Novo do Red Hot Chili Peppers vaza na internet e Flea não gosta

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Vazou hoje o Stadium Arcadium, pouco mais de uma semana antes do lançamento. Lucro para os RHCP, né?



Ainda não escutei. Cuidado, tem um monte de fakes por aí­.



O baixista Flea não gostou, conforme citação abaixo.

Foto de Bennett

HAHAHAHA.



Vou baixar o disco, deixar fazendo seed, não ouvir uma única música, e deletar depois de dois dias. Quero partir o coração dos Chili Peppers.

Foto de Marcus

Bem, realmente é uma cópia de qualidade sonora inferior, tanto que não foi aceita no Oink.



Mas é muita frescura, né? Quando o Hail to the Thief vazou, o comentário do Radiohead foi diferente: o problema não era o disco ter vazado, mas isso ter acontecido com uma mixagem muito anterior í  final -- segundo a banda, uma pré-mixagem feita antes mesmo de começar a mixagem final.



Achar que os fãs da banda não vão querer ouvir em primeira mão o disco novo é ingenuidade.



EDIT



Ouvi um pedaço do primeiro disco anteontem e tirei em seguida. Poxa, eu acho o Californication um grande trabalho, mas parece que agora eles não conseguem se livrar mais daquela fórmula.



O disco novo, aparentemente, não tem nenhuma novidade em relação aos anteriores. E das oito ou nove músicas que eu escutei, apenas uma (a faixa tí­tulo) era um pouco mais que medí­ocre.

Foto de Bennett

É uma mentalidade de um ní­vel de maturidade Metallica.

Foto de Marcus

E tem mais: o Radiohead deixou bem claro que ficou puto com quem vazou o disco, não com os fãs que baixaram!

Foto de Bennett

Eu gostei do Flea fazer drama porque eles trabalharam "um ano e meio". Só isso?

Foto de Marcus

Eu acho que o ní­vel de maturidade é até bem abaixo do Metallica, que nunca seria fresco a ponto de dizer que os fãs iriam "break your hearts" por causa disso.



Santa mongolice Batman!

Foto de Bennett

Eu gostei da disposição da mensagem, pra causar efeito...



[quote=Flea]and that will break my heart

it will break john frusciante's heart

it will break anthony kiedis's heart

and it will break the heart of chad smith[/quote]



Muita fofura!

Foto de Marcus

Quase um poema concreto!

Foto de Bennett

E ele reverte a ordem na última frase, muito bonito e bem bolado.



Também gosto desse pedaço:



[quote=Flea]it does not come out til may 9 but now it has leaked

and not that i know alot about this kind of thing

but i guess now it is possible to down load it for free if you want[/quote]



Se delatou, heim! "Não que eu saiba muito a respeito desse tipo de coisa". Se sentiu a necessidade de falar, é porque deve saber.



[quote=Flea]and it is sad to me for the business reasons of course[/quote]



Como se eles fossem vender menos por causa disso...pff. E como se eles precisassem vender mais. É a mesma coisa que a Madonna chorando miséria.



[quote=Flea]if you down load it now off one of these file sharing sites

you will be getting a pale imitation of the record[/quote]



Bem, se eu fosse fã, baixaria o disco em um rip capenga mesmo para ver como é que é, e esperava sair o disco para baixar uma versão FLAC. Alguém tem que avisar isso para o Flea, já que ele diz não saber muito a respeito disso.









Foto de Marcus

[quote=Bennett][quote=Flea]and it is sad to me for the business reasons of course[/quote]



Como se eles fossem vender menos por causa disso...pff. E como se eles precisassem vender mais. É a mesma coisa que a Madonna chorando miséria.[/quote]



Pois é. Ela também ficou puta com o vazamento do Confessions uma semana antes, mas não deu qualquer declaração pública, apenas tentou fazer uma investigação própria.



Eu entendo que o artista não goste que seus planos de lançamento sejam atrapalhados, mas daí­ a dizer que isso vá ter qualquer influência nas vendas é demais! Mesmo que não houvesse o vazamento, na manhã do dia 8 de maio já estariam (e estarão) disponí­veis cópias de alta qualidade do disco.

Foto de Bennett

Se alguém realmente gostar, vai comprar. É assim que funciona hoje em dia. No seu caso, era mais conveniente você jogar seu disco em trocentas mil redes p2p, e divulgar seu material com um .nfo linkando para a loja onde é possí­vel comprá-lo. Vai por mim.



Há uns 15 estudos sérios atualmente tentando investigar queda em vendas vinculação com distribuição gratuita na Internet, com bases metodológicas diferenciadas, e resultados igualmente diferenciados. Ninguém consegue estabelecer um ví­nculo causal convincente, e em alguns estudos há até indí­cios de que distribuição gratuita pode ser benéfica para vendas. Principalmente se for de artistas menores, sem a exposição de gente como os RHCP, por exemplo.

Foto de Bennett

[quote=Marcus]Quem perde mesmo são as gravadoras -- mais pelo esgotamento de um modelo de negócios movido a custos astronômicos de promoção e preços altí­ssimos cobrados ao consumidor.[/quote]



Esse é o ponto principal da questão. O duro é ver artista independente com retórica de grandes gravadoras...o discurso infelizmente acaba sendo incorporado por um monte de gente que não tem nada a ver com elas. É um grande problema hoje em dia, que afeta inclusive uma interpretação adequada e razoável de textos legais.

Foto de Marcus

Mais uma coisa.



A primeira coisa que eu faço quando compro um CD, é copiá-lo para o computador. Eu deixo a caixinha guardada na estante e escuto apenas virtualmente. Se quero levar as músicas para a praia, gravo num CD-R.



Se a gravadora de quem eu pretendo comprar legalmente o CD me impede de copiá-lo, tentando instalar programas que expõem a segurança do meu computador, eu simplesmente não compro. É uma questão de honra pra mim. Eu não compro e, se ele me interessa, eu baixo da internet.



Uma amiga minha comprou o disco da Marisa Monte e achou terrí­vel ter que usar aquele player mongo embutido para escutá-lo no computador, e também o fato de não poder copiá-lo em MP3 (o que a lei permite, aliás). Ela me pediu ajuda e eu, em vez de meter aquele intruso no meu sistema, simplesmente baixei o disco da internet -- onde ele estava disponí­vel desde o dia do lançamento.



As mongolices que a gravadora fez no CD não prejudicaram em nada quem quis piratear, mas complicaram a vida de quem pagou 40 reais por aquele produto.



Em resumo: não há a menor condição de colaborar com eles. Eles são o inimigo. Se o Lobão, sem toda a economia de escala que uma grande gravadora tem, consegue vender uma revista e um CD por 12 reais, então tem alguma coisa muito errada nessa conta.



Por outro lado, se eles oferecessem serviços baratos e práticos de download de músicas não-protegidas, eu assinaria. O iTunes não é um sucesso í  toa (mesmo com a proteção monga dos arquivos AAC).



É o tal negócio, você tem que entregar os anéis pra não perder os dedos. Mas as gravadoras são aqueles dinossauros que se recusam a admitir que estão í  beira da extinção.



EDIT



Eu escuto no computador por praticidade, posso passar de uma música í  outra da coleção sem grande problema. Eu não tenho MP3 player, embora esteja namorando um iPod Nano de 4 gigas. Em qualquer dos casos (computador ou player), impedir o comprador de copiar seus próprios CDs é um total contra-senso.

Foto de Bennett

[quote=Marcus]Uma amiga minha comprou o disco da Marisa Monte e achou terrí­vel ter que usar aquele player mongo embutido para escutá-lo no computador, e também o fato de não poder copiá-lo em MP3 (o que a lei permite, aliás).[/quote]



Há controvérsias. O art. 46 da LDA, que é interpretado usualmente (sempre, pra falar a verdade) como contendo um rol numerus clausus, não permite cópia privada na í­ntegra. E há previsão anti-circunvenção de DRM no art. 107 da mesma lei. O único direito de cópia privada integral expresso na legislação brasileira é o do art. 6º, I, da Lei 9.609/98. Software.



Agora, o que pega é o seguinte. Por diversos motivos, interpretar o art. 46 da LDA como contendo rol numerus clausus é, ao meu ver, nitidamente inconstitucional. Uma interpretação conforme a Constituição do art. 46 da LDA somente vale se o rol for interpretado como numeros apertus, admitindo outras limitações não previstas expressamente em lei. Daí­ valeria um direito de cópia integral privada, e mesmo compartilhamento de arquivos poderia passar numa boa. Uma espécie de fair use í  brasileira, mas diferente do fair use estadunidense, claro, que já tem anos de jurisprudência formada, consolidada estatutariamente, etc.



EDIT.: Tudo o que eu falei também vale para o art. 29 da LDA.



Agora, em relação ao disco da Marisa Monte, ele sem dúvida alguma viola nossa legislação consumerista e civil geral. Nem se você recusar a instalação do DRM, ele deixa de instalar os programas.



[quote=Marcus]Por outro lado, se eles oferecessem serviços baratos e práticos de download de músicas não-protegidas, eu assinaria.[/quote]



Eu não. Com DRM = sem minha grana. E se eu vou gastar dinheiro em música, quero o CD com um encarte, não compraria nada estritamente digital a não ser jogos.

Foto de Terenzi

Bom, este esquema do CD da Marisa Monte não sei se é tão seguro assim. Eu baixei no demonoid dois dias depois do lançamento oficial. E ainda veio mais dois albuns de quebra. Eu não sei se compensa gastar tanto dinheiro com toda esta segurança. Só precisa de UMA pessoa dar um jeito de quebrar o esquema pro album começar a circular tranquilamente. Melhor nem gastar.

Foto de Bennett

Nenhum desses esquemas de DRM para CDs realmente funciona, pelo menos no momento, e de fato eles gastariam menos se não ficassem se preocupando com isso. Mas como o modelo de negócios deles está em risco de extinção, eles têm agido de forma bastante desesperada. A Marisa Monte apareceu no OiNK no dia seguinte ao lançamento, se eu me lembro bem.



EDIT.: Falando no OiNK, um leak que vai partir o coração do Flea, mas partir menos porque está com bitrate aceitável, já foi devidamente uploadeado.

Foto de Marcus

[quote=Bennett]O único direito de cópia privada integral expresso na legislação brasileira é o do art. 6º, I, da Lei 9.609/98. Software.[/quote]



É verdade. Confundi as coisas.

Foto de Guybrush Threepwood

Pô, gente, tadinho do Flea. Pobrezinho.

_____

Pirate: Guybrush Threepwood? That's the most ridiculous name I've ever heard!

Guybrush: Well, what´s your name?

Pirate: Mancomb Seepgood.

Foto de Bennett

Ninguém apagou post nenhum seu nesse tópico.



Mas voltando ao assunto, é perfeitamente possí­vel as pessoas baixarem seu disco, acharem ruim, e não comprarem. Não estou avaliando seu disco porque não escutei, mas é algo que ocorre com tanta freqí¼ência que nem tem graça. Eu sei que é chato a gente fazer um negócio e as pessoas acharem uma merda, mas acontece. Retórica de artista faminto incompreendido não me incomoda, eu tenho zero misericórdia. Seleção natural.

Foto de Bennett

[quote=Plague Rages]Quantos filmes você não baixou que assistiu e apagou, e normalmente teria que alugar?[/quote]

Zilhares. Dos quais pouquí­ssima grana iria para os artistas, para começo de conversa. Alugar um filme é equivalente a tirar um livro na biblioteca, praticamente zero retorno. E depois de certo tempo que a locadora comprou a obra, é ZERO mesmo.

[quote=Plague Rages]Eu ADOREI o Genghis Tron, mas aqui na Inglaterra esse disco vai custar 13 libras. Você acha que eu vou comprar, tendo ele brilhando e perfeitamente tocável no meu iPod[/quote]

Problema moral seu. Vou partir do pressuposto que o tal do Chris Cutler esteja certo, embora ele não esteja, e te dizer umas verdades.

Quer reclamar? APAGA o Genghis Tron do seu iPod. Sério. Tou cansado disso. Se alguém quiser xerocopiar meu livro, que xerocopie, vou ficar feliz porque ele está sendo lido. Faço a mesma coisa com os livros de outras pessoas, porque acho que é algo que deve ser feito e pode coexistir perfeitamente com a compra desses mesmos livros.

Agora, da sua parte, um pouco de coerência entre ação e discurso, por favor, porque eu sei que você baixa bastante coisa. Quer assumir uma postura contrária porque fez um disco? Pára de baixar o disco dos outros. Apaga o Slsk do seu micro.

[quote=Plague Rages]Fazer um disco, como diz o Cutler, não é algo que não custa nada, e se você está disposto a adquirir o meu trabalho, seria legal que eu fosse minimamente remunerado pelas despesas que tive ao prensa-lo e pelo tempo e trabalho que dediquei a ele. Agora, gravadoras majors não dependem desses 15% que o Cutler fala. O fato é que se 15% das pessoas que comprariam meu disco não comprarem ele e baixarem ele, eu vou estar pagando pra tocar, pagando para dar música para as pessoas de graça, o que limita quanta música eu posso fazer já que eu não posso contar com a possibilidade de ser remunerado pelo meu trabalho como músico para comprar pão pra comer, por exemplo.[/quote]

Não faça o disco. Também gasto UM MONTE de grana para poder escrever. Compro MUITOS livros, pago para estudar, já paguei para viajar...

Sinceramente Plague, não tenho pena nenhuma. Ninguém vai parar de fazer disco ou escrever livros ou fazer filmes por causa de compartilhamento de arquivos. Não foi a criação de leis de direitos autorais que começou a incentivar produção cultural. Fundamentação utilitarista TOTALMENTE furada e SEM comprovação empí­rica (até hoje!), que inclusive ignora que existia farta produção cultural antes da invenção da imprensa (que foi o que incentivou produção normativa em torno de direitos autorais). Sempre se exigiu algum incentivo para criar, mas não é incentivo monetário o que pega. O que pega é EGO, sempre foi assim. E isso é algo muito claro no seu caso...

Sem essa comigo.

[quote=Plague Rages]Fazer o meu disco foi um ralo de dinheiro, até agora. Se ele não vender e for trocado loucamente em programas de p2p, eu jamais recuperarei o investimento, o que é desanimador e triste.[/quote]

Se ele não for trocado loucamente em p2p, aí­ sim é que você vai perder grana. Sem divulgação você não vai chegar a lugar nenhum. Um monte de coisa que eu comprei eu só comprei porque baixei antes e sequer conheceria se não fosse a oportunidade de baixar. Quanto mais gente você puder fazer OUVIR seu disco, melhor. Porque nesse mercado SATURADO de gente, é um privilégio que alguém sequer ouça o que você faz.

Se EU não tive interesse até agora em ouvir algo que você, uma pessoa que eu conheço, produziu, imagina o interesse que eu tenho em ouvir algo do Zé da esquina que eu não conheço. Se você não começar a fazer publicidade do disco, ninguém vai ouvir. E isso hoje em dia implica distribuir a coisa de graça mesmo, e torcer, não, REZAR, para que as pessoas se dêem ao trabalho de ouvir e gostem.

Totalmente furada a lógica desse Chris Cutler.

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[quote=Bennett]Não foi a criação de leis de direitos autorais que começou a incentivar produção cultural.[/quote]

Sobre isso, queria apenas acrescentar que as leis dos direitos autorais foram criadas em outro momento histórico e tecnológico. Antigamente apenas as editoras tinham capacidade de lançar livros, e mais recentemente, apenas as gravadoras tinham condições de lançar discos.

As leis dos direitos autorais, portanto, tinham mais a ver com a proteção da propriedade intelectual entre concorrentes do mercado (empresas).

Estamos vivendo um outro momento, e agora elas estão sendo usadas contra os próprios consumidores. Isso é algo inédito, e mostra o quanto elas estão defasadas e têm que ser reformuladas.

Foto de Bennett

E outra coisa interessante, que a gente deve procurar fazer sempre que possí­vel, é evitar falar em propriedade intelectual. Fica engraçado eu falar, porque minha dissertação leva propriedade intelectual no tí­tulo, mas sempre que possí­vel é importante chamar as coisas pelos seus nomes verdadeiros, ao invés de usar esse rótulo traiçoeiro.

Foto de Bennett

Hahahaha. Olha só a pontuação da mensagem! E se ele "freaked" como ele disse, e tudo o que saiu foi aquele mail super meigo em que ele fala que vão quebrar os corações dos integrantes da banda, eu fico imaginando como ele deve ser uma pessoa doce no dia-a-dia...

Spin control, ele deve ter lido algumas threads pouco agradáveis depois daquele primeiro comunicado dele. Mais uma vez, tadinho. 

 

Foto de Bennett

[quote=Plague Rages]As coisas não são assim. Propriedade intelectual é uma coisa importante sim, mas antes disso, não tente se esconder através da palavra "ego" ou aplicar isso desregradamente a mim.[/quote]

Nossa, coloquei o dedo na ferida, heim! Hahahahaha!

EDIT.: Eu tinha escrito uma mensagem quilométrica, mas percebi que estaria iniciando um flame e decidi apagar, em um ato de auto-moderação. Embora eu assine embaixo de tudo o que eu escrevi, a mensagem ficou agressiva e violenta demais, e eu tenho medo da reação do Plague, se ele vai ficar chateado, etc. e tal. Não é do tipo de consideração que ele costuma ter com os outros, mas eu não vou retribuir olho por olho ocasiões pretéritas em que ele apelou para a ignorância. A discussão estava civilizada até então, e não sou eu que vou estragar tudo.

Minha mensagem começava do trechinho acima, e ia piorando, piorando, piorando. Do tipo de mensagem que enfia a faca e torce, depois cospe em cima da pessoa. Não é do tipo de coisa que eu gosto de me ver fazendo.

Vou encerrar minha participação por aqui, e deixar o Plague ter a última palavra, e até me chamar de covarde se ele quiser.

Foto de Bennett

Putz, apaguei por acidente sua mensagem, Plague, porque apertei edit ao invés de citar. Tem jeito de você colocar ela de novo aí­?

[quote=Plague Rages]Inclusive sou disposto e interessado em ouvir a opinião de gente como você, que entende do outro lado da moeda (o lado legal, e o lado do usuário.[/quote]

Eu entendo o lado do autor também. Vou fazer minha colocação definitiva sobre o assunto em alguns meses, mas nessa discussão aqui eu vou encerrar minha participação mesmo.

 

Foto de Bennett

É que para os moderadores, o botão "editar" fica perto do "citar" (e está presente em todas as mensagens). Como eu tenho o hábito de editar minhas próprias mensagens e também de citar outras, acabei me confundindo. Isso já aconteceu com o João Lucas em outro tópico (a mensagem apagada acidentalmente foi a minha)...vou ver se o admin consegue realçar o texto em vermelho, seguindo uma sugestão do Marcus, e corrigir isso futuramente. O pedaço que eu citei era o único que eu ia usar na resposta, então apaguei embaixo e escrevi a minha por cima...nem dando back no browser eu consegui recuperar. Desculpa aí­, eu sei que é chato.