Portal 2
"Portal" é não só um dos jogos mais inovadores da última década, como também dos mais bacanas: sucesso de críticas e vendas, uma continuação seria iminitente. Quatro anos depois aqui esta ela, acompanhanda de reviews mega-positivos, que a colocam no exclusivo patamar de melhores jogos de todos os tempos. Mas será que é isso tudo mesmo?
Bom, de cara já posso dizer qual é o principal problema de Portal 2: demora a engrenar. Os primeiros cinco capítulos são essencialmente um remake do Portal original. Novamente na pele de Chell, que está de volta aos laboratórios de testes da Aperture Science (o que foi justificado pelo final retconned do Portal 1), esses primeiros 30-40% do jogo envolvem exatamente a mesma fórmula do anterior: depois do reencontro com GlaDOS, vários testes, uma tentativa de assassinato, fuga, novamente um confronto com GlaDOS e... um plot twist. Desse twist pra frente, contudo, o jogo fica absolutamente G-E-N-I-A-L. Várias mecânicas de jogo são apresentadas, como "gels" coloridos que reagem com o ambiente e criam diferentes efeitos (o gel azul, por exemplo, cria um super-pulo). Além disso, temos raios tratoes (que atravessam os portais, acrescentando mais desafio aos puzzles), pontes de luz etc.
Os puzzles, à propósito, tem a dificuldade certa: não são faceis demais, de forma que você resolva tudo de primeira, mas também não são difíceis a ponto de causar frustação. Basicamente com um pouco de experimentação, lógica e criatividade, tudo se resolve de forma satisfatória. A história aqui também é mais bem trabalhada, aprende-se inclusive um pouco do background da empresa Aperture Science e de seu CEO insano, Cave Johnson. A dublagem e os diálogos estão fantásticos, o destaque sendo a GlaDOS, mais divertida do que nunca, mas as participações de Stephen Merchant como Wheatley e J. K. Simmons como Cave Johnson estão impagáveis. O game termina com mais créditos acompanhados uma música cantarolada pela GlaDOS, não tão pegajosa quanto "Still Alive", mas igualmente bonitinha.
Enfim, realmente é, como dizem as críticas, um jogaço. Porém, tem sua cota de defeitos. Poderia talvez ser um pouquinho maior, ter uma ênfase menor no primeiro ato do jogo, e uma ênfase maior no segundo ato, que é fantástico (especialmente as partes que se passam na "velha" Aperture). Mesmo assim, não há como não recomendar Portal 2 para ninguém, ainda mais que depois da campanha single player tem uma campanha co-op inteirinha para ser descoberta (a qual ainda não joguei).
Nota: 9,0
- Login para postar comentários
zerei o single player esses
zerei o single player esses dias. Adorei. E concordo plenamente com vc, ele demora pra engrenar mesmo, até pq as primeiras fases são fáceis e rápidas demais e toda hora tem um loading...por pouco não enche o saco. Mas depois do twist e quando finalmente somos apresentados aos novos recursos como o gel...sai da reta, q JOGAÇO. Os níveis vão ficando um melhor q o outro.
E realmente são puzzles na medida certa...são difíceis o suficiente pra vc se sentir orgulhoso quando acha uma solução, mas não daqueles q vc ficará horas sem saber o q fazer. Pelo menos não teve nenhum q eu fiquei mais do q 10 minutos pensando. A solução SEMPRE chega, mas no grau e na hora certa. Genial demais.
E gostei como nesse segundo integraram mais cutscenes e mais momentos de ação pura. Deixou a campanha mais dinâmica e interessante. E o final é ótimo.
Outra bola dentro da Valve.
E Half Life 3, hein..hein? cade?
agraciotti wrote: E Half Life
[quote=agraciotti]
E Half Life 3, hein..hein? cade?
[/quote]
Bom, primeiro eles tem que entregar o Half-Life 2 Episode 3, que também tá prometido há anos e até agora não tem nem a menor pista de quando vai sair...
Não vai ter Episode 3, isso
Não vai ter Episode 3, isso ja ta confirmado. A esta hora a Valve ja esta trabalhando na engine de HL3.
Pringles wrote: Não vai ter
[quote=Pringles]
Não vai ter Episode 3, isso ja ta confirmado. A esta hora a Valve ja esta trabalhando na engine de HL3.
[/quote]
Sério? Onde você viu isso? Outro dia mesmo eu li uma entrevista do Gabe falando que o Episódio 3 seria o mais assustador de todos, e que deveriam mostrar alguma coisa na e3 deste ano!
Sendo troll com portal Vale
Sendo troll com portal
Vale a pena esperar os gif´s carregarem
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
And then there was silence...
Esses gifs me lembraram
Esses gifs me lembraram também o Echocrome, joguinho que aparentemente tem a mesma estratégia do Portal ( que não joguei ainda ) e bem divertido.
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]
[quote=Pringles]
Não vai ter Episode 3, isso ja ta confirmado. A esta hora a Valve ja esta trabalhando na engine de HL3.
[/quote]
Sério? Onde você viu isso? Outro dia mesmo eu li uma entrevista do Gabe falando que o Episódio 3 seria o mais assustador de todos, e que deveriam mostrar alguma coisa na e3 deste ano!
[/quote]
A ultima declaração dele foi em 2010 e seria mostrado na E3 2010 e na epoca falaram que não ia mais ser feito. Eles ja estao enrolando há muito tempo.
Considerando a Source é uma engine simples de desenvolver, ta na cara que nao vai ser feito. Agora, depois de Portal 2 é um misterio o que vai acontecer. Ja foram anunciados DLCs.
Acho muito provavel que a Valve ja esteja trabalhando forte na engine de HL3. EP3 é improvável frente ao tempo que estão esperando e pela engine estar ultrapassada.
Porra, mas se a Valve
Porra, mas se a Valve realmente fizer isso vai ser uma puta falta de sacanagem, já que o HL2 Ep. 2 acaba num cliffhanger nervoso, pedindo uma continuação direta!
[quote=Dré]
Esses gifs me lembraram também o Echocrome, joguinho que aparentemente tem a mesma estratégia do Portal ( que não joguei ainda ) e bem divertido.
[/quote]
Não, são jogos bem diferentes.
Eu sei, só o esquema de
Eu sei, só o esquema de buracos teletransportadores dos gifs que me lembrou isso...
Joguinho sem história não
Joguinho sem história não rola. Sou mais Patapon 3.
quase nada wrote:Joguinho sem
[quote=quase nada]Joguinho sem história não rola. Sou mais Patapon 3.[/quote]
mas tem história sim (com cutscenes e tudo). e é bem boa.
Eu comecei jogando agora a
Eu comecei jogando agora a pouco, essa engine da valve é muito boa. Ficou excelente a cena daquele quarto sendo puxado. Reflitam que a moda agora é que todos os jogos começam com um cara fugindo de um treco destruindo (crysis 2, dead space 2, mass effect 2, Uncharted 2, killzone 2 e etc 2).