Richard Wright, fundador do Pink Floyd, morre aos 65 anos

Foto de Terenzi
Forums: 

[quote]

15/09/2008 - 16:50
Richard Wright, fundador do Pink Floyd, morre aos 65 anos

Tecladista do grupo britânico morreu após uma curta batalha contra o câncer

Da Redação

O tecladista e membro fundador do Pink Floyd, Richard Wright, morreu nesta segunda-feira aos 65 anos após uma curta batalha contra o câncer, conforme anunciou seu assessor.

Wright nasceu em 28 de julho de 1943, em Londres, e conheceu seus companheiros de banda, Roger Waters (baixo) e Nick Mason (bateria), ainda na faculdade. Ele era o terceiro compositor do Pink Floyd e contribuiu com músicas nos principais álbuns do grupo inglês como “Dark Side Of The Moon” (1973) e “Wish You Were Here” (1975).

Em “Dark Side Of The Moon”, Wright participou do processo de composição de seis das nove músicas, entre elas “Time”, um dos maiores hits do álbum. “Dark Side” que se tornou um dos discos mais vendido da história da música ficou 14 anos na parada dos 200 mais populares da “Bilboard”. Outro grande sucesso que teve participação de Wright foi a canção “Shine on You Crazy Diamond”, de “Wish You Were Here”.

Wright lançou seu primeiro disco solo, “Wet Dream”, em 1978. No ano seguinte, ele foi demitido como membro oficial do Pink Floyd pelo baixista Roger Waters e em seguida contratado como músico de apoio.

Somente em 1987, durante as gravações de “A Momentary Lapse of Reason”, Wright retornou ao Pink Floyd como membro, mas sem participar da composição do álbum. O tecladista voltaria a participar do processo criativo do Floyd no álbum “Division Bell”, de 1994, compondo em parceria com David Gilmour as músicas “Cluster One”, “What Do You Want From Me”, “Marooned”, “Wearing The Inside Out” e “Keep Talking”.

Depois disso, Wright lançaria seu segundo disco solo, “Broken China”, em 1996, que conta com participação da cantora Sinead O’Connor, nas faixas "Reaching for the Rail" e "Breakthrough".

No dia 2 de julho de 2005, Rick Wright participou do histórico show de reunião do Pink Floyd no festival Live Aid, no Hyde Park, em Londres. “A família de Richard Wright, membro fundador do Pink Floyd, anuncia com grande tristeza que Richard morreu hoje, depois de uma rápida batalha contra o câncer”, disse seu porta-voz em um comunicado.

[/quote]

 

E lá se vai minha esperança de ver um show da banda toda ao vivo algum dia na minha vida :-(

Foto de Odnanref

Quem estragou o Pink Floyd foi David Gilmour, que nem co-fundou a banda. Só afundou.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Terenzi

Que bobagem é esta Andarilho. Coisa mais sem sentido que você falou.

Foto de Odnanref

Depois que o Syd Barrett - verdadeira mente criativa do grupo - saiu (foi gentilmente convidade a se retirar), o Gilmour tomou seu lugar e o Waters tomou a frente nas composições.

Fizeram muita coisa boa (The Dark Side of the Moon - inclusive, diz a lenda que se ouvido junto de O mágico de Oz há um encaixe perfeito - e The Wall, por exemplo).

Uma banda não sobrevive com dois baiacus e por isso tudo desandou. Claro que o Barrett era um Arnaldo Batista (Mutantes) da vida, mas acredito que a obra deles seria ainda mais rica sem o Gilmour.

Mas isso é só uma análise pseudo-especulativa sobre uma banda que nem me apetece muito pela música em si, mas sim pelo universo que criaram. Não precisa levar em considaração nada do que eu disse.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Stryder

Vocês aí que entendem de Pink Floyd, me digam: quem foi o principal responsável (se é que teve, sei lá) pelo Ummagumma? Pois é coisa genial este disco.

Foto de Odnanref

Provavelmente o desespero. Como você percebeu, sou um defensor do Syd Barret. Ele, que era o principal compositor, tinha saída para ver Lucy in the Sky with Diamonds.

Sobrou pro restante - Roger Waters, Nick Mason e o saudoso Richard Wright, junto com o David Gilmour - assumir a tarefa de compor.

Então, no disco 2, de estúdio, cada um teve que quebrar a cabeça e criar algo. E o que saiu foi o Aidson, quero dizer, Ummagumma.

EDIT

É melhor você esperar a opinião de algum fã mais assíduo. Como comentei logo acima, aprecio mais o universo que eles criaram do que as músicas em si (em dó e sol também).

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Stryder

Ummagumma > The Dark Side of the Moon

Meddle > The Dark Side of The Moon

Quer dizer, eu acho que gostaria mais do TDSOTM se ele não tivesse Money, que eu considero top 5 das mais chatas do universo.

 

Foto de Terenzi

Sério Fernando, é bobagem esta coisa de ficar falando do Syd. O cara era totalmente doidão. Só participou de um album e representa muito pouco na obra do Pink Floyd. A grande contribuição dele foi no sentido das apresentações. Ele quem idealizou os shows espetáculo da banda e tal mas para por aí.

A grande mente criativa do Pink Floyd era o Waters embora eu seja um grande fan do Gilmour. Principalmente na fase mais psicopdelica e depressiva da banda. Waters era o cara.

Mas especificamente sobre o Ummagumma é um disco que tem REALMENTE a participação de todo mundo. É um dos discos mais BANDA mesmo do Pink Floyd, por isso é tão bom.

Quanto a Dark Side of the moon, porra... é um disco épico. Você escuta ele hoje em dia e é super atual, músicas modernas. Não sei se é o disco que mais gosto mas sem dúvidas é um momento de genialidade da banda.

Foto de Stryder

Eu gosto do Dark Side, eu adoro a "parede sonora" do refrão de Us and Them, que parece um vendaval te arrastando; é tipo aquele rio de cavalo da Arwen na Sociedade do Anel, e eu sou um Espectro sendo arrastado, mas estou me divertindo. Também acho espetacular aquele trecho de Time "So you run and you run to catch up with the sun but it's sinking and racing around to come up behind you again", e tem outros ótimos momentos no álbum. Mas sei lá... o Ummagumma combina mais comigo, acho.

Foto de Odnanref

Mas é exatamente isso, terenzi. Não sou fã das músicas do Pink Floyd. Gosto de muitas. Mas o que me interessa mesmo é o universo criado e quem fez isso foi o Barrett.

Com certeza o auge da banda foi pós Syd. Só acho que sem o ponta-pé inicial dele as coisas teriam sido bem diferentes.

Mas pode deixar que vou parar de encher o saco com a história do Syd Barrett. Quem quiser saber mais, que corra atrás e ouça/assista tudo o que puder para tirar as próprias conclusões.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Terenzi

Pra não ser injusto com o Andarilho devo dizer que gosto do Syd, só não acho que ele seja tão ignificativo quanto algumas pessoas dizem pro Pink Floyd. Individualmente acho um grande artista.

Inclusive, Stryder, procure ouvir  The Madcap Laughs. Acho que você vai gostar do som. Este é QUASE um disco do Pink Floyd já que ta todo mundo lá. Mas na verdade é solo do barret.