Aproveitando a deixa da Lívia no tópico sobre os melhores filmes da década, vale fazer uma de melhores discos. Música é sempre mais difícil de se chegar a uma unanimidade, mas ao menos podemos descobrir coisas do outro que não conhecíamos e deixamos passar nessa década.
Meu TOP 20 da década (OBS: década dos anos 00, OU SEJA, 2000-2009. E isso não está aberto a discussões. :P)
1 - Godspeed You Black Emperor! - Lift your Skinny Antennas to Heaven
crescendos...crescendos....e clímax. O álbum responsável pela maneira que ouço e sinto música hoje. Mais do que um disco, é um experiência transcendental, quase mística e espiritual, da qual não é possível sair inteiro (o ideal é ouví-lo no máximo duas vezes no ano, sempre com as luzes apagadas e velas acessas). Depois disso, a música pra mim passou a ser dividida em "Lift Your Skinny Fists Like Antennas to Heaven" e álbuns feitos por mortais.
2 - The Notwist - Neon Golden
Eletrônico minimalista em estado sublime. Nada foi o mesmo depois que ouvi Neon Golden. Se o mundo fosse acabar em chamas e eu só tivesse tempo de ouvir apenas um álbum, seria esse.
3 - Tool - Lateralus
Outro álbum que formou o meu caráter. Um disco que provavelmente não aparecerá em nenhuma lista indie, por puro preconceito, mas provavelmente aparecerá em muitas listas heavy metal, pelos motivos errados.
Crianças indies, aprendam: ISSO é fazer música como arte. Poucas bandas conseguem juntar letras, construção, execução e performance como uma verdadeira proposta artística e conceitual como o Tool. E poucos discos conseguiram sintetizar complexidade cerebral para se fazer música como Lateralus (basta ver isso como exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=wS7CZIJVxFY
Disco não só para a década, mas para a história.
4 - Radiohead - Kid A
Talvez o primeiro grande álbum da década, da banda mais importante da nossa geração. A Pitchfork conseguiu chegar à definição perfeita do disco:
This is an emotional, psychological experience. Kid A sounds like a clouded brain trying to recall an alien abduction. It's the sound of a band, and its leader, losing faith in themselves, destroying themselves, and subsequently rebuilding a perfect entity. In other words, Radiohead hated being Radiohead, but ended up with the most ideal, natural Radiohead record yet.
5 - Daft Punk - Discovery
Ridiculamente brilhante. Daft Punk definiu com Discovery o que deveria ser a música eletrônica (e o pop) dali em diante.
6 - Arcade Fire - Funeral
A banda "nova" mais interessante da década, fez um disco impecável. E "in the backseat" continua sendo a balada mais arrasadora dos últimos tempos.
7 - Battles - Mirrored
Ainda é, para mim, um dos álbuns mais desafiadores e - ouso dizer - originais da década, que vira as formas tradicionais de se fazer música pelo avesso. Deveriam ensinar a fazer música assim nas escolas.
8 - Sigur Rós - Ágaetis Byrjun
Do dicionário:
Sigur.Rós
adj. Quando outros adjetivos como "belo", "bonito" ou "sublime" não são suficientes para definir um estado de êxtase maior.
9 - The Knife - Silent Shout
O q tem na água da Suécia?
Uma banda extremamente peculiar, que sabe trabalhar a "forma" de sua música como ninguém. Silent Shout é único. Assustador e fascinante.
10 - Sufjan Stevens - Illinois
Um moleque filho da puta que consegue ser mais talentoso que metade dos músicos da geração dele. Disco inesquecível.
11 - At the Drive In - Relationship of Command
O último grande clássico punk.
12 - Flotation Toy Warning
Uma missa onde se reza o fim da música pop como conhecemos.
13 - The Go! Team - Thunder Lightning Strike
gritos cheerleaders, hip hop, pop rock e samplers setentistas num dos discos mais inventivos e viciantes que já ouvi.
14 - Animal Collective - Merriweather Post Pavillion
O casamento que parecia impossível entre experimental, noise e música pop. Uma das coisas mais incríveis já feitas na nossa era.
15 - The Strokes - Is this It
Um dos álbuns de estréia mais marcantes ever, com canções pop de 3 minutos redondinhas do começo ao fim. Muita gente que veio depois, inclusive eles próprios, passaram a carreira inteira tentando repetir - sem sucesso - o feito de Is This It.
16 - Kanye West - Graduation
O mais escroto, arrogante e pretensioso artista da década. Fazendo música, provavelmente o mais genial.
17 - Cursive - The Ugly Organ
Um dos poucos remanescentes da era de ouro do emo-rock (antes de se transformar na onda teen dos anos 2000). Se o emo continuasse sendo levado a sério no circuito alternativo, o Cursive seria estrela. As grandes canções e o uso criativo de cello nos arranjos fazem de The Ugly Organ a obra-prima da banda.
18 - Subtle - For Hero, For Fool
Rap-eletrônico-experimental. Uma maluquice absolutamente genial e ainda muito subestimada.
19 - Antony and the Johnsons - I am a Bird Now
O vocalista mais singular da década num momento de inspiração sublime.
20 - Explosions in the Sky - Those who tell the Truth Shall Die, Those Who Tell the Truth Shall Live Forever
A maneira mais bonita de se usar guitarras. E esse álbum já entraria nessa lista só por causa do título.
1 - Kid A - Radiohead
2 - Vespertine - Björk
3 - Veckatimest - Grizzly Bear
4 - Untrue - Burial
5 - Merriweather Post Pavillon - Animal Collective
6 - Alligator - The National
7 - Yellow House - Grizzly Bear
8 - From Here We Go To Sublime - The Field
9 - Ys - Joanna Newsom
10 - Amnesiac - Radiohead
PS: É tão bom ficar olhando para as nossas próprias listas. Uma coisa que eu percebi na minha é que a maioria dos discos que eu coloquei é composta pelos que literalmente modificaram minha maneira de apreciar música, dando um nó no meu cérebro.
Tentei fazer uma lista dessa e não consegui.
Quando a década começou eu tinha 12 anos e era fã de Linkin Park, Daft Punk, Limp Bizkit.
Apesar de ser muito diferente hoje em dia, ainda não possuo o distanciamento necessário para dizer ok esses discos resumem os últimos dez anos.
Faça uma lista na esportiva, qualquer discos diferentes dos que foram postados aqui vão enriquecer o tópico. Go go!