Desmistificando GTA IV

Foto de agraciotti
Forums: 

Sim, GTA IV é um jogão...cheio de detalhes bacanas, ótima física, boa história e gráficos bonitos. E agora que "open world" virou modinha nos games, a Rockstar mostrou que as outras produtoras vão ter q comer muito feijão pra alcançar o nível de realismo e imersão do open world q eles conseguiram com GTA IV.

PORÉM... já joguei quase 70% e é meu dever compartilhar com vcs, gamers cultos e críticos, algumas decepções significativas com o jogo e mostrar que, ao contrário do que a Gamespot e muita gente defendeu, GTA IV não é um jogo perfeito nem é o melhor jogo do mundo... e, pior, a Rockstar já fez melhor, já que San Andreas tinha MUITO mais coisas a serem admiradas. Ei-las:

 

- Missões repetitivas: Em GTAIV, vc basicamente mata pessoas. E só. Há algumas variações bacanas, como o assalto ao banco ou as missões evolvendo sniper, mas 90% do tempo vc tem q executar pessoas. No San Andreas as missões era bem mais variadas e até mesmo as missões de execuções eram mais criativas, como raptar um magnata e jogá-lo de um carro em movimento, ou invadir mansões de chefões da máfia - de difícil acesso - e tacar o terror lá dentro.

- Evolução pobre de personagem: Não entendi pq tiraram o esquema de evolução. O San Andreas vc tinha vários níveis de energia e deveria ter uma atitude estratégica para que o personagem se mantivesse forte e saudável (como comer coisas saudáveis, dormir regularmente e malhar de vez em quando). Tá, a malhação era chato, mas isso dava um tom RPG bem interessante no meio de tudo. E, mais ainda, vc evoluía com cada veículo, tendo sempre q frequentar escolas antes de dirigir cada veículo novo e ia ganhando expertise à medida que fosse dominando a direção de cada um. No GTA IV não tem NADA disso.

- Não tem avião: Quado cheguei perto dos 70% e nenhum avião apareceu, fiquei louco. Pesquisei a respeito e é isso mesmo: NÃO tem avião. Um dos veículos mais divertidos e que proporcionava as missões mais bacanas no San Andreas (saquear aviões e depois pular de pára-quedas era o máximo) foi simplesmente IGNORADO.  No GTA IV tem apenas helicóptero, que tem missões bem fraquinhas.

- Mapa constante: Ok, é muito legal dirigir por Liberty City, a fidelidade das coisas são bem legais mas... sejamos sinceros...variedade de terreno e cenários sempre vão bem. San Andreas tinha centros urbanos, rurais, áridos, montanhosos e o caralho. Tanto que as possibilidades de saltos espetaculares, uma das coisas mais divertidas da série, era bem maior do que nesse (além de mais evolventes, já que vc não dependia de rampas e ganhava pontuações com os saltos, incentivando a auto-superação)

- Vc NÃO mergulha: Outra coisa q não deu pra entender. A água é muito bonita, mas vc NÃO mergulha. As missões submarinas eram outra coisa muito bem exploradas no San Andreas (como aquela q vc tem invadir um navio por debaixo d'agua para ninguem te ver). Faz MUITA falta e as missões só com barquinhos são bem sem graça.

Claro que o GTA IV tem inovações muito boas, como o sistema de se esconder e o uso do celular (a melhor sacada do jogo), mas, numa análise geral, até agora tenho achado o San Andreas um jogo melhor.

Quando sai o GTA V?

Foto de Pringles

Concordo. É um marco na imersão e simulação de realidade mas perdeu o estilo que consagrou a série. Vice City marcou pela ambientação de uma época, San Andreas evoluiu pra um universo de possibilidades, ainda hoje pego SA pra brincar de vez em quando já o GTAIV acabei vendendo e nem me dei o trabalho de baixar a trilha sonora.

Acho que GTA é uma vitima da tendência que assola a industria atualmente, liderada por Gears of War. Se todo maldito jogo se resumir aos conceitos de cover e combate repetitivo com sujeitos infezados, essa geração está fadada a ser pior da história,

Sobre o próximo GTA (acredito que não será o V) é meio obvio concluir que será uma Vice City reconstruida e revisitada. Eu botava fé pra London 60's nesse IV mas depois da atitude da Rockstar não espero muita coisa deles.

 

Foto de Pringles

Estou revisitando GTA IV, agora com mais calma (na epoca joguei na correria) e retiro tudo o que disse do post acima. Foi feito com o sentimento de quem amou a série cartunesca (Vice City e San Andreas) e ignorou muitos aspectos do jogo. Hoje, mais maduro, eu compreendo que todo jogo tem uma proposta do developer e você precisa antes de avaliar um jogo entender essa proposta.

GTA IV é uma mudança drástica em relação aos seus antecessores. Ele não foi feito para melhorar nem suceder San Andreas, ele é um reboot da série, por assim dizer. Em poucas palavras, GTA IV é realista, sombrio e visceral. O clima do jogo, muito diferente do ar tropical de Vice City e do noventismo de San Andreas, que invocavam uma certa nostalgia cartunesca, agora é um jogo atual, eu diria até com uma visão pessimista da realidade, do presente, mas mesmo assim muito bom, um jogo muito acima da média.

Não critico mais, retiro o que disse - dos que afirmaram que GTA IV é superior aos anteriores. Entendo perfeitamente que ele se encaixa na preferencia desses jogadores. Eu só não retiro que ele recebeu pesada influencia do jogo que definiu e serve de parametro para essa geração: Gears of War. E não tenho isso mais como aspecto negativo. Tá vendo só, até sonystas amadurecem.

Mas vamos ao jogo. Entendo porque recebeu uma chuva de notas 10, porque a cidade é impressionante e muito rica em detalhes, impressiona muito e em todos os momentos da trama, conforme você progride. Acredito que muita gente deu 10 no calor da empolgação do realismo urbano que de fato, só a Rockstar sabe fazer. Mas o jogo tem falhas, uma delas é ser curto demais, ter seu espaço urbano pouco aproveitado. Mas é imporante ressaltar que todo jogo da Rockstar sofre com isso - L.A. Noire, Red Dead Redemption, a Rockstar realmente gosta de espaço e trabalha todo mapa antes pra daí moldar a trama.

A historia é mais madura, realista, em muitos aspectos superior as historias recheadas de cliches dos anteriores, não que essa aqui também não tenha clichês, mas é muito mais realista e envolvente. Não há aqui o clima de camaradagem e humor dos GTA anteriores. Volto novamente no ponto citado acima - GTA IV é realista, sombio e visceral, passa de uma certa forma o clima dos tempos atuais, talvez influenciado pelo medo do novaiorquino pós-9/11.

Quanto as rádios, elas apenas refletem tudo isso que diz acima. Não há porque cobrar a mesma qualidade de Vice City e San Andreas se aqui não estamos sendo nostálgicos. O realismo se faz presente até nesse ponto do jogo, tem de tudo nas rádios, das porcarias atuais a rádios de nicho para imigrantes. Pra vocês terem uma idéia de como corri com o jogo na época que joguei, nem sabia que Bon Jovi tinha música uma música e mesmo assim não é um de seus megahits. Isso me impressionou um pouco em como a Rockstar cuidou para que a trilha sonora se encaixasse bem no clima do jogo.

Talvez, alguns concordem que deveriam caprichar mais em alguma ou outra estação de rock e pop. Talvez a Rockstar quis manter os hits atuais e tops da Billboard de fora pra não comprometer a escuridão da trama. Decisão que considero acertada.

A critica final sobre a variedade de missões, acredito que de novo elas se encaixam na trama do jogo. Niko e Roman não estão envolvido em grandes tramas governamentais e conspiracionistas que CJ esteve. Eles são dois imigrantes, recém chegados aos EUA e no meio da bandidagem, iludidos com o american dream. As missões são muito apropriadas para a história. E não acho que houve muita repetição, há sim se você fizer muita side missions, mas a mainline quest é até bastante variada.

A nota que eu dou pra GTA IV é 9.0

Ele não recebe um 10 porque poderia ter sido muito mais - se fosse mais extenso. E aqui estou avaliando sem os DLCs. Com os DLCs, o jogo merece 9.8, muito próximo da perfeição de sua proposta. Mas ainda assim fica aquela pitadinha, sensação de que poderia ter mais conteúdo e missões.

Esse post é uma série de jogos dessa geração que eu pretendo revisitar - o próximo será Fallout 3, jogo que abandonei na metade pela falta de tempo e pelo vicio do multiplayer de Modern Warfare.

Foto de Bennett

Eu comprei um Vita recentemente. Ganho pontos na Ordem Sonysta, Pringles e Quase Nada?

Foto de Dré

[quote=Bennett]

Eu comprei um Vita recentemente. Ganho pontos na Ordem Sonysta, Pringles e Quase Nada?

[/quote]

E aí, vale a pena? Que jogos você pegou?

Foto de Pringles

[quote=Bennett]

Eu comprei um Vita recentemente. Ganho pontos na Ordem Sonysta, Pringles e Quase Nada?

[/quote]

Nem sei se posso ser ainda considerado um "sonysta" mas não vejo motivos pra comprar um Vita. Achei Uncharted impressionante e deu vontade de comprar, mas logo passou. Meu iPhone tem servido bem como plataforma casual de jogos.

 

Foto de quase nada

[quote=Pringles]

[quote=Bennett]

Eu comprei um Vita recentemente. Ganho pontos na Ordem Sonysta, Pringles e Quase Nada?

[/quote]

Nem sei se posso ser ainda considerado um "sonysta" mas

 

[/quote]

Enquanto a tatuagem que fizemos perdurar, seremos sempre sonystas.

 

Foto de quase nada

[quote=Bennett]

Eu comprei um Vita recentemente. Ganho pontos na Ordem Sonysta, Pringles e Quase Nada?

[/quote]

Para seres considerado sonysta deverás doar o Vita para a Ordem (e depois tatuar o simbolo da facção). 

Foto de Livia

[quote=quase nada]

[quote=Bennett]

Eu comprei um Vita recentemente. Ganho pontos na Ordem Sonysta, Pringles e Quase Nada?

[/quote]

Para seres considerado sonysta deverás doar o Vita para a Ordem (e depois tatuar o simbolo da facção). 

[/quote]

doa um pra mim

:)

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de Bennett

Vita: é um upgrade no PSP, sim. Vale a pena? Sim.

Jogos comprados:

  • Uncharted: Exageram no uso da touchscreen (eu particularmente odeio a touch traseira). É um Uncharted menor, mas ainda assim é Uncharted, e portátil;
  • Disgaea 3: É Disgaea 3. SRPG nerdístico, bom pro Quase Nada levar no bolso. Gráficos de PSP;
  • Wipeout 2048: É Wipeout. Gráficos ligeiramente melhores que os do Wipeout de PSP, mas nada de mais. É divertido, eu adoro essa série;
  • Rayman: É Rayman. Demonstra bem o poder da tela do Vita, é um jogo bonito. Mas a tela fica aquém do retina display da Apple, infelizmente;
  • Super Stardust Delta: É Super Stardust! Muito bom;
  • Marvel vs. Capcom 3: Não joguei o de console, mas me parece ser um port perfeito.

Resumindo: nada de novo aqui, mas é um portátil obrigatório. O único desta geração nova de portáteis que realmente presta.