Batman - Arkham Asylum

Foto de agraciotti
Forums: 

Batman

 

Jogos baseados em filmes, quadrinhos ou personagens famosos costumam ser, se não um desastre, no máximo razoáveis, perfeitamente esquecíveis diante de tantos lançamentos marcantes com idéias originais. Por isso, esse game do Batman acerta ao apresentar uma história inédita, e com visual dos personagens mais próximo dos quadrinhos, ao invés de ir pelo caminho mais óbvio e certeiro q seria fazer uma versão do filme The Dark Knight.

O jogo impressiona desde o começo, com gráficos ultradetalhistas, ambientação bastante imersiva e oferece quase todos os recursos possíveis do Batman à disposição do jogador, desde os vários tipos de "bat-bumerangue" até spray bombas e dispositivos de investigação. O ambiente me lembrou até Bioshock, com os corredores sinistros e a voz do vilão presente o tempo todo (sem contar outras semelhanças cara-de-pau, como coletar fitas que contam a história do lugar).

Mas o melhor mesmo é a atenção com detalhes. A degradação da roupa - com rasgos e cortes - à medida q vc vai avançando no jogo é impressionante. Aliás, as texturas e a iluminação deixam o personagem com aparência tão impressionante q é irresistível ficar girando a câmera durante o jogo para ver o Batman de frente (o último jogo q eu lembro q nos instigava a rotacionar a câmera para admirar os gráficos era o bullet-time no Max Payne). A dinâmica da ação é bem interessante também, já que, dependendo do lugar onde vc está, a missão exige q vc movimente-se à surdina ou desça o cacete em vários inimigos ao mesmo tempo (e isso influi até mesmo nas animações "automáticas", sendo diferente, por exemplo, na maneira que Batman abre as grades de tubulações).

 

MAS...acho q o jogo tem alguns defeitos significativos:

- O começo tem cutscenes demais (eu sempre gosto de cutscenes para guiar a narrativa, mas quando em cada esquina q vc vira entra um filminho pra assistir, aí é um problema).

- As "fases-delírio" do Scarecrow se repetem demais. É muito bacana na primeira vez, legalzinha na segunda, chatinha na terceira e irritante na quarta.

- 2 veículos do Batman aparecem na história mas vc NUNCA chega a interagir de verdade com eles (o batmóvel aparece parado na sua frente e APOSTO q todo mundo perdeu uns 15 minutos socando o carro tentando entrar).

- Quando rola a animação q encerra as lutas, os vilões caem de maneira incompreensivelmente esquisita.

- E por último mas não menos importante: Os chefes são muito mal distribuídos.  Dos "super-vilões", vc só chega a enfrentar mesmo 3 (e enfrentar digo cair na porrada com eles, q é o que interessa), sendo q 2 estão bem no finalzinho. O que é decepcionante, já que a história tinha potencial para mais. Lá pela metade do jogo a coisa fica meio monótona, já que a mecânica das lutas em grupo se repetem inúmeras vezes e acaba fazendo falta um chefão de fase mais bacana. Isso acaba denunciando também outro problema: ainda que seja interessante, a ação é repetitiva e acaba tornando o jogo bem facinho (mas ok, isso dá pra entender, provavelmente por ser um jogo de super-herói e q crianças melequentas desavisadas fã de Wii Sports vão ser atraídas também).

No final das contas, se não fosse pelos upgrades de movimentos e armas, o jogo enjoaria na metade. Mas como ele é absurdamente bem-feito e de jogabilidade muito intuitiva, acaba valendo a pena ir até o final.

Melhor jogo de super-herói pode até ser (o q não quer dizer nada, já q a concorrência é fraca), mas está longe de ser jogo do ano como todo mundo diz (título q pertence a Assassins Creed 2, antes mesmo de ser lançado. :P)

nota final: 8,5

 

Foto de Pringles

Eu joguei o demo e não me animei de comprar, achei meio paradão. Se o jogo se resumir a ficar subindo em gorgoyles e dar rasantes nos inimigos.. e tambem nao curto "senses" especial em jogos porque tira um pouco da graça. Basta usar o sense e vc descobre o que fazer.

Mas o conceito é muito bom e original, isso eu gostei, está acima de todos as producoes recentes baseadas quadrinhos.

 

 

Foto de Gmarty

Primeiro, antes de qualquer coisa, como aquela Harley Quinn é gostosa, pqp...

Falando do jogo, ele é meio fácil mesmo, mas tem uns lances interessantes, como quando você morre um dos vilões virem debochar de você. Pelo lado negativo, eu destaco o fato de ser preciso jogar a maior parte do tempo com a visão de raio-x, o que acaba estragando os gráficos, já que as cores ficam destorcidas.

No fim das contas, é um ótimo jogo, principalmente pra um jogador hardcore casual, como eu, que não me animava em pegar um jogo e zerar desde o Resident Evil 5...

Foto de agraciotti

[quote=Gmarty]

Primeiro, antes de qualquer coisa, como aquela Harley Quinn é gostosa, pqp...

[/quote]

Eu fiquei de cara com isso também. Pegaram pesado no design dela. Ficou gostosa até demais. Quando ela pula girando as pernas direto rola um camel toe. Meio difícil jogar sem ficar de pau duro.

 

[quote=Gmarty] Falando do jogo, ele é meio fácil mesmo, mas tem uns lances interessantes, como quando você morre um dos vilões virem debochar de você. Pelo lado negativo, eu destaco o fato de ser preciso jogar a maior parte do tempo com a visão de raio-x, o que acaba estragando os gráficos, já que as cores ficam destorcidas.

No fim das contas, é um ótimo jogo, principalmente pra um jogador hardcore casual, como eu, que não me animava em pegar um jogo e zerar desde o Resident Evil 5...

[/quote]

É...a visão de raio-x torra o saco um pouco. Funciona melhor nas salas onde vc precisa eiminar inimigos com armas. Na parte investigativa de achar as salas secretas e resolver as charadas acaba enchendo o saco.

E eu notei isso de ser voltado mais pro gamer casual (mas como disse, nao sei se poderia ser de outra maneira, em se tratando de um jogo de super-herói). Essa jogabilidade "God of War" de ficar socando dois botões 500 vezes pra dar porrada tá virando meio clichê.

 

 

Foto de prangel

Excelente jogo, mas incrivelmente curto, infelizmente.

grato.