Indie Game: The Movie
To surpreso como ninguém falou sobre esse filme aqui ainda. Provavelmente meu filme favorito desse ano (e foi 96% no Rotten Tomatoes).
Documentário - que conseguiu fundos através do Kickstarter.com e agora está na apple store (e nos torrents, obivamente) - que acompanha a rotina dos desenvolvedores de games independentes e a expectativa de sucesso ou fracasso depois de tanto tempo de esforço e dedicação. Os 3 centrais são o Edmund Mcmillen, criador do Super Meat Boy, Phil Fish, criador de FEZ, e Jonathan Blow, criador de Braid.
O filme é tão bem feito e bem dirigido que mesmo quem não é familiarizado com o universo dos games pode curtir (recomendei até pra minha irmã, q nunca jogou um jogo na vida e ela adorou). E vai emocionar de verdade quem cresceu com games e entende o valor artístico desses caras (o que não é o caso de vcs, que não souberam apreciar e falaram mal de Journey, seus putos). Eu quase chorei umas 3 vezes. É sério (quase).
O McMillen, gordinho q fez o Super Meat Boy é uma figura extremamente simpática e, não por acaso, é o centro do filme. Phil Fish é um nerd meio chato e arrogante que sofreu até o último momento pra conseguir lançar o FEZ...e o Jonathan Blow é um freak total, cara de serial killer (eu teria medo de esbarrar com ele numa lanchonete), mas o cara é um gênio atormentado...não por acaso fez o provável jogo mais rico e genial da última década. O relato mais surpreendente dele é quando diz que entrou em depressão profunda nos meses depois do lançamento de Braid, quando viu que, apesar de aclamado pela crítica, ninguém entendeu o jogo como ele queria. O_O
O grande mérito do filme é focar no árduo e dramático processo que esses pequenos desenvolvedores sofrem para fazer um jogo que pode até mesmo nem ver a luz do dia. É emocionante ver como eles colocam tudo de suas vidas em risco por um game,
O Phil Fish até diz num momento: "It's me, my ego. My identity is at risk. It's my perception of myself", justificando o motivo de estar redesenhando o jogo, quase que do zero, pela terceira vez.
O mesmo parece valer para os outros...ninguém ali faz um jogo por dinheiro ou para entreter alguém. Trata-se de uma expressão artística de verdade...uma visão filosófica e pessoal representada em pixels. O q o filme relata não é um universo de nerds para nerds, mas sobre um genuíno e rico processo criativo como qualquer outro.
Assistam e chorem.
Nota 10
- Login para postar comentários
Minecraft é legal mas depois
Minecraft é legal mas depois enjoa. O unico jogo indie que eu realmente curti foi Cave Story.
Esse documentário é bem legal
Esse documentário é bem legal mesmo.
O documentário definitivo
O documentário definitivo relacionado ao mundo dos games se chama "The King of Kong", me agradeçam depois.