Clube do Livro Joio: clássicos laudados e/ou detonados pelo pessoal do Joio
O fórum de literatura é um dos mais parados aqui, e eu estava pensando em algo para movimentá-lo. Já há algum tempo eu planejava fazer uma espécie de clube do livro com alguns amigos, apenas para discutir clássicos da literatura. Para ver qual era o auê em torno de alguns livros que eu nunca li, e que provavelmente não vou ler sem alguma motivação externa. Há uma lista quase inesgotável de "clássicos" da literatura universal que podem ser lidos e discutidos aqui. Infra-estrutura nós temos, só falta organizar.
A minha idéia é a seguinte: marcamos um livro por mês, ou por bimestre no caso de livros bem longos (500 páginas por mês, por aí), e fazemos uma discussão livre aqui no Joio, mas procurando contextualizar bem a obra e o autor, promovendo um debate que almeje ser profundo e bem pensado.
O que vocês acham? Têm algumas idéias de orientações gerais para movimentar a discussão? A escolha da obra ficaria por conta de voto mesmo. A gente faz uma seleção prévia, e manda alguns para uma enquete e vota. Ou discute aqui mesmo.
- Login para postar comentários
Eu devo retomar a leitura
Eu devo retomar a leitura da trilogia da fundação. E vou ler do começo, já que tinha parado a dois anos. Fica a sugestão pra quem não leu, pois é quase um "Senhor dos anéis" da ficção científica.
Saudações
Ray Jackson
Saudações
Ray Jackson
Sou totalmente a favor. Isso
Sou totalmente a favor. Isso já foi feito em dois blogs que eu freqüento, e é algo bem legal.
Eu já tenho algumas sugestões aqui.
Meu blog
Meu blog
Mas a gente precisaria
Mas a gente precisaria COMPRAR o livro?
Sim, eu sou pluribilionário, sim, sim. Mas também tô com uns 27 livros atrasados e tô me forçandoa não comprar nada antes de lê-los.
Aliás, semana passada me animei a terminar "As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay" só pra comentar aqui no fórum. E sugestão: chamar o fórum de "Livro" em vez de "Literatura", pra gente falar de uns paradidáticos, umas auto-ajudas e dos santinhos desse ano de eleição.
E de não-ficção, também.
Você não precisa COMPRAR o
Você não precisa COMPRAR o livro. Pode emprestá-lo numa biblioteca, pode furtá-lo, roubá-lo, etc. Você precisa CONSEGUIR o livro de alguma forma, porque é pré-requisito para a leitura. Não é verdade?
(Quanto à sugestão...olha, será que a palavra "literatura" inibe as pessoas de comentarem outros tipos de material escrito?)
Mas bem, vamos fazer algumas sugestões:
Continuem sugerindo mais livros, por favor, e algumas idéias para a organização do clube. Eu só vou poder começar a participar daqui a um mês mais ou menos, por falar nisso.
EDIT.: Mais uma sugestão para a lista, que eu estou lendo no momento, por sinal: Guerra e Paz - Liev Tolstói.
Ótima idéia. Estou
Ótima idéia. Estou estudando mas lendo literatura ao mesmo tempo para aliviar um pouco o cérebro.
Algumas sugestões:
e mais um voto para Grandes Esperanças - Charles Dickens
Hahahaha. Pô, mas putaria
Hahahaha. Pô, mas putaria mesmo é o Sexus. Os outros dois da trilogia pecam no quesito putaria, mas acho que Sexus tem mais putaria do que os dois Trópicos juntos.
Eu topo participar... apesar
Eu topo participar... apesar de eu as vezes não ter muita paciência com certos clássicos (tentei ler Nietzsche uma vez e tudo que eu consegui foi uma tremenda dor-de-cabeça). Desses citados, só li O Estrangeiro (que eu adoro, diga-se de passagem).
À propósito, estou para começar a ler The Third Policeman, de Flann O'Brian (é, aquele mesmo, que foi citado no Lost). Se for bom, recomendo-lhes depois.
Trabalhadores do Mar -
Trabalhadores do Mar - Victor Hugo
tradução do Machado de Assis, que foi muito influenciado pelo estilo do Hugo. Dizem que tem um dos maiores vilões da lieteratura.
Tonio Kroeger - Thomas Mann
lembram da Virgínia, a centro-das-atenções no NG de Literatura do UOL? ela disse que esse Tônio Kroeger é a aula de volante que nos leva seguramente pela estrada da literatura alemã clássica, e que é o primiero livro do Mann que se deve ler. Sei lá, vai ver que é. O pai dela é professor de literatura alemã numa federal da vida.
Nove Estórias - JD Salinger
Nove contos publicados na revista New Yorker.
ia sugerir O Apanhador no Campo de Centeio, mas tem alguém aqui que não leu isso? E quem conseguiu se conter depois disso e não virou um assassino obcecado? Eu tive de matar o Chris Farley, aquele vagabundo! Mas ele queria, ele pediu!
O Médico e o Monstro - Louis B. Stevenson.
cara, nunca li nada so Stevenson. e eu tenho uma história do Hulk cabulosa, cujo argumento é uma crítica literária que conclui porquê o Hulk é visto como mau, quando na verdade ele é apenas O MAIS FORTE! Roooaaaaaaaagh! é da hora, manos.
Shakespeare
já pensou um racha no fórum por uma discussão sobre o barbicha?
-Hamlet inventou o humano!
-nah, esse livro é superestimado!
-pra você até o orgasmo deve ser superestimado!
-pra mim esse Shakespeare usava calcinha...
O Pequeno Príncipe - Exupéry
pô!
voto contra qualquer coisa do Proust. E Trópico do Miller também não! Pra mim sexo só com história de detetive. Tipo esse escritor americano que morreu ess semana. O detetive puxa a arma e cê já fica de pau duro, impressionante!
Simpatizo com No Coração das Trevas, também.
Nove Histórias eu li, junto
Nove Histórias eu li, junto com Apanhador, aquelas duas noveletas cujo nome eu me esqueci mas tinha uma Viga no meio de um dos títulos, e Franny e Zooey. Acho o Salinger MUITO superestimado, mas se mais gente quiser ler eu topo.
Hmmm...Shakespeare. Eu li Hamlet, Ricardo III e Macbeth. Se for pra ler algo do Bardo (hihihi), voto em A Tempestade.
Thomas Mann: pode ser, o Kröger. A gente aproveita pra ler junto com Morte em Veneza.
Victor Hugo eu prefiro não ler nada por enquanto. E o Stevenson pode valer a pena.
Em relação a Coração das Trevas, também leio numa boa.
Bennett escreveu: Nove
[quote=Bennett]
Nove Histórias eu li, junto com Apanhador, aquelas duas noveletas cujo nome eu me esqueci mas tinha uma Viga no meio de um dos títulos, e Franny e Zooey. Acho o Salinger MUITO superestimado, mas se mais gente quiser ler eu topo.
Hmmm...Shakespeare. Eu li Hamlet, Ricardo III e Macbeth. Se for pra ler algo do Bardo (hihihi), voto em A Tempestade.
[/quote]
Li Rei Lear do Shakespeare e Apanhador do Salinger.
Me senti várias vezes prejudicado pela tradução, que usa um vocabulário muito inapropriado, quando não é ultrapassado, mesmo.
Gostei do Apanhador, mas não achei aquilo tudo que dizem, tipo "o livro que inventou a adolescência". Mas tem um tema muito de poderoso, sobre ser artista.
[quote]Victor Hugo eu prefiro não ler nada por enquanto.[/quote]
qual o galho com o Hugão? (deve ser o mesmo galho que eu tenho com o Dickens).
Já leu o Pequeno Príncipe?
Eu li O Pequeno Príncipe,
Eu li O Pequeno Príncipe, mas não me aceitaram no concurso de miss =( Achei meio chato.
Victor Hugo, sei lá, não me atrai. Se for pra pegar outro francês que escreve pelos cotovelos, prefiro algo do Dumas pai.
~Sobe~Gente, ninguém mais
~Sobe~
Gente, ninguém mais tem sugestões? Marcus, você não ia colocar algumas?
Do que eu vi no tópico, dá para isolar para votação, até agora:
Vamos lá, precisamos de mais sugestões, ou de que sugestões anteriores sejam endossadas pelo menos uma vez para que a gente possa colocar mais livros na lista.
Sugiro veementemente Lolita,
Sugiro veementemente Lolita, do Nabokov. É um romance muito, muito bom, moderno, e fácil de ler. Deve ser facílimo de encontrar em sebo, pois saiu uma edição baratinha na Folha de S. Paulo.
Meu blog
Meu blog
Lolita é uma boa, mas
Lolita é uma boa, mas talvez seja melhor pegar alguma coisa que nenhum de nós leu.
Bom, eu ja li Lolita!
Bom, eu ja li Lolita! Particulamente não gostei. Então não queria ler de novo. Se é pra sugerir alguma coisa, eu queria ler "uma questão pessoal" do Kenzaburo. Mas entre as opções voto em Grandes esperanças.
Sugiram mais livros, quanto
Sugiram mais livros, quanto mais melhor.
Marcus escreveu:Sugiro
[quote=Marcus]
Sugiro veementemente Lolita, do Nabokov. É um romance muito, muito bom, moderno, e fácil de ler. Deve ser facílimo de encontrar em sebo, pois saiu uma edição baratinha na Folha de S. Paulo.
[/quote]
Eu acabei de ler Lolita e gostei muito mesmo. Só que a maioria do pessoal já deve ter lido.
Outras dois que sempre quis ler:
Direito Constitucional - Alexandre de Moraes hehe Não posso nem lembrar que já me dá calafrios. hehe
Bem, se é pra ser alguma
Bem, se é pra ser alguma coisa que ninguém leu, já aviso que li os anteriormente citados:
- Fahenheit 451 (se bem que foi há um tempão)
- O Estrangeiro
- Tonio Kroeger / Morte em Veneza
- O Pequeno Príncipe, claro
- Madame Bovary
Meu blog
Meu blog
Vamos começar logo a
Vamos começar logo a votação?
Seria interessante mais
Seria interessante mais livros, creio eu. Dos anteriores eu já li: O Estrangeiro, os do Salinger, Pequeno Príncipe e Trópico de Câncer. Acho melhor pegar alguma coisa que nenhum de nós leu mesmo, e começar do zero.
Também acho e mantenho meu
Também acho e mantenho meu voto no japonês
Aí, sei que acabou que não
Aí, sei que acabou que não deu certo... mas será que não rola de tentar pôr essa idéia em prática esse ano ainda etc.? Agora que estou terminando a faculdade tou animadão pra começar a ler de verdade e tal. Nem o tópico da história grega rendeu, vamos tentar fazer esse aqui funcionar, poxa vida. Nem que tenhamos só uns três usuários participando, pois acho que, se começar, vamos acabar atraindo mais gente pro projeto e pode ser que isso fique um troço realmente muito bom.
O que acham?
Podemos reviver, mas sem ser
Podemos reviver, mas sem ser história grega.
Eu não me importo com o tema,
Eu não me importo com o tema, pómandá brasa que eu topo ler qualquer coisa.
se tiver o ebook pra baixar
se tiver o ebook pra baixar na net é uma boa também.
Eu ultimamente resolvi ler de
Eu ultimamente resolvi ler de novo os livros que fui obrigado a ler na época de colégio. Então estou lendo O Grande Mentecapto. Divertidíssimo.
terenzi escreveu:Eu
[quote=terenzi]Eu ultimamente resolvi ler de novo os livros que fui obrigado a ler na época de colégio. Então estou lendo O Grande Mentecapto. Divertidíssimo.[/quote]
Mas Fernando Sabino é legal. Você precisou ler "O caso da borboleta Atíria"?
Saudações
Ray Jackson
Stryder escreveu:Aí, sei que
[quote=Stryder]Aí, sei que acabou que não deu certo... mas será que não rola de tentar pôr essa idéia em prática esse ano ainda etc.? Agora que estou terminando a faculdade tou animadão pra começar a ler de verdade e tal. Nem o tópico da história grega rendeu, vamos tentar fazer esse aqui funcionar, poxa vida. Nem que tenhamos só uns três usuários participando, pois acho que, se começar, vamos acabar atraindo mais gente pro projeto e pode ser que isso fique um troço realmente muito bom. O que acham?[/quote]
A idéia é mesmo boa, o caso, pelo menos pra mim, é que falta tempo para a literatura. Mas de vez em quando pode rolar uma sugestão, e talvez discussões e interpretações, é sempre uma boa. (Semanalmente uma nova sugestão, que tal?)
Ó nesse esquema de sugerir ebooks, vou sugerir uma peça que é tão curta quanto especular. Talvez vocês já tenham lido, fica então pros outros: Entre quatro paredes, de Sartre. Dá pra baixar por aqui. São menos de trinta páginas, dá pra imprimir e terminar de ler ainda hoje de noite (traudção confiável).
É uma obra fantástica, criativa na elaboração do tema, elegante no estilo -- a maneira francesa, embora Sartre não seja um Camus em termos estilísticos -- e sobretudo genial no tratamento e na combinação dos elementos. É o texto do qual faz parte aquela famosa frase de Sartre: "O inferno são os outros". Ele representa um inferno e envolve uma série de itens do repertório existencialista nele. Sobretudo, claro, aquele "horror metafísico de outrem".
Leiam e, se sobrar paciência, comentem. Ele é bastante fértil.
Sólo una cosa no hay. Es el olvido
Reinventando Santa Maria
Eu só vou poder ler isso
Eu só vou poder ler isso depois do dia 30. Não é porque me falta tempo, é porque eu tou tão nervoso com minha monografia que tudo que eu leio que não seja sobre ela me dá uma dor na consciência, como se eu estivesse falando mal da minha mãe etc. Mas já baixei aqui. E, porra, achei legal tu ter feito isso, pois agora pode ser justamente a solução para que o tópico funcione: em vez de ler livros, a gente começa com coisas pequenas, uns contos etc. daí, se der certo, manda brasa com livros. Porra, gostei, gostei mesmo. E cadê teus Allstars?
Depois de reprimido,
Depois de reprimido, admoestado e vilipendiado, abandonei-os! :)
Contos são bacanas mesmo! E são tipos literários que eu gosto e conheço um pouco.
Sólo una cosa no hay. Es el olvido
Reinventando Santa Maria
Aproveitando que foi enviado
Aproveitando que foi enviado o link para baixar o .pdf envio também o link para instalar e ler no celular, pra quem estiver interessado em ver se fica legal.
Ray J escreveu: Mas Fernando
[quote=Ray J]
Mas Fernando Sabino é legal. Você precisou ler "O caso da borboleta Atíria"?
[/quote]Esse é ótimo. Um dos melhores que li na minha vida. Além da narrativa interessante, ainda aprendi um bocado de coisas sobre mimetismo.
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.
Bem, esse livro é um bom
Bem, esse livro é um bom livro paradidático. Não pode ser considerado literatura, né? Nem mesmo literatura infantil. É apenas pra ensinar uns troços de entomologia para as crianças.
Meu blog
Como assim a Série Vaga-Lume
Como assim a Série Vaga-Lume não é literatura?????????? É mais que literatura, é vanguarda!! A não ser que você tenha um ovo de solitária na cabeça e prefira ler Kant na infância.
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.
Os primeiros livros que eu
Os primeiros livros que eu lembro de ter lido na vida foram Viagens de Gulliver e Os Três Mosqueteiros. Texto integral, sem essa história de "recontagem". Depois, a coleção completa de Júlio Verne.
Não estou dizendo isso pra me gabar, mas apenas pra dizer que isso está ao alcance de qualquer criança. Um dia desses eu soube que algumas turmas do ensino fundamental estão achando Monteiro Lobato "difícil". É a decadência completa do ensino...
Meu blog
Aí Marcus, tu fez o que eu
Aí Marcus, tu fez o que eu nunca vou poder fazer: ler Júlio Verne na infância. Te invejo por isso. A primeira vez que eu li Júlio Verne foi a dois anos atrás "Viagem ao Centro da Terra". E a primeira coisa que eu pensei foi: "Puta merda, se eu tivesse lido isso na infância...".
Júlio Verne é maravilhoso!
A Série Vaga-Lume tinha lá
A Série Vaga-Lume tinha lá seus bons livros.
Marcus escreveu:Os primeiros
[quote=Marcus]Os primeiros livros que eu lembro de ter lido na vida foram Viagens de Gulliver e Os Três Mosqueteiros. Texto integral, sem essa história de "recontagem". Depois, a coleção completa de Júlio Verne. Não estou dizendo isso pra me gabar, mas apenas pra dizer que isso está ao alcance de qualquer criança. Um dia desses eu soube que algumas turmas do ensino fundamental estão achando Monteiro Lobato "difícil". É a decadência completa do ensino...[/quote]Só que não tem como comparar uma leitura (inocente) na infância com uma aprofundada mais tarde.
Não estou dizendo que esses livros não são para crianças, muito pelo contrário. É só ler A Revolução dos Bichos ou Pequeno Príncipe na infância e depois, mais tarde, para sentir a diferença.
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.
Eu gostava da coleção
Eu gostava da coleção Vaga-lume. Um Cadaver ouve Radio, O escaravelho do Diabo... Mas Júlio Verne é maravilhoso pra crianças. Na minha casa a gente le isso na infância a três gerações (iniciando a quarta).
Concordo com você,
Concordo com você, Fernando.
E o Escaravelho do Diabo é realmente um dos melhores livros da coleção. Lembro também de Tonico, e Tonico e Carniça. Não sei se O Feijão e o Sonho saiu por ela; é um ótimo livro também.
Meu blog
Pô, lembrei de um livro que
Pô, lembrei de um livro que li quando criança, procurei no google e não cosnegui achar... o que faz pensar que gravei o título errado. Mas eu acho que se chama "O mistério atrás da porta". Não lembro direito a história, mas lembro que você que escolhia as páginas que ia ler e tal, para escolher qual seria o fim da história. E se não me engano tinha um doutor cujo nome era Mijaru Napika
Stryder escreveu:Pô, lembrei
[quote=Stryder]Pô, lembrei de um livro que li quando criança, procurei no google e não cosnegui achar... o que faz pensar que gravei o título errado. Mas eu acho que se chama "O mistério atrás da porta". Não lembro direito a história, mas lembro que você que escolhia as páginas que ia ler e tal, para escolher qual seria o fim da história. E se não me engano tinha um doutor cujo nome era Mijaru Napika[/quote]
Esses livros de escolher o rumo da história, onde você era o protagonista, eram algo além de sensacional, eu praticamente li tudo que foi lançado por aqui quando era criança, e se existe um responsável por eu ser um leitor compulsivo hoje, são esses livros.
Houveram (até onde eu sei) quatro séries lançadas no Brasil:
O que eu li, da série
O que eu li, da série Vaga-Lume era sobre o sequestro de um astro do Rock.
Ficou marcado, por que o nome era muito parecido com o de um filme clássico da época.
O Rapto do Menino de Ouro / O Rapto do Menino Dourado
(era algo do tipo, vou dar uma googlada pra refrescar a memória) rs
Bons tempos. Eu sempre
Bons tempos. Eu sempre trapaceava no Aventuras Fantásticas.
O Rapto do Menino Dourado.
O Rapto do Menino Dourado. Esse eu li também.
Meu blog
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]
[/quote]
tenho 3 destes, gosto muito. acho que ainda tenho, vou ver no escritorio!
Os livros da série Escolha
Os livros da série Escolha Sua Aventura que eu achava mais legais eram os do Edward Packard.
Estou lendo muito
Estou lendo muito Existencialismo atualmente, me iniciei em Filosofia há 1 ano. "O Ser e o Tempo" é um livro que todos deveriam ler.
Eu ignorei a série vagalume,
Eu ignorei a série vagalume, admirava apenas a artwork das capas. O primeiro livro de verdade que li foi Diário Secreto de um Adolescente de Sue Townsend - não é debiloide como vcs estao pensando dêem uma olhada é a vida de um adolescente britânico e as coisas que vão acontecendo com ele ao longo de seus 12, 13 anos.
Ah acho que li o Menino de
Ah acho que li o Menino de Asas mas não terminei.. nessa epoca preferia HQs
Pringles, vou fazer o papel
Pringles, vou fazer o papel do chato. Seus três comentários não têm cinco minutos de diferença na publicação entre o primeiro e o último. Tente usar o botão Editar nas próximas vezes para reunir o conteúdo (semelhante) num só comentário.
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.
E aí, não vai vingar essa
E aí, não vai vingar essa porra?
Eu li o "Entre quatro paredes" que o Asterion postou, devo abrir um tópico e dar por iniciada a discussão?
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]
[quote=Stryder]Pô, lembrei de um livro que li quando criança, procurei no google e não cosnegui achar... o que faz pensar que gravei o título errado. Mas eu acho que se chama "O mistério atrás da porta". Não lembro direito a história, mas lembro que você que escolhia as páginas que ia ler e tal, para escolher qual seria o fim da história. E se não me engano tinha um doutor cujo nome era Mijaru Napika[/quote]
Esses livros de escolher o rumo da história, onde você era o protagonista, eram algo além de sensacional, eu praticamente li tudo que foi lançado por aqui quando era criança, e se existe um responsável por eu ser um leitor compulsivo hoje, são esses livros.
Houveram (até onde eu sei) quatro séries lançadas no Brasil:
[/quote]
Eu tenho esse livro
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
And then there was silence...
1 Ler o mesmo livro, ao mesmo
1 Ler o mesmo livro, ao mesmo tempo, com outra pessoa, é uma foma de comunhão mais forte do que estudar um ano todo na mesma classe que ela. Fiz isso com uma mina, aos 17 anos (ela 16) e foi a única vez na vida em que eu pensei em casamento. Perfeito.
2 É muito foda, muito, muito foda, hoje em dia, arranjar a mesma quantidade de tempo, e ter a mesma bagagem cultural, e o mesmo interesse, pra ler o mesmo livro mais ou menos ao mesmo tempo.
Cículo do Livro é um formato um pouco século passado, eu acho.
Achei interessante a idéia de
Achei interessante a idéia de transformar o clássico do Machado de Assis O Alienista em HQ.
Tava até agora pensando sobre isso. Por um lado, você não lê mais Machado de Assis, e sim a interpretação dos autores. Por outro, pode ajudar os menos imaginativos a montar o universo presente na obra.
Quando eu achar, eu compro.
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.