Tenho uma confissão a fazer
Comprei hoje os três dicos clássicos do Michael Jackson: Off the Wall, Thriller e Bad. Beleza, podem me zoar.
A história é a seguinte: fui no Carrefour comprar algumas coisas (uns DVDs virgens, sorvete, e outras coisas mais que minha mãe pediu) e esbarrei com esses CDs na prateleira de R$16,90. Como eu sofro da Sindrome do Impulso Consumista (nem sei se isso existe, se não existe inventei agora), me deu um treco e acabei comprando os discos, sem saber bem lá por quê.
O Thriller e o Bad eu já tinha em vinil, relíquias da minha infância. Fazia uns quinze anos que eu não os ouvia. O Off the Wall eu nunca tinha ouvido, embora conhecesse várias músicas. Fiz MP3s deles e mandei pro meu Sandisk.
Muito antes de Jackson se transformar em Wacko Jacko, o mutante albino comedor de criancinhas, muito antes dele ficar (mais) doido e quase ir í falência, ele deixou seu legado. Esses três discos. Essas três obras-primas do pop. Eu não fazia idéia (ou não lembrava), mas os discos são muito, muito bons. Começando por Off the Wall, que já abre com a clássica música da vinheta do Video Show (Don't Stop 'Til You Get Enough), explode com Rock With You e engrena até fechar com chave de ouro (Burn This Disco Out). E um disco funk em sua melhor forma, e incrivelmente pop.
Thriller, logo em seguida. O "magnus opus" da carreira de Jackson. Merecido. Todas, repito, TODAS as músicas são incríveis. Wanna be Starting Somethin' é uma pancada. Vem Baby Be Mine, depois The Girls is Mine, dueto com o sósia do Paul McCartney (o verdadeiro morreu em 1966) e... Thriller, divertidíssima. Depois Beat It, com um sensacional riff de guitarra do Van Halen (melhor coisa que ele já fez em toda a carreira) e Billie Jean.
Vou dedicar um parágrafo í Billie Jean. Billie Jean tem a linha de baixo mais grudenta que você já ouviu. Billie Jean tem um clipe breguíssimo, mas muito bacana. Billie Jean é a síntese do pop anos 80. Billie Jean é provavelmente a melhor coisa que Jackson já fez. Billie Jean talvez seja a canção pop definitiva.
E não para aí. Human Nature, P.Y.T. e The Lady in My Life. Excelentes. E um disco perfeito, fenomenal. Mesmo. Não, não estou de sacanagem. Nem lembrava, mas o disco é fodido de bom.
Bad é o mais irregular dos três, mas tem Another Part of Me, Man in the Mirror e a maravilhosa Smooth Criminal (essa música sempre me remete ao Moonwalker - o jogo de Mega Drive, não a bizarrice cinematográfica).
Wacko Jacko pode cotinuar fazendo suas pirações, que definitivamente ele já deixou sua marca na história da música. Pode ir a falência, pode morrer caído numa esquina ou na porta de uma creche; mesmo assim, ele será eternamente lembrado por essas três jóia musicais que criou.
Vão em frente, me zoem agora.
- Login para postar comentários
Eu não posso te zoar,
Eu não posso te zoar, porque tenho não só Off the Wall, Thriller e Bad, também tenho Dangerous, HIStory (último disco bom dele) e Blood on the Dance Floor. Acho o Michael Jackson um músico genial.
EDIT.: Corrigi o nome do disco.Â
Eu tinha o Thriller em
Eu tinha o Thriller em vinil. Os outros eu nunca tive, mas não há como não reconhecer a excelência do Michael -- pelo menos até o Bad.
Acho que depois ele foi virando uma paródia de si mesmo, e seu talento vocal decaiu bastante.
Meu blog
Meu blog
Acabei de ver que eu chamei
Acabei de ver que eu chamei o Dangerous de Black or White. Cruzes! Eu jurava que o nome do disco era Black or White.
Bennett escreveu:Acabei de
[quote=Bennett]Acabei de ver que eu chamei o Dangerous de Black or White. Cruzes! Eu jurava que o nome do disco era Black or White. [/quote]
Uma das coisas que não saem de minha cabeça é ter visto, quando criança, o clip do Black or White no Fantástico.
Eu também vi, foi muito
Eu também vi, foi muito marcante...eles passaram aquele finalzinho (pelo qual o Michael iria se desculpar depois, tolinho), em que ele destrói um carro colocando a mão no saco.
Aliás, alguém já reparou
Aliás, alguém já reparou que o riff de Black or White é chupado do refrão de Dirty Boulevard, do Lou Reed?
Meu blog
Meu blog
Dré escreveu:Eu não tenho
[quote=Dré]Eu não tenho nenhum cd, só algumas mp3 - mas espero que você tenha comprado as versões remasterizadas pelo Quincy Jones lançadas há uns tempos atrás. O som ficou excelente.[/quote]
Eu acho que foi sim, todos os três são "Special Editions" com umas bonus tracks totalmente desnecessárias. Mas realmente a qualidade de som tá ótima (levando em conta que eu tô ouvindo as MP3s ripadas do disco no meu player).
[quote=Bennett]Eu também vi, foi muito marcante...eles passaram aquele finalzinho (pelo qual o Michael iria se desculpar depois, tolinho), em que ele destrói um carro colocando a mão no saco. [/quote]
Eu lembro disso também. Lembro também que foi muito bafafá por pouca coisa. Mas é um clipe bem legal (aliáis, quase todos os clipes do Jackson são).
Off the Wall é discografia
Off the Wall é discografia obrigatória.
Com certeza é um dos 10 melhores discos dó século 20.