Vou me arriscar um pouco abrindo este tópico. Nunca vi ninguém falar sobre automobilismo aqui no Joio (exceto talvez em tópicos sobre games de corrida), quiça sobre F-1. Talvez ninguém tenha interesse no esporte além de mim, talvez ninguém vá ler esse tópico aqui. Mas vamos lá assim mesmo.
Eu não ligo pra futebol. Tenho meu time, mas não faço a menor idéia da situação dele - não sei se está ganhando ou perdendo. Sei que ele foi campeão brasileiro ano passado, e isso é tudo. Não tenho o menor saco pra assistir jogo, durmo até em final de Copa do Mundo. Mas tem três esportes que eu gosto muito de assistir: Formula 1, MMA e boxe.
Acompanho corridas desde pequeno, por influência do meu pai. Acho que desde que o Senna corria na Lótus preta, o que foi lá pra meados da década de 80. Acompanhei avidamente até a morte dele, quando desanimei completamente. Voltei a ter um interesse moderado quando o Jacques Villeneuve foi campeão, mas daí veio a era Schumacher, onde o alemão dominava sem dar qualquer chance para os outros, e eu perdi o interesse novamente.
Foi só em 2008 que voltei a acompanhar regularmente, um campeonato brilhante, decidido na última curva da emocionante última corrida. Daí veio 2009, onde ainda havia um certo desequilibrio, pois o carro da Brawn GP era claramente superior aos outros. Mas foi o ano que introduziu o KERS, que foi o primeiro passo para aumentar a competitividade entre os carros.
Agora em 2011, veio o DRS - primeiro eu torci o nariz para a tecnologia, mas da mesma forma que o KERS, veio para aumentar a competitivadade - as ultrapassagens tornaram-se mais constantes. A adoção dos pneus Pirelli, que desgastam muito mais do que os anteriores da Bridgestone, fizeram as equipes repensarem as estratégias de pit stop, acrescentando uma nova equação na disputa pelo título.
O interessante do capeonato 2011 até este ponto, é que nós temos um equilibrio muito forte de grandes pilotos - Vettel, Weber, Button, Hamilton, Alonso, todos em equipes de ponta, teriam chances do título, não fosse o claro domínio tecnologico da Red Bull no primeiro semestre - domínio esse que caiu consideravelemente com o banimento do difusor soprado. Temos também ótimos pilotos em equipes menores - eu particularmente sou fã do Nico Rosberg e vejo um futuro brilhante para o filho do campeão Keke Rosberg. Ele está deixando para trás até o enferrujado Michael Scumacher na Mercedes. Di Resta, Pérez, Kobayashi e Petrov são outros pilotos arrojados que tem muito o que mostrar.
Parei de torcer para o Massa quando ele cedeu a passagem pro Alonso no GP da Alemanha do ano passado. Tenho uma antipatia muito grande pela Ferrari e essa palhaçada só fez aumentar minha repúdia. Pra vocês verem, o Webber recebeu uma ordem parecida da Red Bull, para não tentar ultrapassar o Vettel no GP da Inglaterra desse ano, ordem que ele ignorou completamente e partiu pra cima do companheiro de equipe. Pena que nosso compatriota não teve cojones pra fazer isso em 2010...
O campeonato já está praticamente definido para Vettel. Acho que deve dar Hamilton em segundo, e Alonso, talvez Webber, em terceiro. Torço pro Vettel pelo carisma e pela segurança que ele tem na pista. Torço contra a Ferrari e contra o Alonso pela antipatia que tenho pelos dois. Hamilton é outro que não gosto, acho um babaca agressivo. Gostaria que o Rosberg fizesse mais alguns pontinhos e ganhasse uma posição melhor, ele merece.
E vocês? Palpites?
Fico um pouco sem graça de comentar aqui porque embora eu adore F1 eu não entendo lá muita coisa. Mas eu to achando o campeonato deste ano bastante interessante. Mesmo quando a RedBull tava anos luz na frente das outras, as corridas estavam ótimas do terceiro lugar pra trás.
Da um pouco de tristeza não ter brasileiro na disputa. O Massa caiu muito principalmente depois do acidente. Acho que aquele campeonato de 2008 (foi 2008 mesmo?) teria feito MUITO bem pra ele. Aí ele perdeu o timming... uma pena.
Mas voltando ao campeonato, eu tenho ficado muito impressionado com o Vettel. Ainda acho que o Alonso, apesar da empáfia, é o melhor piloto da atualidade. É impressionante como ele tem o controle absoluto do carro dele... Mas acho que o Vettel vai ser maior que o Shumi. O cara é muito novo e tem um arrojo que da gosto de ver.
Tem duas coisas só que estão realmente me atrapalhando de acompanhar a F1 ultimamente. O Hamilton que eu detesto e acho mega hypado e o Galvão... Aguentar o Galvão narrando F1 é dificil demais. O cara não se preocupa nem em estudar as novas regras e fala bobagem o tempo todo. Fora que F1 nem precisava de narrador. No máximo comentaristas. E aquela mania de chamar a Red Bull de RBR? O que é aquilo? Coisa mais ridícula. Os caras montam uma equipe e não podem ter o nome citado? Ahhhh vai pra merda....
Cara, o Massa é um bom piloto... mas é cagão. Tem medo de arriscar, e isso ficou evidente quando ele deu passagem pro Alonso no GP da Alemanha do ano passado. Inclusive parece que depois do acidente dele, ele ficou MAIS cagão ainda. Gostei de ver ele segurando o Vettel no GP deste ano, mas foi somente um pequeno lampejo do piloto melhor que ele já foi no passado.
De fato o Alonso é o melhor da atualidade. Eu não vou com a cara dele, mas tenho que admitir que é um piloto brilhante. O Vettel realmente ainda é um garoto e tem o que amadurecer, principalmente na agressividade, acho ele meio passivo para ultrapassar as vezes, apesar de ser extremamente veloz. Mas ele tem tudo pra virar uma lenda da F-1, só depende dele.
O Galvão é insuportável mesmo. Só fala besteira. E é uma pena, pois os comentáristas que acompanham ele são excelente, em especial o Luciano Burti. A SporTV tem um ótimo narrador também (não sei o nome), pena que ela não exibe corridas ao vivo. Quanto ao Hamilton, acho ele um excelente piloto. O problema dele é que ele faz merda o tempo todo.
Legal vcs terem aberto esse tópico, sou um grande fã de F1, não me incomodo nem um pouquinho acordar cedinho no domingo de manhã ou de madrugada pra acompanhar as corridas.
Esse ano, apesar do domínio das Red Bull, as corridas estão muito empolgantes, fora a penúltima, que salvo engano foi na Hungria, praticamente todas tem tido uns pegas muito legais de se ver e que há muito tempo não aconteciam, esse negocio de DRS foi uma boa sacada e da pra ver que faz diferença nas ultrapassagens. Outro interessante detalhe dessa temporada é sobre os pneus que o Guybrush citou, duram bem menos voltas que os antigos, fazendo um nó na tática de parada das equipes, deixando a corrida não tão justa, mas bem mais emocionante.
O que está faltando é um piloto brasileiro com talento e raça que faça a gente sentir vontade de torcer, pq esse Massa depois do acidente perdeu alguma coisa, junta com o nascimento do filho dele, ai já era (tinha um campeão mundial, que não lembro quem é, disse que depois do nascimento de um filho o piloto perde meio segundo, e tenho que concordar é verdade mesmo, o cara fica mais lento), do Barichello não vou nem falar nada. Com relação aos pilotos que estão disputando o caneco desse ano, concordo com o Terenzi e com o Galvão (argh!) o Alonso é um baita piloto, o Hamilton gosto dele só por um motivo, ele é um grande fã do Senna, e apesar de que pilota muito ele tem algum parafuso solto na cabeça, adora fazer uma lambança, ferrar com a corrida dele (e com a dos outros) e ainda achar que o mundo conspira contra ele. O Vetell sim acho um pouco hypado, assim como eu também achava hypado o Schumi, tanto é que ano passado o Webber estava bem equilibrado com o Vettel até que ele quebrou o ombro numa prova do montain bike e correu as quatro ultimas corridas infiltrado (tipo aquelas injeção que o jogador de futebol toma no joelho pra tirar a dor de uma lesão). Acho o Vetell meio estilão Prost, faz o que tem que fazer pra conseguir os pontos pra ser campeão.
Agora, deixando um pouco de lado o campeonato desse ano, alguém assistiu o documentário do Senna? Assisti a algumas semanas e realmente é muito bom. Melhor parte foi quando ele fala sobre Mônaco, na corrida que ele estava 50 segundos na frente do segundo colocado que era o Prost, faltando só algumas voltas pro final e ele não desacelerava, era volta rápida em cima de volta rápida ate que bateu numa curva e o Prost ganhou. Ele dizendo que naquelas voltas não estava pilotando conscientemente, ele estava em transe, não tinha mais consciência do que estava fazendo, que a pista parecia um túnel e só ia, e ia e cada vez mais, achei isso fantástico.
Tenho uma teoria de que os tópicos do Guybrush são os piores... DO MUNDO!!!!!!!!!!!!!!
Você ta assim só porque ninguém comentou no tópico da garota CQC. Eu comentaria mas não faço idéia de quem seja. Você pegou?
Não peguei e 38% dos meus tópicos não são comentados, não faço tópicos pelos comentários, porém pelo futuro da humanidade.
Tem razão... dei uma olhada rápida e tem vários sem comentários. 11% pelo que percebi. Inclusive seu review pornô do Batman. Então é só marcação com o GT mesmo...
Eu gosto de F1 mas ver os atuais pilotos brasileiros me dá uma angustia. Acostumei ver Senna ganhando aos domingos e quando não ganhava, mostrava que era o melhor piloto. A saída da BMW tb tirou um pouco do brilho pq era uma equipe que tava sempre se colocando ali entre as grandes, chegando em 5º ou 4º com grandes disputas entre os pilotos (Kubica e Heidfield) e abaixo das grandes todas as equipes agora são ruins, até a Renault piorou.
Não gosto muito da transmissao da Globo, o Galvão fazendo conta me dá nos nervos. E é ainda mais decepcionante como ele fala de Massa com entusiasmo e o cara largando em 4º descendo pra 9º. "Rubinho tava em 15º e agora pulou pra 10º entrou na zona de pontuação". Quando eu ouço isso eu desligo a TV e volto pra cama.
Eu assisti também. Adorei. Independente do fato de eu ser um grande fã do Senna, é um ótimo filme. Muito redondo, bem editado pra cacete. E não é um filme apelativo, até a parte que trata de morte dele foi feita com profissionalismo. Eu me emocionei, mas é por que a morte dele ficou muito marcada na minha memória, eu estava vendo a corrida quando isso aconteceu na época e acompanhei todos os momentos.
O mais interessante é ver o lado obcecado dele, e com isso influência na rivalidade cheia de animosidade como o Prost - e como isso funcionava dentro da McLaren. Ao contrário do que acontece na maioria das equipes de hoje, o Ron Dennis sempre deixou o pega comer entre os pilotos da McLaren na pista.
O Rubinho é foda mesmo, ele tipo aquele cara boa praça, de quem todo mundo gosta, mas que é muito ruim de bola e só entra na pelada do bairro por que é muito gente boa.
Ele não corre nada, mas é uma simpatia.
Quanto ao Galvão, antes isso. Eu ficava mais puto quando ele ficava torcendo pro Schumacher. "Vai, Schumi!". Argh, era insuportável.
Um amigo pessoal já foi chefe de equipe de Kart profissional. E ele trabalhou na época que o Rubinho corria numa equipe concorrente, e disse que o Rubinho é um gênio. E isso se comprovou em todas as categorias até entrar na F1.
Lá ele cometeu o erro de entrar na Ferrari. Teorias da conspiração a parte, a Ferrari só tinha um piloto naquela época, e era o alemão. Ainda imagino o que teria acontecido se ele tivesse aceitado o convite da McLaren. O Ron Denis por anos disse que queria o Rubinho.
O pessoal pega muito no pé dele, mas o cara é bom. Mas sem carro, não dá.
Saudações
Ray Jackson
Estranho, até o ano passado eu não perdia uma corrida, participava de fóruns sobre F1 e tudo.
Este ano eu perdi muito o interesse. Se eu acordar de manhã no domingo ainda levanto pra ver a corrida, mas sem a mesma empolgação de antes.
Talvez seja porque as novas regras trouxeram um efeito "loteria" às corridas. Não é corrida se um carro é 4 segundos mais rápido que o outro e 10 voltas depois está o contrário. Já não me preocupo em ver a largada. Na última corrida eu acordei faltavam 15 voltas, assisti até o final, vi quem ganhou e pronto.
O Rubinho é ótimo piloto, mas falta pra ele o fator "filho da puta" necessário pra ser campeão. O Button só ganhou porque tinha um carro muito melhor e o parceiro dele era o Barrica.
BigWings
Dizem que a Brown GP tinha dois sets de freios diferentes, personalizados para o piloto, pois o Rubinho freia com o pé que acelera, enquanto o Button segue o esquema dos Karts, freiando com o esquerdo.
No segundo semestre, quando o Rubinho começou a comer asfalto, ele tinha passado a usar o set de freios do Button, mas aí era tarde demais. Ali foi a maior chance dele ser campeão.
Saudações
Ray Jackson
http://www.youtube.com/watch?v=7XoAHbwLL0s
Ah, eu acho que ele não tinha chances em 2009. O domínio da Brawn GP era evidente, mas o Button é bem mais piloto que o Rubinho. Talvez com outro piloto na Brawn o Barrichello podia até ter sido campeão, quem sabe.
E sim, ele é um cara competente, tanto é que ele taí até hoje, sendo o recordista em participações em GPs. Mas gênio eu não considero de jeito nenhum. Do período que eu acompanhei Fórmula 1, gênio mesmo só conheci dois: Ayrton Senna e Alain Prost. Meu pai fala muito do Niki Lauda também, mas esse eu não cheguei a ver correr.
Curto muito F1. Assim com o Guybrush, é o único esporte que eu acompanho. E assistir aqui na Alemanha tem uma grande vantagem. Grande nao, IMENSA... o comentarista nao é o Galvao! Juro, a corrida fica 150% melhor sem ele.
A temporada de 2011 está sensacional. Eu pessoalmente nao curto o DRS, acho uma coisa muito estilo videogame. E na minha opiniao o que mais está fazendo diferenca nessa ano sao os pneus Pirelli, que tem um rendimento absurdamente diferente quando estao novos e velhos. Quem está de pneu novo roda 2s mais rápido, e nao precisa de DRS pra ultrapassar, pode fazer isso onde for melhor. Eu tenho a impressao que foram poucas as corridas nessa ano em que a maioria das ultrapassagens foram na reta onde o DRS é ativado.
O Vettel aparece bastante nos comentários aqui na televisao, logicamente. Eu acho ele um ótimo piloto, que está amadurecendo ainda. Ele é cerebral, como o Prost era. O Hamilton também é bom, só que é um porra louca, como o Senna era no início da carreira. Mas o Senna amadureceu rápido, até por disputar com o Prost na Mclaren, enquanto o Hamilton continua fazendo merda. O Alonso é provavelmente o melhor piloto hoje, mas nao consigo gostar dele. Acho ele um grande FDP, do tipo que faz qualquer coisa pra vencer.
O Massa é até rápido quando dá na telha, mas é muito inconstante. Ele era melhor em 2008, mas eu nem acho que foi o acidente que deixou ele mais lento. Eu acho que a Ferrari ter mandado ele deixar o Alonso passar na ano passado quebrou a moral dele. Ele viu que é um segundo piloto, e isso tirou a motivacao dele. Se ele nao fosse bundao, era só andar rápido que o Alonso e pronto. Mas como ele é mesmo bundao...
O Barrichelo tem fama de ser um ótimo acertador de carros, inclusive no tempo de Ferrari dele. Mas na hora da corrida ele nao corresponde. Mas eu tenho simpatia por ele.
Muito bom o video do Rubinho que o Pringles postou. E ele finalmente ganhou uma disputa! Pena que nao vale nada... hahaha.
Bem interessante esse qualifying da Bélgica. O Mark Webber dominou quase todo o treino, só no finalzinho que o Hamilton e o Vettel tomaram a dianteira. Acho que vai ser uma bela briga entre os três, já que o Button tá lá atrás e o Alonso (graças a Deus) vai largar só em oitavo.
Mas o melhor do treino foi ver o Bruno Senna (substituindo o Heidfeld) se classificar em sétimo, e mais importante ainda, na frente do seu companheiro de equipe, o russo Petrov (que também eu acho ótimo piloto). É uma emoção a parte ver o nome "Senna" novamente competitivo, e ainda na pista favorita do tio. E impressionante como eles se parecem fisicamente.
Tudo indica que teremos uma grande corrida amanhã.
Foi uma corrida muito boa, com muitas trocas de posicao no comeco, e até algumas no final da prova.
O Bruno Senna fez uma barbeiragem na primeira curva, e acertou uma Toro Rosso. Nao fez uma má corrida, mas por causa disso nao conseguiu um resultado expressivo e acabou atrás do companheiro na Renault Petrov.
Faltou um pouco mais de habilidade pro Massa na primeira volta, ele poderia ter se colocado melhor. Acabou sendo ultrapassado pelo Rosberg e pelo Alonso logo no comeco. Essa ultrapassagem do Alonso nao foi limpa, quase tocou no Massa e fez ele perder um pouco de tempo, mas eu nao esperaria nada muito diferente do Alonso mesmo. No resto da prova o Massa foi tocando o barco, sem se arriscar, e acabou numa posicao intermediaria que eu nem sei qual foi.
Nao vi o Vettel se esforcando demais, ganhou na boa. Já o Button se esforcou bastante, se arriscou na estratégia dos pneus e mereceu o terceiro lugar.
Um destaque pra mim foi ver o Schumacher em grande forma. Saiu em último por culpa da equipe, que mandou ele pra pista com uma roda solta na qualificacao, e acabou em quinto. Nao vi nenhuma ultrapassagem mais sacana dele, e no final ultrapassou o companheiro de equipe Rosberg, que estava com pneus duros e mais lentos. Acho que gosto de ver o Schumacher em boa forma mais por saudosismo do que por gostar dele, mas de qualquer forma gostei do que vi.
Eu dei mole, dormi demais e perdi o começo da corrida... quando liguei a TV faltavam já umas dez voltas. Mas eu vi uns pedaços no YouTube, principalmente a largada, e que vacilada do Senna, hein? Fez um espetáculo de treino classificatório para depois fazer lenha da corrida. Espero que ele faça um trabalho melhor em Monza. O garoto tem potencial, mas é muito imatura nas pistas ainda, como o próprio tio dele quando começou. O próprio Ayrton disse uma vez: "se vocês acham que eu sou rápido, esperem até ver o meu sobrinho". Tomara, precisamos de um brasileiro bom para torcer, porque o Rubinho e o Massa estão foda.
No mais achei ótimo o Alonso ter terminado em quarto, e a dobradinha da Red Bull era previsível, uma vez que o Hamilton ficou fora do páreo. Pena que não choveu, S.P.A. sempre fica interessante na chuva.
Agora realmente, kudos para o Schumacher por ter saído em último e ter chegado em quinto. Pelo menos, pode comemorar seus 20 anos de Formula 1 com estilo.
FANTÁSTICA a corrida de hoje. Foi emocionante a disputa entre Hamilton e Schumacher, lembrou um pouco o velho embate entre Senna e Prost. Ambos tem um estilo muito agressivo, o alemão defendeu muito bem, e mostrou por que já foi considerado o melhor do mundo.
Valeu também pela ultrapassagem de Senna em cima do Buemi no finalzinho, apesar de que eu acho que se ele tivesse se esforçado um pouquinho a mais na corrida, talvez tivesse conseguido uma colocação melhor - na frente do DiResta, quem sabe. Mas eu dei um grito aqui quando ele conseguiu fazer a ultrapassagem, é muito bom finalmente poder torcer por um brasileiro de novo. Dá-lhe garoto.
A corrida foi marcada por muitos acidentes também. Que foi aquela lambança da Force India na largada? Até o Webber fez cagada, e perdeu inclusive seu segundo lugar no raking geral do campeonato...
Também adorei a corrida de hoje. O Schumacher deu um show segurando o Hamilton atrás de si uma eternidade, e jogando limpo. E na entrevista depois da corrida pra TV alema, o reporter perguntou se esse final de semana ele tinha guiado melhor do que nas outras corridas. Ele disse que nao, que ele fez o sempre vem fazendo desde o comeco do ano, e que só em Spa e Monza é que o carro da Mercedes funcionou. Tipico Schumacher. E o Hamilton estava putissimo na entrevista depois da corrida, nao quis comentar nada. Tipico Hamilton.
A ultrapassagem do Vetel sobre o Alonso logo no comecinho, com ele passando por fora na parabolica com dois penus na grama, foi épica. Isso é que é vontade de vencer, mesmo nao precisando necessariamente dos pontos. Ele é garoto ainda, mas eu já considero ele um dos meus pilotos favoritos.
A TV aqui nao deu muita atencao pro Bruno Senna, entao nao acompanhei direitinho o que ele fez na corrida, só mesmo a ultrapassagem sobre o Buemi no final, que foi limpa. É uma luz no fim do túnel pra ter um brasileiro pra torcer na F1 novamente.
Pena que eu acho que o campeonato acaba na próxima corrida. Está sendo ótimo até agora!
Eu também acho uma pena. Se não acabar em Singapura, do Japão não passa. Gosto de campeonatos que são decidos no último momento, como foi em 2008. Pelo menos ainda teremos a emoção de torcer pelo Bruno e para que ele faça mais alguns pontinhos.
Consegui acordar hoje pra ver a largada e o resto da corrida.
Pra mim a corrida valeu pela largada do Alonso, a recuperação do Vettel e a disputa Schumacher x Hamilton, depois disso foi o marasmo de pit stops e quem tem pneu melhor passando quem tem pneu pior.
É bom o carro do Schumacher estar melhor que ele pode brigar na frente. E, se jogasse limpo, não seria o típico Schumacher. Duas ou tres vezes fez as suas famosas Schumacadas - jogar o carro que tenta passar pra fora da pista - e outras duas mudou de faixa mais de uma vez. Quando foi avisado pelo Ross Brawn que ia tomar uma punição, o Hamilton passou.
BigWings
Ok, sei que o tópico é sobre a temporada do ano passado, mas como algumas pessoas manifestaram interesse em automobilismo aqui, achei que seria uma boa compartilhar esse especial da BBC sobre Senna:
www.youtube.com/watch?v=4oLSYSJO5Ik
Muito interessante, emocionante até.
--------
Falta de Esculhambação
Belíssimo vídeo, Leão. Eu me emociono toda vez que vejo algo do Senna e dessa vez não foi diferente. Pra mim ele foi o maior esportista brasileiro da história (Pelé é o caralho).
Recomendo também aquele fantástico documentário inglês, "Senna".
Esse Top Gear é antológico! O apresentador quase chora no final.
Fora o Shumi falando que o Senna foi o melhor "sem sombra de dúvida".
Saudações
Ray Jackson
Normal depois que a pessoa morre elogiar e tal. Se o Senna tivesse vivo, o Shumi diria: "O melhor é quem ganhou mais títulos"
grato.
provavelmente não
eu vi uma entrevista com o schummi uma vez, dele contando q ele era moleque e o pai dele levou ele pra assistir uma corrida de kart, ele tinha 9 anos, e ele viu um piloto que largou em ultimo e foi passando todo mundo até chegar em primeiro lugar, e a maneira com que aquele piloto dirigia fez nascer nele a vontade de encarar o kart seriamente e ser um corredor, pq um dia ele queria dirigir igual aquele cara. quando acabou a corrida ele foi comprimentar o cara e descobriu q era um menino de uns 18 anos, chamado ayrton senna.
vc via os olhos dele brilharem com as lagrimas formando conforme ele contava a história, e ele disse q foi vendo ayrton correr que fez ele virar piloto
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
And then there was silence...
esse video mostra bem o que o senna significava pra ele
http://www.youtube.com/watch?v=zVR5Z3tqUhg
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
And then there was silence...
Livia, belo vídeo. E o Ralph, tirando o fato que trollou o Rubinho por anos, é um apaixonado pelas pistas. Tanto que está sabotando a própria carreira num carro mediano apenas pelo prazer de voltar a correr. É o tipo de coisa que o Senna faria.
Saudações
Ray Jackson
Ralph?
--------
Falta de Esculhambação
Michael....
Saudações
Ray Jackson
Eu vi o documentário do Senna só agora, a versão extendida que saiu em blu-ray, que tem mto mais entrevistas e mostra mtos mais detalhes a fundo.
É revoltante o que Balestre fez, chego a considerar que a retirada dos componentes eletronicos da temporada de 94 e eles escondidos na Benneton pode ser armação dele contra Senna. O sujeito foi um grande FDP. Colocar o pole position no lado sujo da pista, a batida no fim de 88.. eu não sabia que Senna foi extremamente perseguido da forma como foi. Faltou ele socar a cara do Prost que nem ele fez com o Irvine.