Filme novo do Bruno Barreto. Vi o trailer no cinema antes do Hulk hoje, e senti muitas emoções fortes. Nenhuma delas positiva, e nenhuma delas provocada intencionalmente pelo trailer.
http://youtube.com/watch?v=NMClNxR0o-4
Esse trailer sintetiza tudo o que há de errado no cinema brasileiro pós-Meirelles (a quem eu todavia respeito muitíssimo). Também representa muito bem tudo o que há de errado no cinema brasileiro pós-Retomada (falar em "Retomada", aliás, é coisa de quem merece ser mandado "tomar bem no meio da Ancine"). E também é expressivo de tudo o que há de errado na carreira de um dos mais significativos membros da dinastia de cineastas mais famosa do País.
Em suma, é tanta coisa errada que eu nem sei por onde começar. Aliás, nem vou. Fique apenas aqui registrado meu protesto, porque eu precisava desabafar.
Bem, pra mim o que há de errado é a premissa.
É aquela velha tese que grassa há tempos: "Quando ninguém se importa, é só uma questão de tempo.."
Chega a ser embaraçosa -- porque é uma tese determinista! Mas acho que é um indício de "desenvolvimento comercial", o que não significa necessariamente boa coisa. Há quem queira discutir as coisas nesse nivel de simplificação e a tarefa do mercado é satisfazer seus consumidores.
Sólo una cosa no hay. Es el olvido
Reinventando Santa Maria
Eu tava indo sentar quando o trailer tava passando. Vi em flashes então nem dá pra tecer uma CRÍTICA profunda e bem embasada. Nem tenho muita vontade de ver no youtube também.
Mas digo que só os letreiros já me causaram calafrios.
Que coisa mais asssutadora. Quando li sobre o projeto, achei interessante, principalmente pelo nome do Braulio Mantovani e pela presença do ator que faz o Ramiro no Tropa de Elite.
Lembro que na época, a única coisa que eu questionei, foi a presença de Bruno Barreto. Mas esse trailer me fez broxar.
Saudações
Ray Jackson
O cara do Tropa de Elite não é o Matias? Ele está no trailer.
Isso, isso! Na verdade, ele se chama Andre Ramiro. No filme ele faz o comandante do Bope, num raro caso de crossover de personagem e ator.
Saudações
Ray Jackson
Bem conveniente esse crossover.
Oportunista, eu diria.
Saudações
Ray Jackson
Eu vou bo-i-co-tar esse filme.
Eu até imagino a história, primeiro começa com a cena brutal do ônibus, depois tem uma pausa, fade in, slow motion, música bonita e começam a contar o motivo dele ter virado esse monstro sequestrador, mostrando sua infância pobre (embora feliz) dele soltando pipa, jogando futebol com o Edward Norton, atacando as berenices na praia vermelha e etc. Ai depois mostra ele sendo esnobado pela sociedade, não conseguindo emprego e indo pro mundo do crime, pronto, já sabemos quem é o vilão da história: "a sociedade". PORRA! Passou a infancia inteira jogando street fighter com pivete de locadora e agora vem reclamar da sociedade?
O Bruno Barreto é um petista. Foi ele, o Hector Babenco e outros artistas que tiraram o Tropa de Elite do oscar. Todo filme de petista tenta por a culpa na sociedade.
Pra mim, esse vagabundo meliante desgraçado do ônibus 147 podia até ter se criado na Favela do Pazuzu Quente, mas mereceu o destino que teve, pois garanto que tinham várias pessoas naquele ônibus com uma condição social semelhante a dele. O policial que deu o pipoco errou a estratégia, mas errou tentando fazer o bem, que é mandar mais um meliante pro colo da coruja preta.
Quando vi o André Ramiro no trailer, fiquei pensando: "será que ele não vê o risco de ficar estigmatizado com um só tipo de personagem?"
Só agora que eu fiquei sabendo que não é o tipo, e o próprio personagem. Ridículo.
Esse filme vai ser uma bomba atômica. A primeira tagline do trailer é mentirosa: a história dele foi contada sim, bem mais do que das vítimas -- e com muito mais competência, em outro filme.
Meu blog
Não é o que o Tropa de Elite faz? O Matias bebe o milkshake com o canudo enfiado no Foucault dos estudantes quando diz que são eles que sustentam o tráfico etc. que passam a mão na cabeça de bandido. Na verdade é justamente isso que eu achei bobo, infantil e medonho no filme (até já comentei em outro tópico): enquanto os estudantes têm uma postura de "a sociedade é que faz isso com os meliantes", o Matias, tentando demonstrar justamente o oposto, inverte o diálogo dizendo A MESMA COISA. A diferença é que ele destaca uma só parte da sociedade: a classe média. E o filme afinal é todo construído nessa bosta de premissa. Tropa de Elite é ruim, e como eu acredito no seu bom gosto só posso dizer que você comete um equívoco ao analisar esse filme. Você gosta da parte de que bandido é tratado como bandido, e só.
Peraí. Colocaram LITERALMENTE o Matias nesse filme???
Nossa...se o personagem Matias tá no filme...eu sinto um ar de franchise.
Daqui a pouco começa a sair mais filme ambientado no universo do "Ruas do Rio". Em pouco tempo são vários filmes com a mesma temática e ligeira mudança superficial de personagens.
Anos depois a série ganha sucesso e estréia com um spinoff na TV mostrando uma história paralela obscura enquanto crianças irão para a escla com lancheiras do "Ruas do Rio" e é lançada nas bancas a mais nova revistinha pseudo-noir resumindo todas as narrativas.
...ou não? ^^
Acho que esse seu projeto Ruas do Rio é sofisticado demais para o pessoal responsável por esses filmes.
Hehehe. Agora que eu percebi que eu li errado o que o Ray falou. É capaz de não ser o Matias não...
Sorry for the inconvenience.
Meu blog
Ele faz o papel do verdadeiro comandante do Bope naquela operação. Que por acaso foi material para inspirar o Matias.
Saudações
Ray Jackson
Ahhhh bom. Mas mesmo assim é triste.
Humm... Se bobear desta forma fica pior que se ele fosse mesmo o Matias. Algo meio tipo o Van Dame como Kurt Sloane e como Ivan Kraschinsky e como Frank Dux e como...
Policial em filme de petista é tudo bandido, estilo Carandiru, onde são mostrados como StormTroopers chacinando os pobres Ewoks inofensivos.
Cadê a medalha pro Coronel Ubiratan?
Esqueceu o mais importante: todos os filmes nos quais os policias são bandidos, são filmes feitos por petistas. É uma afirmação mais honesta com a natureza do argumento.
Sólo una cosa no hay. Es el olvido
Reinventando Santa Maria
Oh meu Deus!!! All-stars!!
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.
Prevejo um período de trevas, com o Joio sendo invadido por amantes de Radiohead que usam All Star.
Saudações
Ray Jackson
Pô, sacanearam meu all-star.. nem sabia que ele era assim tão mal afamado.
Coloquei então um avatar mais condizente com o velho Asterion.
Sólo una cosa no hay. Es el olvido
Reinventando Santa Maria
Não é bem "mal afamado". Apenas denuncia a sua condição de artista do sentimento.
--------
Falta de Esculhambação
Rapaz, esse negócio de facção ainda está obscuro pra mim! Em todo caso, nem me apercebi do all-star, gosto do avatar pela disposição do sujeito na foto, de maresia, olhando pro horizonte.. se essa disposição caracterizar um artista do sentimento, bem, daí eu acho justo ser incluído na classe.
Mas eu acho que sou demasiado racional para ser incluído na classe de artistas do sentimento, a não ser quando o contexto exige uma estratégia a la galo Gaudêncio.
Sólo una cosa no hay. Es el olvido
Reinventando Santa Maria
Eu acho que para evitar confusões, as definições das facções deveriam estar no FAQ. Além disso, reitero meu pedido para que o quase nada defina melhor os limites e balizamentos de cada uma delas.
Por ora, o mais perto de uma definição que nós temos é essa aqui:
Já o conceito de artistas do sentimento, por falta de uma definição melhor, pode ser extraída desses exemplos citados pelo quase nada (os quais, ironicamente, não fazem menção ao All Star):
--------
Falta de Esculhambação
hahaha
Um dia Deus me revela -- porque esse tipo de coisa só vem por intervenção divina -- a meada que amarra todos esses "atributos" dos artistas do sentimento.
Mas vem cá, essas facções, é uma filiação voluntária ou compulsória? Maioria de votos?
Sólo una cosa no hay. Es el olvido
Reinventando Santa Maria
Em Geral as pessoas são enquadradas por definição do QN. É um critério bem justo e democrático. Concorda?
kk.. hilário o post das facções do QN. me inclua por favor na facção futebolística, que faltou aí.
É a própria substância da democracia!
Sólo una cosa no hay. Es el olvido
Reinventando Santa Maria
Fico feliz que você respeita nosso regime democrático. Senão eu teria que expulsá-lo.
Saudações
Ray Jackson
Fiquei sozinho do lado do Bereuza. Sacanági.
Meu blog
Eu também não faço parte de facção nenhuma. Vamos montar uma?
Saudações
Ray Jackson
eu to fora de todas, tambem. FSF - Facção dos Sem Facção!
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.
Era o que eu imaginava tb, entretanto o filme não é tanto olha o coitadinho vitima do sistema, mas ainda sim o filme é fraco.
Acho q esse filme vai ganhar a melhor nota punha dos ultimos tempos, isso é claro se o Quase nada não levar em consideração a cara da desgraçada.
O que houve com o Asterion?
Tá mas me digam entao pq Bus 174 tem 100% no Rotten Tomatoes nao é possivel que todos aqueles gringos sao petistas também.
Acho q o filme q ta la com 100% é o documentário do Zé Padilha que é muito bom por sinal.
Petralhismo puro aqueles sociólogos comunistas da UERJ culpando a sociedade, sandro retratado como um coitadinho e os babacas do bope caindo na conversa do padilha.
Quanto ódio nesse coraçãozinho.
Meu blog
Reogozijai-vos: Brasil tá fora do Oscar 2009 em longa estrangeiro.
É como ficar feliz pela seleção Brasileira perder a Copa do Mundo, pra não dar moral pro Ricardo Teixeira.
Ano após ano o nosso candidato é mal escolhido, com raras excessões de bom senso e Cidade de Deus, que veio como locomotiva e jamais poderia ser preterido como candidato.
Essa derota não é do cinema brasileiro, e sim da comissão julgadora.
A trsiteza é que o Brasil quer e merece um Oscar, e foda-se quem acha que é um prêmio pra não se importar.
Um filme como Estômago teria bem mais chances na disputa, apesar de ser um filme feijão com arroz.
Bom, o Gomorra também ficou de fora.
Ainda não vi, mas me parece cinematograficamente tosco.
Babaquice.. ano passado tinhamos uma chance real de entrar com Tropa de Elite. Li por ai que REF e sua turma barraram, uma especie de "comissão" pra não fazer feio la fora.. tomaram na toba com Urso de Ouro.
Esse não merecia mesmo (nada do Bruno Barreto presta) mas se bem que depois de Cidade de Deus, nenhum filme do Brasil ganha o Oscar mesmo.. pode fazer o quiser.
Tropa de Elite não ia conseguir indicação NEM A PAU. Não é o tipo de filme que agrada a Academia, e Tropa tem sido violentado pela crítica estrangeira. É um filme que fez sucesso aqui no Brasil mas não tem chances lá fora. Foi certa a escolha de O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, apesar de não ter dado certo.
Tropa de Elite teria chances, basta ver que ganhou o Urso de Ouro.
Exato. E há um interesse muito grande pelas mazelas sociais/RJ lá fora. É um filão pouco explorado que pode nos dar o Oscar algum dia.
Claro, olhando os últimos vencedores do Urso de Ouro percebemos a estreita ligação entre os vencedores do Ferstival de Berlim e os vencedores do Oscar:
Pórra Terenzi, eu falei que teria chances, pois ganhou um festival grande, não que ganharia. Mesmo assim, se vc tivesse alguma cultura intelecto-cinematográfica, saberia que alguns desses filmes acima ganharam ou concorreram ao Oscar, como o Magnolia e o belíssimo Viagem de Chihiro.
Admita que falou bobagem e fica tudo bem
Quem foi ownado foi vc, ou preciso repetir que Viagem de Chihiro ganhou o Oscar!? Agora vai lá no meu tópico do Obama pra se vingar.
Esse filme é só mais uma prova da VERGONHA q é o cinema brasileiro. É quase impossível achar um roteiro original decente.
E acho q eu sou um dos únicos aqui do Joio q acha Tropa de Elite um LIXO.