Veja: reacionária, imoral e querendo sangue
Eu de vez em quando recebo uns exemplares da revista Veja, gratuitamente, em casa...eles aparentemente acham que isso vai me incentivar a assinar a revista.
HAHAHAHAHAHA!
Sempre achei a Veja uma merda, como praticamente qualquer revista semanal de notícias brasileira. Leio no dentista, quando recebo esses exemplares, na casa de amigos, etc., mas francamente, sinto vergonha de ser pego lendo. Preferia que me pegassem lendo a Brazil Sex Magazine, a revista pornô mais rasteira do Brasil, do que a Veja. E olha que eu leio a Folha habitualmente, outro veículo totalmente escroto de notícias. Infelizmente, sou só eu que sinto vergonha, porque as pessoas ao meu redor lêem esse LIXO sem o menor pudor.
A revista já era terrível, mas ultimamente tem passado do limite. A capa anterior, com o Garotinho pintado de diabo e com substantivos pouco honrosos do lado é totalmente absurda. Além de difamatória, é imoral. E veja bem, por mim o Garotinho poderia muito bem ter um encontro fatal (existe outro?) com Chuck Norris depois de ser sodomizado pelo Ténia de Irreversível. Mas sob um ponto de vista moral (e legal), aquilo lá é insustentável. Não dá, não dá, e não dá.
Essa capa de hoje, com o Lula tomando um pé na bunda, também. A leitura principal não é o pé na bunda que o Lula está tomando da Bolívia. É o pé na bunda que a Veja quer que seus leitores dêem no Lula por meio das urnas mais tarde esse ano. Desde quando revista séria faz campanha (como a Veja fez no referendo, por sinal, de forma mais explícita ainda)? E uma campanha tão grosseira, vulgar e sem classe? Novamente: tenho achado o governo Lula lastimável. Mas cadê a ética jornalística? Não existe, na Veja.
Infelizmente o problema não é só na capa. Dentro, as coisas pioram. No meio de trocentas peças publicitárias, uma mais FíšTIL do que a outra, matérias totalmente horríveis e nervosinhas obre corrupção cujas fontes são totalmente questionáveis, em um tom Cidade Alerta. A Veja quer sangue, execuções em praça pública, linchamentos, etc.
Na página 78, uma matéria sobre crianças que não falam, e "podem ser vítimas de um distúrbio pouco conhecido: o mutismo seletivo". Essa é uma daquelas matérias alarmistas para famílias de classe média...o moleque não fala um dia porque está meio chateado, daí os pais marcam uma consulta no psicólogo, ficam apavorados, etc. Na página 80, uma matéria sobre jornais digitais, para aqueles que ficam maravilhados com as maravilhas do futuro próximo que não se concretizará, e entram em seguida na Internet para ver se conseguem comprar um gadget chique para fazer inveja ao colega do escritório. Deprimente.
Mais adiante, página 87, uma matéria sobre a Abril...Roberto Civita é mostrado ao lado de um sul-africano que representa um grupo que vai comprar 30% da Abril. Jóia isso, capital estrangeiro apropriando-se de parcela considerável de uma das gigantes da mídia brasileira. O tom da matéria é entusiasmado, com Roberto Civita dando faniquitos de alegria.
Pulei a matéria de capa. Na página 104, a seção Gente, mais fútil e nojenta que qualquer exemplar da Caras. Sem chance. Parei de ler por aqui. Mas dei uma olhada na seção de cartas, que reflete o clima reacionário e violento da revista. Me deu um certo pavor. O pior é que as pessoas com que eu lido diariamente são todas assim. Tenho vontade de me matar. A parte cultural eu tive medo de sequer folhear, mas não consegui evitar olhar o título da resenha de Missão Impossível 3 feita pela Isabela Boscov. Ela gostou. E eu me senti humilhado e degradado por não ter resistido a espiada.
- Login para postar comentários
Ei, você não está
Ei, você não está sozinho. Eu também sou um odiador ferrenho da Veja. É uma espécie de Eli Roth em mídia impressa. É tudo que existe de mais anti-jornalistico e sujo no Brasil atualmente, e o pior é que o povão adora e tem o maior respeito. Eu também odeio a Época e a Isto É, mas numa escala bem menor.
Não tem jeito, a melhor revista de variedades do Brasil é mesmo a Playboy (claro que a gente não compra por causa das variedades, mas...).Â
_____
Pirate: Guybrush Threepwood? That's the most ridiculous name I've ever heard!
Guybrush: Well, what´s your name?
Pirate: Mancomb Seepgood.
Eu lembro que há alguns
Eu lembro que há alguns anos (muitos anos) a revista não era assim. Fizeram uma reportagem excelente sobre o massacre de Eldorado de Carajás, com fotos emocionantes e um texto que desmontava a versão oficial de "confronto", mostrando que era um massacre mesmo.
Como seria hoje? Possivelmente iriam colocar um monte de senões, e na prática justificar a ação da polícia.
Percebi que as coisas estavam se tornando realmente caricatas com aquela capa do Itamar como Napoleão de hospício. Com todas as críticas que se possa fazer a ele, uma revista séria mostrar um ex-presidente e na época governador de Minas desse jeito é um acinte.
Com o Lula na presidência as coisas pioraram, e muito.
Meu blog
Eu faço jornalismo na
Eu faço jornalismo na Cásper Líbero e posso dizer que lá, odiar a Veja é quase unanimidade, tanto entre professores quanto entre alunos. Até existe uma meia dúzia de alunos que ainda assim sonha em trabalhar lá, mas ninguém tem coragem de falar pra não ser humilhado.
Inclusive, agora estou lendo um livro (Sindrome da Antena Parabólica, muito bom) que mostra que na verdade, ao contrário do que a Globo insiste em dizer, quem fez Collor ser presidente e quem o derrubou foi a Veja, abusando da falta de ética. Tudo por interesses próprios.
Eu não acho que a Veja
Eu não acho que a Veja tenha querido, num primeiro momento, derrubar Collor. Eles cometeram, aliás, uma das maiores "barrigas" da história do jornalismo sobre esse assunto.
Na mesma semana em que a IstoÉ revelou a história do Eriberto França (que não foi capa, aliás, pois na mesma edição tinha uma entrevista exclusiva do Mino Carta com o Collor), a Veja publicou uma capa estilo múltipla escolha. Nâo lembro a ordem exata, mas era algo assim:
O que vai acontecer com Collor?
a) impeachment
b) renúncia
c) continua, forte
d) continua, fraco
E mais uma que eu não lembro. A revista, para honrar sua tradição de oráculo, cravou a resposta de "continua, fraco". Se ferrou, pois na semana mesmo em que a revista estava nas bancas o país já falava abertamente em impeachment, por causa do conteúdo bombástico das declarações do Eriberto.
Depois eles embarcaram na história, mas num primeiro momento não acreditaram que a CPI daria em alguma coisa.
Meu blog
Meu blog
Bennett escreveu: Tenho
[quote=Bennett] Tenho vontade de me matar [/quote]
Olhaí como a Veja é uma excelente fonte de idéias!!! :-D
 Gostava muito da revista, inclusive sou assinante, mas d eum tempo p/ cá caiu num nível de relaxo que a cada 2 páginas tem 3 folhas de publicidade. E pior ainda, nas capas aparecem assuntos como BBB e NOVELAS, como trampolim de vendas.
Antiga Veja = 10
Nova Veja = - 0
Matematicamente,
A Veja é o semanário do
A Veja é o semanário do PSDB.
Mostrar o Lula com um pé na
Mostrar o Lula com um pé na bunda é indigno de uma revista que se pretende séria.
Meu blog
Meu blog
Assim eu penso também. Lula
Assim eu penso também. Lula pode estar errado em muitas coisas mas CONTINUA Presidente da República e como tal deve ser respeitado.
Não pelo Lula em si, mas pela instituição que representa.
Respeitosamente,
Vamos ver o que a Veja dirá
Vamos ver o que a Veja dirá sobre o ataque em SP.
No mínimo vai dizer que os 10 anos de completo descaso do governo PSDB com a segurança do estado (construir cadeia não é investir em segurança) é culpa do Lula.
Pior.Já tem gente dizendo
Pior.
Já tem gente dizendo que a ação do PCC foi planejada em conjunto com o PT.
Meu blog
Meu blog
Eu ouvi dizer que foi o Hugo
Eu ouvi dizer que foi o Hugo Chávez e o Evo Morales que mandaram fazer tudo isso.
Mas mudando de assunto, as declarações do governador foram louváveis.
Ele tem que mudar de nome de Cláuido Lembo para Cláudio Lento.
Eu gosto do Diogo
Eu gosto do Diogo Mainardi...como humorista. O pior é que ultimamente estou achando que ele está começando a acreditar em algumas coisas que fala.
Eu gosto do Diogo Mainardi
Eu gosto do Diogo Mainardi na Veja.
Ele representa o perfil exato do leitor da revista (aquele que assina, lê,e pior, acredita).
 Reacionário ao extremo, com aquele raciocínio classe média paulista/carioca.
Ele disse que caso o Lula não renuncie ou sofra um impechmeant vai laragar tudo e se isolar na Itália.
Espero que ele cumpra a promessa, porém, como todo PSDBista, é capaz dele não se lembrar do que escreveu, ou ainda processar quem lembre, que nem o FHC e o Serra.
Mas o Mainardi não tinha
Mas o Mainardi não tinha saído da Itália porque não tinha médico bom para o filho dele?
Está sendo completamente
Está sendo completamente ingênuo, sim. Que coragem é necessária pra ser um dedo-duro macartista, por exemplo?
Não vi qualquer denúncia séria vinda dele. A última calúnia (conta de Lula no exterior) já se viu que era apenas isso, uma calúnia.
E não faz sentido falar dele como se fosse algo externo í Veja. Ele e a Veja têm feito a mesma coisa, tramado a derrubada do presidente e promovido o achincalhe de qualquer movimento ou personalidade ligada í esquerda. Você pode até não se importar com quem é de esquerda ou de direita, mas a Veja se importa!
Meu blog
Meu blog
Eu acho que vocês levam o
Eu acho que vocês levam o Mainardi a sério demais. Sempre encarei ele como um humorista. Um bom humorista diga-se de passagem.
Mas é isso que ele é
Mas é isso que ele é mesmo, um humorista. Ninguém em sã consciência conseguiria levar aquele cara í sério. E o pior é que tem gente que leva.
Eu concordo com o Terenzi,
Eu concordo com o Terenzi, acho o Mainardi muito engraçado, apesar de não ter nenhuma sintonia política com ele.
Essa matéria sobre o Daniel
Essa matéria sobre o Daniel Dantas é uma calúnia que nenhum outro veículo publicaria.
Não se publica uma denúncia de um conhecido chantagista, feita em off, amparada em documentos sem autenticidade comprovada.
Todos os outros veículos perceberam que era um segundo Dossiê Cayman, e malharam a revista por causa disso.Â
Meu blog
Meu blog
Cachorro Furão escreveu:
[quote=Cachorro Furão] Voltaireanamente defendo até a morte o direito dela de continuar escrevendo merda.[/quote]
Curiosamente, descobri recentemente que aquela frase não é do Voltaire:
[quote=Wikipedia]The quote I disapprove of what you say, but I will defend to the death your right to say it is commonly misattributed to Voltaire, but is actually a summary of his attitudes, based on statements he made in Essay on Tolerance, by Evelyn Beatrice Hall (writing under the pseudonym of Stephen G. Tallentyre in The Friends of Voltaire (1906)).
Link[/quote]
O estranho é que a
O estranho é que a reportagem sobre os atques do PCC não faz citação alguma ao governo estadual.
A Veja trata essa onda de violência como os japoneses tratam a bomba de Hiroshima.