Plantão Joio Urgente: Papa Bento XVI renuncia

Foto de Pringles
Forums: 

Nos primeiros séculos do cristianismo, mais precisamente no século III, a Igreja Católica sofreu grandes abalos, ora advindos das perseguições bárbaras e pagãs, ora dos próprios membros da Igreja, com suas heresias acerca da Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Crises como as do Gnosticismo e do Arianismo teriam destruído a Igreja, dada a proporção de seus seguidores, não fosse a providência divina e a assistência do Espírito Santo ter suscitado grandes santos para a defesa de nossa fé, dando cumprimento a promessa de Cristo de que "as portas do Inferno não prevalecerão". 

O ano de 451 foi marcado pelas grandes controvérsias cristológicas. Apartados da fé apostólica, inúmeros bispos passaram a acreditar na heresia monofisista. Essa heresia afirmava que Cristo possuía apenas a natureza divina. Contra isso, levantou-se o Papa São Leão Magno no seu famoso "Tomo a Flaviano", no qual declarava a união hipostática de Cristo, ou seja, que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. O discurso do Santo Padre foi aclamado pelos bispos conciliares, reunidos em Calcedônia, sob a célebre frase: "Pedro falou pela boca de Leão". 

A Doutrina Católica ensina que o Papa é o "Servo dos Servos de Cristo". Sob ele recai o múnus de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja. Por isso, o Santo Padre "é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade, quer dos bispos, quer da multidão dos fiéis". Como sucessor de São Pedro, o Sumo Pontífice tem o santo dever de confirmar a todos na fé (Luc. 22, 31-32). Esse carisma da unidade na fé e na caridade fez com que o escritor inglês G.K. Chesterton dissesse uma vez, parafraseando um antigo ditado: "Se o Papa não existisse, seria necessário inventá-lo". 

Assim, se os Bispos de Calcedônia diziam: "Pedro falou pela boca de Leão" - hoje podemos afirmar que Pedro está falando pela boca de Bento XVI. Joseph Ratzinger é o Papa certo para tempos incertos. Num momento em que a Igreja vive uma encruzilhada entre a apostasia do relativismo e o martírio da ridicularização, o testemunho valente do Bispo de Roma tem dado aos católicos, principalmente aos jovens, o impulso necessário para a vivência virtuosa e apostólica da fé cristã. 

No final do ano passado, quando todos os prognósticos da mídia certificavam a falência da autoridade papal, devido às corajosas condenações do Papa Bento XVI ao aborto e em defesa do matrimônio, a mensagem do Santo Padre encontrou eco onde menos se esperava: na juventude. Incentivando os fiéis católicos e os homens de boa vontade - até mesmo os de outras religiões - a se unirem em defesa dos princípios inegociáveis da dignidade humana, o Papa pediu que a verdade fosse anunciada sem medo de represálias. 

Para surpresa de todos, mas sobretudo daqueles que são inimigos da Igreja Católica, o pedido do Santo Padre foi atendido. As ovelhas ouviram a voz de seu pastor (Jo 10.3). Em todo mundo começaram a surgir movimentos em defesa da vida e da família. 

 

No Reino Unido, mais de mil padres e bispos assinaram uma carta aberta ao Governo contra a união de homossexuais. Na França, 800 mil pessoas foram às ruas de Paris dizer um veemente não ao projeto do governo socialista de legalizar o "casamento" gay. Na Irlanda, 30 mil pessoas marcharam contra a legalização do aborto. E nos EUA, na capital da terra da liberdade, Washington D.C., 650 mil pessoas, na sua maioria jovens, protestaram contra os 40 anos da aprovação do aborto no país . Foi a maior marcha pela vida de toda a história dos americanos. 

Há poucos dias, durante outra Marcha pela Vida nos EUA, mas dessa vez em São Francisco, 50 mil pessoas pediram o fim da lei do aborto no Estado americano. Como fez durante a Marcha pela Vida em Washingnton D.C., Bento XVI enviou uma mensagem de apoio aos participantes do protesto. Uma das coordenadoras do evento, Eva Muntean, revelou ter ficado admirada com o silêncio que os manifestantes fizeram para se ouvir as palavras do Santo Padre: "Podia-se escutar um alfinete cair. Estava tão silencioso, todo mundo prestava atenção. Isso foi muito especial para nós". 

Pedro fala pela boca de Bento XVI. Sim, e o legado que esse Papa deixará à Igreja é um tesouro incalculável, desde a sua teologia a sua humildade cristã. Bento XVI é o Papa da Dominus Iesus, da certeza de que a única Igreja de Cristo é a Católica. O Papa que desmantelou a Teologia da Libertação e pôs abaixo a babilônia dos teólogos liberais. O Papa que ensinou ao homem que Cristo não veio trazer um mundo melhor, veio trazer Deus. Que desmascarou a "ditadura do relativismo", mostrando que o único caminho de felicidade para o homem é a verdade de Cristo. Que recordou os povos de que "caridade sem verdade é sentimentalismo" e que "um governo sem princípios morais não passa de uma quadrilha de malfeitores". Que "Deus é amor" e que somos "Salvos na Esperança". E, finalmente, que "a porta da fé, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós". 

O católico tem um amor natural pelo sacerdote, ainda mais pelo Papa. São Josemaria Escrivá, no seu livro "Caminho", agradecia a Deus com a seguinte expressão: "Obrigado, meu Deus, pelo amor ao Papa que puseste no meu coração". 

Na Santa Missa "Pro Eligendo Romano Pontifice" - Missa de abertura do Conclave - o Cardeal Joseph Ratzinger encerrou sua memorável homilia rogando a Deus para que mandasse um novo pastor à Igreja, e que este fosse capaz, acima de tudo, de guiar o rebanho "ao conhecimento de Cristo, ao seu amor, à verdadeira alegria". A festa que se seguiu na Praça São Pedro após o anúncio do Cardeal Medina de que Joseph Ratzinger era o novo Papa só viria a confirmar o pedido do antigo cardeal a Deus. Como bem disse o jornalista Peggy Noonan em um artigo para o The Wall Street Journal, "o primeiro milagre de João Paulo II não foi o da sua beatificação, o primeiro milagre de João Paulo II foi Bento XVI".

Foto de quase nada

Eu entendo a decisão do Papa, lidar com o mundo moderno é insuportável, imagina ter que aturar ateu enchendo o saco todo santo dia. Só de lembrar o papinho dos ateus eu já fico cansado: "célula tronco blablabla", "aborto blablabla", "direito dos homossexuais blablabla", "lady gaga blablabla"...

Ninguém aguenta esses caras. O novo Papa tem que ser jovem e pronto pra ir pra porrada. Se eu tivesse seguido os conselhos de minha mãe e virado padre, eu seria um bom candidato para o cargo.

De cara eu já reinstaurava a inquisição. O mundo precisa de um tribunal internacional religioso. Meu segundo passo, como chefe de estado, seria declarar guerra ao mundo árabe, já que não tem diálogo com a boca, vai ter com a bomba. Mas para isso eu teria que por em funcionamento meu terceiro e mais importante ato: a Bomba Atômica Papal. Vc, pringles, seria o meu Ministro da Propaganda.

Espero que o conclave dure uma semana só pros ateus ficarem putinhos com o espaço que a mídia dará para igreja católica.
 

Foto de Dré

[quote=brunolazaro]Nossa, até agora fico pensando qual terá sido o verdadeiro motivo da renuncia do Papa... Tudo isso é muito estranho...[/quote]

Não esquenta que tudo isso não passa de marketing viral pro Código da Vinci 3.

Foto de Pringles

[quote=Dré]

[quote=brunolazaro]Nossa, até agora fico pensando qual terá sido o verdadeiro motivo da renuncia do Papa... Tudo isso é muito estranho...[/quote]

Não esquenta que tudo isso não passa de marketing viral pro Código da Vinci 3.

[/quote]

Mas Codigo da Vinci não fala de Maçonaria?

Foto de Dré

[quote=Pringles]Mas Codigo da Vinci não fala de Maçonaria?[/quote]

O 3 vai ser um reboot.

Foto de Livia

[quote=Pringles]

[quote=Dré]

[quote=brunolazaro]Nossa, até agora fico pensando qual terá sido o verdadeiro motivo da renuncia do Papa... Tudo isso é muito estranho...[/quote]

Não esquenta que tudo isso não passa de marketing viral pro Código da Vinci 3.

[/quote]

Mas Codigo da Vinci não fala de Maçonaria?

[/quote]

não

fala da ordem dos templarios e do priorado de sião

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de Dré

A grande dúvida é: vai ter discurso do Pedro Bial na saída do Papa?

Foto de Pringles

 

Enjoy your depressão.

Hoje vou até tomar um vinho porque Cristo está no meu coração.

Foto de quase nada

[quote=Dré]

A grande dúvida é: vai ter discurso do Pedro Bial na saída do Papa?

[/quote]

Seria mais ou menos assim:

"Podemos dizer que o eliminado de hj saiu do Vaticano por vontade própria. Como diria Jorge Mautner — O filho do Holocausto: 'aquele que não prevê, se torna um bebê'.  O BBP é um jogo onde as decisões e suas consequencias devem ser analisadas com muito carinho. O que hoje vc pensa ser um amigo, pode amanhã se tornar um ateu. Um assessor abençoado pode ser um agnóstico enrustido. A passagem do eliminado deixará marcas históricas dentro do BBP, queríamos nós que fossem marcas de chibatada na lomba dos ateus, mas tudo bem. Eliminado com 0% dos votos, vem prá cá... Ratzinger. Deixa essa história de "Papa" de lado e vem papar, vem fazer pipi e, como diria Fernando Pessoa: 'Vem brincar de ser feliz'."

 

 

Foto de Dré

[quote=quase nada] 'Vem brincar de ser feliz'.

[/quote]

"...e voltamos após o intervalo com a prova do líder, patrocinada pelo Magazine Luiza".

Foto de quase nada

Começou o conclave. Que ganhe o mais conservador, pois to afim de uma guerra santa.

Foto de Dré

[quote=quase nada]Começou o conclave. Que ganhe o mais conservador, pois to afim de uma guerra santa.[/quote]

Aff. Conclave pra mim é nome de grupo de supervilões de gibi.

Foto de quase nada

O resultado deve sair até domingo.

Relembrando os códigos de acordo com a cor da fumaça que sair da chaminé da capela Sistina:

- Se sair fumaça branca: temos papa
- fumaça preta: não temos
- fumaça de maconha: o papa é do pt
- fumaça rosa: papa é liberal
- fumaça de frango frito: papa é negro
- fumaça de gás lacrimogenio: o papa é árabe
- sem fumaça: o papa é da china
- fumaça pra caralho: gurizada fandangueira ta se apresentando

Foto de Pringles

Em um momento em que muito se tem falado sobre mudanças na Igreja Católica, em decorrência do vazamento de informações sobre desmandos no alto comando, nomes de fora da Europa passaram a ganhar força entre os cotados para suceder Bento XVI. O do cardeal brasileiro Odilo Scherer, líder da terceira maior arquidiocese do mundo, a de São Paulo, foi um dos mais citados nos últimos dias pelos chamados vaticanistas. Quais características colocaram o brasileiro na bolsa de apostas para a sucessão? Membro das mais seletas comissões do Vaticano, aquelas que cuidam dos cofres da Santa Sé, o brasileiro também tem a seu favor a idade - 63 anos -, o domínio de diversos idiomas e a afinidade com as linhas gerais consagradas pelo agora papa emérito.

“Conheço Dom Odilo de perto e venho acompanhando o destaque que seu nome tem ganhado internacionalmente. De fato, acredito que ele tem o perfil do papa de que o mundo atual precisa. Ele é conservador em pontos que a Igreja precisa defender, que fazem parte da sua tradição, mas também corajoso e até arrojado para enfrentar as questões atuais. É perspicaz e consegue entender de forma clara os problemas da Igreja e do mundo”, opina Valeriano Costa, diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP.

“Dom Odilo já trabalhou na Cúria do Vaticano e conhece de perto sua rotina e os cardeais que lá trabalham. Ele fala diferentes línguas, além de dirigir uma diocese enorme em um dos países com maior número de católicos do mundo. É um homem simples, que possui muitas das características que os cardeais parecem estar procurando”, acrescenta monsenhor Anthony Figueiredo, diretor do Instituto de Formação Teológica Contínua do North American College, em Roma.

“Se os cardeais de fato olharem para alguém de fora da Europa, o nome de Dom Odilo parece ser bastante forte. Ele está na faixa etária esperada. É um bispo com experiência pastoral, o que quer dizer que ele não é um burocrata como Bento XVI. É latino-americano, mas de ascendência alemã, ou seja, tem um lado europeu e não deve ser visto como muito ‘exótico’ pelos cardeais mais conservadores - assim como o argentino Leonardo Sandri, que tem ascendência italiana”, diz William Cook, professor de história da Igreja Católica da Universidade Estadual de Nova York.

Italiano - Outro nome repetidamente ouvido é o de Angelo Scola, arcebispo de Milão, a maior diocese da Itália. Antes de migrar para a cidade, ele também dirigiu outra diocese muito importante, a de Veneza. "Cinco dos papas que surgiram no último século vieram de uma dessas duas dioceses. Elas têm servido como um terreno de treinamento para o papado, e Bento XVI pode ter transferido Scola de Veneza para Milão para torná-lo mais proeminente”, diz William Cook. “Scola fala muitas línguas e já mostrou ter capacidades administrativas. Talvez um fato que conte contra ele é a idade, ele tem 72 anos”, completa monsenhor Figueiredo.

Entre todos os candidatos a papa, Scola é apontado como o que tem mais capacidade de dialogar com o mundo islâmico. “Esse não é um assunto apenas político, mas também religioso. Há milhões de católicos que vivem em países em que a religião predominante é a islâmica. É importante que católicos e islâmicos possam conviver pacificamente. Muitos cardeais conservadores podem achá-lo liberal demais por isso, mas acho que é uma grande qualidade a seu favor”, acrescenta William Cook.

O professor também não acha que os cardeais estejam preparados para eleger um americano como papa. “Entre os que aparecem entre os favoritos, apostaria em Sean O'Malley, não em Timothy Dolan. O estilo de Dolan é perfeito para um cardeal americano, mas não para um papa. A meu ver, a maioria dos cardeais não estaria confortável com um papa que fala de beisebol assim como fala de religião. Já O’Malley foi bispo em distritos onde houve escândalo de abusos sexuais e lidou com os casos de forma positiva, o que conta a seu favor.”

Entre os candidatos de destaque, Cook também aposta no ganense Peter Turkson, como uma alternativa a Dom Odilo Scherer no caso de uma decisão por um papa do “terceiro mundo”, o canadense Marc Ouellet, que tem muita experiência no Vaticano e fala francês - o que o difere dos americanos -, e o austríaco Christoph Schoenborn, pupilo de Bento XVI e bem visto entre os cardeais que buscam por uma continuidade do papado anterior.

“Muitos cardeais são talentosos e papáveis. Por isso este conclave é tão imprevisível, e não há um favorito claro para a disputa. A primeira rodada de votos, nesta terça-feira, será crucial”, diz Monsenhor Figueiredo. Porém, Cook acredita ser improvável que qualquer um dos candidatos tenha maioria logo na primeira votação. “Ainda deve haver muita discussão, e inclusive existe a possibilidade de que surjam outros nomes que ainda não estavam na lista dos eleitores até agora. Foi o caso do cardeal Karol Wojtyla, em 1978, eleito papa João Paulo II."

Foto de Odnanref

Eu nem ligo muito para quem será o novo papa. O mais interessante é que nome irá adotar, tipo Pio Leão LXII, Darth Vader II ou John Boy IX.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Livia

Habemus Papam

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de quase nada

[quote=Odnanref]

 John Boy IX.

[/quote]

Gostei desse nome, mas eu iria alem:

John Boy Jovi X

Foto de Leão da Barra

Papa Infante.

Foto de quase nada

Papa Culius di Ateu XV

Foto de Pringles

Praça São Pedro tá lotada!

Foto de quase nada

[quote=Pringles]

Praça São Pedro tá lotada!

[/quote]

De noite assim só me lembro de Anjos e Demonios... Cruz credo. Mas deve ser muito bonita. E pensar que tem desgraçado que prefere ir pro estádio ver futebol.

Foto de Leão da Barra

[quote=quase nada]

Papa Culius di Ateu XV

[/quote]

Nem eu nem você.

Papa Chico.

Foto de Pringles

Um esperava um papa brasileiro ou americano, mas um argentino talvez seje o melhor para atender as demandas dos cristãos contra os servos de Satanás, como Cristina Krishner. A Cristina já vem demonstrando sinais de insanidade a tempos, é um Chavez de saias.

Enfim, que Deus reine absoluto sobre a Terra e que o cristianismo triunfe.

Foto de Pringles

To chorando aqui, tentando trabalhar pra entregar DIEF até o dia 15 mas a catedral não para de tocar o sino!

Foto de quase nada

Belas palavras, Diácono Pringles.

Aqui perto teve até fogos de artifício. Acho excelente um Papa conservador e sul-americano. O cenário geopolítico da região sofrerá alguns impactos. Tem até vídeo da Cristininha do Capeta falando mal dele. Esses fatos somados a morte de Hugo Chavez corroboram que o socialismo na america latina está com os dias contados. Agora deixa eu correr pra ver se o novo Papa tem twitter. 

Foto de Leão da Barra

[quote=quase nada]

Mas deve ser muito bonita. E pensar que tem desgraçado que prefere ir pro estádio ver futebol.

[/quote]

Trouxe um terço do Vaticano de presente para você, QN. Você quer?

Foto de Odnanref

[quote=Leão da Barra]

[quote=quase nada]

Mas deve ser muito bonita. E pensar que tem desgraçado que prefere ir pro estádio ver futebol.

[/quote]

Trouxe um terço do Vaticano de presente para você, QN. Você quer?

[/quote]Nossa!! E eles não deram falta de perder uma parte tão grande do território deles?

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de quase nada

[quote=Leão da Barra]

[quote=quase nada]

Mas deve ser muito bonita. E pensar que tem desgraçado que prefere ir pro estádio ver futebol.

[/quote]

Trouxe um terço do Vaticano de presente para você, QN. Você quer?

[/quote]

Agradeço a proposta de coração aberto, mas ao mesmo tempo a recuso com repúdio a ponto de te localizar para te dar umas porradas, pois toda vez que um ateu toca num relicário sagrado, o objeto se torna amaldiçoado. Sem falar que não aceito terços de pessoas que ficaram menos de 4 horas no Vaticano, pois é uma atitude profana e pobre (repita 5 vezes, bem rápido e em voz alta, "profana e pobre").

Ademais, acho que Deus lê o joio, pois desde 2006 que peço um papa ditador. Fui atendido ao perceber que o novo Papa é 100% da minha facção (não me refiro aos franciscanos, mas aos facistanos).

Até o Hector Babaca achou ruim:

"Não posso falar muito sem conhecer o perfil dele, mas pode colocar que é um puta mau gosto. Qualquer membro da Igreja Católica argentina é nefasto, mancomunado com o Estado, com militares e apoiadores da tortura. A única virtude de termos um papa argentino é que ele come carne."

kkkkkkkkk!

Os fans da lady gaga tb vão se revoltar quando ele abrir a boca sobre o casamento gay. Pode aguardar. Prepara-te pra guerra, santa.

Foto de Odnanref

[quote=quase nada]

[quote=Odnanref]

 John Boy IX.

[/quote]

Gostei desse nome, mas eu iria alem:

John Boy Jovi X

[/quote]Infelizmente escolheram um nome abaixo do que merece o sumo pontífice. Sobre as sugestões, temo que a inclusão de Jovi atrapalharia o futuro do Papa, já que a soma das letras daria 56, número da besta barbuda, o Enéas.

E também, quando o carmelengo fosse botar o Papa para dormir depois de um dia inteiro combatendo os criminosos pagãos, ficaria melhor falar "Boa noite, John Boy!"

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Leão da Barra

[quote=quase nada]

Sem falar que não aceito terços de pessoas que ficaram menos de 4 horas no Vaticano, pois é uma atitude profana e pobre (repita 5 vezes, bem rápido e em voz alta, "profana e pobre").

[/quote]

Quanto a isso, pode ficar tranquilo. Eu tenho preparo físico de empinador de pipa em descida, só para subir até o topo da Basílica de São Pedro e voltar eu gastei umas 6h.

 

[quote=Odnanref]

Nossa!! E eles não deram falta de perder uma parte tão grande do território deles?

[/quote]

Dá menos de 15 km², fica tranquilo que não vai fazer muita falta.