Last of Us

Foto de agraciotti
Forums: 

Alguém tá jogando? Digam aí o q tão achando.

Olha...já joguei umas 3, 3 horas e meia e confesso q to bem decepcionado por enquanto. Ainda não vi motivo pro hype todo. 

Sim, tem toda a cara da Naughty Dog, não só pq usa a engine básica de Uncharted, mas tem aqueles gráficos ultradetalhados, aqueles momentos emotivos fortes e trama e personagens melhor escritos do que qualquer filme de hollywood. MAS....o jogo em si, to achando travado demais. Tudo o q fiz até agora foi "sobe ali, desce aqui, ajuda o parceiro a subir, ajuda o parceiro a descer...empurra umas coisas....fica escondido..dá uns tiros." de novo, de novo e de novo em loop infinito. chato pra caraleo.

Piora um pouco a situação o fato dele usar uma mecânica de stealth da pior maneira possível: aquela q, se vc não faz do jeito certo (aquele q o jogo QUER q vc faça) vc se fode e começa de novo. Eu jurava q depois do Dishonored, ninguém ia cometer mais o mesmo erro. Ação stealth NÃO PODE funcionar a partir de tentativa e erro. SEnão é simplesemnte frustrante e irritante (e a maneira como Dishonored usa, como opção de ação, e não como obrigação, é excelente. E mesmo q vc errasse, havia maneiras de tentar de novo sem necessariamente recomeçar do último checkpoint).  

Mas não...veio Assassins Creed 3, q te força as primeiras 4 ou 5 horas de jogo a ficar nessa de stealth idiota de "errou, bailou". E agora o Last of Us na mesma pegada (sem contar q o começo leeeeeento é bem problemático e me lembrou a sensação q tive com o AC3).

Beleza, tá cedo ainda e tenho reais expectativas q melhore e fique mais empolgante. Mas porra IGN, nota 10? melhor exclusivo do PS3?? Sei não hein.

Foto de prangel

Estou jogando desde o lançamento e a impressão foi muito semelhante a sua. Para mim esta muito esconde-esconde e pouco pega-pega. Esta realmente me enchendo um pouco o saco.

grato.

Foto de Odnanref

CA-RA-LHO!

Sou pobre e não tenho PS3. Então fui olhar uns Gameplays e, puta que pariu! É muito foda!

E, porra, a proposta do jogo é o esconde-esconde.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Bennett

Eu estou gostando MUITO (5 horas de jogo), mas menos do que a imprensa gamer. É um Uncharted meio survival horror, com uma história batida porém legalzinha (lembra muito Children of Men, misturado com trocentos filmes de zumbi), e utiliza administração de inventário para gerar tensão.

Olha, não é tudo o que falam, mas vamos combinar: é muito bom. Me decepcionou bem menos que Bioshock Infinite.

Foto de agraciotti

to la pelas 5 ou 6 horas de jogo e continuo achando muito chato. Mesmo o lance com inventários e upgrades, sei la....até o Resident Evil 5 fez isso melhor de forma bem mais tensa e divertida.

Vamo ver, mas a cada nova hora piora minhas expectativas. Precisa fazer MUITO pra me convencer. To gostando da menina, pelo menos. Todos os bons momentos vem dela, mas só.

E na real to meio de saco cheio de zumbis. É a mesma ladainha de sempre, disfarçada de "metáfora social". To tão puto q vou passar longe até do World War Z, que, ao q tudo indica, é uma merda mesmo.

Foto de Odnanref

RE-PI-TO: jogo muito foda! Tem pocotó e tudo mais.

Vou vender um rim e comprar um PS3!

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de agraciotti

Melhora bastante depois da fábrica do irmão com os cavalos. Ainda acho q tem sérios problemas, mas to bem mais empolgado. Além de q começa a dar destaque maior pra menina, e ela é FODA. Só essa parte do jogo já é melhor e mais emotiva do q última temporada de the Walking Dead inteira.

Foto de agraciotti

Terminei. Minhas considerações finais:

Acho q o jogo tem um sério problema na jogabilidade. Até entendo q as limitações de movimentação fazem parte da imersão, pra vc mais "sentir" a atmosfera dos lugares e tal. Mas...não sei, algo me incomodou desde o começo. É como se aquela fase no Tibet de Uncharted 2 (que chega como um momento de alívio depois de umas 8 horas de tensão, e vc nao pode correr ou pular...só conversar e interagir lentamente com o ambiente) dominasse o jogo inteiro aqui. Em Uncharted 2 funciona pq é um momento isolado. Aqui é quase o tempo todo. Em alguns momentos é legal, mas na maior parte das vezes é uma sensação muito frustrante quando o personagem de repente "para" e vc só pode caminhar, sem entender muito bem porque, já que não há muita coisa pra explorar. Ou quando o ambiente é  imenso mas o senso de exploração também sente limitado, e vc leva uma meia hora pra vasculhar todos os cantos e descobrir q na verdade nao pode interagir com nada de fato....só achar uns 3 itens úteis.

Mais uma vez...entendo q a lentidão e o clima de "calmaria" faz parte de um jogo pós-apocalíptico. Mas há algo errado na forma q exploraram isso. Vc passa horas e horas e tem-se a sensação de q não fez nada de mais e nem precisou fazer nada de mais pra avançar (é diferente, por exemplo, daquele momento com as girafas, bem bonito e emotivo. Tivesse mais coisas como essa, eu não sentiria tanto a sensação de que "não estou fazendo nada"). Além de que vc passa tempo demais repetindo ações. Isso de fazer pezinho, ajuda a subir, ajuda a descer, pega escada, bota escada, tira escada....chega uma hora q cansa. Também entendo q o jogo é todo pensado no conceito de companheirismo e parceria (e o final é todo focado nisso, inclusive. Aliás, ADOREI o final. Diferente de tudo o q vi nos videogames nos últimos anos, junto com o de Bioshock Infinite), mas é inevitável a sensação de que você apenas faz a mesma coisa de novo, de novo e de novo. A solução para isso seria dificultar um pouquinho a forma como vc tem q fazer a mesma coisa, a cada vez...dando uma cara mais de puzzle. O novo Tomb Raider fez isso de forma bem boa. Diversas fases vc tem q fazer a mesma coisa em essência (alcançar um artefato escondido num lugar aparentemente inacessível), mas o design do ambiente se apresenta cada hora diferente, fazendo com q cada puzzle ofereça um desafio novo - mesmo não sendo exatamente difícil nem exigir muito tempo...é um desafio na medida certa pra deixar o jogo fluindo sem ser frustrante.

Já The Last of Us é muito inconstante nisso. OK, o lance do stealth é bacana e bem pensado. Vc está sempre com suprimentos limitados e os inimigos tem IA bem boa, o q te força a procurar sempre alternativas de ofensiva à espreita ao invés de sair gastando bala. Porém, a maioria das fases é desenhada de forma que existe um trajeto CERTO pra vc conseguir 100% de eficiência do stealth. São fases q vc sente q, se não faz o trajeto q o jogo espera, se fode e tem q começar de novo ( no primeiro post até comparei com o fiasco de AC III, q era todo assim), o que é muito frustrante. Nas fases finais isso melhora significativamente. É realmente possível se movimentar de várias maneiras e ser bem sucedido nas investidas, e não há mais a sensação de "imposição" do design da fase como nas fases iniciais (que, na verdade, predomina em mais da metade do jogo).

Dito isso (tudo), tenho q dizer q a Naughty Dog é sensacional em escrever roteiros e personagens. Porra...os diálogos..os momentos emotivos....a relação q se constrói com os personagens...é tudo muito muito incrível. Os persoangens são melhores atores do q muito ator de hollywood aí. E a Ellie já entra pra galeria dos personagens mais memoráveis da história. Tudo dela é muito bom.

No final das contas, achei um jogo primoroso, belíssimamente escrito e desenvolvido (nunca mais quero ver Walking Dead depois disso), com personagens memoráveis, momentos pra chorar e um final corajosíssimo, mas ainda assim de jogabilidade bem problemática.

Daria um 8,0

 

Foto de Odnanref

[quote=agraciotti]

BLA BLA BLA

[/quote]

Cara, acho tudo isso que você falou muito válido. Mas, quanto à jogabilidade, tenho uma opnião bem diferente.

Reitero que ainda não joguei, mas vi dois gameplays completos e os jogadores apresentaram estilos totalmente diferentes, táticas e soluções quase que opostas.

O primeiro foi muito mais furtivo, porém objetivo. Demorava 'horas' para eliminar inimigos (humanos ou infectados), mas seguia os caminhos que o jogo 'determinava' e sempre tinha munição nas armas.

O segundo parecia um pouco mais 'amador'. Sempre que tentava alo mais silencioso, como o arco, se ferrava. Partia então para o pipoco. Jogando desse jeito, conseguia eliminar os inimigos rapidamente e acabava tendo tempo para explorar o mapa quase que inteiramente (encontrava mais ítens - o que compensava o desperdício de munição).

Mesmo com linearidade do jogo, ele dá essa liberdade na hora de enfrentar os obstáculos, por mais óbvia que seja a solução.

Repito: ainda não joguei. Mas, tirando a dificuldade de jogos de tiro com joypad (vs. mouse + teclado), creio que dá pra encontrar a melhor solução para avançar nas fases, seja furtivamente, estrondosamente ou alternando o estilo, de acordo com o que o jogo 'determina'.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de quase nada

A vantagem é ser muito bem escrito e narrado, a jogabilidade não tem nada de novo, MGS e Siren já tinham feito a mesma coisa há mais de 10 anos atrás, mas várias cenas ficam na cabeça, todo mundo adora a das girafas, mas pra mim o que ficou mesmo são as partes na nevasca (me lembraram shadow moses) e aquele começo fantástico.

Nota: 8,36  

Foto de Leão da Barra

Ainda não terminei, mas estou achando sensacional até agora (acabou de começar o inverno). Dos melhores dessa geração sob vários aspectos (história, gráficos, jogabilidade etc.). Apesar de ser scriptado, o jogo lhe dá liberdade para escolher como agir em cada situação, achei isso genial.

Tenho até que rever meu Top 5.

Foto de XIII

O melhor survival horror em muito tempo, um dos melhores filmes do ano... jogaço! Eu gosto dos Uncharted mas esse é o grande trabalho da Naughty Dog, impecável em todos os sentidos, acho que quem reclamou da jogabilidade viajou na maionese(pra variar) pois é a proposta do jogo mesmo, errou na aproximação de um Clicker se fodeu, lamento, não vai ter como evadir na correria ou apaga as crias do demo na bala ou vai virar ração dos runners. O que mais saltou aos meus olhos além do excelente roteiro é a fluidez, você nem sente o jogo, aconteceu de eu jogar 6 horas seguidas e assustar com a luz do sol adentrando a sala e isso não me acontecia há uns bons anos, joguei o Outono inteiro de uma vez só. Enfim, um trabalho excepcional de fazer os roteiristas de TWD engolir seco, agora é esperar e ver se a Quantic Dream vai chegar perto desse nível com o Beyond: Two Souls.

Foto de Odnanref

Terminei domingo agora.

JOGO FODA!

Só causa estranheza no início para quem é acostumado com mouse e teclado. Depois de encontrar a Marlene a primeira vez (e inverter o eixo vertical da câmera - R3), tudo vei numa boa e a dificuldade é do jogo mesmo.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de agraciotti

[quote=Odnanref]

Terminei domingo agora.

JOGO FODA!

Só causa estranheza no início para quem é acostumado com mouse e teclado. Depois de encontrar a Marlene a primeira vez (e inverter o eixo vertical da câmera - R3), tudo vei numa boa e a dificuldade é do jogo mesmo.

[/quote]

nó, demorou hein fio? :)

Foto de Odnanref

[quote=agraciotti]

[quote=Odnanref]

Terminei domingo agora.

JOGO FODA!

Só causa estranheza no início para quem é acostumado com mouse e teclado. Depois de encontrar a Marlene a primeira vez (e inverter o eixo vertical da câmera - R3), tudo vei numa boa e a dificuldade é do jogo mesmo.

[/quote]

nó, demorou hein fio? :)

[/quote]PS3 emprestado, duas horas por dia, dois dias por semana ...tá bom, né.

E ainda aposto que fui melhor que você wink

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Leão da Barra

Uma boa forma de ver entre vocês quem foi melhor é comparar a quantidade de troféus.

Eu não sou desses jogadores obcecados que querem platinar os jogos, mas observei que Last of Us é bem econômico na concessão de troféus.

Foto de agraciotti

[quote=Odnanref]

[quote=agraciotti]

[quote=Odnanref]

Terminei domingo agora.

JOGO FODA!

Só causa estranheza no início para quem é acostumado com mouse e teclado. Depois de encontrar a Marlene a primeira vez (e inverter o eixo vertical da câmera - R3), tudo vei numa boa e a dificuldade é do jogo mesmo.

[/quote]

nó, demorou hein fio? :)

[/quote]PS3 emprestado, duas horas por dia, dois dias por semana ...tá bom, né.

E ainda aposto que fui melhor que você wink

[/quote]

hahaha. certamente. Até pq, como eu disse, não achei o jogo isso tudo e nas fases finais, só queria chegar logo no fim. E segundo q por mim até desativaria essa coisa de troféus. O senso de competição está arruinando toda uma geração de games.

Foto de Leão da Barra

[quote=agraciotti]

E segundo q por mim até desativaria essa coisa de troféus. O senso de competição está arruinando toda uma geração de games.

[/quote]

Concordo. Tem jogos que se auto sabotam: você está lá em um momento super tenso da história e o jogo manda toda a imersão e o senso de urgência para a puta que o pariu, estimulando o jogador a procurar um ítem qualquer, que é completamente inútil no contexto da trama e só como função os tais troféus (estou olhando para vocês, Uncharted e Max Payne 3).

Foto de Odnanref

[quote=Leão da Barra]

[quote=agraciotti]

E segundo q por mim até desativaria essa coisa de troféus. O senso de competição está arruinando toda uma geração de games.

[/quote]

Concordo. Tem jogos que se auto sabotam: você está lá em um momento super tenso da história e o jogo manda toda a imersão e o senso de urgência para a puta que o pariu, estimulando o jogador a procurar um ítem qualquer, que é completamente inútil no contexto da trama e só como função os tais troféus (estou olhando para vocês, Uncharted e Max Payne 3).

[/quote]No caso de Last of Us não é só troféu, e sim sobrevivência. Vai lá no Hospital com duas balas no tambor do revolver, meio pente na pistola, cinco tiros de escopeta, poucos itens pra fazer life, facas, bombas e o caralho a quatro pra ver até onde você chega.

Eu acho o lance das medalhas dos vagalumes algo bem chato, lembra até a abertura da novela das 7. Mas coletar os gibis torna o jogo mais legal, tanto pelo vínculo criado entre Joel e Elie, quanto pelas capas/enredo que apresentam. E os bilhetes explicam muita coisa, inclusive no começo para você saber o que fazer contra cada tipo de infectado. Não tem 'troféu' em vão no Last of Us, até mesmo porque quando o jogo te induz a correr para sobreviver (esgotos, por exemplo), você vai correr e mandar um foda-se para os itens e para o Tite no Corinthians.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de quase nada

Antigamente eu era viciado nessas coisas, se eu deixasse algum item pra trás, mesmo completando a fase com 99% eu metia o dedo no reset e ia tentar pegar o que tava faltando, mas depois de um tempo, quando adquiri o título de Gran Mestre dos Jogos, eu apena zero e o resto que se dane. Só volto a pegar trequinho e troféu quando sair o Fallout 4, pois faço questão dos bobbleheads.   

Foto de Odnanref

[quote=XIII]

agora é esperar e ver se a Quantic Dream vai chegar perto desse nível com o Beyond: Two Souls.

[/quote]Joguei esses dias. Tem um climão parecido, às vezes parece que você tá jogando com a Elie. Mas é a Jodie.

Mas, claro, o mote é outro e a jogabilidade também. Parece um tipo de POINT AND CLICK de PS3. Você não tem muita liberdade, especialmente nas cenas de ação. A coreografia está feita e você precisa acertar o passo. Só o Aiden dá bastante liberdade de movimentação (apesar das ações limitadas ao objetivo do jogo).

No começo, quando você erra, tem a chance de repetir (para aprender mesmo). Mas, depois de algum tempo, as falhas ficam como experiências somadas e 'interferem' no desfecho do jogo. Aliás, acho que são 24 finais possíveis.

Um detalhe que me atraiu bastante foi a fragmentação da história. Apesar de desordem, acaba fazendo sentido.

Além disso, tem a história dos troféus. A dica é não ter pressa. Explorar um pouquinho mais rende bastante. E a 'obediência' também rende troféus. Mas dá pra se divertir muito sendo um sacana filho da puta.

Enfim, não é um Last of Us, mas é um bom jogo.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de agraciotti

Esse ano vou boicotar TODO produto cultural q se trate de zumbis e "futuro pós-apocalíptico". Chatice do caralho.

Foto de Odnanref

[quote=agraciotti]

Esse ano vou boicotar TODO produto cultural q se trate de zumbis e "futuro pós-apocalíptico". Chatice do caralho.

[/quote]Vai de BTS. Não trata de nada disso.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de agraciotti

[quote=Odnanref]

[quote=agraciotti]

Esse ano vou boicotar TODO produto cultural q se trate de zumbis e "futuro pós-apocalíptico". Chatice do caralho.

[/quote]Vai de BTS. Não trata de nada disso.

[/quote]

Eu já ia perguntar se BTS era alguma edição Special de Battlefield. Já ia te zoar.

Beyond: Two Souls? Sei não, eu adoro Heavy Rain, mas não vi esse com boas esperanças. E as críticas foram tão ruins q desanimei. E eu sou paga pau de crítica. 

Foto de Odnanref

[quote=agraciotti]

Eu já ia perguntar se BTS era alguma edição Special de Battlefield. Já ia te zoar.

[/quote]

Vc ia me zoar fácil. O PS3 que tô jogando é emprestado. O último video game que tive foi o SNES na década de 90. Só de chamar de vídeo game (em vez de console) já indica o quão atulizado estou. smiley

[quote=agraciotti]

Beyond: Two Souls? Sei não, eu adoro Heavy Rain, mas não vi esse com boas esperanças. E as críticas foram tão ruins q desanimei. E eu sou paga pau de crítica. 

[/quote]

Bixa! broken heart

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.