Incompetência Submarino.com

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Fiz uma compra meio cara ontem, dois boxes de seriado (House e Battlestar Galactica), e logo após finalizar a compra vi que o endereço estava errado. Liguei imediatamente para o Submarino, e depois de uns 20 minutos de espera para ser atendido consegui falar com uma moça e mudei o endereço. Ela me falou que eu receberia um email confirmando a mudança. Não recebi nada umas seis horas depois, e a página do meu pedido continuava mostrando o endereço errado. Mandei um email pedindo informações, e HOJE recebo isso aqui:

[quote=Submarino]Prezado (a) Cliente!

Devido a agilidade no processo de liberação de pedidos, sua solicitação de alteração do endereço de não pôde ser atendida.

Segundo a nossa transportadora, seu pedido já está em rota para a entrega com conclusão prevista para a data de hoje.

Caso queira acompanhar o processamento de seu pedido acesse o link abaixo:

Contamos com sua compreensão.

Atenciosamente,

ENÉAS NETO[/quote]

Que ABSURDO é esse? Pelo amor de Deus, eu entrei em contato com eles IMEDIATAMENTE após fechar o pedido, houve tempo de sobra para a alteração do endereço.

EDIT.: Mandei uma resposta explicando o porquê da justificativa deles simplesmente não colar, e ameaçando a processar. Voltou a mesma resposta, com o mesmo Enéas me dizendo para que eu não me preocupasse, pois se ninguém recebesse o pacote ele voltaria para transportadora (!!!). Escrevi de volta dizendo que isso não fazia o menor sentido, já que sendo evidentemente um prédio, ALGUÉM vai receber. Também ameacei a processar de novo, escrever para jornais relatando o ocorrido, fazer divulgação do que houve na Internet, e nunca mais comprar no Submarino. Algum tempo depois recebo uma ligação me avisando que a entrega será realizada no novo endereço, amanhã.

Espero que eles de fato tenham cancelado a entrega e mudado o endereço. Mas qualquer o resultado, nunca mais volto a comprar no Submarino.

Foto de Guybrush Threepwood

O Submarino é um ótimo site, até o dia em que dá uma zebra qualquer e eles precisam dar um jeito de arrumar. Aí, só na reza braba. Você se lembra de uma história que eu contei na epóca do "ouvi_isso_ontem", do sofrimento que eu estava tendo para trocar um DVD defeituoso do Duro de Matar 3? Então, sabe o que era? O suporte do Submarino cismou que o meu endereço era um endereço antigo, que eu já não usava há muito tempo, e que NÃO FOI o endereço para qual o DVD tinha sido mandado. Resultado: eles mandaram a transportadora tentar trocar umas quinze vezes nesse endereço (com gente morando lá e tudo, eles nem desconfiavam que eu tinha mudado há quase um ano), dizendo que não me achavam em casa. Depois de uns quatro meses é que a ficha deles caiu e eles resolveram mandar alguem no endereço correto. Aposto que o gasto que eles tiveram com o transporte pra lá e pra cá devia dar pra comprar uns dez DVDs do Duro de Matar.

Foto de Bennett

Adivinhe só o que aconteceu, Guybrush. Mesmo avisando com mais de 24 horas de antecedência, e mesmo eles me jurando que entraram em contato com a transportadora...entregaram no endereço antigo. Estou esperando pra ver o que vão fazer, me disseram que vão lá pegar o pacote e redirecioná-lo para cá.

Foto de Guybrush Threepwood

O pior é que além de tudo o povo do suporte deles é muito tapado, você tenta explicar o que tá acontecendo pra eles e parece que o cérebro deles dá tilt, aconteceu várias vezes quando deu esse problema comigo, eu entrava no chat e o cara demorava minutos pra responder e dizia que não conseguia entender o que estava errado, pra eu mandar um e-mail e aguardar, etc.

Lasca um processo neles e pronto. Eu ainda compro as vezes no Sub, mas só quando tenho um cupom de desconto caprichado, ou quando tá muito mais barato que em outros lugares. 90% das minhas compras online agora são feitas na Americanas. 

Foto de Bennett

Eu ia comprar nas Americanas, mas o Battlestar Galactica estava esgotado com eles. É dureza, viu...

Foto de Bennett

Só para dar uma atualização da situação: conseguiram pegar o pacote no endereço errado e entregaram no certo sem problemas, com dois dias de atraso do prazo prometido no site. Sem neuras (fora o box do BSG ser fullscreen, mas daí o problema não é do Submarino...vou contar, viu). Erraram, corrigiram.

Mas não terminaram os problemas. Quer dizer, eu estou satisfeito, mas o Submarino tem me enviado mensagens dizendo que os produtos teriam voltado ao estoque deles, e me pedindo para escolher uma opção para restituição dos valores pagos (!!!).

Eu tenho respondido os emails (três até agora) explicando o que ocorreu e pedindo para procederem ao pagamento conforme o combinado no pedido, já que eu recebi a encomenda regularmente. Explicitei que não há possibilidade deles receberem os produtos de volta no estoque, já que eu estou com eles em casa. Também deixei claro que eles têm sérios problemas de comunicação interna. Esses problemas já tinham ficado claro quando eles efetuaram a entrega no local errado mesmo eu tendo avisado logo após a finalização do pedido que o endereço não era aquele, por telefone. Mas agora, acreditar que estão com produto a mais no estoque e ficar mandando mensagem ao cliente para optar por uma devolução de crédito à qual o cliente não tem direito...daí já é demais.

Detalhe: os emails que eu recebi vieram de departamentos distintos do Submarino, um deles sendo o departamento de logística. Parece que realmente não há comunicação eficiente intradepartamental na empresa, o que pode causar prejuízos tanto ao cliente quanto à empresa. Se a Amazon, que tem operações muito maiores e abrangentes que o Submarino, dá conta do recado direitinho e com eficiência, me espanta muito que o Submarino consiga subsistir dando lucro com esses problemas de comunicação. Talvez eles vendam tanto que simplesmente não estejam ligando, mas essa não é maneira de se tocar uma empresa.

Foto de Guybrush Threepwood

Hoje foi a gota d'água pra mim: Submarino nunca mais. Já tive vários problemas com eles, desde produtos com defeito que eles se demoraram a trocar, até entregas atrasadas e cancelamentos. Mas esse realmente me deixou puto.

Recebi um e-mail deles hoje dizendo que a teceira temporada do Lost que comprei na pré-venda tinha sido cancelada por uma falha no sistema. Até aí "tudo bem", era só fazer a compra de novo, um pouquinho de mão-de-obra mas tava tudo certo.

O problema é que quando eu tinha feito o pedido originalmente (logo que foi anunciada a pré-venda), tinha uma promoção de frete grátis, que não existe mais hoje (agora tem que comprar 3 DVDs para fazer juz a gratuidade no frete). E o que é pior, querem me cobrar R$ 28,00 para entregar a porra do box.

Conclusão: nem me dei ao trabalho de tentar contato no suporte impossível deles. Comprei de novo nas Americanas, que também não tem frete grátis mas o deles é só R$ 11,00 de despesa de envio, e amanhã mesmo ligo para cancelar meu Cartão Submarino. Não volto a comprar com eles nem por reza brava.

Foto de Bennett

O duro é que Submarino e Americanas fazem parte do mesmo grupo =(

Se bobear eles fizeram isso de propósito para anular a promoção. 

Foto de Guybrush Threepwood

Sim, são os mesmos acionistas, mas ainda assim empresas diferentes, e o pessoal da Americanas nunca me deu problemas. Agora, faz até sentido isso que você sugeriu, deles terem feito de propósito, o que acaba tornando tudo pior ainda, tremenda falta de respeito com o consumidor.

Eu ia comprar na FNAC online, eles até oferecem frete grátis, mas não tem o pacote com a camiseta, que é o que eu queria.

Ah, e a Amazon Brasil, será que tem alguma novidade? Escutei falar nisso há uns meses atrás, depois nunca mais.