorn Time (Netflix nunca mais). E me surpreendi. É bem simples, com aquela velha e batida analogia às transformações da adolescência, mas tudo muito redondinho e envolvente. E fiquei cho-ca-do com o lance do final, quando mostra q ele perdeu o pé. Eu tava deitado no sofá e até sentei na hora. Não consigo lembrar de nenhuma outra animação q termina mutilando o protagonista. Adorei. 

O foda é q o filme soa tão completinho q é dificil imaginar uma continuação q não seja forçada (pelo trailer, essa coisa da mãe voltar....hum, sei não). Mas...vamo la conferir.

 

Dré
Foto de Dré

agraciotti wrote:
...assisti o primeiro ontem no Popcorn Time (Netflix nunca mais).

Qual a treta com o Netflix?

agraciotti
Foto de agraciotti

Dré wrote:

agraciotti wrote:
...assisti o primeiro ontem no Popcorn Time (Netflix nunca mais).

Qual a treta com o Netflix?

Nunca tem filme q quero. Conto nos dedos as vezes q parei pra ver algum filme la. Essa coisa de "vou ligar pra ver o q tá passando" não é pra mim.

quase nada
Foto de quase nada

Dré wrote:

Filme de traíra?

Traiu os humanos pra se unir aos dragões. É por culpa desse tipo de filme que depois temos que lidar com canalhas do nível do Assange e Snowden.

agraciotti
Foto de agraciotti

Rapaz....fiquei surpreso de novo. Que beleza de continuação. Mesmo operando na coisa clássica do, como vc mesmo disse, tudo maior, mais dramático e mais épico (e, estruturalmente, é bem convencional - ô saudade da Pixar dos bons tempos), mas tudo é extremamente bem feito e emocionalmente impactante, o que me surpreendeu bastante. Dá pra ouvir metade do cinema fungando o nariz de choro em pelo menos dois momentos, q são BEM fortes (mesmo que, mais uma vez, sejam convencionais e lembrem outros momentos parecidos de outros filmes, mas não deixa de ser louvável uma animação ter a coragem de se dar o tempo pra desenvolver tantos momentos dramáticos com esses).

Por isso discordo de vc quando diz q o filme fica lento e falta ação. A necessidade de "aventura" é o q geralmente enfraquece algumas animações q são potencialmente adultas (Sempre achei o caso de "UP" por exemplo, q poderia ser um dos melhores filmes sobre velhice e legado, mas na necessidade de enfiar um vilão, bichos falantes e correria, acaba sendo "só" uma animação divertida com temática mais adulta como pano de fundo). Esse Dragão 2 sofre um pouco disso, com o vilão extremamente caricato (as motivações dele já justificavam suas ações, não precisavam caricaturizar tanto, com aquele visual meio Piratas do Caribe e risadas malignas cada vez q explica o plano), e a ação frenética demais e as vezes nem dá tempo pra entender o q acontece, mas não prevalece diante de tantas ideias maduras q o filme tem a todo minuto. Sem contar os bons momentos de humor, como a menina apaixonada pelo Viking, q é tão bom q fiquei ate meio decepcionado como é deixado de lado e sequer rola uma piadinha final (ou, imagino, pode ter sido deixado de fora na edição final).

E realmente, a animação é caprichadíssima. Uma das mais bonitas e detalhadas q já vi. Quero esse tipo de visual no PS4.

Enfim, excelente.  nota 9

 

PS: Vcs já viram o filme do Lego? Um dos melhores filmes do ano. Apenas.