[LOST] Quinta Temporada

Foto de Charllie
Forums: 

 

Havia esquecido que estrearia ontem e me deparei em uma busca por torrent recentes com a novidade, primeiro e segundo episodios já disponiveis em um tracker próximo de você.

Foto de Leão da Barra

Já assisti os dois primeiros e vou tecer alguns comentários. Claro que vai ter um spoiler ou outro, mas nada muito comprometedor.

Boa estréia. Gostei mais do primeiro do que do segundo, mas os dois são legais.

O melhor é que não houve enrolação, os episódios não perderam tempo e mostraram logo o que aconteceu com a ilha, com quem ficou e com quem saiu.

Ficou claro também que a tônica da temporada será mesmo a viagem no tempo, o que faz de Daniel Faraday um personagem importantíssimo -- ele é o "instrumento" do roteirista para explicar tudo que está acontecendo para os losties e para o expectador.

Ao mesmo tempo, como é de costume, novos mistérios foram apresentados, como:

[spoiler]

Quem é a mãe de Faraday e porque ela é relevante para a trama? Será ea a Sra. Hawkings, que aparece no fim do 2º episódio? Aliás, porque Faraday teve que conversar com Desmond em particular, sem que os outros soubessem?

Por que Ben só dispõe de 70 horas para executar o plano?

[/spoiler]

E agora parece que Lost vai virar um pouco Prison Break. Valeu a espera.

 

Foto de Gmarty

Só eu percebi a piada dos red shirts de star trek e a presença do Neil só pra morrer?

Eu me surpreendo com as jogadas que esses roteiristas de Lost arrumam, beiram a genialidade absoluta... Com esse negócio do vai e vem da ilha vai dar para resolver todas as pontas soltas, como a história da francesa, da Libby e do Black Rock. Quanto aos episódios, senti falta do formato antigo, com os flashbacks/flashfowards de um personagem especifico, apesar de, tecnicamente, o que se passa na ilha acaba ocupando essa lacuna...

Foto de Guybrush Threepwood

De fato, o primeiro episódio foi excelente, o segundo também foi bom mas senti uma certa falta de ritmo. Gostei do rumo que as coisas tomaram.

[SPOILER]

  • Acho que a Sra. Hawkings é a mãe do Daniel sim.
  • Quem são aqueles soldados que prendem a Juliet e o Sawyer e os ameaçam de tortura? Será que é a equipe do navio da Russeau?
  • E de quem são aquelas flechas? Seriam nativos da ilha?
  • E felizmente o Desmond ainda está na série, fiquei preocupado que ele fosse ficar de fora.

[/SPOILER]

Foto de agraciotti

ADOREI. Grande roteiro do episódio de estréia. E esse vai e vem do tempo dá pra render muita coisa boa. Aquele lance do tiro na perna do Locke serviu pra calar a boca de quem disse que os criadores não sabem pra onde a série vai (lembram q o Locke sentiu isso da perna láaaaaa na primeira temporada, antes do Boone subir no avião?). GENIAL.

E na boa. Cada vez q eu me surpreendo com Lost eu dou risada do povo impaciente q adora falar mal da série. Só estão perdendo uma das melhores coisas q a televisão já produziu.

Foto de lucci

valeu, BW!

Foto de Bennett

Eu gostei, em geral, mas achei meio morno. Talvez o pior começo de temporada que a série já teve. Mas é ótimo que tenha voltado.

Foto de João Lucas

Gostei bastante dos dois episódios e da ótima perspectiva que nos deu de como será essa temporada.

Foto de Bennett

MUITO bom o terceiro episódio, me fez recuperar a fé na série. Provavelmente o setup de viagem no tempo mais complexo que eu já vi. Dá um pau em Primer.

"I suggest you come and visit me"

Foto de Leão da Barra

Excelente terceiro episódio mesmo. Como já se passaram alguns dias, não vou usar a tag de SPOILER. Leia abaixo por sua conta e risco.

Primeiro: helm questionou aí em cima se a bomba seria a mesma bomba da escotilha. Quando li, pensei logo "que bobagem, a escotilha envolvia eletromagnetismo, não energia nuclear". Mas vi que muita gente está fazendo essa associação, sobretudo porque radiação é usada no combate ao câncer e pode causar problemas em mulheres grávidas. Mas o que me deixou meio com a pulga atrás da orelha foi outra coisa. Não sei se vocês se lembram, mas uma ou duas temporadas atrás, quando Desmond começou a ter os problemas com saltos no tempo, Faraday questionou se ele tinha sido exposto a eletromagnetismo ou radiação.

Outro ponto interessante: Damon Lindelof e Carlton Cuse revelaram num videocast desses que a identidade da loirinha que leva Faraday até a bomba ("Ellie") é um mistério interessante. Neguinho já começou a especular, claro, e a principal suspeita é:

Essa véia vai ser suspeita de tudo agora

Destaque também para o fato de que ela reconheceu Faraday, e perguntou algo como "você não conseguiu ficar longe, não é?"

Finalmente, outra detalhe: helm, você perguntou se alguém lembra de Richard Alpert encontrando Locke ainda criança. Naquele episódio, ele mostra vários objetos a Locke, dentre eles a bússola, e pergunta qual já lhe pertence. Legal isso, mais uma demonstração de que eles sabem para onde estão indo.

Foto de João Lucas

O episódio 04 não é bom como anterior mas é longe de ser chato. O que é chato de verdade é a Kate. Impressionante como ela consegue protagonizar os momentos mais malas desde o início da série.

Essa temporada está com todo jeito de que vai ser das melhores. Lost está conseguindo a façanha de me deixar em dúvida de qual é a melhor série de todos os tempos, ela ou Twin Peaks.

Foto de agraciotti

Eu gostei bastante desse episódio. Cheio de bons momentos. O legal é q tudo indica que os antigos sussurros na floresta vem deles mesmos né (esse, imagino, deve ser um dos mistérios q temos q desvendar por associação).

Gostei muito do final também. E tb acho q essa temporada vai arrebentar.

 

Foto de Terenzi

Lost retomou o folego sem dúvida. Estou preparando um Post pra tentar retomar a historia desde o inicio mas ta dando preguiça. De toda forma, estou com a impressão de que, ao final, tudo em Lost será uma questão de colocar as histórias na ordem certa.

Foto de Bennett

Eu ADOREI o episódio 4, achei até melhor que o 3. Estou ansioso por semana que vem.

Foto de Shady Lane

Lost voltou com força total. O episódio 04 pra mim, foi o mais fraquinho até agora, bem previsível, como por exemplo, o Ben ser o cliente do advogado lá e a mãe da claire não saber de nada.

 

Mesmo assim, achei o ep. bem legal. Agora essa de os sussurros serem deles mesmos é muito foda. Ta chegando o final e realmente todas as lacunas estão se fechando.

 

Ah, com relação a Ellie, acho também que a maior probabilidade é ela ser mãe do Faraday, porém há quem diga que ela é a mãe da Penny...

 

E  essa temporada não vai ter aquele tempo off como das outras vezes, serão apenas 17 episódios na sequência. E se você procurar vai ver que a sensação dessa temporada é o episódio 6, que supostamente será o mais revelador até então. Eba!

"Lo que hay antes de que haya algo..."

Foto de Odnanref

Lost SE PERDEU há muito tempo.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Livia

[quote=Odnanref]

Lost SE PERDEU há muito tempo.

[/quote]

é pq vc não assistiu a quinta temporada

está violentamente boa

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de Odnanref

Pra entender a 5ª temporada vou ter que assistir (ao menos) duas temporadas chatas e perdidas ... e isso desanima bastante.

Prefiro Lost Vikings.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Livia

[quote=Odnanref]

Pra entender a 5ª temporada vou ter que assistir (ao menos) duas temporadas chatas e perdidas ... e isso desanima bastante.

Prefiro Lost Vikings.

[/quote]

mas a terceira e a quarta temporada são muito boas também

o primeiro e o ultimo episódio da terceira são antológicos

a quarta perde um pouco o folego, mas ainda tem excelentes momentos

a quinta está imperdivel

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de Terenzi

Não da pra entender o motivo de uma pessoa que não se interessa por um determinado tema entrar em um tópico que é especificamente sobre este tema e emitir sua opinião sem qualquer embasamento.
Ou melhor, da pra entender sim. Chatice aguda. Odaref(sim, sem o N) vc perdeu os pontos conquistados ao indicar o subdownloader.

Foto de Leão da Barra

Odnanref, você já mostrou que, quando quer, pode contribuir (o tópico do Karate Kid e o tal subdownloader são bons exemplos). Só que tem hora que você intervém de forma completamente desnecessária, geralmente postando só um link, desacompanhado de qualquer opinião (quando a proposta aqui é fomentar a discussão, com opiniões e comentários), ou, como nesse caso, com uma tentativa de piada.

Voltando ao que eu disse no começo: cara, se você tem conteúdo, mostre; entre nos tópicos que lhe interessam e contribua com suas opiniões. Agora, entrar em um tópico só para fazer um trocadilho infame e dizer que não gosta da série é foda. Deixa essa thread aqui para quem gosta de Lost.

Foto de Odnanref

[spoiler]Só disse que LOST tá uma bosta, e fiz isso num tópico sobre LOST. O resto é consequência do feedback da Lívia.

Foda-se. Que o tópico perdido fique para os perdidos.

Mas, que LOST tá uma bosta, ah isso tá.

Além disso, só idiotas com muita merda na cabeça entrariam aqui para `ganhar pontos`.[/spoiler]

IGNOREM ESSE COMENTÁRIO E CONTINUEM.

 

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de lucci

baixei o EP novo, vamos ver. em breve, comento. ate agora, nota 8.5 em 10, esta nova temporada!

Foto de Leão da Barra

Eeeeeeeeeee... Lost me deu mais uma rasteira.

[spoiler] No começo da série, todo mundo pensava que eles sairiam da ilha na última temporada, mas eles saíram bem antes. Agora, todo mundo pensava que eles passariam essa quinta temporada inteira tentando voltar, mas no sexto episódio eles já estão de volta.

Como é obrigatório em Lost, esse episódio deixou alguns mistérios no ar, em especial o porquê da súbita decisão de Hurley, Sayid e Kate de voltarem para a ilha, assim como que diabos aconteceu com Aaron.

E todo mundo pode ir tirando o cavalinho da chuva, porque nenhuma dessas perguntas será respondida na semana que vem. Vi um podcast dos produtores no qual eles disseram que o episódio 7 originalmente seria transmitido antes do 6, mas depois eles acharam que ficaria mais interessante passar "316" antes de "Life and Death of Jeremy Bentham". Ou seja, o próximo episódio não se passa imediatamente depois do que acabamos de ver, e possivelmente vai focar em outro aspecto da série. [/spoiler]

Em todo caso, o ponto alto do episódio para mim foi Hurley lendo "Y - the Last Man".

Foto de agraciotti

Cara.... não to aguentando tanto episódio espetacular assim um atrás do outro assim. É de matar de ansiedade.

Essa temporada tá sendo um tapa na cara de todo mundo q duvidava da série. Só foram 6 episódios e ela tá nada menos que genial.

Foto de Gmarty

Esse foi mais um daqueles episódios que te deixam com mais duvidas do que certeza...

[spoiler]

- Ben matou a Mulher do Desmond? Essa foi a promessa que ele fez ao seu "velho amigo".

- Jin fez/faz parte da Dharma?

- Todo mundo pousou na ilha? O que aconteceu com os outros passageiros?

- Locke se matou mesmo? Ou usou o veneno da Nikki/Paulo pra se fingir de morto? Ele vai ressussitar?

- O Vô do Jack é o Jacob original?

[/spoiler]

 

Foto de agraciotti

Esse episódio me lembrou - e teve clara inspiração em - dois filmes (ótimos):

Langoliers (do Stephen King:

http://www.youtube.com/watch?v=FhbrLjcAPw0

 

E Donnie Darko (a história da "janela" q leva à ilha é uma versão do "buraco de minhoca, teorizada pelo Stephen Hawking e explorada no filme):

http://www.youtube.com/watch?v=N49ISZ4LpkU

Foto de matozo

Vim aqui só pra dizer que o episódio 8 é totalmente excelente.

Focado na ilha e com final de arrepiar.

Foto de lucci

[quote=matozo]Vim aqui só pra dizer que o episódio 8 é totalmente excelente.

Focado na ilha e com final de arrepiar.[/quote]

vim aqui para procurar algum post sobre o ep de ontem, e vi o teu, matozo. aproveito para referendar, foi fantastico mesmo. repito - quem achou qeu lost tinha morrido, achou errado!

vale a pena!

Foto de Leão da Barra

Não vou usar a tag de SPOILER, porque quem entra aqui é porque está acompanhando a série.

Bom episódio mesmo. Interessante que ele quebrou um pouco do ritmo dos últimos, que vinham revelando dados importantes para a mitologia da série, e focou mais no relacionamento dos personagens -- mas nem por isso deixou de ser divertido.

(falando em relacionamentos, aliás, gostei do fato de que Sawyer e Juliet não foi forçado goela abaixo, mas sim algo que vinha sendo construído lentamente há vários episódios)

Mas o capítulo anterior também foi muito bom, porque esse rebanho de preguiçosos do Joio não se dignou a comentar? Só o encontro de Widmore com Locke e o 'assassinato' deste por Ben já valeram o episódio (e, de quebra, levantaram a questão de quem é o "vilão" da história -- minha aposta é que não há vilão propriamente dito).

Foto de Leão da Barra

5x11 "Whatever Happened, Happened" - Tem SPOILER para quem ainda não viu.

Cadê, ninguém comenta mais Lost não, é?

Episódio marromeno (como a maioria dos centrados Kate) na condução, mas importante para fixar uma das novas premissas da série, que fica claro já no título: o que aconteceu, aconteceu. O fato de eles estarem no passado não os permite mudar o futuro; pelo contrário, significa que eles influenciam e participam daquilo que "já aconteceu".

Partindo daí, é interessante constatar que Sayid e Jack, ao respectivamente dar o tiro e se recusar a salvar Ben acreditavam estar impedindo o surgimento do Benjamin Linus manipulador que eles conheceram, quando na verdade foram justamente eles os causadores disso.

(a propósito, o que os Outros vão fazer com Ben? Eles têm um poço de Lázaro particular dentro da toca do monstro de fumaça?)

Destaque também para a conversa entre Hurley e Miles, que além de engraçada, reflete as dúvidas de muita gente (especialmente os pouco versados em Sci-Fi). Tinha gente pra caramba aí teorizando sobre realidades alternativas, mundos paralelos, o paradoxo que ocorreria com a morte de Ben, quando na verdade já estava bem claro que a série adotou esse rumo de que "o que aconteceu, aconteceu".

Só não gostei muito da cara de surpreso de Ben ao acordar e dar de cara com Locke. Tinha a impressão que ele sabia que Locke ressuscitaria ao voltar à ilha, e o ar surpreso dele jogou por terra minha teoria.

Foto de agraciotti

Eu sabia q o Richard ia levar o Ben pro templo. Certamente a "ressurreição" dele vai ter a ver com o monstro de fumaça.

E realmente, como de costume, os eps centrados na Kate são sempre chatinhos. Apesar de arrastado e desnecessariamente detalhista, pelo menos preencheu as lacunas da história dela com o Aaron.

Uma coisa q não me convence de jeito NENHUM é esse acesso de bondade pra salvar o Ben. DUVIDO q alguem q sabe o que ele vai fazer tomaria uma atitude diferente da q o Jack tomou. Achei meio babaca essa compaixão toda da Julliet e a Kate.

Verossímil mesmo foi a conversa do Miles com o Hurley. ISSO sim tava fazendo falta. Personagens questionando e discutindo a condição extraordinária deles e toda essa coisa de viagem no tempo (desde q o grupo voltou, ninguém tinha feito um questionamento sequer sobre os possíveis paradoxos e modificações na linha do tempo).

E o próximo ep parece ser bem bão.

Foto de BigWings

[quote]

Só não gostei muito da cara de surpreso de Ben ao acordar e dar de cara com Locke. Tinha a impressão que ele sabia que Locke ressuscitaria ao voltar à ilha, e o ar surpreso dele jogou por terra minha teoria.[/quote]

 

Já eu achei a última cena a mais foda do episódio.

 

O Ben provavelmente achou que por estar FORA da ilha o Locke ia empacotar de vez. Só de imaginar o que o Ben deve ter pensado...

BigWings

Foto de Leão da Barra

[quote=BigWings]O Ben provavelmente achou que por estar FORA da ilha o Locke ia empacotar de vez. Só de imaginar o que o Ben deve ter pensado...[/quote]

Aí é que está, Ben fez MUITA questão de que Locke estivesse no avião que voltaria para a Ilha. É isso que me faz acreditar que ele já matou o careca sabendo que, uma vez retornando à Ilha, ele ressuscitaria.

Fiquei pensando que talvez alguma coisa do gênero já tivesse ocorrido e que talvez fosse uma regra que Ben já conhecesse. Não sei se vocês lembram, mas nas primeiras temporadas, quando começaram a morrer personagens importantes (Boone, Ana Lucia, Eko etc. etc.), rolou uma especulação sobre a possibilidade deles ressuscitarem, se essa possibilidade estaria incluída nas bizarrices da Ilha. Os produtores então responderam que "quem morre na Ilha, morre mesmo, não volta".

Na época, todo mundo interpretou o "morre na Ilha" como sinônimo de "morre na série", mas agora eu me questiono se "morre na Ilha" não quer dizer literalmente NA ILHA -- abrindo a possibilidade de ressureição para aqueles que morrem fora dela e são levados para lá (um outro exemplo desse fenômeno seria o pai de Jack).

edit: as palavras exatas de Carton Cuse foram essas aí abaixo, em uma entrevista lá atrás, na 2ª temporada:

[quote]

Will Shannon be back, like, say, in one of Jack's flashbacks?

Carlton: It's always possible she could pop up in someone's backstory. But she is definitely dead. When a character dies on the island, they stay dead. [/quote]

Foto de Gmarty

Vamos lá:

 

Fim de mais uma temporada de Lost, a penúltima, e como sempre, nos entregou mais duvidas do que esclareceu mistérios. Não vou usar as tags de Spoiler, os episódios já foram ao ar, o titulo do tópico já diz que é sobre a 5ª temporada e quem entra na chuva é para se molhar, se algum moderador achar necessário, que faça a alteração...

 

Sobre o Season Finale:

 

- Pelo que eu entendi, esse Locke "ressuscitado" é o cara que jurou o Jacob de morte no inicio do episódio. Tanto que quando a equipe da Ilana chega à cabana do Jacob, que na verdade era dele, descobre que ele não está mais preso. As cinzas não eram para afastar as pessoas de lá, e sim para mante-lo preso.

 

- Jacob esteve presente na vida de todos os personagens, e direta ou indiretamente, levou-os até a ilha.

 

- Tostines é mais fresquinho por que vende mais, ou vende mais porque é mais fresquinho? Quero dizer: O incidente foi causado pela explosão da bomba? Ou a não explosão da bomba causou o incidente?

 

- Muitos não vão gostar do fim desse episódio, mas desde o fim da 1ª temporada, quando a luz da escotilha acende, eu não ficava completamente perdido sobre o que iria acontecer em seguida... Como tem muito simbolismo em Lost, acho que o fato do logo final ter aparecido em Branco, em contraste com o Preto habitual, significa que eles conseguiram alterar o futuro, mas como eu disse isso não passa de achismo...

Foto de Leão da Barra

[quote=Gmarty]

- Pelo que eu entendi, esse Locke "ressuscitado" é o cara que jurou o Jacob de morte no inicio do episódio. Tanto que quando a equipe da Ilana chega à cabana do Jacob, que na verdade era dele, descobre que ele não está mais preso. As cinzas não eram para afastar as pessoas de lá, e sim para mante-lo preso.

[/quote]

O que eu achei interessante é que, quando Ben e "Locke" entram no pé da estátua, Jacob fala algo sobre "loophole". Acho que eles dois -- Jacob e o cara que assumiu o corpo de Locke -- estão presos em um loop temporal estilo Groundhog Day, e o Locke ressuscitado manipulou tudo para "quebrar" esse loop e matar Jacob.

[quote=Gmarty]

- Tostines é mais fresquinho por que vende mais, ou vende mais porque é mais fresquinho? Quero dizer: O incidente foi causado pela explosão da bomba? Ou a não explosão da bomba causou o incidente?

[/quote]

Vamos ter que esperar um ano, mas tem uma coisa que me ocorreu com relação a isso: a única personagem que realmente corre risco de morte é Juliet (o que é uma pena, ela é a mais gata da série, além de ser uma atriz espetacular). Explico: Se a bomba teve o efeito que Faraday imaginava e Jack queria, então tudo vai ser apagado e eles vão voltar para o presente (e aí só deus sabe como será a última temporada).

Se não teve o efeito imaginado, e a bomba de fato foi a causadora do incidente, significa que nada mudou, tudo correu exatamente como já havia acontecido, de maneira que Radzinsky e Dr. Chang (que inclusive perdeu o braço) estão vivos (já que nós sabemos que eles sobreviveram ao incidente) -- assim como, presumilvelmente, Sawyer, Kate e o resto.

 

Alguns comentários:

  • Ridícula a motivação que deram para Jack. Explodir tudo por causa de Kate?! Sério mesmo!?
  • Na mesma linha, a mudança de posicionamento de Juliet. Virada de 180º só porque Sawyer deu um olhar tarado para Kate. Ah, faça-me uma garapa. Até o Furão olharia, com aquela calça apertada.
  • Por que Jack a princípio vai sozinho tentar colocar a bomba, e o resto fica lá, bonitão, descansando na kombi, e só resolve ajudar quando o bicho está pegando de verdade?
  • Falando nisso, Jin é cavalheiro pra caralho: ficou longe, cuidando de Sahid, enquanto Kate e Juliet se jogam de cabeça na missão suicida.

[quote=Gmarty] Muitos não vão gostar do fim desse episódio, mas desde o fim da 1ª temporada, quando a luz da escotilha acende, eu não ficava completamente perdido sobre o que iria acontecer em seguida... Como tem muito simbolismo em Lost, acho que o fato do logo final ter aparecido em Branco, em contraste com o Preto habitual, significa que eles conseguiram alterar o futuro, mas como eu disse isso não passa de achismo...[/quote] Eu fiquei bem mais desnorteado com o fim da 3ª. Mas interessante a sua observação sobre a inversão das cores, não tinha pensado nisso.

Agora só em 2010.

Foto de agraciotti

eu achei esse season finale assim....estupendamente sensacional. E olha q eu não gostei dos dois últimos episódios e tava morrendo de medo desse.

De fato, teve mais perguntas novas do que respostas, mas conhvenhamos...só acompanhou a série até aqui quem gosta dos mistérios mesmo. E pelo menos não encheram linguiça com nada e a história andou pra frente.

E tenho q admitir q eu quase chorei em dois momentos: Quando Jack larga a bomba e o Sawyer agora joga o olhar pra Juliet (Foi de mijar nas calças de emoção) e o momento "Risco Total" (aquele filmeco do Stallone) do Sawyer q nao aguentou segurar a Juliet. Só segurei muito as lágrimas pq sou muito macho.

Dúvidas:

-Esse lance do cara do começo encarnado no Locke ficou uma doidera né. Será q ele é q tava "encarnando" no corpo do Cristian Sheppard também? Mas na verdade tava armando tudo pro corpo do Locke chegar à ilha e trocar de corpo? E qual seria a lógica disso na coisa das viagens do tempo?

- Fiquei um pouco decepcionado com o personagem do Jacob. Foi uma apresentação menos misteriosa e intimidadora do que esperávamos. E qual a influÊncia dele ao participar de eventos das vidas dos personagens? Me pareceu ter algo com o toque. Notaram isso também? Ficou uma coisa meio aquele filme "Possuídos"...

- E o templo? Qual o lance com os egípcios? Quem tá chegando? O Black Rock? E ai? como? quando? onde? porque?

 

Só sei q agora embaralhou tudo de vez. E os roteiristas vão ter q correr pra explicar a série todinha em 16 episódios...

 

Foto de BigWings

Caras, o que foi essa 5ª temporada?

 

Sensacional! Acho que essa do Locke ninguém tinha pensado, mesmo isso sendo jogado na nossa cara o tempo todo: "Dead is dead".

 

- Finalmente sabemos quem é Jacob.

- A série evoluiu de Jack x Locke para Ben x Widmore e agora para Jacob x Esau (como estão chamando o inimigo dele).

- Compreendemos agora que há duas forças na ilha. O preto e o branco. O bem e o mal. Qual deles é o bem e qual deles é o mal, fica difícil dizer.

- Jacob e Esau são humanos? Talvez o Esau não seja mais, mas o primeiro vimos que pode morrer, assim como o Richard que por várias vezes na temporada ficou com medo de levar um tiro.

- Tudo o que aconteceu na série até agora foi manipulado pelos dois. Um tentando achar o 'loophole' pra conseguir matar o Jacob e este tomando as providências pra tentar impedir.

- O Ben achava que seguia as ordens do Jacob, mas isso se resumia as listas. O Lostzilla que ele chamava era o outro.

 

Coisas que ficam para a próxima e última temporada:

 

- O que aconteceu? Juliet morreu? Seria uma pena. Ou vai aparecer pelada no meio da mata igual o Desmond quando virou a chave na escotilha?

- "They are coming." Quem? Jack, Kate e cia. estão voltando para 2007? O que eles podem fazer para evitar os planos do Esau? Ele pareceu preocupado.

- Precisamos saber mais sobre Illana e seu grupo. Como ela conhecia o Jacob? Sabia que estava indo para a ilha quando capturou o Sayd? Qual a relação deles com o resto dos habitantes da ilha?

 

Pra quem achava que Lost não respondia nada, a maioria das questões já foi respondida ou pode ser deduzida. Talvez seja até bom que não dêem uma resposta absoluta pra tudo e deixem que nós continuemos a teorizar sobre. Não fosse alguns detalhes, podia até terminar aqui, com um loop para o início da série.

BigWings

Foto de agraciotti

O grande problema é que durante toda a série, as pessoas (os mais implicantes com a série) tiveram a chata mania de ficar dividindo entre "o que foi respondido" e "o que não foi". Se um mistério fosse sugerido em uma temporada, mas não voltasse a aparecer na seguinte, neguinho já chiava. Na segunda temporada já teve gente reclamando que já não aguentava mais ficar sem saber o que era o monstro de fumaça.

O lance é qLost nunca foi sobre isso. Claro q a série tem seus tropeços, algumas forçadas de barra e episódios ridículos como qualquer outra. Mas agora mais do que nunca acho q a série na verdade é uma teia de tramas, um quebra-cabeças com múltiplas camadas de eventos e personagens... e q não deixa de ser um teste de memória pra quem assiste. Nenhuma resposta é "respondida", mas quando algum mistério é revelado, ele sempre vem com mais outra camada de outras questões. A gente nunca tem uma sensação de "saciedade"...ficamos sempre instigados a saber de mais e mais coisas. Eu sempre achei a maneira como guiam isso na série genial.  E acredito q só quem tem gosto por ficção-científica aprecia esse tipo de coisa.