Resident Evil 5

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Resident Evil 5

A Capcom sempre fez bons jogos estilo arcade, aquela ação meio repetitiva q vc tem um tanto de comandos disponíveis pra metralhar o povo no caminho (ou encher de porrada) e avançar, nada muito mais elaborado q isso (apesar de achar q a Konami, na era de ouro dos 16 bits, fez os melhores jogos nesse estilo).

Mas depois q eles inventaram essa coisa de combos, TODO jogo q eles faziam vc tinha q martelar os botões pra fazer combinações de golpes. Eu nunca esqueço a experiência sofrida (mas ainda divertida) q foi jogar Devil May Cry 4 no PC. Quando um inimigo vinha pra cima dava vontade de chorar pq eu sabia q teria q usar quase TODAS as teclas do alfabeto no teclado pra alternar modos de combates, armas, golpes e combinações diferentes. Era desesperador pra se habituar (tanto q nem imagino como é possível jogar aquilo num joystick).

Por isso q, por um lado, Resident Evil 5 é bacana por trazer a Capcom de volta ao básico: atirar e avançar. Até tem um ou outro puzzle, mas bem bobinhos e não agarram a ação por mais de 5 minutos. Por outro lado, eles tinham um baita desafio que era fazer um jogo de survival horror que chegasse perto de Dead Space (sejamos sinceros...com Dead Space a EA botou toda a série Resident Evil no chinelo) mesmo sabendo q essa coisa de vírus que transforma pessoas em zumbis anda meio saturada.

A novidade agora é q vc joga em parceria - mesmo no single player – tendo q administrar armas em conjunto , trocar munições, combates participativos e pensar estratégias de ataque em dupla. E QUE parceira! Sheva é uma mistura de Rihanna com Halle Barry e Jessica Biel, sendo mais gostosa q as 3 juntas. Aliás, a versão de PC tem a opção de select costumes, tendo umas roupas bem ridículas e outras bem...interessantes. Olha aí uma roupa bônus da Sheva pra estimular a gente a terminar o jogo:

http://games-magazine.net/wp-content/uploads/2009/03/shevasec_2.jpg

http://games-magazine.net/wp-content/uploads/2009/03/shevasec_3.jpg

http://games-magazine.net/wp-content/uploads/2009/03/shevasec_4.jpg

E ando achando q essas produtoras de games querem transformar a juventude em um bando de tarados. Como se não bastassem as vilãs do recente Batman Arkham Asylum serem um abuso de gostosas, Resident Evil 5 tem, além da espetacular Sheva, uma vilã bem à altura:

http://planetmedia.gamespy.com/images/00/22/2226_RE5_Concept_Art_Excella_Gionne_normal.jpg

É realmente difícil jogar concentrado. Mas enfim...

Outra coisa q me impressionou foram os gráficos. Simplesmente sensacionais. Os melhores q vi esse ano. Cenários e iluminação variados valorizam bastante as texturas e os detalhes dos ambientes e dos personagens (o efeito de fogo é o melhor renderizado ever. Não por acaso q a batalha final ocorre num vulcão). Inclusive esse jogo tem – vou arriscar – as melhores expressões faciais q já vi num game. É serio. Os rostos dos personagens enquanto falam e “atuam” são perfeitamente críveis. Isso, aliado aos ótimos cutscenes brilhantemente dirigidos deixam o jogo empolgante e aumentam a sensação de se jogar realmente um filme de ação.

A história é a bobagem de sempre e os diálogos clichês de sempre (do tipo “a Umbrella está por trás disso”....ou “cut the crap, me diga onde está Jill!”... ou “não vou partir sem você” e por aí vai), mas não comprometem muito.

O q incomoda mesmo é a jogabilidade excessivamente “dura”. Não é possível movimentar-se enquanto mira e qualquer outra ação q não seja andar pra frente e para trás aparece uma mensagem na tela avisando pra vc apertar um botão (“pressione F para subir escada”...“pressione F para pular”) o q é bem sacal e deixa a ação muito travada. Sem contar os irritantes muros invisíveis. É um pouco no esquema de Gears of War, q eu sempre achei meio durão também, mas ao menos vc ainda se esquivava e virava cambalhota.

Como de costume nos jogos da Capcom, o grande barato são as lutas com os bichos gigantes, que exigem sempre um estudo de padrão de ataque antes de qualquer coisa, caso contrário vc fica sem munição facilmente e sem poder fazer nada. O complicado é lidar com problemas sérios de movimentação de personagem, principalmente quando vc enfrenta inimigos q exigem respostas rápidas).

A ação meio repetitiva acaba cansando um pouco lá pro final. As fases nas cavernas, como sempre em toda a história dos videogames, são um pé no saco. E a falta de originalidade também é meio vergonhosa (por ex., os pontos fracos dos chefes são idênticos aos dos chefes de Dead Space).

Mas os bons gráficos, uma parceira gostosa e a jogabilidade co-op bem elaborada (sendo tudo o que o novo Prince of Persia poderia ser e não foi) fazem Resident Evil 5 valer a pena. Mesmo que tudo o q a gente pense durante o jogo é:

http://games-magazine.net/wp-content/uploads/2009/03/shevasec_6.jpg

 

Nota: 8,0

Pringles
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Nem joguei RE5 pelos comentarios que li nos foruns foi muito fraco. To meio passado com a Capcom, SFIV é um lixo sem precedentes comprei e vendi logo.

prangel
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Nao jogou RE5 e nao gostou de SFIV? Meu Deus..seu mata cara. SFIV eh simplesmente excelente. Modo multi-player entao...excepcional. E que venha o Super!

grato.

agraciotti
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Pringles wrote:

Nem joguei RE5 pelos comentarios que li nos foruns foi muito fraco. To meio passado com a Capcom, SFIV é um lixo sem precedentes comprei e vendi logo.

 

o q eu vi q deixou todo mundo decepcionado foi q não tem grandes inovações do RE4. mas pra quem gostou do 4, vai gostar do 5 também. Realmente não é grandes coisas, mas vale a pena pela narrativa de ação envolvente e a jogabilidade co-op bem feita.