O Triste Fim do Jogo Justo
O Jogo Justo era um projeto para unir todos os gamers brasileiros visando conseguir a diminuição de impostos de jogos que são vendidos no país. Conseguiu unir empresas, imprensa, blogs e iniciar um diálogo com o governo. Mas em pouco menos de 3 dias o fundador de seu projeto destruiu completamente sua reputação e o jogo justo se mostrou obsoleto. Ententa o porquê.
Distribuição digital é uma realidade.
Ninguem mais que usa PC pra jogos compram jogos originais em caixinha e disco. Plataformas como Steam e Nuuvem vendem os jogos diretamente do fabricante ao consumidor, pagando somente a conversão em dolar + IOF. Isso tem inumeras vantagens, não ter que esperar a entrega pelos correios, fazer o download e poder jogar no dia do lançamento. Muitos inclusive abandonaram a pirataria para poderem jogar online nos servidores oficiais sossegados sem precisar cracks, remendos e servidores piratas.
Acontece que isso canibaliza as vendas dos lojistas, que associados ao Jogo Justo temem que o mesmo aconteçam com os consoles.
E o pesadelo começa a se tornar realidade. Dia após dia, semana após semana, a PSN e a Xbox LIVE começam a ofertar jogos full lançados em disco em suas redes para compra. Gamers que jogam em console começam a considerar comprar por download. Mass Effect 2 e 3 são lançados na PSN simultaneamente em disco o que fez centenas de gamers desistirem de esperar o jogo chegar da importacao ou pagar mais caro no ML e comprar diretamente na conversão do dólar, usando cartão de crédito que compram redeem codes (códigos que dão a você o valor que pagou diretamente na PSN).
Ao mesmo tempo, o Nuuvem começa a se tornar muito popular, por ser brasileira e o Steam se amplia e começa a fazer promoções insanas, como se o mercado de jogos físicos de PC já não tivesse morto o suficiente, um rumor, saido na semana passada, dizendo que o sucessor do PS3 teria todos os seus jogos lançados em mídia física e digital, simultaneamente, parece cair como uma bomba no colo dessa gente.
Moacyr e seus associados da ACIGAMES entram em desespero. Ninguem vai mais comprar jogos por midia fisica! vão todos comprar redeem codes usando cartao de credito saira mais rapido e barato pro consumidor. Já estão fazendo isso com Mass Effect 3 !!!
Em seguida, em menos de 3 dias, uma sucessão de acontecimentos destroem completamente a reputação e todo movimento jogo justo.
Acompanhe:
1) Revoltado com as vendas no Steam, Nuuvem e PSN, e vendo as vendas dos lojistas cairem, Moacyr dá uma entrevista com declarações polêmicas se dizendo contra o Steam e a distribuição digital. Moacyr que é conselheiro do Min. da Ciencia e Tecnologia parece usar da influencia do cargo para fazer ameaças dizendo que vai acabar "com esta farra". Após ser questionado no Facebook, Moacyr destila sua ira contra usuários, em tom de afronta, e ainda com mais ameaças, dizendo que em breve jogos por download serão taxados e pra eles "esperarem que vão ver".
2) Vendo a repercussão negativa de suas declarações, Moacyr se cala e emite uma nota dúbia da ACIGAMES à imprensa e tenta esclarecer que não tem por objetivo aumentar os impostos de jogos.
3) Em seguida, Moacyr dá uma entrevista ao Techtudo contraditória onde afirma ter sido mal interpretado ao mesmo tempo que sugere ser injusto que jogos no Steam canibalizem a venda de lojas físicas. Ele fala em "regulamentar o mercado" leia-se: taxar downloads para que não acabem com os jogos físicos.
4) Nuuvem se retira da ACIGAMES. O caso ganha os forums na internet e é criado jogosujo e a conta paródia @jogoinjusto_ e todos os foruns e blogs chovem criticas e revoltas contra Moacyr.
5) Moacyr sai do casulo no twitter dizendo novamente que foi mal interpretado, que em breve irá mostrar que todos estão errados e que sempre estará do lado dos gamers.
6) Vendo que pouco mudou de suas declarações, e o rage continua, Moacyr agora, arrependido, escreve uma carta a um blogueiro e diz que foi um erro pensar em interferir no comercio de distribuicao digital, pede desculpas e diz que estava pensando de forma equivocada. Mas ainda de forma contraditoria, afirma que foi mal interpretado no video, onde ele é bem claro e conciso do que pensa sobre o Steam e a distribuição digital.
7) Por ultimo, Moacyr faz sua ultima jogada: diz que seu cargo do governo não lhe dá poderes (o que sugere o contrario tamanha agressividade e iniciativa verbal tomada contra o Steam e seus usuarios no Youtube e Facebook) e que se o governo resolver fazer alguma coisa, ele não teve nada a ver com isso.
E daí? pensa você. "Eu importo meus jogos e prefiro mídia física". É mesmo?
Aconteceu tudo muito rápido, muita gente entrou em desespero, quem tem encomendas pra receber do exterior está preocupado. Teme-se que todos serão taxados, uma politica que ja teria sido implantada pela Receita que estaria revirando caixa por caixa para taxar todos os jogos que chegam ao país por importação de pessoa física.
O Jogo Justo se revelou não uma luta dos gamers por preços mais justos, mas uma luta pelos interesses de lojistas em aumentarem suas vendas que ja viam seus jogos sendo canibalizados por importação e pelo MercadoLivre, que age como um atravessador, cobrando mais caro, mas ainda assim mais vantajoso que comprar na loja pagando todos os impostos.
Agora com a distribuição digital se tornando cada vez mais realidade, o Jogo Justo é enterrado de vez, perdendo totalmente seu sentido. Gamers se libertaram de impostos (exceto IOF) e preços abusivos e agora podem curtir seus jogos originais sem se preocupar com preços e tempo de espera.
- Login para postar comentários
Pringles wrote: Teme-se que
Sério que alguém vê alguma possibilidade disso vir a acontecer num futuro próximo?
matozo wrote: Pringles
Já está acontecendo, muitas encomendas do Mario128 estao paradas, porque vão ser taxadas, isso segundo relato de usuarios do UOL Jogos. Não sei se alguem aqui tem encomenda pra receber, mas como ele mesmo disse no Facebook a "farra" vai mudar. Eles não querem gente importando e pagando mais barato que comprar com lojistas aqui no Brasil.
Pringles wrote: Já está
O que tenho ouvido de um chegado da PF em Brasília é que a farra vai acabar para todo importado, a ordem é fazer pente fino em tudo que vem de fora, em todos os aeroporto e portos. Incluíndo todos os turistas que vem de fora serão verificados. Isso mais o dolár subindo rapidamente vai tornar a importação um negócio mais complicado.
Charllie wrote: Pringles
Os últimos 3 jogos q comprei fora (Shopto e ebay) foram taxados. Já vi q não vai rolar mais. Dei uma segurada agora esperando aparecer algum esquema de contrabando por ai.
Ridícula essa campanha Jogo
Ridícula essa campanha Jogo Justo. Fico com pena de quem não percebeu a conexão ACIGAMES/varejistas, porque era meio óbvia. Espero que o Moacyr termine logo de enterrar a carreira política que ele tentou deslanchar.
Tenho amigos que importaram
Tenho amigos que importaram recentemente (jogos inclusive) e tudo continua na normalidade (grande maioria não sendo taxada).
Basta dar uma olhada rápida, por exemplo, no fórum "Boas Compras" da Hardmob.
Só se a partir de agora eles conseguiram melhorar (e MUITO) questões logísticas e de pessoal e vão vistoriar TODOS os pacotes. Não acontecendo isso acho impossível essa "taxação geral" e esse "vai piorar muito" se tornar realidade.
Software é um treco caro, mas
Software é um treco caro, mas ta valendo. Não tem nada na CF/88 que garanta ao cidadão o direito aos games. Vcs são pobres? Vcs são do ghetto? PORRA, ENTÃO VCS NÃO MERECE JOGAR, VÃO SOLTAR PIPA E BRINCAR DE POGOBOL.
quase nada wrote: Software é
Nem isso, pogobol usado no Mercado Livre tá do preço de um jogo novo
--------
Falta de Esculhambação
Excelente artigo escrito
Excelente artigo escrito sobre todo o acontecido:
http://www.gamesfoda.net/2012/04/acigames-distribuicao-digital-e-a-nossa-opiniao-sobre-essa-zona-toda/
E tenho uma péssima notícia pra vocês, segundo um usuario do UOL Jogos, todas as encomendas vindas do Mario128 estão sendo mesmo taxadas. Era uma ultimas lojas onde ainda dava pra importar mais de 2 jogos de uma vez sem ser taxado.
OK Pringles, já que você tem
OK Pringles, já que você tem essa fonte do UOL Jogos (que deve ter um acesso ao banco de dados da Mario128 e deve ter verificado o tracking de cada encomenda vinda para o Brasil) eu fico realmente triste sabendo que todos os jogos importados a partir de agora serão taxados.
Comprem pelo ebay e peçam pro
Comprem pelo ebay e peçam pro cara mandar o jogo sem caixa e sem manual dentro de uma trequinho de cd genérico, quero ver esses arrombados taxarem.
Sem falar que tá cheio de
Sem falar que tá cheio de redirecionadores por aí.
Não dá pra confiar muito, mas
Não dá pra confiar muito, mas essas informações fazem mais sentido:
http://bjc.uol.com.br/2012/04/20/exclusivo-informacoes-sobre-o-atraso-das-encomendas-da-amazon-dos-eua/
Pringles, o seu email
Pringles, o seu email cadastrado no joio ta certo? Qual é ele?
quase nada wrote: Pringles, o
É um e-mail que eu abandonei cujo nem sei mais a senha.
Vc não tem nenhum email onde
Vc não tem nenhum email onde a gente pudesse se comunicar? É que estou pensando num projeto chamado "Jogo Injusto" que visa justamente dificultar o acesso aos games para o público de classe média baixa.
Se vc não quiser dizer o email aqui (sei que vc tem receio pq no joio tem muita gente do mal, tipo o Terenzi), manda um para o quase.nada@gmail.com que eu dou reply.
Voltando a história da
Voltando a história da Receita Federal e importações, ia me esquecendo de postar isso aqui pra vocês: até o Ebay já avisou que enviar prdoutos pro Brasil tá de rosca.
E já se percebe que, após essa mensagem, o número de produtos disponíveis no site de vendedores que aceitam enviar pro Brasil caiu bastante, sendo que os que sobraram estão cobrando caro pra enviar.
Já se vão quase três meses
Já se vão quase três meses desde que minha mulher comprou uns cosméticos numa loja gringa, e até agora nada. Ela mandou um email e os caras responderam que, de fato, as encomendas para o Brasil estão enfrentando muitos problemas.
Chegaram até a colocar um link para uma reportagem da Veja no e-mail de resposta (!!!):
--------
Falta de Esculhambação
e viva o PT :)
e viva o PT
:)
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
And then there was silence...
Livia wrote: e viva o
E Viva as Leis Brasileiras, a legislação tributária e o cumprimentos destas pela Polícia Federal. :)