Guns and Roses finalmente finalizam o Chinese Democracy!

Foto de lucci
Forums: 

Guns'n Roses finaliza o álbum "Chinese Democracy"

O líder do Guns'n Roses Axl Rose finalmente entregou o álbum "Chinese Democracy" à gravadora Geffen, segundo informação do site Therockradio.com.

O grupo trabalhou no álbum durante 14 anos e disponibilizou seis faixas inéditas para audição dos executivos do selo.

Axl Rose é o único remanescente da formação clássica do Guns'n Roses e, conforme noticiado no site E! Online, um dos executivos declarou que o material é bom, contemporâneo e a voz de Axl soa exatamente a mesma.

No momento, Rose estaria revolvendo impasses quanto a questões financeiras da produção estimada em US$ 13 mi, além de direitos autorais. Em março, o líder da banda assinou contrato com os empresários Irving Azoff e Andy Gould, resolvendo pendência desde o final de 2006, quando Axl despediu Merck Mercuriadis.

http://musica.uol.com.br/ultnot/2008/04/10/ult89u8909.jhtm

Foto de Odnanref

Na verdade, o Axl estava aguardando um crise no Velvet Revolver (entendeu a jogada, o trocadilho? Armas e Rosas, Revólver de Veludo ... ham? ham?), banda formada pelos outros ex-integrantes junto com o Vocalista do Stone Temple Pilots, que agora está de volta à ativa. E, como é fácil perceber, a crise aconteceu.

Além disso, devem ter esperado um momento melhor, quando a China estivesse nas manchetes dos jornais (como está agora por conta da crise com os monges do Tibet e como estará o ano inteiro por conta das olimpíadas).

Mas, isso é tudo especulação.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Leão da Barra

Eu já acho que ele deu um jeito de terminar o Chinese Democracy só para sacanear o refrigerante Dr. Pepper, que prometeu dar uma latinha para cada habitante dos EUA se o disco ficasse pronto esse ano.

Foto de lucci

otimas teorias, gostei!! pode ser ambas!

Foto de Odnanref

E eu ainda acho que os tibetanos estão revoltosos porque foram obrigados a ouvir uma prévia do Álbum do Guns & Axl Roses. E como alguém tem a coragem de dizer que a voz dele é a mesma do auge da banda??? No último Rock in Rio (no RJ mesmo, não essa franquia idiota na Europa) o cara estava obeso e com voz de ganso no cio. Sö achei interessante pelos nomes que o acompanharam (o ex-guitarrista do Nine inch nails - esqueci o nome - e do pocket head). O resto, cocô de neném.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Stryder

O Boquetehead é um dos guitarristas mais chatos de todos os tempos. O Axl tem uma das vozes mais chatas de todos os tempos. O Guns And Roses foi uma das bandas mais chatas de todos os tempos. Daí se conclui o óbvio: O Chinese Democracy vai ser o disco mais chato de todos os tempos. Melhor é vocês ouvirem esse disco aqui.

Foto de Stryder

Dré, se não me engano o Chinese Democracy nunca vazou; o que aconteceu foi que ano passado juntaram umas gravações muito antigas e pouco conhecidas dos G'NR e divulgaram dizendo que era o disco que tinha vazado.

Foto de Marcus

Guns'n'Roses sempre foi uma merda.

Meu blog

Foto de liso

pois é bereuza, as vezes parece que "pega mal" admitir certos gostos aqui. rs

Foto de Marcus

Você acha Creep a melhor ou mais palatável deles exatamente porque acha parecida com Simple Plan.

Meu blog

Foto de lucci

tem espaco pra tudo, eu gosto de pop melado à hardbop, de avril a miles. tem hora pra tudo, tem hora pra sade e hora pra slayer :)

Foto de Stryder

Ah, desisto. Os outros posts do Bereuza confirmam que ele nunca vai escutar Radiohead sem preonceito.

Foto de Marcus

Você não entendeu nada, Bereuza, pra variar.

Eu não disse que você gosta de emocore. O que eu disse é que Creep é a música que você mais gosta do Radiohead, exatamente porque é a que mais se encaixa no formato convencional de canção rock'n'roll -- assim como as do Simple Plan, Guns, etc.

(eu ainda não entendi por que você meteu Radiohead no tópico, mas tudo bem)

Meu blog

Foto de Stryder

[quote=Marcus]

O que eu disse é que Creep é a música que você mais gosta do Radiohead, exatamente porque é a que mais se encaixa no formato convencional de canção rock'n'roll -- assim como as do Simple Plan, Guns e whoever.

 

Meu blog

[/quote]

Opa, bem falado. É justamente por esse lugar-comum de canções que as pessoas costumam repudiar música eletrônica. Costumam jogar fora aquele disco que não agrada na primeira audição etc. Eu era assim também, mas vi que isso é estúpido. Agora dou muitas chances para um disco (Por exemplo, estou com o Feels dos Animal Collective aqui. É um álbum muito difícil, mas não desisto dele. Só a Grass já vale todo o disco, jesus do céu)

 

Um presente pro Bereuza:

http://youtube.com/watch?v=i8M-Moo4imQ

Foto de Bennett

Guns é legal pelo fator kitsch.

Foto de Stryder

[quote=Bennett]Guns é legal pelo fator kitsch.
[/quote]

Eu não sabia o que era isso, fui dar uma conferida e estou a morrer de rir. É justamente isso. 

Foto de Odnanref

Discutir gosto é complicado. Mesma coisa que alguém vir aqui e falar que gosta da cor verde, defendê-la utilizando argumentos kantianos e niilistas. Depois vem um admirador da cor laranja, ressantando sua virtudes através da Monet e da poesia de Camões.

Ou seja, são dois estilos completamente diferentes. G&R é hard Rock, banda que vive de riffs, que são mais fáceis de gravar na memória. Radiohead começou como uma bandinha de de pop rock qualquer, sem a nada demais. Mas, foi 'amadurecendo' ao longo do tempo, encontrando um estilo próprio que precisa de uma identificação muito precisa.

Enfim, Guns agrada fãs de carterinha de Hard Rock e outros de gosto mais eclético, justamente por seus riffs grudentos e pela massiva exposição no começo dos anos 90. Radiohead talvez não agrade nem seus próprios fãs assíduos numa primeira leitura de um novo trabalho e, justamente por isso, exige uma maior compreensão de seu conteúdo.

falei falei e não disse nada.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Stryder

Mas eu tentei ao máximo não discutir o gosto. Eu só tentei explicar porque eu acho o Guns N' Roses limitado e o porquê dessa limitação me encher o saco a ponto d'eu dizer que o GNR foi uma das bandas mais chatas de todos os tempos.  Quanto a questão de ecletismo, meu gosto varia de Radiohead a Nelly Furtado (A primeira metade do álbum Loose principalmente), de Wu-Tang Clan a Van der Graaf Generator, de Talking Heads a Rihanna (Por sinal, o single Umbrella foi a melhor música do ano passado, seguida da Ocean of Noise dos Arcade Fire), de LCD Soundsystem a The National; e mesmo assim os GNR não me descem mais. O Hard Rock em geral não me desce mais. (O eu de 2 anos atrás me enforcaria ao ouvir-me agora dizendo que gosto de Nelly Furtado huahua).

Foto de Fabio Negro

[quote=Stryder]

 Rihanna (Por sinal, o single Umbrella foi a melhor música do ano passado, seguida da Ocean of Noise dos Arcade Fire)[/quote]

Kiss Kiss do Chris Brown foi muito melhor, fiadaputa!

Foto de lucci

 

MAS ELE NAO TEM AS PERNAS DA RIHANNA

 

PS. DO PS. - SAUDADES NEGRON, ONDE ANDA?

Foto de Stryder

AUHAIUHAIUHAIUAHIAUH

 

Foto de lucci

RBD = maite perroni + dulce maria!

Foto de Bennett

Girls Aloud é sensacional. Sem brincadeira, é muito bom mesmo. Esse último disco é matador.

Foto de Stryder

Hitchcock, Radiohead é a melhor banda que já surgiu. Eles são os caras certos (pois têm talento), na época certa (diversidades de texturas devido à música eletrônica).

"Heeeeere I'm allowed everything all of the tiiiiiime" canta Thom Yorke no refrão de Idioteque, do disco Kid A, que é o melhor disco de todos os tempos... DE TODOS OS TEMPOS. E não é o melhor disco porque eu gosto dele: eu gosto dele porque ele é o melhor disco. Ele é o disco que mais representa o século 21, que vai representar o século mais profícuo para a humanidade. Este século vai ser a propulsão para conquistas inimagináveis dos seres humanos. Nanotecnologia curando câncer, upload de informações cerebrais, viagem a outros planetas etc. o que isso tem de comum com o Radiohead, principalmente com o disco já citado, é que estão à frente do seu tempo. E algumas pessoas não compreenderam ainda.

Eu, que quero ser músico, me sinto infinitamente pequeno quando escuto umas das canções expoentes do Radiohead. É como quando a gente é metido a blogueiro e lê um trecho de Dostoiévski. Sabe aquela sensação de que depois daquilo nada mais deveria ter sido escrito? Como se fosse o apogeu? Então.

 

Como eu disse: eu já fui fã de guns and roses. FÃ MERMO, DE PEGAR A GUITARRA E CHORAR TOCANDO O PRIMEIRO SOLO DE NOVEMBER RAIN.

Mas eu era adolescente. Hoje GNR é demasiado simplório para meus anseios.

Foto de Stryder

http://www.maketradefair.com/en/img/dumped/thom01big.jpg

Foto de Stryder

Meus amigos, vocês só precisam ouvir músicas dessas pessoas para serem felizes:

 

http://www.wired.com/images/article/magazine/1601/ff_yorke2_f.jpg

Foto de Odnanref

Riti Cóqui, não adianta. O Ganso morreu. Foi enterrado junta com a noiva de November Rain (até hoje não entendo do que ela morreu ... deve ter sido uma gripe por casa da chuva).

É no mínimo patético uma banda (leia-se Axl Rose) tentar por 15 anos, sem sucesso, lançar um álbum. Eu já gostei de Guns. Até hoje se eu ouvir You Could Be Mine meus pêlos do ante-braço ficam arrepiados (mais pela lembrança de Terminator 2, é claro).

E, pode ter certeza, que não teremos, por enquanto, nenhuma banda expoente, poser, como no século 20. Vivemos o pós-modernismo. Tudo é fragmentado. Até meu cérebro foi fragmentado e só funciona no tranco.

Também ouvi muito Nirvana. Foram eles que me iniciaram no mundo da música e fui um adolescente rebelde por conta disso. Mas hoje o Nirvana só me satisfaz por nostalgia e os arrepios não são mais os mesmos.

Radiohead é uma banda de personalidade ... pelo menos depois que desistiram de ser uma banda de 3, 4 acordes e decidiram: Ok, computer, let`s do it. E, como já comentaram, é uma banda low profile e com princípios. Recentemente até desistiram de um show porque no local não tinha serviço de transporte público.

Radiohead não comanda mais meus mp3 players, que hoje são bem ocupados por Coldplay, Sigur Rós (inclusive, parece que beberam da mesma fonte para realizarem os discos mais recentes) e vou começar e examinar o Jazz sob orientação do Terenzi - fora outras coisas ... preciso me re-atualizar musicalmente.

O Axl não tem capacidade para lançar o novo velho disco nem no ano olímpico da China, quanto mais para dar continuidade ao Guns, seja quem for que estiver acompanhando ele.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Stryder

Hitchcock, preciso de pelos menos um argumento convincente para que me mostre que gosto não amadurece.

Percebe que pela sua lógica todo mundo já nasce com um gosto definido e isso nunca muda? Tipo, se eu gostava de Lua de Cristal na infância, terei de gostar de Lua de Cristal até o dia de minha morte, pois não existe ex-fã?

Percebe?

Gosto amadurece, e nada mais natural. Ao dizer que não existe ex-fã você cuspiu na cara da humanidade, e declarou-se um asno perante todos aqui desse fórum.

Vem cá, uma perguntinha: você acompanha os dicos lançados durante o ano etc.? Pois eu tenho a impressão que você estacionou há pelo menos 15 anos. Sério, tente acompanhar. E principalmente: ouça coisas que você não está acostumado. Aprimorar o gosto não é uma tarefa tão prazerosa, muito menos fácil... você tem que se dedicar bastante, ouvir com atenção, desprender-se dos preconceitos etc. Eu citei nesse mesmo tópico a dificuldade de ouvir o Feels do Animal Collective. Pois é, demorei mas consegui apreender o disco e o resultado é gratificante, pois acabei adorando.

Ah, cara, tem tanta coisa pra dizer ainda que meu coração se comprime. É uma pérola atrás de outra... dinossauros do rock... show de graça dos Radiohead... Aliás, isso é uma prova de que você não está envolvido com música: Se você soubesse que os Radiohead tinham disponibilizado o download gratuito do novo álbum não teria postado a respeito.

Vocês, fãs de Guns and Roses, são tudo poser. Além disso gostam de ver volumes alheios. Porra, o único cara que eu respeitaria aqui por dizer que gosta de GNR é o caofurao, pois ele curte vergalho naturalmente etc., mas vocês, que eu suponho serem héteros, deveriam tomar vergonha na cara.

 

http://catonthewall.files.wordpress.com/2008/02/axl-rose.jpg

 

Foto de Stryder

Eu desisto. Vocês são felizes com a mediocridade, que posso eu fazer?

Foto de Bennett

Foto de Stryder

Perguntinha: O que você ouviu dos Radiohead?

Foto de Stryder

Hitchcok, às vezes você começou pelo disco errado etc. Além disso, sempre é difícil escutar algo diferente do que você está acostumado pela primeira vez. Tome como exemplo os compositores eruditos que de tanto ouvir o clássico tradicional desconsideram grande parte da obra de Schönberg, com sua música atonal. Mas eu te perdôo, pois fiquei feliz em saber que você só escutou o disco uma vez e nem se lembra como era ou o quê era. Talvez um dia você escute de novo e acabe gostando, vá saber.

Foto de Marcus

É a mesma versão do leak de algumas semanas atrás, Dré? Porque se for, não vou nem me dar ao trabalho de ouvir...

Foto de Ray J

Quarenta anos pra essa musiquinha meia boca?

Saudações
Ray Jackson

Foto de Bennett

A música nova do Guns é absolutamente irrelevante, genérica e entediante.

Foto de Odnanref

Não tem problema. Repito o comentário aqui.

O disco é uma das piores coisas criadas nos últimos três séculos. É um crime. Pode desencadear uma guerra nuclear sem precedentes.

Minha única expectativa era quanto à música Madagascar. Fiquei ansioso esperando um "I like to move it move it", mas me decepcionei por completo.

Este será um dos primeiros álbuns que 'compro', na era do MP3, que considero descartável. Sempre que baixei porcarias e guardei achando que um dia pudesse ser útil, ou que eu pudesse aprender a ouvir.

Mas, essa filho que teve um parto normal com duração de 15 anos deveria ser esmagado e queimado em praça pública como a PF faz com as mercadorias piratas.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Odnanref

Mais fácil Santa Claus assumir os vocais do que Lenny Kravitz, que é artista solo com hiperegoanomalia.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Bennett

Lenny Kravitz é o Djavan do rock.

Foto de agraciotti

Esse disco do Guns and Roses já nasceu desacreditado.

E esse papo nostálgico aí...de q nada se faz de bom hoje em dia, me dou sono. Me surpreende as pessoas ainda esperarem o surgimento de algo. Não existe isso de q "não se faz mais nada q preste".  É engraçado q todo mundo adora o MP3 e a era digital mas ninguém percebe o verdadeiro impacto q isso teve na indústria musical Basta entender que a forma de consumo de música (e de se fazer música) mudou. Nada vai "surgir" mais....não por incompetência ou falta de talento de quem faz música, mas pq a informação está diluída.

Entenda como consumir música  hoje em dia....Apenas isso, e vc entenderá o impacto q muitas bandas e artistas estão fazendo na música. E o Radiohead, claro, sempre esteve entre elas.

Foto de Odnanref

[quote=agraciotti]

Esse disco do Guns and Roses já nasceu desacreditado.

E esse papo nostálgico aí...de q nada se faz de bom hoje em dia, me dou sono. Me surpreende as pessoas ainda esperarem o surgimento de algo. Não existe isso de q "não se faz mais nada q preste".  É engraçado q todo mundo adora o MP3 e a era digital mas ninguém percebe o verdadeiro impacto q isso teve na indústria musical Basta entender que a forma de consumo de música (e de se fazer música) mudou. Nada vai "surgir" mais....não por incompetência ou falta de talento de quem faz música, mas pq a informação está diluída.

Entenda como consumir música  hoje em dia....Apenas isso, e vc entenderá o impacto q muitas bandas e artistas estão fazendo na música. E o Radiohead, claro, sempre esteve entre elas.

[/quote] Mas é claro que esse caso específico do Guns gera uma expectativa (cercada de nostalgia) em todos apreciam ou que um dia apreciaram a voz gansificada do Axl e os riffs e solos grudentos do Slash (o resto da banda é o resto). Sem falar da demora de 15 anos ser mais que suficiente pra fazer chacota.

É óbvio que a internet mudou todo o cenário musical. Hoje, mesmo se uma banda/grupo/cantor ficar trancafiado dentro de cofres suíços por todo o tempo de produção/gravação/finalização de um disco, dias, semanas ou meses antes uma ou outra música escapam e caem na rede (será que é sempre sem querer?).

Os verdadeiros fãs de música (bandas/grupos/cantores) apreciam muito mais do que a música. O próprio encarte é uma obra de arte (salvo exceções). Não posso dizer que o MP3 não mudou meu hábito de consumo, mas o que mais influenciou foi um aumento de praticamente 100% nos preços.

Mais ou menos em 1994, quando me tornei um 'consumidor musical', comprava de 3 a 5 CDs por mês, tudo na faixa dos R$ 15,00. Lá pra 1999 eu não tinha mais onde guardar tantos CDs, mas fazia questão de continuar comprando (mesmo com os primeiros sinais do apocalypse) porque só considerava a obra completa com a presença do disco (com as músicas), a capinha (é claro) e o encarte.

Dos anos 2000 pra frente os preços dispararam. Tirando certas promoções, os CDs superavam a marca dos R$ 35,00. Um absurdo! Aí vem toda a história de pirataria, MP3, MetallicaXNapster, etc.

Eu reduzi minhas compras por causa do preço completamente fora de órbita. Claro que é muito mais prático 'comprar' as músicas pela internet, e até apenas as melhores músicas de determinado álbum. E também quembanda hoje não tem site e 'encartes virtuais'? Mas, sei lá, prefiro o tangível e, por isso, sempre que dá, mesmo que já tenha ouvido todas as músicas um zilhão de vezes, compro o CD de determinada banda que mereça o investimento.

Também há a tendência para a desfragmentação do álbúm. Radiohead é sempre exemplo disso, deixando os fãs ditarem os preços, ou lançando músicas e não discos, enfim, tá tudo mudando (maldita pós-modernidade). Mas nada disso impede que se gera expectativa quanto a um grande lançamento, mesmo que seu vizinho muambeiro já oferece a versão perna de pau em primeira mão.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Pringles

Estranho pra kct, só gostei de Better mas não passa nem perto de UYI e Apetite.

Foto de Stryder

Nem precisava, Dré.

 

ps: ainda faltou o In The Aeroplane Over The Sea, dos Neutral Milk Hotel.

Foto de agraciotti

[quote]O que de grande e impactante teve depois da morte de Kurt?[/quote]

Aiaiai...olha aí, ta vendo? As pessoas ainda acham que as coisas "surgem" na mídia... Pq é tão difícil entender a verdadeira transformação q o mp3 causou?

 

Odnanref:

Eu entendo. Também sempre gostei de apreciar encarte, essa coisa toda que vai além da música e valoriza toda a criação artística de uma banda/artista. Mas, sinceramente, eu deixei de comprar cd não só pelo preço, mas pelo incoveniente q se tornou. Botar um cd num aparelho pra ouvir 12, 14 faixas...depois tira, coloca outro...ouve mais 14....   Fora a chatice do espaço q ocupa aquela pilha de cds.

No começo tb relutei bastante...tentei valorizar a compra de cd ao máximo. Mas depois desencanei. Aceitei que é muito melhor ter um HD cheio de mp3 e uma biblioteca do itunes com tudo ao alcance do dedo. Temos que aceitar que mídia física já era. Quanto ao encarte, é uma perda, mas muitas bandas tem dado soluções bem criativas pra suprir a falta da coisa física.

É uma simples questão de desapego aos purismos e entender e aceitar as mudanças da tecnologia...tirando proveito delas da melhor maneira possível.

 

Foto de Pringles

Dré essa avalanche de alternativos só empolga cultzinhos que acham Verve melhor que Beatles. Foo Fighters é bom mas nem chega perto do impacto que o Nirvana teve. Radiohead é cultuado por um nicho de pseudo-vanguardistas que vivem de comparar eles com qualquer outra coisa.

Nirvana foi o grande e ultimo suspiro do Rock o que vem depois é post-rock.

Foto de agraciotti

[quote]Nirvana foi o grande e ultimo suspiro do Rock o que vem depois é post-rock.[/quote]

Tsc...O que veio depois é outra era, outra geração, outra forma de distribuição, outra forma de divulgação, outra TUDO. Nirvana foi a última coisa q "explodiu" na mídia pq antes a mídia era o q ditava o que estava acontecendo. Agora (quer dizer...já há alguns bons anos) não tem mais isso. A informação se diluiu.  Pq é tão complicado? É tão prazeroso assim dizer q tudo novo é ruim? Eu hein...

E post-rock é apenas um gênero (Godspeed You Black Emperor, alguem?). Que gosto muito, aliás. :)

Foto de lucci

[quote=agraciotti]

E post-rock é apenas um gênero (Godspeed You Black Emperor, alguem?). Que gosto muito, aliás. :)

[/quote]

opa, deste eu gosto tambem - conheci-os na trilha sonora do 'exterminio' e achei uma banda 'bacanuda', que merece uma audicao mais a fundo.

vale a audicao, e - agora uqe lembrei - procurarei mais albuns deles!

valeu!

Foto de agraciotti

http://en.wikipedia.org/wiki/Post-rock

Lucci:

o disco "Lift Your Skinny Antennas to Heaven" pra mim é um dos discos mais fabulosos de todos os tempos. :)

Foto de agraciotti

[quote]Digo impactante no sentido de incendiar um estádio lotado, de fazer todo mundo gritar o refrão da música e pular, etc.[/quote]

Já viu um show da Rihanna? Do Justin Timberlake? Já foi nos festivais Tim Festival e Planeta Terra (que até mesmo o nome de banda mais indie e obscuro arranca gritos empolgados da platéia nos primeiros acordes de alguma música)? Até aquele cocô do Jonas Brothers faz isso.  Até Sigur Rós é pop hoje.

Hoje em dia tudo tem impacto e não tem ao mesmo tempo. Eu acho isso ótimo.

Foto de agraciotti

"Teen q só sabe ficar uivando" é uma classificação por sua conta né. Até mesmo artistas q visam o público "teen" podem ter coisas legais. E se mobiliza o público em shows, já entra no critério que vc citou.

E eu citei os Festivais do Brasil pq são os mais próximos, mas em outros países - que já sabem usufruir da internet muito melhor que a gente - a coisa é ainda mais intensa.  Acho q é só uma questão de enxergar que não existem mais parâmetros tão óbvios pra mensurar a unanimidade ou impacto de alguma coisa.

Foto de Shady Lane

Esse novo do guns é horrível.

 

E não tenho vergonha de falar que eu era fã. Gostava até de Skid Row, o Sebastian Bach era linda!

"Lo que hay antes de que haya algo..."

Foto de Pringles

Falta pouco (muito pouco) pra falarem aqui que OK Computer é segundo maior album da história.

 

 

Foto de Odnanref

É. O Coal Chamber acabou em 2003.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Pringles

Dré, não me refiro a vendas e impacto comercial no mainstream. Analise o que era o Rock antes do Nirvana, vinhamos dos anos 80 com o aquele modelo de metal saturado, um guns desestabilizado, Fred Mercury morrendo, musica eletronica virando mainstream, a industria era bem sucedida comercialmente mas a identidade do rock tava perdida. Entao vem o som do Nirvana e provoca o terremoto no rock! É isso que eu quero dizer é algo que foi imprevisivel e causou muito impacto pela sonoridade e pelo que movimento Grunge representou no cenario musical da epoca.

 

Foto de Pringles

Se eu me lembro, 91 vivia o auge do Guns (Rock in Rio II), Nirvana era praticamente anonimo do grande publico. Em 92 o Guns ja tinha perdido um pouco a forca mas ainda fazia sucesso principalmente por causa de Terminator 2/IYL. Nessa epoca ja tava bastante desgastado o rock e foi ai que o eletronico e o hip hop (que saiu do gheto) ganharam forca.. no final de 92 com o rock ja "cansado" pq o Guns de certa forma reciclava muitos conceitos dos anos 80, principalmente pela atitude (cabeloes, xingar o publico, caveirinhas, dead cultura, violencia, etc) mas quando o Nirvana chegou ele revolucionou: era um novo aspecto, um novo som, uma nova abordagem da cultura rock. Como o Dave Grohl disse uma vez eles conseguiram a proeza de tirar Whitney Houston do topo da Billboard de tão em baixa que o rock estava naquela epoca.

O impacto foi muito comportamental. Se antes ser poser, ter cabelao e fazer sucesso com as meninas era legal, agora o auto-depreciative e visao distorcida das coisas toma lugar. "Eu sou feio, você tambem é". Cara isso foi uma virada completa de pensamento nos anos 90 entre os jovens e taí até hoje pra provar a influencia que teve.

Essa corrida pra vender o grunge (vc se esqueceu dos bermudoes xadrez que a Cyclone vendia pra playboyzada na epoca) só mostrou o impacto que o Nirvana causou de comportamento e sonoridade, pq afetou principalmente a moda tradicional usou-se muito xadrez naquela epoca, saias xadrez pras mulheres principalmente, comecaram as maquiagens simulando depressao, comecou-se inclusive a falar de depressao entre o grande publico. Ja a histeria hardrock bastante derivada do metal, era fechado aos fans, nao saia desse nicho.

Em 93 essa revolucao ja tava completa, ninguem mais falava de guns, a cultura pop ja havia se transformado de forma que todo o cenario musical se transoformou. Quer um exemplo? Spaghetti Incident - passou batido, ninguem falou ate parecia que ninguem mais conhecia o guns.

O impacto da morte de Kurt foi tão grande que: 1994, a industria fonografica se viu numa crise de identidade e se viu obrigado a voltar as origens pra se recompor: Bon Jovi, Pink Floyd lideraram as vendas e perceba que Weezer só foi reconhecido anos depois. 1995, o punk se fortalece, o alternativo começa a ganhar mais espaço mas ainda reina a confusao sobre o futuro do rock. 1996, o alternativo explode de vez e tudo no mainstream começa a ser feito pra imitar esse estilo, a partir dai tudo é feito se parecendo ou lembrando algum rotulo de alt, foi a "nova era post-Cobain", tb chamado de post-rock, nessa epoca tb o rock britanico que andava morto revive no som de Oasis.

Pouquissimas vezes a RS fez capas sobre momentos tao chocantes na historia da cultura pop, essa ficou eternizada sobre toda essa era que viveu o rock e tudo oq aconteceu depois:

http://i.rollingstone.com/assets/rs/162/913/images/00302772_lg.jpg

 

 

 

Foto de Odnanref

[quote=Pringles]

O impacto da morte de Kurt foi tão grande que: 1994, a industria fonografica se viu numa crise de identidade e se viu obrigado a voltar as origens pra se recompor: Bon Jovi, Pink Floyd lideraram as vendas e perceba que Weezer só foi reconhecido anos depois. 1995, o punk se fortalece, o alternativo começa a ganhar mais espaço mas ainda reina a confusao sobre o futuro do rock. 1996, o alternativo explode de vez e tudo no mainstream começa a ser feito pra imitar esse estilo, a partir dai tudo é feito se parecendo ou lembrando algum rotulo de alt, foi a "nova era post-Cobain", tb chamado de post-rock, nessa epoca tb o rock britanico que andava morto revive no som de Oasis.

[/quote]Isso é exagero, ou até estratégia de marketing. Sou fã de Nirvana, fez parte da minha adolescência, mas é exagero achar que a indústria fonográfica se perdeu por causa da morte dele ou até mesmo dizer que depois de Nirvana tudo é post-rock. Muita coisa surgiu depois (o Dré citou várias), também depois de 2000 - melhor, pior - mas essa história de post-rock é lorota.

 

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de agraciotti

Mais uma vez, o erro desse discurso é, pura e simplesmente, os parâmetros. Antes tinhamos parâmetros muito bem definidos. O q "estourava" e causava "impacto" na música era o que tocava nas rádios e - depois - o que passava na MTV. O alternativo veio por fora, com os grupos de pessoas "antenadas" que fuçavam lojas de discos toscas e que trocavam fitinhas das bandas q não estavam na mídia (e que também tinham grande impacto, já q eram referência até de roupa e comportamento).  Por isso q é tão fácil citar bandas "importantes" de cada década até os anos 90.

E hoje? Se pedirmos aqui no fórum pra todo mundo citar bandas importantes dos anos 2000, uns - como, imagino, o Pringles - vão falar que não existe nenhuma, e o resto vai discordar uns dos outros citando bandas completamente diferentes.  A internet - com o advento do mp3 - diluiu tudo...matou qualquer parâmetro pra nomear alguma coisa. Tanto que as rádios e a MTV tão perdidinhas pra acompanhar o alcance que o myspace e a internet conseguem.

Hoje em dia uma banda consegue se tornar hype, lotar shows, fazer o povo cantar em coro e influenciar muitos outros artistas....isso sem lançar um único disco e - mais ainda - sem que a maioria da população mundial nunca tenha ouvido falar dela. Sério mesmo que vcs não acham isso incrível? É a primeira GRANDE revolução da história da música.  Como é possivel, acontecendo isso tudo, ainda ter gente com discurso saudosista??

Foto de Pringles

Eu senti uma sensação de vazio terrivel qndo ele morreu, tentava me apoiar em alguma coisa nova comprei Crossroads, Pulse, Dookie, Morning Glory mas nada preenchia. Foi aí que numa tarde de 1996 ouvindo 1979 eu chorei. Chorei pelo Kurt, pelo rock, chorei por saber que nunca mais ele seria o mesmo. Desde então eu ouço oldies e realmente não liguei muito para o que saiu depois.

Foto de Livia

[quote=Pringles]

Eu senti uma sensação de vazio terrivel qndo ele morreu, tentava me apoiar em alguma coisa nova comprei Crossroads, Pulse, Dookie, Morning Glory mas nada preenchia. Foi aí que numa tarde de 1996 ouvindo 1979 eu chorei. Chorei pelo Kurt, pelo rock, chorei por saber que nunca mais ele seria o mesmo. Desde então eu ouço oldies e realmente não liguei muito para o que saiu depois.

[/quote]

Smashing Pumpkins?

 

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de Pringles

[quote=Livia]

[quote=Pringles]

Eu senti uma sensação de vazio terrivel qndo ele morreu, tentava me apoiar em alguma coisa nova comprei Crossroads, Pulse, Dookie, Morning Glory mas nada preenchia. Foi aí que numa tarde de 1996 ouvindo 1979 eu chorei. Chorei pelo Kurt, pelo rock, chorei por saber que nunca mais ele seria o mesmo. Desde então eu ouço oldies e realmente não liguei muito para o que saiu depois.

[/quote]

Smashing Pumpkins?

 

[/quote]

Sim, essa música fala exatamente desse contexto de jovens nascidos em 1979 com 16-17 anos na época e o vazio que sentiam por algo de grande que perderam e como tinham que viver pra preencher isso. Viu o clipe?

Foto de Livia

[quote=Pringles]

[quote=Livia]

[quote=Pringles]

Eu senti uma sensação de vazio terrivel qndo ele morreu, tentava me apoiar em alguma coisa nova comprei Crossroads, Pulse, Dookie, Morning Glory mas nada preenchia. Foi aí que numa tarde de 1996 ouvindo 1979 eu chorei. Chorei pelo Kurt, pelo rock, chorei por saber que nunca mais ele seria o mesmo. Desde então eu ouço oldies e realmente não liguei muito para o que saiu depois.

[/quote]

Smashing Pumpkins?

 

[/quote]

Sim, essa música fala exatamente desse contexto de jovens nascidos em 1979 com 16-17 anos na época e o vazio que sentiam por algo de grande que perderam e como tinham que viver pra preencher isso. Viu o clipe?

[/quote]

vc está falando com uma FÃ dos SMP

:)

eu adoro 1979, a musica é linda, o clipe perfeito

 

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de Pringles

[quote=Livia]

[quote=Pringles]

[quote=Livia]

[quote=Pringles]

Eu senti uma sensação de vazio terrivel qndo ele morreu, tentava me apoiar em alguma coisa nova comprei Crossroads, Pulse, Dookie, Morning Glory mas nada preenchia. Foi aí que numa tarde de 1996 ouvindo 1979 eu chorei. Chorei pelo Kurt, pelo rock, chorei por saber que nunca mais ele seria o mesmo. Desde então eu ouço oldies e realmente não liguei muito para o que saiu depois.

[/quote]

Smashing Pumpkins?

 

[/quote]

Sim, essa música fala exatamente desse contexto de jovens nascidos em 1979 com 16-17 anos na época e o vazio que sentiam por algo de grande que perderam e como tinham que viver pra preencher isso. Viu o clipe?

[/quote]

vc está falando com uma FÃ dos SMP

:)

eu adoro 1979, a musica é linda, o clipe perfeito

 

[/quote]

é bem legal esse clipe! passava muito na MTV nessa epoca

Foto de Dylan

Ouvi algumas músicas e não gostei. Mas darei outras chances para C.D.

Foto de Stryder

Tem muita gente boa aí pra você chorar quando eles morrerem. Basta ir procurá-los.

 

Dica: Não passa nas rádios nem na tv.

Foto de Shady Lane

Eu sempre torci o nariz para pessoas que gostavam só do que tocava no rádio, pq achava que era um gosto mais imposto do que qualquer outra coisa. Hoje em dia já não acho mais isso. É só mais fácil.

 

Vocês são muito radicais. Agora todo mundo que entra aqui tem que saber estilo-Fábio-Massari a última banda da islândia do momento.

 

Pra que?

 

 

 

 

"Lo que hay antes de que haya algo..."

Foto de Livia

plague, o dia que você for ver o neil gaiman de novo você me avisa? queria que ele autografasse meu "belas maldições"

:)

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de agraciotti

Ta aí.

Agora sou fã do Plague. :)

Foto de agraciotti

E só um parentesis: sempre gostei de Pearl Jam. Mas aquela coisa...eu CRESCI ouvindo isso..ouvindo a era grunge..rock alternativo (Nirvana tb, claro)...sabia todas as músicas de cor...comecei a tocar e fazer música por causa dessas bandas.... aí já viu ne. Já tenho um apego emocional e nostálgico eles.  Hoje em dia me ocupo em me aprofundar em outros artistas e outros tipos de sons.... mas confesso q eu quase chorei quando vi o show deles em São Paulo.  :)

Foto de Pringles

Não conheci Nirvana nas rádios, naquela época o Brasil vivia uma onda de pagode e Daniela Mercury e não ser que se vc morasse em SP/RJ capital era praticamente ouvir uma musica de rock nas rádios, a onda de "brasilidade" tava nascendo nessa epoca, até Titãs e Engenheiros foram jogados pra escanteio. Sorte que ainda tinha a MTV que apesar dos modismos nos entregava o que acontecia de relevante no cenario musical.

Plague, ainda acho que é tudo uma questão de perspectiva. Pegue por o exemplo o estereótipo do brasileiro comum que gosta de pagode, axé e funk. Menos! vamos pro universitario que so conhece The Wall Part 2 e Satisfaction. Pra eles o conceito de música e revolução é muito diferente de quem vai atrás de bandas obscuras que pelo julgamento de valor de quem curte são o supra-sumo da produção musical.

O que eu quis dizer é o Nirvana, foi pra mim, e pra grande parte da minha geração um grande marco cultural e musical. Eles não foram a coisa mais importante pra todo mundo, mas para o meu modelo de comportamento da época e que coincide com a cultura pop e o cenario rock que o mundo vivia foi uma revolucao. E a historia do Rock sempre viveu disso: Elvis, Beatles, Woodstock, Metal, Guns, Nirvana.. sempre houve boas bandas que nao tiveram o reconhecido valor no lugar dos grandes que "revolucionaram" seu tempo. Esse debate na verdade é interminável. Esses dias mesmo vi um cara de uns 20 anos lá no forum UOL Jogos dizendo que Verve teve mais importancia que os Beatles. Eu respeito o cara que vai atras de alternativo e a noção de revolução dele, tem todo um conceito de "original", mas não acho certo dizer voces estao com a verdade e tem mais moral pra dizer o que é ou nao revolucao.

Por isso eu comprei Dookie, Pulse, Crossroads e Morning Glory eram albuns que eu queria ouvir, eu via MTV, gostava do som e comprava o CD. Foi assim com Smashing Pumpkins também. Hoje, com a Internet é muito mais simples ir no Myspace, Youtube, Wikipedia e  Mininova e pegar la as MP3 que vc ta curioso pra saber como é o som, mas na aquela época isso era impossível, a MTV reinava em 94, internet era um sonho distante.

O que eu acho nonsense é alguem julgar algo que não viveu. Eu tinha 12 anos em 1992 comprei Nevermind em vinil. CD era coisa de bacana aquela época. Eu vivi esse tempo e sei o impacto que teve. É bizarro mesmo esses moleques nascidos depois de 90 vangloriarem coisas que nem fazem ideia do que foi, do que era Come As You Are numa manha de terça-feira em 1993 esperando a hora de ir pra escola. Era foda demais. Foi foda demais. Chame isso de emo o que for mas pra mim é por isso que Nirvana foi o que foi, só quem viveu sabe.

Foto de Pringles

ao lado de Beyonce

Foto de Livia

eminen > beyonce e kanye west

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de agraciotti

Kanye West >>> eminem e beyonce.  :P

Foto de Bennett

Impressionante como a participação do Plague transformou um tópico medonhamente chato em algo bacana.

Foto de lucci

dre, o problema é como voce falou, a conotacao de `pirata`

 

pirata pra mim é copia nao autorizada, sempre foi. estes albuns raros eu sempre chamei de bootleg

 

pirata != bootleg!

 

e vivam os bootlegs :)

Foto de Pringles

Hitchcock espere e sera crucificado >:) tb penso como vc, sou ate bem tolerante com coisas novas e diferentes. Recencentemente descobri The Cat Empire e curti bastante.

O problema é essa Sindrome de Underground onde tudo oq vc buscar tem que ser obscuro, se vc gostar de algo do mainstream é um ser deplorável como já foi dito aqui.