A Origem dos Istas

Foto de Pringles
Forums: 

Com os consoles ficando cada vez mais complexos e movimentando cifras indecentes de dinheiro, natural que ele atraem mais atenção nos tempos atuais.

Aos novos navegantes pode soar estranho tanto fanatismo por marcas, empresas e consoles. Os chamados "Istas": Nintendistas, Sonystas e Caixistas (da tradução Xbox = caixa x)

Mas que porra é essa? você me pergunta.. explico.

Desde que os videogames se tornaram um pouco mais complexos que o Atari - foi quando seu tiozão parou de jogar - o mercado de games se clivou em duas empresas: SEGA e Nintendo. Essas duas empresas conquistaram muitos fãs que logo passaram a se odiar.. quem tinha os melhores jogos, o melhor console, comparações de gráficos e isso nunca acabou permance até os dias de hoje.

A seguir lhes apresento cada uma das "facções" de Istas conhecida atualmente.

Nintendistas - a mais antiga facção dos videogames. Sua origem remonta os tempos de NES quando esses seres se apaixonaram pelo mundo cativante de Mario e pela extensa biblioteca do console. Estão na ativa até hoje e são os mais leais a empresa. Alguns se incomodam com seus consoles terem perdido 2 gerações seguidas e hoje estão estéricos com as vendas do Wii. Os mais maduros fazem da Nintendo um estilo de vida, algo parecido com os Fanboys da Apple. São admirados pela sua lealdade e originalidade. Cor oficial: vermelho. Faixa etária: dos 5 aos 20 anos com raras exceções acima dos 20; tem altas taxas de renovação sempre com um publico jovem.

Seguistas
- segunda facção, nasceu no Master System e logo sairam se gabando de ter o melhor console só pq tinha uma paleta de cores melhor. Quando saiu Sonic se excitaram falando que Mario morreu. Quando saiu o SEGA CD compraram achando que tinham algo melhor que o SNES. Sempre disseram que tem o melhor, ser Seguista sempre foi um poço de auto-afirmação. Esses seres sofreram uma dura derrota em todas gerações que acompanharam e viram a falência da sua empresa de forma brutal - culpam a Sony e PS2 de terem "matado" o Dreamcast e por isso todos eles odeiam a Sony e querem ver ela falida. Depois da morte do Dreamcast os Seguistas se tornaram Caixistas migrando em massa para aba do Tio Bill Gates. Prometeram vingança e declaram os Sonystas seus maiores rivais. Cores oficiais: azul e branco. Faixa etária na época da SEGA: 12 aos 25. Hoje estão velhos, 18 a 35 anos (vide caixistas)

Sonystas - facção que nasceu de outra facção. Os Sonystas tem a origem no Super Nintendo mas não é que gostavam de Mario ou da Nintendo - eles compraram o SNES pra jogar Street Fighter II e Final Fight e foram agraciados com uma centenas de titulos hardcore para o sistema. A Nintendo então anunciou seu proximo console e sua nova postura de mercado que persiste até os dias de hoje: jogos fofinhos e multicoloridos. A Sony anunciou o PlayStation que logo comecou a atrair centernas de thirds e conquistou o publico hardcore do SNES que migraram em massa pro console nascendo assim os Sonystas. Ao longo de 2 gerações vitoriosas varias sub-facções nasceram: os rpgistas devotos da Square, hardcores de Resident Evil e os "manos" aqueles que só jogam Winning Elevem e Need for Speed. Não são muito engajados com o ismo - a maioria permanece alheio a tudo apenas acompanhando o que se passa, mas quando você encontra o verdadeiro Sonysta pela frente.. sai da frente! Cores oficiais: azul e preto. Faixa etária: dos 12 aos 25, com o lançamento do PS3 subindo até 30 anos ou mais. Boa taxa de renovação sempre com publico adolescente.

Caixistas - Os caixistas como falei são os Seguistas agora rancorosos com a morte do Dreamcast e odiadores da maléfica Sony. Desde que migraram pro videogame da M$ ja comecaram as inevitáveis comparações técnicas - tá no dna desde o master system - chamando o PS2 como "máquina de serrilhados" e etc. Adoram jogos de tiro e qualquer coisa que tenha muito sangue e mostre seres másculos. Existe uma sub-facção caixista que tem crescido muito nos ultimos tempos: os PC Gamers Pobres - cansados de pagar fortunas em upgrades todo ano eles migraram para o Xbox. Olham com desinteresse para Nintendo pelo seu apelo infantil. Cores oficiais: verde e preto. Faixa etária: dos 18 aos 35 anos. É o publico mais velho.

Resumidamente, o mundo dos videogames gira em torno dessas 3 facções 2 descendentes de outras. Portanto quando ver alguem dizendo "eu odeio a sony" "caixistas sao viuvas da sega" "eu amo a nintendo" voces saberão o porque dessas preferencias ilógicas.

 

 

Foto de quase nada

Parabéns por essa tese sobre os istas.

Ainda sobre o tema, eu diria que a facção dos nintendistas, apesar de ser a mais antiga, é a que tem mais apelo com o público jovem, geriátrico e sem experiência. Normalmente, quando o nintendista fica mais esperto, termina virando sonysta.

Sobre os caixistas, além de serem viúvas da sega, são tidos como zé ruelas. Existe um rancor muito grande vindo dos caixistas e nintendistas.

Congratulações por esse trabalho imparcial e correto.

Foto de Pringles

Ácido Sóbrico não entendi essa birra com Apple Fanboys. Todos que conheço são ultra-educados e fazem da Apple seu estilo de vida. Eu acho Linuxer muito mas muito pior pq vivem de falácias e alimentar mitos, só perdendo pros MS Fanboys que são lamers por natureza.

Foto de Pringles

[quote=quase nada]Parabéns por essa tese sobre os istas. Ainda sobre o tema, eu diria que a facção dos nintendistas, apesar de ser a mais antiga, é a que tem mais apelo com o público jovem, geriátrico e sem experiência.[/quote]

É verdade tem uma renovação surpreendente com ultra-istas de 13 anos que nem jogaram NES. O público geriátrico começou agora com o Wii.

[quote=quase nada]Normalmente, quando o nintendista fica mais esperto, termina virando sonysta.[/quote]

Muitos deles compram consoles Sony só por causa dos RPGs.

[quote]Existe um rancor muito grande vindo dos caixistas e nintendistas. Congratulações por esse trabalho imparcial e correto.[/quote]

Dos caixistas o rancor é enorme um recalque fudido de escroto. Os nintendistas mais radicais e extremistas tem um mágoa do periodo N64-Gamecube só por causa das vendas, mas conheço muitos que nem ligam e aproveitaram os consoles que tiveram.

Foto de Odnanref

[quote=batata]Nintendistas - ... Faixa etária: dos 5 aos 20 anos com raras exceções acima dos 20; tem altas taxas de renovação sempre com um publico jovem.[/quote]O NES foi lançado em 1983. Então pode subir essa faixa etária. Eu diria dos 5 aos 40 (tenho 27 e continuo Nintendista - apesar de ter parado a vida de videogame na época do SNES).

[quote=QN]Normalmente, quando o nintendista fica mais esperto, termina virando sonysta[/quote]Isso é verdade. Apesar d`eu nunca ter mais comprado qualquer videogame, sempre fazia amigos que tinham playstation. Mesmo tendo investido mais de dez anos em PC, sempre busquei o que havia de melhor do console da Sony. Então posso até me considerar um nintendista/sonysta.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de liso

Esse lance de "ista" é relativo, depende muito do "financeiro".
Acho que o "povão" mesmo não se apega a esse tipo de coisa.
Eu, particularmente, e acho que a maioria das pessoas com quem convivo na vida real seguiram o seguinte padrão:

1. Atari foi numa época que era mais pra "quem podia"
Com o surgimento das locadoras, veio em sequencia:
2. Master System (cartucho)
3. Mega Drive (cartucho) - Sega CD uma chiqueza!
4. Super Nintendo
5. PSOne e PS2!

Hoje não sei como andam as locadoras já que estou falando mais de minha fase de juntar dinheirinho pra ir jogar uma hora na locadora, mas pelo que vejo, as de bairro ainda são recheadas de PS2!

PS.: Na minha época ter um video game era artigo de luxo.

Foto de Pringles

[quote=Odnanref]O NES foi lançado em 1983. Então pode subir essa faixa etária. Eu diria dos 5 aos 40 (tenho 27 e continuo Nintendista - apesar de ter parado a vida de videogame na época do SNES).[/quote]

São raros os Nintendistas com idade avançada e que estão na ativa desde o NES. Conheço uns 3 todos jornalistas de games. Se você parou de jogar desde o SNES acabou se desconectando dela então tu és um ex-nintendista.

 

Foto de liso

Não cara o meu auge foi mesmo com e SNES mas curti mais minha época de Ps1 e Ps2. Esqueci de mencionar o N64 onde joguei muito e apenas mário kart e 007 já que íamos 4 ou 5 pessoas a locadora.

edit: respondi como se o pringles tivesse falado comigo... é a idade.

Foto de Odnanref

[quote=Pringles]

[quote=Odnanref]O NES foi lançado em 1983. Então pode subir essa faixa etária. Eu diria dos 5 aos 40 (tenho 27 e continuo Nintendista - apesar de ter parado a vida de videogame na época do SNES).[/quote]

São raros os Nintendistas com idade avançada e que estão na ativa desde o NES. Conheço uns 3 todos jornalistas de games. Se você parou de jogar desde o SNES acabou se desconectando dela então tu és um ex-nintendista.

 [/quote]

Ainda bem que vieram os emuladores. Nunca deixei de ser nintendista. Jogo SNES e N64 até hoje.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de quase nada

A nintendo parou no tempo, quando olho pro miyamoto o que vejo é um michael jackson (só que mais gay). Quando eu vi que o Zelda Twilight Princess imitou Shadow of the Colossus e Okami AO MESMO TEMPO e na cara dura, minha vontade foi de tomar coca cola quente, a raiva era tanta que perdi uns 3 anos de vida. Até o começo desse Zelda imita o começo do Shadow.

Não quero nem colocar os vídeos do youtube aqui pra não passar raiva.

Foto de BigWings

[quote=liso]PS.: Na minha época ter um video game era artigo de luxo.[/quote]

Com os consoles atuais custando entre 1.500 a 3.000 reais, ainda é.

 

 

BigWings

Foto de Pringles

Mas eu gosto de Zelda se um dia comprar o Wii vai ser pra jogar Zelda.

Foto de liso

[quote=BigWings]

[quote=liso]PS.: Na minha época ter um video game era artigo de luxo.[/quote]

Com os consoles atuais custando entre 1.500 a 3.000 reais, ainda é.

[/quote]

 

Big, é como eu falei.. dentro da "realidade" de cada um.

Minha realidade e de meus amigos é um PS2 parcelado em 10x.. tá tá.. 5x de 100,00. E agora tem eu pra baixar os jogos com meu veloxzinho. rs

Tem apenas um ano e meio que tenho um PS2.

Wii.. Xbox.. Ps3 pra gente, é igual caviar.