Resenha: U2 From the Sky Down
U2: From the Sky Down
Em comemoração aos 20 anos do lançamento de Achtung Baby (que para muitos é o melhor album do U2) a banda volta ao local das gravações em Berlim para relembrar o album que mudou sua história.
Um pouco de background: em 1989 caia o Muro de Berlim e junto dele cairam muitos conceitos velhos, coisas que faziam sentido ja nao faziam mais.. os anos 90 que chegavam despontavam como os anos da extrema liberdade, curtição, do ecstasy.. toda aquela ideologia que aprisionava os jovens nos anos 80 tinha se ido numa unica noite. As primeiras cenas tem os acordes de Zoo Station por tras e jovens quebrando o muro, tomadas aéreas de Berlim no dia da reunificação, o povo atravessando as fronteiras com carrinhos Lada antigos da URSS, etc.. enfim algo de novo estava no ar.
O U2 se sentiu parte desse processo. A turne Rattle and Hum havia sido desgastante, eles haviam conquistado a América, mas após tudo isso, ficou no ar que a banda iria se separar e seguir o mesmo caminho de outras bandas dos anos 80, desgastadas e sem rumo.
Bono percebeu que "algo no mundo estava mudando" e então tiveram idéia de ir pro olho do furacão: a nova e unificada Berlim. Bono quis fazer uma virada radical, mas como? eles sairam as ruas de Berlim, entraram em danceterias, interagiam com o povo. Ele viu como o conceito de R&H estava velho e que um novo mundo, mais dinamico, exótico, veloz estava nascendo ali. Eles entram em estudio e os sintetizadores tambem. 8 meses antes do lançamento do album nada de concreto ainda. Larry Mullen assustado com o fato de ter que gravar batidas para serem sampleadas depois, a separação de The Edge de sua esposa que quase o tirou da banda, etc. Nada havia sido feito até que Bono começasse a criar os primeiros acordes de One.
É incrivel como o documentário trabalha ao mesmo tempo com cenas raras e com detalhes surpreendentes. One era tocada (muito mal) em notas músicais mas ali ja dava pra sentir que algo grande estava nacendo. Depois de finalizada eles ja tinham a "killer song". Mas a banda ainda não havia sido se tranformado.
Em mais andanças por Berlim, (já comentei aqui no Joio do Bono ter se apaixonado por uma puta de Berlim), eles entraram em prostibulos e casas de strip, só que aquelas prostitutas eram diferentes, se vestiam de forma bizarra, feito drags. Quando Bono perguntou a elas o porque daquilo a resposta foi: "novos tempos", "reunificação", "novo sentido". A ficha caiu.
Daí, para a criação de The Fly (aquele óculos sinistro de abelha) e McPhisto foi um pulo. Tudo foi feito com base no conceito daquele colorido, da nova era da informação, da chegada dos anos 90. Era preciso provar o gás do riso, tomar as ruas. O singles que saiam chocavam os antigos fãs. Foi criada a Zoo TV turne inovadora da banda onde eles tinham uma estação da TV somente para o show, num espetaculo multimidia. Essa turnê acabou gerando um novo album, Zooropa.
É a transformação radical, o renascimento de uma banda e principalmente a transição estrondosa de um gigante dos anos 80 para os anos 90. A maioria das outras bandas oitentistas enfrentaram forte ostracismo quando a musica eletronica entrou no mainstream, mas isso não aconteceu com o U2. Eles já estavam preparados para isso.
O documentário ainda conta com comentários de David Bowie (que foi uma das inspirações da nova fase de Bono) e todos envolvidos no processo: Brian Eno, Daniel Lanois.
Há outros detalhes que alguns de vocês conhecem que são mais aprofundados no documentário, vou deixar pra que vocês mesmo vejam. Essa resenha é apenas um aperitivo do que é From the Sky Down. Achtung Baby e Zoo TV são conceituados em forte apelo audiovisual. Portanto vejam o documentário e depois, U2 Zoo TV Live from Sydney para uma experiência mais completa.
OBS.: A versão Deluxe de Achtung Baby já saiu, são 2 CDs com o reencarte do original e outra com demos.
- Login para postar comentários
Pringles, você que escreveu o
Pringles, você que escreveu o texto? Ficou digno de jornalista.
Saudações
Ray Jackson
Fui eu sim conheco muito U2 e
Fui eu sim conheco muito U2 e acompanho a banda desde os anos 80.
Parabéns. Belo texto.
Parabéns. Belo texto.
Saudações
Ray Jackson