Vocalista do Iron Maiden pilota aviões com mais de 200 turistas
da Folha Online / BBC BrasilO vocalista do grupo de rock Iron Maiden, Bruce Dickinson, pilotou dois aviões que trouxeram turistas britânicos de volta para casa no fim de semana, depois que uma companhia aérea faliu e deixou centenas de passageiros sem vôo.
A operadora de turismo e companhia aérea XL --uma das maiores da Grã-Bretanha-- faliu na última sexta-feira (12). Mais de 20 aviões da companhia não puderam decolar e cerca de 85 mil passageiros britânicos não conseguiram voltar para casa de destinos turísticos como Espanha, Egito, Grécia e Caribe.
Bruce Dickinson é funcionário da Astraeus Airline, uma das companhias que ajudou na volta dos turistas que tinham bilhetes da XL.
Na sexta-feira, o astro do rock pilotou o Boeing 757 da cidade egípcia de Sharm el-Sheik para o aeroporto de Gatwick, em Londres. No sábado, ele voou da ilha grega de Kos para o mesmo aeroporto em Londres.
Nas duas ocasiões, os vôos estavam lotados com 221 passageiros --todos turistas que haviam comprado pacotes da XL. Dickinson trabalha há oito anos como piloto da Astraeus, uma empresa que aluga aviões e funcionários para outras companhias aéreas, como a British Airways.
O porta-voz da Astraeus disse à BBC Brasil que Dickinson estava de folga nos dois dias, mas as cancelou para ajudar os turistas britânicos.
Para conciliar sua atividade de piloto com a de vocalista, Dickinson tira férias e licenças especiais da Astraeus. O Iron Maiden, formado nos anos 70, é uma das maiores bandas de heavy metal do mundo.
Tá vendo o que acontece quando uma banda só faz sucesso no Brasil? Os membros vão procurar emprego de meio-período. Já posso imaginar o Brian Johnson do AC/DC anunciando lá na Austrália: "Iron Maiden Airlines, flight 666, destined to the... highway to heeell!!!"
E será que toca "Run To The Hills" durante o vôo?
Bom, pelo menos um dos empregos o Dickinson faz decentemente. Dica: não tem relação com música.