Estréia hoje nos cinemas. Vamos colocar nossas opniões aqui conforme formos assistindo.
Caso alguém não saiba do que se trata, segue uma matéria sobre o filme
"Crítica: Up - Altas Aventuras
A nova lição de cinema da Pixar
03/09/2009 - Érico Borgo
Inverno de 2008. Passo a tarde encarando o monitor, buscando alguma inspiração para escrever sobre um dos filmes mais geniais do ano e uma das melhores animações de todos os tempos, Wall-E. Enquanto tento encontrar uma frase de abertura digna do longa-metragem, penso em como o Pixar Animation Studios muito provavelmente alcançou seu ápice.
Inverno de 2009. Passo a tarde encarando o monitor, buscando alguma inspiração para escrever sobre um dos filmes mais geniais do ano e uma das melhores animações de todos os tempos, Up - Altas Aventuras. Enquanto tento encontrar uma frase de abertura digna do longa-metragem, penso em como o Pixar Animation Studios muito provavelmente jamais alcançará seu ápice.
A cada ano, a cada filme, o estúdio de animação mais autoral do cinema mainstream segue sua carreira de constante superação. E daí se os analistas da indústria acham que um filme estrelado por um velhinho será um fracasso, derrubando com a declaração as ações da Walt Disney Pictures?
Enquanto as gravatas lógicas vivem num presente feito de preconceitos e "cases de sucesso", John Lasseter e sua equipe operam numa criativa dimensão paralela, em que méritos passados são mero guia do que não fazer a seguir. Na Pixar, nada é amainado para vender mais bonecos ou facilitar a comercialização... o que interessa é o desafio de deturpar o estabelecido, criando algo novo no processo e reinventando o que se entende como um filme-família - ainda que a inovação signifique um retorno às raízes do cinema.
E se o mercado anseia por robôs gigantes, ação mutante descerebrada ou sextas partes de sagas, o estúdio de animação apresenta a mais inusitada Dupla Dinâmica que se tem notícia: Carl Fredricksen, 78 anos; e Russell, 8. O primeiro é um amargurado vendedor de balões aposentado e viúvo. O outro, um alegre e esforçado escoteiro. Na aventura, ambos voam inadvertidamente juntos ao sul, em uma casa içada por milhares de balões multicoloridos. A trama inclui ainda elementos da história clássica de Arthur Conan Doyle, O Mundo Perdido (1912), em que um explorador traz de uma expedição à América do Sul ossos de um pterodátilo. Denunciado como uma fraude, o aventureiro retorna à selva com o intuito de capturar um espécime vivo.
Pete Docter (Monstros S.A.) e Bob Peterson, os diretores e roteiristas de Up, conseguem fundir essas premissas longínquas - e o fazem com ação intensa e uma dose de emotividade que só encontra paralelo nos antigos clássicos Disney (a cena em que Carl encontra coragem para abrir o diário da esposa falecida produz lágrimas suficientes pra salgar o saco de pipoca). A Era de Ouro das animações, aliás, é referenciada em vários momentos, uma homenagem dos animadores-autores de hoje aos seus antecessores-desbravadores da Disney.
A aula de história do cinema não para por aí. Se Wall-E deu uma abordagem clapliniana à ficção científica, o novo filme abusa de outros recursos consagrados - e lamentavelmente quase esquecidos - da Sétima Arte, usando de maneira brilhante lições aprendidas com mestres como Orson Welles. "Eu não acredito que palavra alguma possa explicar a vida de um homem", disse um dos personagens de Cidadão Kane, e a introdução de Up - que traz à mente a famosa cena da mesa do filme de Welles - é prova incontestável disso.
Realmente, palavras jamais fariam justiça à vida de Carl Fredricksen. Essa honra cabe apenas à Pixar."
É melhor mesmo que Wall-E? Nem tava muito animado pra assistir esse, só sabia que estava sendo feito por causa do padre balooeiro de Santa Catarina, logo que lançaram a premissa do filme todo os blogs por aí fizeram a gracinha de associar.
Vai ter versão em 3D? Desenho pra mim agora só em 3D....
olha, melhor não, mas está no mesmo patamar tranquilamente.
ele é todo em 3D
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And then there was silence...
É, agora eu olhei o poster e vi um baita de um 3D ali no canto... Mas não vai ser "3D only", senão 98,73% das salas de cinema não poderão exibir o filme.
Vai aparecer gente querendo imitar o padre, tenho certeza.
Vai ter versão não-3D, mas o único chamariz dessa versão, que seria o audio original, não veio pra Brasília, pra cá só veio dublado. Espero que não seja dublado por paulistas ou mineiros.
Review definitivo:
É um filme tão triste que mesmo as cenas engraçadas descem com ranço. A pixar fará vc chorar desgraçadamente nos primeiros 20 minutos, pode levar um lenço, pois tuas glândulas vão se umedecer, depois a história fica meio xarope, risinho pra lá, risinho pra cá e tome choro. Ai tem uma cena de ação, um pouco mais de riso, esquilo e... chooora desgraçado.
Não é uma experiência agradável, muito triste e, pelo protagonista ser velhote, a história termina tendo um final mais pro patético do que pro feliz. Sem falar que notei um subtexto pedófilo na relação entre o velhote e o escoteiro japa.
Ainda assim é uma mensagem mais autêntica que a do falho e hipócrita Wall-E, filme que critica o consumismo, mas vende brinquedinho pra filho da puta comprar, todos feitos de borracha, pra poluir o meio ambiente e ainda por cima fabricados na china, onde os japas trabalham na base da chicotada do regime comunista.
É a primeira animação em 3D da pixar, eu esperava mais, pois é uma tecnologia inventada pela disney (atual dona do estúdio). Não achei tão superior em relação ao Era do Gelo 3, inclusive, Era do Gelo tem algumas locações mais belas. Hj em dia esses estúdios de animação estão se equiparando, só não vê quem é viadinho baba ovo da apple, que ainda relaciona a pixar com as babaquices de design do Steve Jobs. Aprendam: o que vai diferenciar essas animações é a história, nisso a pixar ganha, pois tem o apoio dos adultos carecas, já que cabeludos preferem a Dreamworks, com suas animações mais fanfarronas, tipo Kung Fu Panda, Aliens versus Monstros, Shrek e etc.
Espero que façam logo uma continuação pro Incríveis, senão a pixar vai ficar conhecida como estúdio que só faz animação pra bicha velha e emotiva.
Nota 7,40
vi em 2d mesmo, pra cá não tem 3d
o quase nada disse tudo, é um belo filme triste, chorei muito, muito mesmo
mas vale cada lagrima, é uma das melhores coisas que a pixar já fez.
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And then there was silence...
Ah...na boa? não achei isso tudo não. Claro q a Pixar ainda é soberana em quebrar paradigmas da animação, fazer grandes referências de linguagem e ainda ser genial nas sutilezas..... mas achei esse o filme mais "Disney" da PIxar depois de "Carros".
O relacionamento do velho e o garoto e todo o ar melancólico que paira na história é excelente, mas achei a trama bem bobinha....um vilão raso e sem graça, cachorros humanizados (tem cenas engraçadas, mas achei uma idéia bem forçada) e roteiro beeeem esquemático e convencional, com bichinhos que ajudam na jornada, e ação baseada em fuga, captura e resgate de alguém....
ah sim, e o 3D é decepcionante. Paguei 11 reais (meia!) pra ter a experiência em 3D, mas certamente em 2D não faria tanta diferença.
Acho que passa longe, mas MUITO longe mesmo da genialidade de Wall-E (q ainda é a grande obra-prima transcendental da "animação-família" do nosso tempo) e até mesmo de Os Incríveis e Monstros S.A.