Onde Vivem os Monstros
Filme LINDO. ESPETACULAR. Finalmente algo realmente sensível e feito com a mão de um artista nos cinemas pra fazer o povo esquecer da baboseira do Avatar.
Os pais que levam os filhos pra ver esse filme deveriam ser avisados q esse filme não é pros filhos, mas pra eles. É um filme adulto, mas sobre o universo infantil. Tudo é espetacular...os cenários, a fotografia, a direção do Jonze, o menino Max (um dos melhores atores mirins que já vi. Cada expressão dele é de fazer chorar. Ele merecia o Oscar de melhor ator fácil).
É bem melancólico, cheio de sutilezas de cortar o coração (afirmação gay eu sei, mas o filme me desabou). E digo até que, com as novas idéias, Spike Jonze conseguiu melhorar a obra original, deixando-a até mais complexa e profunda. Primeiro "filme do ano" já.
A quem interessar, minha crítica completa: http://www.outernative.blog.br/
nota: 10
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Bebeu o que? Quer dizer que
Bebeu o que?
Quer dizer que o Jonze conseguiu deixar o filme "até mais complexo e profundo"?
Pegue o livro e veja a profundidade e complexidade da história. 20 e poucas páginas, várias sem texto algum, apenas uma criança correndo atrás de uns cabeça de pica. É para crianças de 5 anos, lolz.
Até meus ovos deixariam a história mais complexa.
quase nada wrote: Bebeu o
[quote=quase nada]
Bebeu o que?
Quer dizer que o Jonze conseguiu deixar o filme "até mais complexo e profundo"?
Pegue o livro e veja a profundidade e complexidade da história. 20 e poucas páginas, várias sem texto algum, apenas uma criança correndo atrás de uns cabeça de pica. É para crianças de 5 anos, lolz.
Até meus ovos deixariam a história mais complexa.
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Sim. O livro é para crianças de 5 anos. O filme é para adultos. Justamente pelo livro ser tão curto e direto, o roteiro acrescenta várias coisas, dando personalidade pra cada monstro, criando mais situações dramáticas e fazendo mais referências, mais metáforas e mais tudo (e não, não acho uma tarefa fácil enriquecer um texto tão curto sem perder a essência do original). A cena final eu quase chorei com tamanha sutileza.
Não vai fazer milhões e nem vai fazer as pessoas saírem felizes do cinema. É filme de um cineasta sério para um público sério.
Assiste primeiro q depois a gente conversa. :)
Eu desisti do filme em 40
Eu desisti do filme em 40 minutos.
Pra mim é um filme infantil.
Pra mim é um filme infantil. Quando apareceu aquele monte de bichões de pelúcia falando em rei, rei. Putz, SONO! Botei no fast forward e só parei quando o moleque autista voltou pra casa.
BigWings
Eu estava achando o filme bem
Eu estava achando o filme bem pesado e arrastado, parecia um SINÉDOQUE para crianças, mas eu gostei de SINÉDOQUE. E eu costumo gostar de filmes infanto-juvenis, não sei o que aconteceu comigo. Talvez não tivesse no clima mesmo.
De qualquer forma, aquela cena no começo, com o iglu, é muito bonita.
Não é um filme ruim, desde
Não é um filme ruim, desde que você tenha muita paciência para captar os simbolismos. Spike Jonze fez o que talvez seja sua obra mais lúdica, onde uma ilha cheia de monstros vira o espelho da mente de uma criança ( bem problemática, claro ), com cada bicho parecendo ser a projeção de um conflito do personagem principal.
Tecnicamente é impecável, desde a fotografia e os poucos efeitos especiais até a trilha sonora minimalista ( sem contar o próprio visual de cada monstro ). Mas a narrativa é muito chata, com a sequência na ilha dos monstros se alongando demais. Antes do final abrupto, só resta ao espectador ficar especulando o que significa as falas e comportamentos de cada monstro - sendo que tudo vira pura especulação, visto que pouco vemos do personagem principal em sua vida real.
Claro que quando se fala de um diretor cabeça como o Jonze não dá pra esperar nada de popular, porém com alguns ajustes e concessões este filme seria uma obra prima, não se limitando a mostrar apenas uma criança problemática como o menino Max, mas apresentando uma fábula sobre a compreensão infantil sobre o mundo.
Dré wrote: Não é um filme
[quote=Dré]
Não é um filme ruim, desde que você tenha muita paciência para captar os simbolismos. Spike Jonze fez o que talvez seja sua obra mais lúdica, onde uma ilha cheia de monstros vira o espelho da mente de uma criança ( bem problemática, claro ), com cada bicho parecendo ser a projeção de um conflito do personagem principal.
Tecnicamente é impecável, desde a fotografia e os poucos efeitos especiais até a trilha sonora minimalista ( sem contar o próprio visual de cada monstro ). Mas a narrativa é muito chata, com a sequência na ilha dos monstros se alongando demais. Antes do final abrupto, só resta ao espectador ficar especulando o que significa as falas e comportamentos de cada monstro - sendo que tudo vira pura especulação, visto que pouco vemos do personagem principal em sua vida real.
Claro que quando se fala de um diretor cabeça como o Jonze não dá pra esperar nada de popular, porém com alguns ajustes e concessões este filme seria uma obra prima, não se limitando a mostrar apenas uma criança problemática como o menino Max, mas apresentando uma fábula sobre a compreensão infantil sobre o mundo.
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"paciência" pra simbolismos? Tá de sacanagem né. Qualquer boa obra tem simbolismos, nem q seja num movimento de câmera qualquer. É mais q obrigação de qualquer espectador de cinema inteligente e interessado sempre tentar absorver simbolismos. Não é "paciência", é sensibilidade e repertório.
Esse filme acho q vai muito nas referências pessoais. É daquele q ou se ama muito, ou se acha muito chato. Eu adorei, adorei. Não achei nem um pouco arrastado e conseguiu juntar tudo q sempre admirei em filmes q tem um ar fantasia e existencial.
E o final é perfeito. Não acho tão abrupto assim (abrupto foi Sopranos, o resto é fichinha. hehe). O olhar final dele pra mãe foi a coisa mais sincera q vi no cinema esse ano.
pelo jeito to sozinho nessa.
pelo jeito to sozinho nessa. Cadê o Fábio Negro pra me apoiar hein? Ele q me indicou o filme todo emocionado no twitter. :)
agraciotti wrote:"paciência"
[quote=agraciotti]"paciência" pra simbolismos? Tá de sacanagem né. Qualquer boa obra tem simbolismos, nem q seja num movimento de câmera qualquer. É mais q obrigação de qualquer espectador de cinema inteligente e interessado sempre tentar absorver simbolismos. Não é "paciência", é sensibilidade e repertório.[/quote]
Só achei que, neste filme, a necessidade de absorver esses símbolos deixou uma obra que poderia ser muito mais leve e coesa, extremamente carregada e chata. Curiosamente, isso aconteceu justamente por conta da utilização dos símbolos que deveriam deixar o filme mais atraente. Por muito pouco ( talvez graças a essa estética infantil ) não virou um filme de arte pentelho e arrogante.
E não é um filme pra crianças, de jeito nenhum.
Agora, por favor, deixem o FN onde ele está. O Joio melhorou absurdos após o sumiço dele.
Dré wrote: Agora, por favor,
[quote=Dré]
Agora, por favor, deixem o FN onde ele está. O Joio melhorou absurdos após o sumiço dele.
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Ué, qual foi a treta aí?
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Falta de Esculhambação
Leão da Barra wrote: Dré
[quote=Leão da Barra]
[quote=Dré]
Agora, por favor, deixem o FN onde ele está. O Joio melhorou absurdos após o sumiço dele.
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Ué, qual foi a treta aí?
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Minha opinião pessoal. Diferente do bom humor do QN e dos acessos de raiva ( bem escritos ) da Plaguita, acho que os posts cheios de piti dele só poluiam as discussões do fórum. Ou talvez eu esteja fricando velho pra aguentar arrogância.