Dexter = um dos melhores FILMES de serial killer já feitos

Foto de Bennett
Forums: 

É um filme que dura 10 horas, mais do que uma série. Mais ou menos a mesma situação de 24...é uma série que dá para perceber foi planejada em um grande bloco, com continuidade impecável. Sem enrolação, tudo direitinho, nos mínimos detalhes. Tem seus defeitos (mais sobre isso abaixo), mas as virtudes são tão grandes que ao final dos 12 episódios da temporada a sensação de satisfação é tamanha que te deixa com um sorriso no rosto. Quer dizer, me deixou.

O fato da série ser tão coesa se dá ao fato de ter sido planejada como adaptação de um livro. Cada livro da série Dexter vai ser uma temporada, e essa é uma ótima idéia. O tempo de duração é exatamente na medida para a adaptação de um livro de tamanho médio, e funcionou muito bem...se fosse um filme de duas horas, com certeza o resultado não seria tão bom. 

É uma série com pedigree, tanto o Michael C. Hall quanto o diretor Michael Cuesta são egressos de Six Feet Under, e sabem bem o que estão fazendo. Hall, em particular, está espetacular. O personagem é sensacional, e Hall consegue fazer o que é provavelmente o serial killer mais charmoso da história. Não há outro mais bacana, Hannibal Lecter não chega nem aos pés do carisma de Dexter, especialista forense de dia, assassino sádico de noite. Que ele mata apenas gente ruim ajuda, é claro, mas em uma cena lá pelo meio da série, em que Dexter se vê forçado a quase se desfazer de seus troféus - ele guarda uma gota de sangue de cada vítima em uma lâmina - me deu uma dor no coração tão grande, que não é normal. Afinal, apesar de ser bem seletivo quanto às vítimas, ele é bem malvadão e tortura todas na base da serrote elétrico e outros objetos cortantes. Mas aquele era um trabalho de anos, várias gotas de sangue, que ele teria que jogar fora...muito triste.

Apesar de Dexter poder ser encarado mais como um justiceiro do que um serial killer propriamente dito, a série faz questão de lembrar toda hora que ele é um pouco diferente. Todo justiceiro é meio psicopata, mas Dexter é justiceiro apenas por acidente. Adotado depois de um evento traumático por um policial que acabou percebendo alguns anos depois para onde o moleque estava caminhando, foi forçado pelo pai adotivo a assumir um código moral bastante rígido, e examinar muito bem se suas potenciais vítimas mereceriam ou não algumas horas de tortura seguida por morte. O personagem talvez não fosse tão simpático sem o talento de Hall, mas acaba virando, no final das contas, uma mistura de Batman com serial killer. A gente torce por ele. É um Batman sádico, com sede de sangue. Que você não teria problemas em ter como vizinho.

A narração em off é espetacular, e nos momentos em que ficamos mais próximos de Dexter - e sua extrema fragilidade - a série brilha. O principal problema é que há um elenco razoavelmente grande de personagens coadjuvantes que é meio caricato e não muito interessante. Enquanto eles ficam como pano de fundo, tudo bem, mas em alguns episódios há cenas demais com alguns deles. Não me interessa muito a vida familiar do detetive Angel ou as disputas políticas da tenente Laguerda. Eu prefiro acompanhar Dexter em suas investigações e enfrentando os desafios de sua conturbada vida amorosa.

Uma coisa interessante da série é que tinha tudo para dar errado: mistura uns 5 tipos de série diferentes. É uma série policial, uma série forense à la CSI, um drama familiar e, não raro, uma comédia de humor negro. É tanta mistura que poderia muito bem ter desandado, mas funciona que é uma beleza. Ah, além disso tudo há vários flashbacks salpicados em cada episódio, sobre a infância de Dexter...é o momento Lost do seriado.

Já estou me segurando para ler o próximo livro da série, mas algo me diz que vai ser melhor esperar pela próxima temporada. 

Foto de Guybrush Threepwood

Eu só vi os dois primeiros, e tô gostando bastante também, só que ando meio sem tempo de sentar pra ver o resto (vou tentar ver o terceiro essa noite). Meu serial killer favorito de ficção ainda é o Patrick Bateman, mas o Dexter é um personagem interessantíssimo, sem sombra de dúvida. Gosto também da irmã dele, que apesar de não ser exatamente muito bonita ou gostosa eu acho incrívelmente atraente.

Vem cá, vai acabar de ver o Heroes não? 

Foto de Bennett

Estou no quinto episódio de Heroes, termino esta semana. Tem uma referência bem explícita a American Psycho em Dexter mais para a frente, preste atenção!

Concordo com você sobre a irmã do Dexter, até me deu vontade de ver O Exorcismo de Emily Rose.

Foto de Guybrush Threepwood

Cabei de ver. Realmente, puta seriado bom. O Michael Hall merece todos os prêmios de melhor ator que ele achar por aí, o cara interpreta Dexter de maneira genial - claro que não atrapalha o fato de ser um excelente personagem, muito bem escrito e desenvolvido. A série é bastante inteligente, madura e muito bem feita.

Agora, fiquei meio abalado com aquele final.

[spoiler] Deu uma puta pena de ver o Dexter matando o irmão, muito triste isso, mesmo sendo a coisa correta a fazer. Claro que o irmão dele era um assassino filho da puta (o Dexter é só assassino, mas não filho da puta), mas era a primeira vez que ele se encontrava no mundo, especialmente depois da gente perceber como o personagem é deslocado e solitário. [/spoiler]

Que venha a segunda temporada (que deve ser baseada no segundo livro - e já tem um terceiro a caminho).

EDIT.: Pra quem quiser o livro, tá baratinho na Livraria Cultura.

Foto de Bennett

[spoiler]Parece que no livro ele NÃO mata o irmão...e a LaGuerta morre, dentre outras diferenças, como a Deb tomar ciência de quem o Dexter é e aceitá-lo. No geral, achei que eles fizeram melhor no seriado. Eu não li o livro, mas pelos pedaços que eu li me pareceu meio ruinzinho e mal escrito. Agora, a história do segundo livro é sensacional - não que o livro em si seja - pelos spoilers que eu li. O assassino do segundo livro faz o Rudy parecer um amor de pessoa, e o Doakes vai comer o pão que o diabo amassou. Também tem uns lances com a Astor e o Cody que provavelmente eles não vão manter em razão de alguns eventos da primeira temporada, mas deveriam...Peguei uma versão em áudio mas não se escuto, já que detesto audiobooks e só consigo imaginar o Dexter com a voz do Michael C. Hall[/spoiler]

Estou terminando de ver o Heroes, muito bom (estou curioso para saber a opinião do Fabio Negro). Seriado atipicamente inteligente, e os episódios 9 e 10 foram excelentes. Mas acho meio burrice eles competirem no mesmo horário que 24 horas...

Foto de Guybrush Threepwood

O que eu mais gosto do Heroes é que me remete aos meus tempos de moleque, quando eu estava descobrindo os quadrinhos do Homem-Aranha, X-Men etc. Retrata muito bem o universo dos super-heróis, mas sem ser cheesy e com muita classe, inteligência e carisma.

Agora, realmente a briga com 24 Horas vai ser feia... Heroes já tem uma fanbase bem sólida para uma série tão nova, mas acho que não é parea para o Jack Bauer. Mas se a NBC ver que tá perdendo, eles mudam o dia. Não vão querer perder o filão.

Foto de Bennett

Terminei o Heroes, excelente. Quando volta a série?

No poll do Something Awful entre 24 e Heroes, Heroes está ganhando. Mas o fórum de séries do SA tem fixação pelo Heroes, acho que 24 ganha fácil em relação à maioria das pessoas. Se eu tivesse que escolher, assistiria a 24 e pegaria Heroes depois. Como eu baixo tudo mesmo, um grande TANTO FAZ pra essas brigas e horários, hahaha!

Foto de Guybrush Threepwood

Volta dia 22/01, uma semana depois do 24.

Foto de Ray J

  Existe legenda fácil pro Heroes? 

Saudações
Ray Jackson

Saudações
Ray Jackson

Foto de Bennett

Deve ter, dá uma olhada no SóSeries.

Foto de Guybrush Threepwood

Pega no 9thwonders.net, portal brasileiro de Heroes. Tem inclusive todos os quadrinhos da série em PDF lá, traduzidos de maneira decente para o português.

Foto de João Lucas

Mais uma série que comecei a assistir e não consegui parar, momentos antes da ceia de Natal, lá estava eu, vendo o Dexter multilar minuciosamente mais um malfeitor. Dexter é o serial killer mais adorável até hoje, e Michael Hall o ator perfeito para interpretá-lo.

Quanto ao Heroes, eu gosto muito da série, a premissa é bacana, personagens interessantes mas fica aquela sensação de que poderia ser melhor, às vezes fica na cara um certo desleixo. Falo na cara, mas não lembro de um exemplo concreto a não ser a música tema horrorosa, a apresentação brega de doer do episódio anterior e uns momentos "novela" chatos quase sempre com o Peter. Devo estar mal acostumado com o Lost, 24, e agora, Dexter.

Foto de Bennett

Heroes, na minha opinião, tem dois problemas: 1) A linha narrativa do Hiro é 500% melhor do que qualquer outra da série; 2) Não sinto muita firmeza por parte do elenco...os melhores são Hiro, amigo do Hiro, Nikki/Jessica, Micah, e o policial interpretado pelo Greg Grunberg. Fora isso, eu gosto muito da série. É divertidíssima, e os episódios têm sido cada vez melhores, principalmente a partir do episódio 9, para mim o ponto de virada da série.

Foto de Guybrush Threepwood

Eu gosto bastante do Peter, ele sofre da síndrome de Luke Skywalker mas é um personagem com um certo carisma. Gosto muito da Claire também. Só não gosto muito da Nikki/Jessica, não sei porque. Acho ela meio chatinha.

Agora, que o Hiro é mesmo o melhor, nem se discute. Globo de Ouro pro Masi Oka, por favor!

E o Sylar, claro, um dos melhores supervilões que eu já, a origem dele é muito foda, além de ser um personagem muito bem escrito.

Foto de Gmarty

Domingo é a series finale e tal. As 4 primeiras temporadas foram espetaculares, a partir da 5a a coisa degringolou e para quem ainda acompanha, deve estar vendo o quão ridiculo está a "redenção" do nosso serial killer preferido. Já vais tarde, Dexter!

Foto de XIII

[quote=Gmarty]

Domingo é a series finale e tal. As 4 primeiras temporadas foram espetaculares, a partir da 5a a coisa degringolou e para quem ainda acompanha, deve estar vendo o quão ridiculo está a "redenção" do nosso serial killer preferido. Já vais tarde, Dexter!

[/quote]

Há novelas mexicanas melhores que a terceira temporada de Dexter. Infelizmente fizeram uma última temporada porca, ao que parece deixaram um pouco de climax pro último episódio já que o restante da temporada é temerária. No geral é um bom seriado com picos na segunda e quarta temporadas, o que compensa pois são uns baita picos e a premissa é interessante logo de cara.

Foto de agraciotti

ESsa temporada de Dexter é tão vergonhosa, mas TAO vergonhosa q acho q exige até algum talento dos caras q escreveram a temporada. Digo isso pq havia TANTO potencial para uma temporada tensa e fulminante, como Breaking Bad tá fazendo (e a morte da Laguerta? E as descobertas q ela fez?). A série, afinal, é sobre um serial killer que sai ILESO POR OITO FUCKIN TEMPORADAS e os caras não tem a coragem de agitar as coisas...matar personagens importantes e botar o protagonista contra a parede (como a 2ª temporada fez o tempo todo. E que, na verdade, deveria ser considerada a última). 

Mas não..eles preferem q tudo seja em torno da fuga dele pra Argentina (!?!) com a namoradinha gostosa pra ser um cidadão comum.

Sério...é inacreditável. Parece até q os caras tavam puto com com o Showtime e escreveram essa temporada da pior forma possível (pq né...não existe outra história pior) só pra trollar a chefia.

Foto de Gmarty

O que me irrita profundamente é o fato do Dexter ter se humanizado, e nesse processo, ter ficado burro. O assassino metódico, resguardado, deu lugar a um cara que põe as emoções em primeiro lugar. Tem tanta ponta solta na história, tanto meios pelos qual ele já devia ter sido pego, que ficou ridicula a história. A Hannah podia ter denunciado ele ao ser presa na temporada passada, assim como o Saxon também conhece (e tem provas, como os arquivos da Dra. Vogel) da vida pregressa dele e ele deixa de matar (porque comer a buceta da namorada do Chuck satisfaz o desejo de morte dele) e entrega de bandeija pra irmã feia prende-lo. Poderiam pelo menos fazer uma piadinha relacionando com o orgasmo em francês - la petit mort - pra justificar, mas nem isso tiveram capacidade.

Foto de quase nada

O problema do dexter é ter o demographics abrangente, basicamente o mesmo erro do Walking Dead, que tenta agradar todo mundo e se perde desgraçadamente. 

Foto de agraciotti

[quote=Gmarty]

O que me irrita profundamente é o fato do Dexter ter se humanizado, e nesse processo, ter ficado burro. O assassino metódico, resguardado, deu lugar a um cara que põe as emoções em primeiro lugar. Tem tanta ponta solta na história, tanto meios pelos qual ele já devia ter sido pego, que ficou ridicula a história. A Hannah podia ter denunciado ele ao ser presa na temporada passada, assim como o Saxon também conhece (e tem provas, como os arquivos da Dra. Vogel) da vida pregressa dele e ele deixa de matar (porque comer a buceta da namorada do Chuck satisfaz o desejo de morte dele) e entrega de bandeija pra irmã feia prende-lo. Poderiam pelo menos fazer uma piadinha relacionando com o orgasmo em francês - la petit mort - pra justificar, mas nem isso tiveram capacidade.

[/quote]

haha. sim. E eles se preocuparam tanto de tentar resolver o arco de cada personagem q tudo virou uma grande bagunça cheio de ideias horrorosas. E essa história da filha do Mazuka (Deus...QUAL o problema dele terminar a série como um simples pervertido?? o público sempre adorou ele. Agora ninguém suporta o persoangem por causa dessa solução gratuita. Nem fazer a menina mostrar os peitos salvou)....e a Debra, num estalo de dedos, voltar pro Quinn (q durante TODA a série só serviu pra fazer cagada e arrumar romances).

Enfim....eu poderia citar umas 50 coisas horríveis q essa temporada inventou, mas nem vale a pena. Quero apenas q termine logo essa bagaça pra matar todo mundo de vergonha e relembrar a 2ªe a 4ª como as únicas coisas q fizeram a série valer a pena.

Foto de Gmarty

Esse final foi lenha... Coisa ridicula demais, deviam soltar um comunicado que a serie terminou na 4a temporada e o resto foi um pesadelo do Dexter depois de comer uma buchada de bode estragada.

Foto de agraciotti

ri-di-cu-lo. Sem clímax, sem impacto, sem o menor senso de urgência e perigo. Toda essa última temporada foi uma ZONA de furos, personagens inúteis, babaquices e ideias ingênuas e constrangedoras. E esse finale seguiu a linha.  Até a cena da morte do vilão parecia novela das 8. E NEM assim desconfiam dele né. É algo inconcebível a última temporada de uma série sobre um serial killer q atua em segredo por 8 temporadas não ser sobre a descoberta da identidade dele.

A sequencia final no barco é até boazinha, se viesse de uma temporada tensa teria mais impacto. Ali soou apenas...qualquer coisa. E aquele final FINAL foi levemente inspirado no final de House hein (q já foi bem ruim também).