O monolito negro da Sony: primeiras impressões sobre o PS3
Como proprietário de todos os portáteis e consoles da atual geração, sinto-me uma pessoa isenta para opinar sobre as virtudes e defeitos de cada um. E com toda a sinceridade, caros sonystas, vocês estão LOUCOS. Essas defesas apaixonadas ao PS3 (em alguns casos, feitas por gente que nunca passou mais de duas horas com um) são daquele tipo de monólogo irracional que a gente só escuta da boca dos torcedores de futebol e dos carolas mais desesperadoramente fanáticos do universo. Mesmo sem ter altas expectativas com o console novo da Sony, estou chocado com a minha decepção. Potenciais compradores: mesmo que MGS 4 seja o jogo mais brilhante desta geração, não vale a grana de um PS3.
Os problemas começam com os controles. O Sixaxis/Dual Shock 3 (tenho um de cada) é de longe o PIOR controle desta geração, e a mais medonha encarnação de um controle da Sony depois do primeiro controle de PS1, pré-Dual Shock. Gente, é muito ruim essa coisa. O visual é tosco-plástico, tem um jeitão meio barato, pobre mesmo, de produto de última categoria. É um treco feio, estilão CCE, com um grip desajeitado e com triggers cujo design não poderia ter sido mais infeliz. Você aperta e o negócio parece que vai cair. O direcional digital é aquela coisa Sony de sempre, e eu não reclamaria se o direcional do PSP Slim não fosse tão bom. Mas o direcional do Dual Shock 3 é longe de ser tão bem acabado. É afundado, meio duro, desagradável de se mexer. Os analógicos continuam como sempre...são bons. Mas só de pensar no digital, nos triggers e no grip desajeitado eu já me sinto mal.
Para não dizerem que eu só vejo as coisas pelo lado negativo, os controles têm o grande mérito de vir com bateria interna, recarregável via conexão USB no próprio console. Isso é ótimo. Também são levinhos, outro ponto positivo. Agora, comparados aos controles do Wii e do Xbox 360, não há como defender essa joça. Não vou colocar os controles do Wii na jogada, porque eles estão em uma categoria à parte. Vou comparar só com os do 360: grip que se acomoda facilmente em mãos grandes e pequenas, posicionamento muito bem pensado dos analógicos, botões com profundidade na exata medida, e triggers que são uma maravilha de se apertar. É um controle que precisa de pilhas e é mais pesado, mas é tão, tão melhor que o Dual Shock 3, que eu até fico sem graça pela Sony.
Se o problema fosse só o controle, não seria tão grande. O que deixa um gosto desagradável na boca é o fato de que simplesmente não há bons motivos para se ter um PS3. Só joguei Uncharted e Warhawk, e os tão alardeados gráficos do PS3 são, para a minha surpresa, inferiores aos de um Xbox 360 (ambos conectados via HDMI). Sem brincadeira. Uncharted é tido por várias pessoas como o jogo mais bonito dessa geração. Grande mentira. Só Gears of War, lançado razoavelmente antes, dá de 10 a 0 em Uncharted. Por enquanto, pelo menos, o PS3 ainda não merece a fama de potente que tem. Já até sei como os sonystas vão responder ("O hardware ainda não foi aproveitado como deveria ser, não mostrou o seu verdadeiro potencial!"), mas dane-se. Por enquanto, o PS3 é graficamente igual ou inferior ao 360 em termos de resultados concretos.
Mas e os jogos? Sim, eu como um grande fã do Wii estou longe de julgar um console a partir dos gráficos. E os dois jogos que eu comprei são bacanas, fato. Mas convenhamos...os exclusivos de 360 são melhores, e vão continuar sendo por um bom tempo. O que a Sony tem nas mangas além de MGS 4, Little Big Planet, um jogo do Fumito Ueda que ninguém sabe quando vai sair, e o 13º episódio de um JRPG em franca decadência? Nada. Enquanto isso a festa rola solta no Xbox...tanto em termos de exclusivos, como em relação aos títulos multiplataforma. Que, aliás, têm sido desenvolvidos com o 360 como plataforma nativa. As versões PS3 de jogos multiplataforma são, em sua grande maioria, ports.
E o online? A PSN tem a enorme vantagem de ser gratuita. Mas é bem menos populosa que a Live, e a XMB, a interface central do sistema, só pode ser chamada de FORA dos jogos. Eu posso estar jogando qualquer coisa no Xbox e chamar a dashboard de dentro do próprio jogo. Conversar com amigos, convidar gente para jogar, mandar mensagens etc. No PS3, eu tenho que sair do jogo. A Sony promete há algum tempo fazer com que a XMB possa ser chamada de dentro dos jogos, e os sonystas estão esperando sentados até agora...
E nem me falem na baixaria que é ter que instalar jogos no HD...
Resumindo a história: o PS3 é um player de Blu-Ray que também funciona como videogame. Vai ter alguns exclusivos bacanas, mas não há razão para comprar um ao invés de um 360 a menos que:
- Você seja sonysta;
- Você precise muito jogar MGS 4 (que, aposto, é um timed exclusive e sai para 360 eventualmente);
- Você queira um bom player de Blu-Ray, que entretanto vai ficar obsoleto em uns 2 anos no máximo;
- Você tenha muito medo das 3RLs (e não se incomode em perder os ótimos exclusivos para 360);
- Ache aquele disco voador bonito.
Falando em disco voador, que console feio, heim? Grande demais, um trambolho bitelo que ocupa mais espaço do que deveria e é esteticamente comparável a um Tupperware de chumbo. Tudo bem, o 360 também é horrível, parece uma torre de computador que recebeu duas dentadas. Tanto o PS3 quanto o 360 têm designs tão pouco inspirados que o Wii, que parece um drive de DVD quando está na horizontal, acaba sendo o console mais bonito da geração.
Posso mudar de idéia com o tempo, mas minhas primeiras impressões do PS3 foram muito mais negativas do que positivas.
- Login para postar comentários
Vejamos o que o Quase Nada
Vejamos o que o Quase Nada tem a dizer agora.
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]Vejamos o que o Quase Nada tem a dizer agora. [/quote]
Aposto que o QN está indo na casa do Bennet nesse momento resolver isso pessoalmente.
Saudações
Ray Jackson
Saudações
Ray Jackson
opiniao de uma amiga: "PS3
opiniao de uma amiga: "PS3 parece um george foreman grill"
opinião minha: a melhor coisa que o PS3 que comprei fez foi VIR QUEBRADO.
comprei um player de BLURAY e, junto com o HDDVD do XBOX, me deixou satisfeitissimo (HDDVD+BLU=100%)
Me digam, o que vcs acham
Me digam, o que vcs acham que eu vou falar?
http://objection.mrdictionary.net/go.php?n=2585332
Review ridículo, feito com uma má vontade cirúrgica e uma falsidade grotesca.
O ps3 é algo pro futuro (próximo) mesmo, mas apenas os boca-abertas diriam que ele está condenado, pois já vende mais que o 360. Atualmente, a melhor dupla é PC (que tem, ou terá, TODOS os ditos melhores jogos do 360, com gráficos melhores, loadings mais rápidos e sem 3RL) e PS2.
Tendo como base o ps1 e ps2, a vida do ps3 vai até 2014, julgá-lo pelo começo de vida é algo errado, que beira o pensamento socialista.
Mesmo assim, segundo uma matéria que levou em conta jogos que tiverem notas acima de 8, o PS3 é o que tem a melhor média (qualidade x quantidade), com o 360 em segundo lugar e o Wii amargando a lanterna, com jogos desprezíveis e toscos.
Mizukami, vc se entregou quando falou mal do material do controle. Queridos, aprendam, os cretinos são desmascarados nos detalhes, Satanás cometeu o mesmo erro ao tentar enganar os hebreus num episódio na beira do Rio Jordão, pois o material é o mesmo do controle do 360 e Wii! Porra! Ou seja, prás-te-co, falar que o controle é safado é algo alucinado. A única diferença é ser mais leve que os outros. O formato do dual shock é o formato oficial dos controles, é o formato padrão, acostumem-se ou chorem. O PS3, em qualidade, recursos, espanca o Wii e o 360, é mais silencioso, durável (taxa de defeito de 2 a 3%, diferentemente do que as pessoas tentam passar, alguns tapados comparando essa taxa de defeito com a do 360! Rá!)
Sobre o Uncharted, não foram "várias pessoas" que falaram que ele é o mais bem feito da geração, mas os técnicos da guru3d, reviewers e etc. Não vai ser uma opinião escrota e esculhambada que enfeiará o jogo, e olha que eu nunca vi o Uncharted ao vivo. Mas já vi o Gears rodando com 30 FPS a mais que no 360 e achei um jogo de ação competente, mas curto e com uma história patética.
Textura de uma pedra no Gears:
Textura de uma pedra no Uncharted:
Fica aqui o meu repúdio público a esse tópico, que ficará para sempre como uma das maiores vergonhas pelo qual o Joio e, talvez, a internet brasileira já passou.
Sobre o PS3 do Lucci ter vindo quebrado: FAKE, ASSIM COMO 80% DAS COISAS QUE ELE FALA, mentiroso do caralho.
Há braços a todos!
(Sem título)
(Sem título)
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.
bó-ring.
bó-ring.
Quase Nada, a titulo de
Quase Nada, a titulo de curiosidade, o PlayStation 3 que você tem é o modelo de 20GB, 40GB, 60GB ou 80GB?
o pedrastation!
o pedrastation!
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]Quase Nada, a titulo de curiosidade, o PlayStation 3 que você tem é o modelo de 20GB, 40GB, 60GB ou 80GB? [/quote]
Nenhum, ainda.
PELO MENOS EU NÃO FICO INVENTANDO QUE O MEU VEIO QUEBRADO e tals.
Desgraçados.
Malditos.
Caixistas.
Do SATAN.
quase nada
[quote=quase nada]
Nenhum, ainda.
[/quote]
Annnnnnhhhh, sim, sim, ok.
quase nada escreveu:PELO
[quote=quase nada]PELO MENOS EU NÃO FICO INVENTANDO QUE O MEU VEIO QUEBRADO e tals. [/quote]
cara, por que diabos eu iria inventar que meu PS3 veio quebrado? qual a graça? tu me acha tao mediocre que deva me vangloriar por ter um PS3?
nao me subestime, cara, tu me conhece ha muito tempo pra isto.
Esse tópico está ficando
Esse tópico está ficando polêmico. Como sou contra qualquer tipo de polêmica, tentarei esgotar o assunto por aqui.
Lucci, não é trollada, mas eu fiz uma estatística e constatei que vc é meio mentiroso pra caralho, são apenas dados, sucumba.
Gente de Cristo, vamos aos fatos, falar que ficou feliz por algo ter chegado quebrado tem cheiro de mentira, pois vai contra o humanidade.
Sobre o episódio às margens do rio Jordão, consta que o profeta Malaquias foi obrigado a levar um pote de mel ao Rei Anacros mas, durante o percurso, foi atiçado por satanás e comeu todo o mel, chegando à Galiléia, ao contar o fato ao Rei (em pleno salão real do Palácio de Mirna) preferiu mentir, dizendo que tinha sido atacado por um urso negro, resultado: cortaram o pau dele e colocaram na boca. Moral da história: não tem urso em Israel.
quase nada escreveu:Gente
[quote=quase nada]Gente de Cristo, vamos aos fatos, falar que ficou feliz por algo ter chegado quebrado tem cheiro de mentira, pois vai contra o humanidade. [/quote]
porra, QN, veio dos EUA aberto dentro da mala, tudo solto, sem protecao alguma, e nao eram malas rigidas, ne!
quase nada
[quote=quase nada]
Textura de uma pedra no Gears:
Textura de uma pedra no Uncharted:
[/quote]
Eu sei que você está rebatendo a comparação que o Bennet entre os gráficos do PS3 e do 360, mas eu acho uma bobagem aferir a qualidade de um videogame com base no critério "qual tem a pedra mais realista". Já falei isso em outra oportunidade, mas acho que é justamente essa a grande sacada do Wii: ele é o único videogame desta geração que provocou, de fato, uma revolução. Nos demais, a mudança é meramente cosmética, o PS3 é um PS2 "mais bonito".
Eu não preciso de jogos que pareçam filmes, até porque uma mídia não vai substituir a outra; são prazeres completamente diferentes o de jogar um bom jogo e o de assistir um bom filme. Claro que gráficos mais bonitos são mais importantes, mas é muito pouco que a mudança de uma geração para outra se resuma a isso.
--------
Falta de Esculhambação
Leão da Barra
[quote=Leão da Barra][quote=quase nada]
Textura de uma pedra no Gears:
Textura de uma pedra no Uncharted:
[/quote]
Eu sei que você está rebatendo a comparação que o Bennet entre os gráficos do PS3 e do 360, mas eu acho uma bobagem aferir a qualidade de um videogame com base no critério "qual tem a pedra mais realista". Já falei isso em outra oportunidade, mas acho que é justamente essa a grande sacada do Wii: ele é o único videogame desta geração que provocou, de fato, uma revolução. Nos demais, a mudança é meramente cosmética, o PS3 é um PS2 "mais bonito".
Eu não preciso de jogos que pareçam filmes, até porque uma mídia não vai substituir a outra; são prazeres completamente diferentes o de jogar um bom jogo e o de assistir um bom filme. Claro que gráficos mais bonitos são mais importantes, mas é muito pouco que a mudança de uma geração para outra se resuma a isso.
[/quote]
Falastes uma merda de proporções anglicanas.
Primeiramente, fui bem específico, apenas provei que Uncharted é tecnicamente mais bem feito que Gears (que é baseado no Unreal Engine 3, uma engine muito bonitinha, mas ordinária, que é mais conhecida por ser eficiente do que por ser bem feita, roda tanto no PS3 quanto no 360). A nova Cry Engine (utilizada no Crysis) owna todos os jogos do PS3 e 360, nem por isso Crysis é um bom jogo.
Não venha com crises de amnésia, a sony sempre foi conhecida por ter gráficos piores que a concorencia, mas com jogos melhores, agora é tentar aliar os melhores gráficos com os melhores jogos, coisa que fatalmente acontecerá com o tempo.
Segundo que não são apenas gráficos, a qualidade dos jogos do Wii é uma bosta, vou achar a matéria que diz que ele é o que tem o maior número de shovelware, se fossem gráficos do nível do PS2, mas com jogos do nível do PS2, eu seria o primeiro a comprar um Wii.
Também não é questão de controle, tanto que os jogos do Wii não chegam perto dos jogos do PS2, jogar um shadow of colossus é melhor que jogar qualquer coisa do Wii, seja com controle mental, wiifit ou wii supositório.
Wii é para tietes de jogos da nintendo, crianças, mulheres, velhos proxenetas e cooking mamas. Mercado casual é lixo, é a comédia romântica do mundo dos games.
Alguns jogos da Siera eram
Alguns jogos da Siera eram espetaculares. A série Gabriel Knight, por exemplo.
eu gostava do sim tower e do
eu gostava do sim tower e do fantasmagoria.
lucci escreveu:eu gostava
[quote=lucci]eu gostava do sim tower e do fantasmagoria.
[/quote]
Leizure Suite Larry. Jogava em um PC-XT.
Saudações
Ray Jackson
Saudações
Ray Jackson
Sim Tower não era da
Sim Tower não era da Sierra, era da Maxis.
isto, desculpe pelo engano!
isto, desculpe pelo engano!
PS3 rulez.
PS3 rulez.
Plague, eu não tinha
Plague, eu não tinha comentado sobre sua bela explanação interior pq esse tópico me dá raiva, eu até evito olhar pra ele. Eu entro no joio e clico direto em "cinema".
Meu amor pelos produtos da Sony nasceu com o PS1, eu sou um amante das artes digitais lindas, minha primeira lembrança gamística foi o som dos robôs do Berzerk tomando lazer na testa.
O declínio da Atari (e domínio da Nintendo) fez com que os jogos de console virassem brinquedos de songa monga, nasciam os barulhinhos lindos e as fofuras (só de vez em nunca saia um Zelda ou um Metroid). Com o nascimento do PS1, tudo aquilo que a Nintendo pregava foi destruído, jogos adultos foram lançados, nasceu um mercado macho no Japão. Jogos com roteiro, onde nem sempre ganhava o mais belo; jogos autorais, onde o designer tinha liberdade total pra fazer o que quiser; zumbis, lesbianismo, personagens fumantes... era o fim da ditadura das belezas!
A geração playstation criou o mercado hardcore, pois eu queria ser hardcore, mas minha mãe não deixava. Hj posso falar com o peito cheio de alegria: Soy hardcore.
EU APOSTO QUE O BENNET
EU APOSTO QUE O BENNET PREFERIRA A CAIXA!
Ta de brincadeira, fazer
Ta de brincadeira, fazer uma crítica a algo que nem conhece direito, tendo jogado apenas 2 jogos e esculhambar tanto assim... é igual ver akela gostosa na rua e falar que eh uma metida patricinha, só pq ela nunca conversou nem te deu moral
joga Heavenly sword, burnout paradise... vc vai ver doq é capaz.. 2008 e 2009 o ps3 vai dominar totalmente o mercado, o 360 é igual paciente com cancer terminal , ta vivo mas sabe que é questao de tempo pra visitar Jesus
aureliomm escreveu: Ta de
[quote=aureliomm]
Ta de brincadeira, fazer uma crítica a algo que nem conhece direito, tendo jogado apenas 2 jogos e esculhambar tanto assim... é igual ver akela gostosa na rua e falar que eh uma metida patricinha, só pq ela nunca conversou nem te deu moral
joga Heavenly sword, burnout paradise... vc vai ver doq é capaz.. 2008 e 2009 o ps3 vai dominar totalmente o mercado, o 360 é igual paciente com cancer terminal , ta vivo mas sabe que é questao de tempo pra visitar Jesus
[/quote]
O subtítulo do tópico é PRIMEIRAS IMPRESSÕES. E as PRIMEIRAS IMPRESSÕES do Bennett foram as PRIMEIRAS IMPRESSÕES. Ou seja, talvez um dia ele volte aqui e diga: "Estava enganado".
po, sonysta nao se contenta
po, sonysta nao se contenta em elogiar a sony, tem que achincalhar as caixas :)
Burnout Paradise também tem
Burnout Paradise também tem para Xbox. E Heavenly Sword é um jogo curtíssimo, que não vale a pena comprar...muito menos comprar um console caro como o PS3 para se jogar.
pedro, voce ta
pedro, voce ta re-descobrindo os jogos de carro agora, quem sabe o GT5 te agrade! baixe a demo na PSN!
Não dá para jogar jogo de
Não dá para jogar jogo de corrida com aquele trigger horrível do controle do PS3, Lucci. Vou dispensar até o demo do GT5.
nao ta com aquele joystick,
nao ta com aquele joystick, dualshock?
O DualShock 3 é o mesmo pad
O DualShock 3 é o mesmo pad que o Sixaxis, só que com rumble. Tenho um de cada, como eu disse acima. Ambos sofrem do mesmo problema em relação aos triggers.
poise, eu so manipulei o
poise, eu so manipulei o controle, nao joguei efetivamente, mas ele pareceu 'de brinquedo', ao contrario do que vem no 360, que tem mais grip!
Eu acho que ter vida social
Eu acho que ter vida social ativa é mais legal que jogar videogame.
Você não mata nignuém, mas viaja, se embebeda, faz amizades com pessoas reais, dependendo da tua performance tu até consegue fazer sexo.
Aqui é o fórum de jogos,
Aqui é o fórum de jogos, não de encontros. Não sei pq esse furor social repentino, tão com fogo na periquita? Vcs querem sair? Ir num barzinho, tomar um drink, comer um petisco saboroso, um kibes e, talvez, quem sabe, no fim da noite arrumar uma cocota estudante de faculdade particular... dançar juntinho, dar uma bitoquinha da amizade. Seria lindo.
A porta ta bem ali, vão pra night então, bando de ruela´s joe. Vão ser felizes no mundo das alegrias sociais insanas.
quase nada escreveu: Falastes
[quote=quase nada]
Falastes uma merda de proporções anglicanas.
Primeiramente, fui bem específico, apenas provei que Uncharted é tecnicamente mais bem feito que Gears (que é baseado no Unreal Engine 3, uma engine muito bonitinha, mas ordinária, que é mais conhecida por ser eficiente do que por ser bem feita, roda tanto no PS3 quanto no 360). A nova Cry Engine (utilizada no Crysis) owna todos os jogos do PS3 e 360, nem por isso Crysis é um bom jogo.
Não venha com crises de amnésia, a sony sempre foi conhecida por ter gráficos piores que a concorencia, mas com jogos melhores, agora é tentar aliar os melhores gráficos com os melhores jogos, coisa que fatalmente acontecerá com o tempo.
Segundo que não são apenas gráficos, a qualidade dos jogos do Wii é uma bosta, vou achar a matéria que diz que ele é o que tem o maior número de shovelware, se fossem gráficos do nível do PS2, mas com jogos do nível do PS2, eu seria o primeiro a comprar um Wii.
Também não é questão de controle, tanto que os jogos do Wii não chegam perto dos jogos do PS2, jogar um shadow of colossus é melhor que jogar qualquer coisa do Wii, seja com controle mental, wiifit ou wii supositório.
Wii é para tietes de jogos da nintendo, crianças, mulheres, velhos proxenetas e cooking mamas. Mercado casual é lixo, é a comédia romântica do mundo dos games.
[/quote]
Eu não falei que o Wii era o único divertido e todos os outros eram chatos, bobos e feios. Falei apenas que tornar os gráficos cada vez mais realistas é uma mudança meramente cosmética. Para mim, uma nova geração de videogames tem que proporcionar uma certa revolução, algo que justifique milhares de pessoas jogarem seu PS2 no lixo e desembolsem alguns milhares de reais num PS3.
Olha só a diferença de quando saimos da geração Atari para a geração NES, em apenas 7 anos:
Uma GRANDE revolução.
Agora olhe a diferença entre Goldeneye e Red Faction 2, entre os quais há a mesma diferença de 7 anos:
(antes que alguém questione, as imagens vieram deste artigo aqui)
Enfim, o que eu quero dizer é que, para mim, não basta tornar os efeitos de fogo mais bonitos e realistas. Isso é bobagem e não basta para definir qual o melhor console.
O Wii foi o único console desta geração que proporcionou uma verdadeira revolução.
--------
Falta de Esculhambação
Leão da Barra escreveu:O Wii
[quote=Leão da Barra]O Wii foi o único console desta geração que proporcionou uma verdadeira revolução.[/quote]
eu discordo - como amante de jogos de carros realistas, a FISICA se sobrepoe à beleza, que é claro, deve ser preservada. sistemas mais rapidos e cheios de recursos processam mais informacoes por segundo, e podem gerar e analisar mais reacoes de física por segundo. basta ver a evolucao da física no forza 1 pro forza 2, foi brutal. os graficos mudaram pouco!
Sobre o Joiocontro, acho que
Sobre o Joiocontro, acho que até o fim dessa semana terei mais notícias sobre minha mudança para a capital. Aguardem.
lucci escreveu: eu discordo -
[quote=lucci]
eu discordo - como amante de jogos de carros realistas, a FISICA se sobrepoe à beleza, que é claro, deve ser preservada. sistemas mais rapidos e cheios de recursos processam mais informacoes por segundo, e podem gerar e analisar mais reacoes de física por segundo. basta ver a evolucao da física no forza 1 pro forza 2, foi brutal. os graficos mudaram pouco!
[/quote]
Tivemos uma discussão semelhante a essa tempos atrás, e acho que o Guybrush veio com esse mesmo argumento.
Lucci, claro que o poder do processador é importante, e a capacidade de análise de respostas físicas é essencial em jogos automobilísticos, mas isso não te impedia de se divertir pra caralho jogando, sei lá, F-Zero no SNES.
Admito que o processamento de dados em um jogo como esse é mais do que uma simples mudança nos gráficos, mas por si só, isso não representa uma revolução gamística tão grande. Mantendo o exemplo que citei no meu post anterior, comparem um jogo de corrida no Atari (Enduro):
com um jogo de corrida no NES (Al Unser Jr.):
Não joguei esse Forza que você falou, mas será mesmo que a diferença do 1 para o 2 é tão abissal?
Quer dizer, eu sou favorável a jogos mais bonitos e realistas, mas quero mais que isso quando penso em jogar um videogame velho no lixo e comprar um novo.
--------
Falta de Esculhambação
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]
Sobre o Joiocontro, acho que até o fim dessa semana terei mais notícias sobre minha mudança para a capital. Aguardem.
[/quote]
João Lucas, Terenzi e Furão: se estiverem a fim de mostrar aos paulistas como se organiza um joiocontro de verdade, favor se manifestar.
--------
Falta de Esculhambação
fisica - analisada frame a
fisica - analisada frame a frame
http://features.teamxbox.com/xbox/1718/Forza-Motorsport-2-Physics-and-Damage-Video/p1/
imagens - forza x vida real
http://xs217.xs.to/xs217/07294/Forza2vsRealLife2.jpg
Leão da Barra escreveu: João
[quote=Leão da Barra]
João Lucas, Terenzi e Furão: se estiverem a fim de mostrar aos paulistas como se organiza um joiocontro de verdade, favor se manifestar.
[/quote]
É só falar a hora e o local mas você paga a cerveja, certo?
terenzi escreveu: É só falar
[quote=terenzi]
É só falar a hora e o local mas você paga a cerveja, certo?
[/quote]
Cerva por minha conta? Bom, então vamos marcar no Mineirão, a gente assiste Galo X Ipatinga...
--------
Falta de Esculhambação
Leão da Barra escreveu: Cerva
[quote=Leão da Barra]
Cerva por minha conta? Bom, então vamos marcar no Mineirão, a gente assiste Galo X Ipatinga...
[/quote]
Bom, pra encontrar assim só se a gente marcar na torcida do Ipatinga
Não, sério, vocês que são
Não, sério, vocês que são mineiros e conhecem a terra, escolham aí a data e o local.
Estarei em BH entre 8 e 14 de junho.
Edit: Apenas a título de esclarecimento, destaco que a cerveja que eu disse que seria por minha conta seria apenas no caso de vocês virem a Salvador. Como eu que terei que me deslocar para MG, nada mais justo que a conta fique por conta d'ocês.
--------
Falta de Esculhambação
Leão da Barra escreveu: João
[quote=Leão da Barra]
João Lucas, Terenzi e Furão: se estiverem a fim de mostrar aos paulistas como se organiza um joiocontro de verdade, favor se manifestar.
[/quote]
Por mim está fechado, falta só vocês aparecerem aqui. Caso contrário o encontro se resumirá a Terenzi e eu, acho que o Furão não anima.
Tem um mineiro faltando aqui do Joio mas eu não lembro quem é. Serei obrigado a chamar o Paçoquinha, ex trollnet, para fazer quorum! Se preparem. : )
O Paçoquinha é mineiro?
O Paçoquinha é mineiro? Poutz. Quem é meio mineiro tbm é o GT né? Ele não é de Juiz de Fora?
terenzi escreveu: O
[quote=terenzi]
O Paçoquinha é mineiro? Poutz. Quem é meio mineiro tbm é o GT né? Ele não é de Juiz de Fora?
[/quote]
O GT é MEIO mineiro sim, é que eu estava pensando naqueles que moram na capital. Acho que nesse caso só eu, você e o Furão mesmo.
João Lucas escreveu: terenzi
[quote=João Lucas]
[quote=terenzi]
O Paçoquinha é mineiro? Poutz. Quem é meio mineiro tbm é o GT né? Ele não é de Juiz de Fora?
[/quote]
O GT é MEIO mineiro sim, é que eu estava pensando naqueles que moram na capital. Acho que nesse caso só eu, você e o Furão mesmo.
[/quote]
O Ummaguma (ex-trollnet) também mora em BH.
delano tambem.
delano tambem.
Guilherme escreveu: O
[quote=Guilherme]
O Ummaguma (ex-trollnet) também mora em BH.
[/quote]
Esse mesmo que eu estava tentando lembrar! Deve ser porque ele mal entra aqui...
leao da barra - viu meu post
leao da barra - viu meu post com os comparativos e o lance da fisica?
Leão da Barra
[quote=Leão da Barra]
Tivemos uma discussão semelhante a essa tempos atrás, e acho que o Guybrush veio com esse mesmo argumento.
Lucci, claro que o poder do processador é importante, e a capacidade de análise de respostas físicas é essencial em jogos automobilísticos, mas isso não te impedia de se divertir pra caralho jogando, sei lá, F-Zero no SNES.
[/quote]
Não é só o lance da física. Um jogo como Dead Rising, por exemplo, é totalmente IMPOSSÍVEL no hardware do PS2, por que você tem mais de mil zumbis na tela ao mesmo tempo, fazendo coisas diferentes. O processador do PS2 só aguentaria no máximo uns dez, quinze talvez, impossibilitando o clima de invasão zumbi no shopping. Ou como no caso do sistema Euphoria, em que o corpo os persoagens reagem de maneira completamente diferente cada vez que tomam um tiro, dependendo do lugar onde tomou, que adiciona um realismo impressionante.
Física é importante, mas nem
Física é importante, mas nem tanto, videogame é que nem matrix, theres no spoon, Zé Ruelitos. A física mais impressionante hj em dia (assim como todo o resto) é a do crysis.
http://br.youtube.com/watch?v=YG5qDeWHNmk
Mesmo assim, blé.
Mesmo com toda essa suposta física insana desse tal Dead Rising GARANTO que ele não chega aos pés do Resident Evil 2. Alguém tem coragem de me retrucar?
Sem falar que na, maioria das veze,s a física não influi na jogabilidade, é apenas estético. HL2 tinha uma física bacana, vc juntava as caixas, fazia uma escada e pulava um muro, coisa rara, normalmente a física é só pro personagem cair morto desmilinguido, com uma perna aberta ou objetos quebrando e os pedaços indo pra tudo que é lado, firúlas.
Sobre o PS2 não fazer centenas de personagens tomando pipoco ao mesmo tempo, estou enviando um owned:
http://br.youtube.com/watch?v=9tNh6oKgLLs
(depois edito, pois to com pressa, adeus)
engracado é o QN nao
engracado é o QN nao comentando o forza.
Forza é jogueco de carro, ou
Forza é jogueco de carro, ou seja, subgenero para malacos e pivetes de locadora, enfim, quando sair pro PC eu comento (já que essa é a sina dos jogos do 360).
quase nada escreveu: Mesmo
[quote=quase nada]
Mesmo com toda essa suposta física insana desse tal Dead Rising GARANTO que ele não chega aos pés do Resident Evil 2. Alguém tem coragem de me retrucar?
[/quote]
Dead Rising é muito melhor que qualquer Resident Evil, melhor até mesmo que o 4. Mas isso é questão de gosto, e cada um tem o seu. Por exemplo, você gosta de filmes péssimos, como Hostel.
[quote=quase nada]
Sobre o PS2 não fazer centenas de personagens tomando pipoco ao mesmo tempo, estou enviando um owned:
http://br.youtube.com/watch?v=9tNh6oKgLLs
(depois edito, pois to com pressa, adeus)
[/quote]
Quase Nada, esse video que você postou é da versão para Xbox 360 do Hitman.
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]
Quase Nada, esse video que você postou é da versão para Xbox 360 do Hitman.
[/quote]
Mega-retro-owned!
Mega-retro-owned!
Meu blog
lucci escreveu: leao da barra
[quote=lucci]
leao da barra - viu meu post com os comparativos e o lance da fisica?
[/quote]
Vi as fotos, estou baixando o vídeo. Mas só as fotos já são impressionantes.
Entretanto, reitero: não sou contra jogos mais realistas e com gráficos mais bonitos (esses carros do Forza me deixaram embasbacado). Só o que estou dizendo é que a diferença do PS2 para o PS3 não é nem sombra da revolução que foi sair do Atari para o NES.
Dito isso, eu temo pela indústria videogamística se a única preocupação das gerações futuras for tornar as pedras com mais cara de pedra e a derrapagem mais realista.
--------
Falta de Esculhambação
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]Quase Nada, esse video que você postou é da versão para Xbox 360 do Hitman.[/quote]
oops!
http://cdn.ezprezzo.com/crazypics/oops14.jpg
quase nada escreveu:Forza é
[quote=quase nada]Forza é jogueco de carro, ou seja, subgenero para malacos e pivetes de locadora, enfim, quando sair pro PC eu comento (já que essa é a sina dos jogos do 360).[/quote]
ou como port para o PS3.
Leão da Barra escreveu:Vi as
[quote=Leão da Barra]Vi as fotos, estou baixando o vídeo. Mas só as fotos já são impressionantes.[/quote]
é, ficaram bacanas as liveries (replicas de carros reais!)
[quote=Leão da Barra]Entretanto, reitero: não sou contra jogos mais realistas e com gráficos mais bonitos (esses carros do Forza me deixaram embasbacado). Só o que estou dizendo é que a diferença do PS2 para o PS3 não é nem sombra da revolução que foi sair do Atari para o NES.[/quote]
perfeito! em relacao a beleza, certamente não!
[quote=Leão da Barra]Dito isso, eu temo pela indústria videogamística se a única preocupação das gerações futuras for tornar as pedras com mais cara de pedra e a derrapagem mais realista.[/quote]
eu CONCORDO contigo!
eu prefiro jogos menos bonitos, porém mais realistas. o lance nao é so derrapagem, é como cada carro reage individualmente, cada um é de uma forma. alem disto, as diferentes personalizacoes tornam praticamente infinitas as combinacoes. some a isto os tunings personalizados, isto é, configuracoes micrometricas de cada sistema do veiculo (suspensao, retorno de suspensao, altura de suspensao, tipo de pneu, pressao (individual) em cada pneu, diferenciais (aceleracao e desaceleracao), aerofolios, escalonamento de marchas, toe, camber... é coisa pacas! e isto é bem mais bacana que um jogo bonitoso em graficos apenas!
Gráfico é uma coisa muito
Gráfico é uma coisa muito relativa. Estive jogando GTA IV para 360 e Okami para Wii neste fim de semana. Os gráficos de GTA são bem melhores (apesar de não serem nada maravilhosos), mas o visual de Okami é simplesmente arrasador de tão lindo.
Eu não ficaria triste,
Eu não ficaria triste, phantom. Você vai se divertir o bastante com seu PS3.
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]
[quote=quase nada]
Mesmo com toda essa suposta física insana desse tal Dead Rising GARANTO que ele não chega aos pés do Resident Evil 2. Alguém tem coragem de me retrucar?
[/quote]
Dead Rising é muito melhor que qualquer Resident Evil, melhor até mesmo que o 4. Mas isso é questão de gosto, e cada um tem o seu. Por exemplo, você gosta de filmes péssimos, como Hostel.
[quote=quase nada]
Sobre o PS2 não fazer centenas de personagens tomando pipoco ao mesmo tempo, estou enviando um owned:
http://br.youtube.com/watch?v=9tNh6oKgLLs
(depois edito, pois to com pressa, adeus)
[/quote]
Quase Nada, esse video que você postou é da versão para Xbox 360 do Hitman.
[/quote]
O TAL DO DEAD RISING MELHOR QUE QUALQUER RESIDENT EVIL!??! hauahuha
HAUHUAHUA
Em qualquer fórum de games do universo, provavelmente vc seria banido. Pois isso é muito insano, inclusive um pouco vergonhoso. É um misto de desconhecimento e n00bismo muito grande.
Sobre a versão do hitman ser a do 360, como eu estava com pressa, nem editei o vídeo, só lembrei desse tópico agora, vai aqui a versão do PS2 da fase chamada "murder of the crows". Quando eu erro, é equivoco, não sou mentiroso tipo o Lucci, eu realmente não vi que era a versão do 360, enfim, fica aqui o owned geral.
http://br.youtube.com/watch?v=xCHbSpUImJA
É um owned com efeito ex tunc, ele retroage até a data do seu suposto contra-owned, te reownando de forma definitiva e absoluta.
A resenha do Bennett é apenas
A resenha do Bennett é apenas comparativa, Phantomlink. Não tenha dúvidas de que o PS3 é um excelente console.
Meu blog
quase nada escreveu: O TAL DO
[quote=quase nada]
O TAL DO DEAD RISING MELHOR QUE QUALQUER RESIDENT EVIL!??! hauahuha
HAUHUAHUA
Em qualquer fórum de games do universo, provavelmente vc seria banido. Pois isso é muito insano, inclusive um pouco vergonhoso. É um misto de desconhecimento e n00bismo muito grande
[/quote]
Bom, alguns críticos concordam comigo. O lance é que sinceramente eu não acho a série Resident Evil lá essas coisas, aliais, não gosto muito do gênero survival horror japonês (tirando o Silent Hill 2, que é foda). É questão puramente de gosto mesmo.
Dead Rising é outra onda, você usa cortador de grama pra decepar zumbi, taco de hockey, vaso de planta, martelo, bola de futebol, carrinho de supermercado etc. É divertidão. Você deveria experimentar, acho que você iria curtir.
Aliais, não entendo essa tua mania de ficar dando pitaco sobre coisa que não jogou, será que você fica pegando opinião de outras pessoas em forum ou reviews e tomando como suas? Porra, joga o jogo primeiro, caralho!
[quote=quase nada]
Sobre a versão do hitman ser a do 360, como eu estava com pressa, nem editei o vídeo, só lembrei desse tópico agora, vai aqui a versão do PS2 da fase chamada "murder of the crows". Quando eu erro, é equivoco, não sou mentiroso tipo o Lucci, eu realmente não vi que era a versão do 360, enfim, fica aqui o owned geral.
http://br.youtube.com/watch?v=xCHbSpUImJA
É um owned com efeito ex tunc, ele retroage até a data do seu suposto contra-owned, te reownando de forma definitiva e absoluta.
[/quote]
Eu entendi que você queria postar isso, eu joguei esse jogo tanto no 360 quanto no PS2, aliais eu nem te ownei, você se auto-ownou a si mesmo sozinho.
Isso aí do video é fácil, porque a engine do jogo te "engana", na verdade as pessoas mais afastadas do Agente 47 só cumprem a rotina de andar da frente, quando chegam perto dele é que saem desse modo "automático" e fazem coisas diferentes. É que nem a luta com os Smiths no Matrix Path of Neo: os inimigos do fundo são umas animações toscas (até com a renderização pior do que os que lutam) que ficam só correndo em volta ou dançando. Os zumbis de Dead Rising TODOS fazem coisas completamente diferentes ao mesmo tempo, independente da distância. Tem um empurrando carrinho de supermercado, outro andando, outro tropeçando e cainda dentro da fonte, outro comendo um cadáver, outro mastigando um braço, outro dando cabeçada na vitrine de uma loja, e isso vale para todos os milhares simultâneos no jogo.
O lance, quase nada, é que pra variar você entendeu tudo errado. Você pensou que eu estava falando mal do PS2 (o que não foi o caso) e ligou o teu sonysmo e começou a falar qualquer besteira que veio a mente. Eu não estava falando mal do PS2, apenas comentando uma limitação da geração anterior em relação a essa atual. Se você não sabe, eu acho o PS2 um videogame sensacional, inclusive gosto muito mais dele do que do meu Xbox 360. Mas basta alguem falar qualquer coisa que tenha a palavra "PlayStation" e "Xbox" na mesma frase que você fica ensandecido. Isso me deixa preocupado, quase nada. Não parece coisa de gente normal. Você age igualzinho aqueles "sonystas", "xboxcistas", "nintendistas" e demais "istas" dos forums de jogos - e eu desconfio seriamente que eles sofrem de falta de sexo.
Quase Nada, como amigo, sugiro seriamente que você tente arrumar uma mulher para você.
quase nada escreveu: [...]
[quote=quase nada] [...] não sou mentiroso tipo o Lucci [...] [/quote]
oi, QN, rei do flame. tá com meu nome na boca, é?
o tópico é sobre as primeiras impressoes do ps3 do pedro, não sobre o seu total desconhecimento de jogos ou da minha vida consumista.
reforco o coro - arrume uma mulé! e chega de flame, ne?
Eu gosto do sonysmo do Quase
Eu gosto do sonysmo do Quase Nada, acho folclórico.
é meio que o policarpo
é meio que o policarpo quaresma da sony. motivo de chacota!
Desde que Master System e NES
Desde que Master System e NES existiram, cada videogame tem sua particularidade, tendências, público, etc. A questão de escolher um console se tornou a mesma sobre que tipo de balada você gosta.
Agora que introduzi o básico, quero ressaltar que sua crítica supostamente embasada por apenas possuir outros consoles, exala um cheiro de 4 letras grandes azuis e brancas. Não sei porque, mas senti um cheiro de recalque enorme, um sentimento conflitante entre duas palavras de quatro letras que me remonta aos saudosos anos 90. Pode ser só implicância minha mas como adorador de batatas sei distinguir uma sabor cheddar e salsinha há metros de distância.
Nenhuma das críticas apresentadas são de caráter técnico relevante, o controle tem o design aprovado por uma grande massa de consumidores há mais de 10 anos, está praticamente consolidado e padronizado por usuários até de fora da plataforma, vide milhoes de DualShocks para PC vendidos no ML diariamente. Os gráficos de alta resolução hoje estão extremamente dependentes de setups das TVs, fato já comprovado e retratado pela Gametrailers que pediu desculpas ao público depois uma comparação polêmica (apesar de que eu acho que nesse ponto, sua miopia parece ser seletiva na forma superficial como você analisou tecnicamente este quesito). Se eu vou jogar online eu quero jogar online não quero saber se um nerd virgem de um forum de videogame quer trocar uma ideia comigo. É assim que faço em Team Fortress 2. Se ta na lista de amigos e viu que eu to na partida não aporrinha e entra se quiser. Clã é coisa de gente anti-social, há coisas mais importantes para um adulto do que se dedicar a uma seita de amigos virtuais. Entre jogar online (que é o que importa) de graça ou participar de uma rede de anti-sociais miguxos eu prefiro a primeira opção.
A "franca decadência" fedeu mais que azul aqui, fedeu vermelho e verde. Como já introduzido nesse post, gosto é uma questão pessoal e o fato é que o que você chuta com botas velhas e desamarradas 90% do mundo ampara com luvas de ouro sendo aclamados não só pela crítica nas obras em sí, mas também pelo sucesso comercial em toda uma lucrativa rede de merchandising a nível global. Isso já põe em chegue toda credibilidade ao tentar criar um consenso sobre sua opnião sem ela sequer ser suportada e embasada por um número de pessoas de significância estatística, qualitativa e quantitativa.
No final do post você praticamente se tornou um fungo-bolor de cor verde escura. Você condena um recurso que melhora o desempenho, fato alardeado aos quatro cantos até ontem (geração passada) pela Torcida Mancha Verde que se recusava a a gravar um jogo em disco DVD alardeando instalacoes completas via FTP (que incrivel não?). Mas é claro, trocar de HD hoje em dia se tornou tão dificil para os torcedores do Palmeiras, andam pedindo 160 dólares em 120GB e ainda me impedem de escolher qual marca/modelo comprar. Desânimo total assim até eu odeio HD. A obrigação da instalação poderia ser opcional sim senhor (e esse é o único ponto em que concordo contigo) mas se é pra melhorar o desempenho, a justificativa é plausível. E até parece que 7 minutos é muito tempo pra quem tem disposicao de atender 10 miguxos tentando te convencer qual jogo online você deve jogar.
Pra finalizar, eu acho que se alguém gosta de jogar FPS/TPS ao mesmo tempo que recebe na tela recadinhos do MSN do tipo: "ouw vei addaew" deveria passar longe do PS3. Você comprou o console certamente pra provar da genialidade de dois japoneses que jamais se curvarão a falácia das grandes letras azuis no mundo ocidental patrocinada pela Confraria Verde Nascida em "Telas Azuis" (as aspas indicam duplo sentido). E graças a Deus que ainda há gênios, porque mediocre fazendo algo de bom (como por exemplo um certo ninja que adora sangue) é o que não falta na sua tigela de sucrilhos verde. E entre um mar de mediocres fazendo algo de bom e 2 gênios produzindo obras primas, eu fico com a segunda opção, pois afinal arte não é algo que se compra numa banca de jornal, mesmo que seja uma adaptação mal feita de Terry Gilliam.
porra, pringles, ótimo texto.
porra, pringles, ótimo texto. bonito mesmo. nem parece o cara que fica flameando na trollnet.
(eu nao to sendo sarcastico!)
Eu gosto do Shadow.
Eu gosto do Shadow.
Pringles, seu sonysmo é ainda
Pringles, seu sonysmo é ainda mais sério que o do Quase Nada. Como solução, prescrevo 3 horas de Wii por dia.
Eu acho curiosa essa vontade
Eu acho curiosa essa vontade de se aliar a uma facção; seja a Sony, a Microsoft ou a Nintendo.
Pessoalmente sou a favor do bom senso e acredito que chega um momento em que é preferência pessoal e não há como se discutir.
Mas não vou fazer papel de apaziguardor, sou novo aqui e não sou fã de nenhuma das empresas, mas da forma que o Quase-Nada e o Pringles são Sonyistas...eu apostaria dizer que eles foram contratados pela mesma para discutir textura de pedras nos jogos.
=D
PS.: eu não consegui de jeito
PS.: eu não consegui de jeito nenhum postar nesse tópico com o Opera!
será pela quantidade de posts? Tive que abrir no IE.
Queria fazer uma pergunta ao QN.
Qual seria hoje o Console do povão?
Aquele que tem locadora em qualquer lugar cobrando R$ 1,00 a hora?
Aliás.. se tu for falar com a galera lá do bairro qual o Console preferido deles,
eles vão pensar que voce tá de putaria.
Acredita, que eu nunca vi na minha frente um XBox e muito menos um Wii.
calelogan escreveu: Mas não
[quote=calelogan]
Mas não vou fazer papel de apaziguardor
[/quote]
Claro que não! Queremos mais é que eles se matem! =P
Bem vindo ao Joio, Calelogan.
Meu blog
calelogan escreveu: Eu acho
[quote=calelogan]
Eu acho curiosa essa vontade de se aliar a uma facção; seja a Sony, a Microsoft ou a Nintendo.
Pessoalmente sou a favor do bom senso e acredito que chega um momento em que é preferência pessoal e não há como se discutir.
Mas não vou fazer papel de apaziguardor, sou novo aqui e não sou fã de nenhuma das empresas, mas da forma que o Quase-Nada e o Pringles são Sonyistas...eu apostaria dizer que eles foram contratados pela mesma para discutir textura de pedras nos jogos.
=D
[/quote]
É isso aí mesmo, calelogan.
Marcus escreveu: calelogan
[quote=Marcus]
[quote=calelogan]
Mas não vou fazer papel de apaziguardor
[/quote]
Claro que não! Queremos mais é que eles se matem! =P
Bem vindo ao Joio, Calelogan.
[/quote]
Valeu pela introdução Marcus e pelo apoio Bennet!
Confesso que tenho MUITA vontade de jogar o MGS4 e acompanho a série desde o MGS1. Ainda assim, acho que vou pegar emprestado o PS3 por uns tempos com um amigo meu e engolir o jogo.
E quando eu for um game designer morando em terras distantes...ai sim terei todos os consoles e portáteis. Até lá a gente torce para as 3RLs ficarem bem longe =p
Enquanto isso não acontece, quem quer jogar GTA4 na Live? :D
Eu e Guybrush temos GTA4 para
Eu e Guybrush temos GTA4 para 360, cale. Podemos agendar um jogo =D
Ah, esses "istas"... Por
Ah, esses "istas"...
Por falar em PS3, ainda baixando uns demos e gostei muito do Uncharted e do Heavenly Sword, especialmente desse último, que é basicamente um God of War com uma gostosa no lugar do Kratos. Pena é muito curto o jogo (os reviews dizem ser em torno de seis horas), se não era uma compra certa.
Agora, sobre o console dos FPSs essa geração é mesmo o PS3, que tem mais exclusivos do gênero do que o Xbox, como Resistance (1 e 2), Killzone 2, Haze, Unreal Tournment III... já o 360, bizarramente, é o console dos jRPGs - além dos exclusivos do Sakaguchi (Lost Odyssey, Blue Dragon e Cry On), ainda tem vários outros como o Infinity Undiscovery (da Square), Tales of Vesperia, Star Ocean: The Last Hope... até evento de RPG japônes o 360 tem.
Todos os dois consoles são muito fodas, mas hoje em dia eu prefiro o 360 pura e simplesmente por que tem mais jogos que eu gosto (como Mass Effect, Gears of War, Dead Rising, Saints Row, Crackdown, Ace Combat 6, Ninja Gaiden II e futuramente Gears of War 2, Fable 2, Too Human, KOTOR3, Alan Wake etc), um sistema online mais eficiente, prático, e povoado, "achievements" (eu adoro colecioná-los) e acho que o controle dele tem uma "pegada" melhor, o que faz com que eu prefira os multiplataformas no console da Microsoft. Mas tudo isso (tirando no caso o sistema online, que é de fato incontestável superior) é questão de gosto pessoal.
Naturalmente, nada impede de futuramente eu passar a gostar mais do PS3, dependendo do que a Sony fizer com a PSN e dos jogos que vão ser lançados nele mais pra frente (hoje, o único que realmente está me atiçando é o Metal Gear Solid 4, que inclusive já comprei e tô só esperando chegar).
Bennett escreveu: Eu e
[quote=Bennett]
Eu e Guybrush temos GTA4 para 360, cale. Podemos agendar um jogo =D
[/quote]
Opa, com certeza. Me adiciona aí:
- gamertag na Live: "Overrated Hero"
- PSN ID (quase o mesmo, mas sem espaço): "OverratedHero"
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]
Ah, esses "istas"...
Por falar em PS3, ainda baixando uns demos e gostei muito do Uncharted e do Heavenly Sword, especialmente desse último, que é basicamente um God of War com uma gostosa no lugar do Kratos. Pena é muito curto o jogo (os reviews dizem ser em torno de seis horas), se não era uma compra certa.
[/quote]
Uncharted dura umas 10 (não joguei inteiro, foi um amigo que me disse). Também é bem curtinho. Claro que isso não quer dizer nada se o jogo for tão bom quanto Call of Duty 4, que é mais curto ainda e uma das experiências mais intensas que eu já tive com um jogo.
Pringles escreveu: Desde que
[quote=Pringles]
Desde que Master System e NES existiram, cada videogame tem sua particularidade, tendências, público, etc. A questão de escolher um console se tornou a mesma sobre que tipo de balada você gosta.
Agora que introduzi o básico, quero ressaltar que sua crítica supostamente embasada por apenas possuir outros consoles, exala um cheiro de 4 letras grandes azuis e brancas. Não sei porque, mas senti um cheiro de recalque enorme, um sentimento conflitante entre duas palavras de quatro letras que me remonta aos saudosos anos 90. Pode ser só implicância minha mas como adorador de batatas sei distinguir uma sabor cheddar e salsinha há metros de distância.
Nenhuma das críticas apresentadas são de caráter técnico relevante, o controle tem o design aprovado por uma grande massa de consumidores há mais de 10 anos, está praticamente consolidado e padronizado por usuários até de fora da plataforma, vide milhoes de DualShocks para PC vendidos no ML diariamente. Os gráficos de alta resolução hoje estão extremamente dependentes de setups das TVs, fato já comprovado e retratado pela Gametrailers que pediu desculpas ao público depois uma comparação polêmica (apesar de que eu acho que nesse ponto, sua miopia parece ser seletiva na forma superficial como você analisou tecnicamente este quesito). Se eu vou jogar online eu quero jogar online não quero saber se um nerd virgem de um forum de videogame quer trocar uma ideia comigo. É assim que faço em Team Fortress 2. Se ta na lista de amigos e viu que eu to na partida não aporrinha e entra se quiser. Clã é coisa de gente anti-social, há coisas mais importantes para um adulto do que se dedicar a uma seita de amigos virtuais. Entre jogar online (que é o que importa) de graça ou participar de uma rede de anti-sociais miguxos eu prefiro a primeira opção.
A "franca decadência" fedeu mais que azul aqui, fedeu vermelho e verde. Como já introduzido nesse post, gosto é uma questão pessoal e o fato é que o que você chuta com botas velhas e desamarradas 90% do mundo ampara com luvas de ouro sendo aclamados não só pela crítica nas obras em sí, mas também pelo sucesso comercial em toda uma lucrativa rede de merchandising a nível global. Isso já põe em chegue toda credibilidade ao tentar criar um consenso sobre sua opnião sem ela sequer ser suportada e embasada por um número de pessoas de significância estatística, qualitativa e quantitativa.
No final do post você praticamente se tornou um fungo-bolor de cor verde escura. Você condena um recurso que melhora o desempenho, fato alardeado aos quatro cantos até ontem (geração passada) pela Torcida Mancha Verde que se recusava a a gravar um jogo em disco DVD alardeando instalacoes completas via FTP (que incrivel não?). Mas é claro, trocar de HD hoje em dia se tornou tão dificil para os torcedores do Palmeiras, andam pedindo 160 dólares em 120GB e ainda me impedem de escolher qual marca/modelo comprar. Desânimo total assim até eu odeio HD. A obrigação da instalação poderia ser opcional sim senhor (e esse é o único ponto em que concordo contigo) mas se é pra melhorar o desempenho, a justificativa é plausível. E até parece que 7 minutos é muito tempo pra quem tem disposicao de atender 10 miguxos tentando te convencer qual jogo online você deve jogar.
Pra finalizar, eu acho que se alguém gosta de jogar FPS/TPS ao mesmo tempo que recebe na tela recadinhos do MSN do tipo: "ouw vei addaew" deveria passar longe do PS3. Você comprou o console certamente pra provar da genialidade de dois japoneses que jamais se curvarão a falácia das grandes letras azuis no mundo ocidental patrocinada pela Confraria Verde Nascida em "Telas Azuis" (as aspas indicam duplo sentido). E graças a Deus que ainda há gênios, porque mediocre fazendo algo de bom (como por exemplo um certo ninja que adora sangue) é o que não falta na sua tigela de sucrilhos verde. E entre um mar de mediocres fazendo algo de bom e 2 gênios produzindo obras primas, eu fico com a segunda opção, pois afinal arte não é algo que se compra numa banca de jornal, mesmo que seja uma adaptação mal feita de Terry Gilliam.
[/quote]
Como sempre, demonstrastes uma visão altamente fundamentada e bela. Espero que o reviewer tenha aprendido e sido devidamente doutrinado.
E digo mais, a Nintendo está destruindo e a Microsoft "enPCzando" o mercado de consoles. Pena que pessoas com pouco conhecimento não notem isso, pena mesmo, mas fazer o que? É a vida, o mundo vive disso: pessoas capacitadas carregando o fado de gente errada.
Vamos rezar pra que a Sony volte majestosa e destruidora, com a robustez característica que propiciou que seus consoles fossem os que tivessem os jogos mais desejados de todos os tempos da galáxia, trazendo ódio e inveja no coração alheio.
Mesmo nesse início de caminhada, o trono já é nosso. Trono de melhor, mais bonito, mais silencioso, mais perfeito e mais poderoso console de todos os tempos do universo, agora só falta que o reinado venha também com a biblioteca ÍMPAR da marca Playstation.
Então é isso. Que nossa mensagem fique Proclamada e Anotada no Livro de Pedra do Bom Senso e das Pessoas Corretas e Circunspectas. Um dia, caso a humanidade acabe, arqueólogos saberão que existiram pessoas à frente de seu tempo, doutrinando criaturas com pouca sabedoria, nintendistas, caixistas e demais seres sem capacidade de valorizar aquilo de mais perfeito que a natureza criou = a marca playstation.
Que essas pessoas que julgam a biblioteca do PS3 pelo seu pouco tempo de vida sejam perdoadas pela falta de tato mental e visão de futuro.
quase nada escreveu: mais
[quote=quase nada]
mais silencioso
[/quote]
Não é mesmo, o cooler dele faz um barulhão. É mais silencioso que o Xbox 360 antigo (o sem HDMI, por que o Falcon é bem mais silencioso), mas nesse quesito o Wii ganha, faz barulho nenhum.
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]
[quote=quase nada]
mais silencioso
[/quote]
Não é mesmo, o cooler dele faz um barulhão. É mais silencioso que o Xbox 360 antigo (o sem HDMI, por que o Falcon é bem mais silencioso), mas nesse quesito o Wii ganha, faz barulho nenhum.
[/quote]
O wii ganha pq não tem cooler, deve ter um dissipador (igual meu antigo celeron 266).
Sobre o falcon ser mais silencioso, tudo bem, não vou duvidar, vc já teve oito 360.
O PS3 é mais silencioso que o
O PS3 é mais silencioso que o meu 360, um Zephyr, mas eu não ligo muito para isso. Costumo jogar de fone de ouvido em qualquer plataforma.
Mas que discussão
Mas que discussão patética.
Quase Nada com um pomposamente falso, porém agressivo, ar de superioridade sempre levando os comentários na maldade.
Eu tenho muita vontade de jogar Uncharted e Heavenly Sword. Devem ser jogos bem legais, mas ainda estou satisfeito com o meu 360.
Não que eu não goste de vê-los se matando através dos comentários, mas achei válido proporcionar esse momento de alegria (e talvez paz) para todos:
Fim da discussão. Wii ganhou. :D
Se você não entendeu a piadinha, aqui vai o vídeo original (que foi acusado de propaganda viral)
Quase Nada, não ligue para as
Quase Nada, não ligue para as intrigas da oposição. Continue assim.
Meu blog
Eu quero que todo mundo
Eu quero que todo mundo continue do jeito que é, porque amo todos vocês.
voce nao me ama, voce so quer
voce nao me ama, voce so quer me comer. voce e todos os outros :\
lucci escreveu: voce nao me
[quote=lucci]
voce nao me ama, voce so quer me comer. voce e todos os outros :\
[/quote]
UAHAHUAHUUHAUHAUHA
certeza que ta viciando no
certeza que ta viciando no PS2. ou entao sumiu com aquelas duas adolescentes que foram parar em santa catarina
Pois é, fico ainda mais
Pois é, fico ainda mais preocupado porque ele não apareceu chutando tudo naquele tópico do médico racista.
Mas, falando em sumiços: cadê o tópico que Bennet estava prestando "consultoria grátis" em Wii?! Ontem ele postou falando do Trauma Center e hoje o tópico desapareceu.
Aposto que isso é coisa do quase nada, usando de seus poderes de editor para apagar todos os tópicos relacionados ao Wii.
--------
Falta de Esculhambação
certeza. fogueira ao QN.
certeza. fogueira ao QN.
Leão da Barra
[quote=Leão da Barra]
Aposto que isso é coisa do quase nada, usando de seus poderes de editor para apagar todos os tópicos relacionados ao Wii.
[/quote]
O wii é um console mágico, faz desaparecer os tópicos e os gráficos.
calelogan escreveu: Mas que
[quote=calelogan]
Mas que discussão patética.
Quase Nada com um pomposamente falso, porém agressivo, ar de superioridade sempre levando os comentários na maldade.
Eu tenho muita vontade de jogar Uncharted e Heavenly Sword. Devem ser jogos bem legais, mas ainda estou satisfeito com o meu 360.
Não que eu não goste de vê-los se matando através dos comentários, mas achei válido proporcionar esse momento de alegria (e talvez paz) para todos:
Fim da discussão. Wii ganhou. :D
Se você não entendeu a piadinha, aqui vai o vídeo original (que foi acusado de propaganda viral)
[/quote]
Garoto, vc é corajoso de chegar falando comigo com toda essa pompa, mas isso é bom, faz nascer cabelo na bunda, eu aprecio a coragem alheia. Mas da próxima vez não te pouparei de um owned ex tunc.
Bennett escreveu: Pringles,
[quote=Bennett]
Pringles, seu sonysmo é ainda mais sério que o do Quase Nada. Como solução, prescrevo 3 horas de Wii por dia.
[/quote]
Benett, parece que tu ignorastes (mais uma vez seletivamente) a introduçao do meu post. Videogame é uma questão de gosto, não vejo nada demais alguem preferir o Xbox 360, PS3 ou Wii.
Mas o seu review é mais parcial do que a gripe da vovó, afinal você mesmo deixa claro que só comprou o console para provar de 2 ou 3 mentes geniais que só vão trabalhar nele e passa o resto post vomitando todo sentimento Anti-Sony que nutre por anos, um bashing infantil e tendencioso com uma capa de bom senso. O que eu desmascarei em seu review foi o suposto manto de opnião imparcial que você quis dar nele. Nem ao menos criatividade ao criticar você teve, se limitou as manjadas críticas convenientes conferidas ao console, que variam de geração para geração.
Não tiro o mérito de seu gosto pessoal, se você acha Final Fantasy "decadente", milhares de outros acham o Xbox 360 um console de gordos que só jogam FPS o dia todo. É tudo uma questão de ponto de vista, mas não camufle a realidade como você tenta fazer pra embasar sua opnião. Final Fantasy ainda é uma série de absoluto sucesso em crítica, público e mercado e ela não vai dar as caras no Xbox 360 por mais que você chore e espeneie que odeia a franquia.
MGS4 acaba de tirar um 10.0 na IGN, com o site sugerindo que só não tirou 11 porque é contra a própria metodologia empregada por eles. Eu já espero seu review criticando a jogabilidade e dizendo que Kojima é um cineasta recalcado, dando um 7 pro jogo.
Quanto ao Wii, eu compraria se tivesse 14 anos ou menos. Sinceramente, não me passa na cabeça como alguem com mais de 14 anos de idade pode gostar de algo tão infantil. É como chegar numa sala do Ensino Médio e distribuir bonequinhos do Comando em Ação pros alunos. É ridículo, mas tem gente que gosta e idolatra. Ainda bem que não estou inserido neste circulo e minha transição à idade adulta graças a Deus foi saudável.
Peralá, Pringles. Você
Peralá, Pringles.
Você escreve dois jornais aqui em defesa da Sony, esmiuçando cada detalhe nerd de por que o PS3 é lindo e maravilhoso, e depois vem falar em "transição à idade adulta"?
Num tô intendendu...
No meu tempo, videogames eram coisa de gente que não deixava aquela criança primordial morrer dentro dele (o que é lindo, por sinal). Agora virou coisa de adulto, pai de família, pagador de impostos? Blé.
Meu blog
Pringles escreveu:Quanto ao
[quote=Pringles]Quanto ao Wii, eu compraria se tivesse 14 anos ou menos.[/quote]
Depois eu é que sou parcial.
Hahahahahaha. O mais ridículo
Hahahahahaha. O mais ridículo de tudo é que o Pringles é um fanboy muito mais crônico do que quase nada, e fica acusando os outros de fanboyismo como se não fosse com ele.
Pelo menos o Quase bate no peito e assume o Sonysmo dele.
Insista no Excite Truck,
Insista no Excite Truck, jogue No More Heroes até o final, e termine ambos os Trauma Center, Dré.
E Metroid Prime 3 é um jogo bastante subestimado, continue jogando.
Meu MGS4 chega semana que
Meu MGS4 chega semana que vem. Chore, Quase Nada.
Caramba, todo esse tempo e
Caramba, todo esse tempo e ainda não chegou PS3 na portaria do agreste?! Viva o porteiro!!
HoustonWolf
[quote=HoustonWolf]
Caramba, todo esse tempo e ainda não chegou PS3 na portaria do agreste?! Viva o porteiro!!
[/quote]
Não chegou pq a piranha da sua mãe, que trabalha nos correios, roubou.
Pringles escreveu: Bennett
[quote=Pringles]
[quote=Bennett]
Pringles, seu sonysmo é ainda mais sério que o do Quase Nada. Como solução, prescrevo 3 horas de Wii por dia.
[/quote]
Benett, parece que tu ignorastes (mais uma vez seletivamente) a introduçao do meu post. Videogame é uma questão de gosto, não vejo nada demais alguem preferir o Xbox 360, PS3 ou Wii.
Mas o seu review é mais parcial do que a gripe da vovó, afinal você mesmo deixa claro que só comprou o console para provar de 2 ou 3 mentes geniais que só vão trabalhar nele e passa o resto post vomitando todo sentimento Anti-Sony que nutre por anos, um bashing infantil e tendencioso com uma capa de bom senso. O que eu desmascarei em seu review foi o suposto manto de opnião imparcial que você quis dar nele. Nem ao menos criatividade ao criticar você teve, se limitou as manjadas críticas convenientes conferidas ao console, que variam de geração para geração.
Não tiro o mérito de seu gosto pessoal, se você acha Final Fantasy "decadente", milhares de outros acham o Xbox 360 um console de gordos que só jogam FPS o dia todo. É tudo uma questão de ponto de vista, mas não camufle a realidade como você tenta fazer pra embasar sua opnião. Final Fantasy ainda é uma série de absoluto sucesso em crítica, público e mercado e ela não vai dar as caras no Xbox 360 por mais que você chore e espeneie que odeia a franquia.
MGS4 acaba de tirar um 10.0 na IGN, com o site sugerindo que só não tirou 11 porque é contra a própria metodologia empregada por eles. Eu já espero seu review criticando a jogabilidade e dizendo que Kojima é um cineasta recalcado, dando um 7 pro jogo.
Quanto ao Wii, eu compraria se tivesse 14 anos ou menos. Sinceramente, não me passa na cabeça como alguem com mais de 14 anos de idade pode gostar de algo tão infantil. É como chegar numa sala do Ensino Médio e distribuir bonequinhos do Comando em Ação pros alunos. É ridículo, mas tem gente que gosta e idolatra. Ainda bem que não estou inserido neste circulo e minha transição à idade adulta graças a Deus foi saudável.
[/quote]
Mais uma vez provastes que tens um dom bastante lindo e eficiente, principalmente no quesito de destruição de asiátos. O wii é, sabidamente, um coco relativamente fedorento. Mas não retruque em face de mizukami, pois ele ajuda a sony comprando produtos da empresa, logo, mesmo sem querer, ele financia nossa causa!
(Sem título)
Bom, pedi o meu metal gear só
Bom, pedi o meu metal gear só pela hype. Joguei os anteriores até uma determinada parte, nunca cheguei a terminar. Só espero que não canse, já que 85% do jogo é filminho e os outros 15 é legenda.
Estou jogando GT5 e GTA4. Acho que vale essa modinha toda. Só fico preocupado. Saiu metal gear agora e assim que sair Kilzone já era PS3. E até lá o porteiro não terá comprado o PS3 ainda. Lamentável!
GTA 4 até que vale o hype.
GTA 4 até que vale o hype.
Bennett escreveu: Insista no
[quote=Bennett]
Insista no Excite Truck, jogue No More Heroes até o final, e termine ambos os Trauma Center, Dré.
E Metroid Prime 3 é um jogo bastante subestimado, continue jogando.
[/quote] Só dei uma olhada rápida no Trauma Center, mas me pareceu que o do DS é mais legal -- acho que tenho mais habilidade com a Styllus do que com o Wiimote, ao menos a princípio.
Não achei esse No More Heroes para comprar. Na verdade, tive que me contentar com genéricos; fui na intenção de No More Heroes, Godfather e Pro Evolution Soccer e voltei com Scarface e Fifa '08.
--------
Falta de Esculhambação
Apesar das telas pequenas
Apesar das telas pequenas (afinal é um portátil), eu sempre achei que o Trauma Center faria mais sentido no DS. Afinal, é quase como se você realmente estivesse operando usando a Stylus e encostando na tela.
Nunca joguei pro Wii e acho que deve ser muito legal também, mas só o fato de você ter que mirar na tela sem necessariamente ter o apoio de encostar em algo já muda a situação. O "set-up" não é tão similar quanto ao de uma mesa de operação, mas sem jogar realmente não me sinto a vontade pra opinar.
O No More Heroes sem dúvida é um jogo que eu gostaria de experimentar.
Eu acho o Trauma Center de
Eu acho o Trauma Center de Wii, particularmente o New Blood, uma grande melhoria do Under the Knife. Mas este também está valendo.
Dré, eu também meio que
Dré, eu também meio que desanimei com meu Wii. Tem uns dois meses que nem toco nele. Comecei a jogar vários jogos, mas o único que eu terminei foi o No More Heroes. O problema é que tem SEMPRE alguma coisa mais interessante que eu quero jogar no 360 (atualmente GTA IV) e agora no PS3 também (MGS4 tá chegando aí), e o Wii ficou totalmente de lado. Até pensei em vender ele, mas acho que vou segurar mais um tempo, tem alguns jogos promissores vindo aí.
Ah, Boom Blox é ótimo.
Ah, Boom Blox é ótimo.
Minha ID é genoshakid. Era
Minha ID é genoshakid. Era para ser kenoshakid, mas meu amigo me registrou assim e assim ficarei.
Eu joguei o demo do Bad
Eu joguei o demo do Bad Company no 360. Joguei online inclusive, mas meus tempos de "battlefield" foram com o Battlefield 2. Joguei muito e durante um bom período...
Eu infelizmente não tenho todos os três consoles dessa geração, mas pretendo. É complicado você arrumar grana pra investir em todos ao mesmo tempo. A grande questão que eu vejo em relação à divisão entre eles é que você escolhe 360 ou PS3 com base na sua preferência pessoal de gênero (exceto por MGS4 e poucos outros do PS3, o 360 tem me atraído muito mais) e o Wii acaba sendo inevitavelmente um console para ser ligado quando há um grupo de amigos na sua casa. O console tem suas vantagens, mas do ponto de vista generalista, a temática tende a ser infantil e isso não me agrada.
Pra fechar com chave de ouro e jogar lenha na fogueira, segue o trecho final da entrevista do Gamasutra.com o ex-diretor do departamento de jogos do Linux:
GSW: Finally, what motivated your own move away from Linux, to Mac and Xbox 360?
BZ: Just time, I guess. After using Linux as my primary computing platform for nearly ten years, I got restless. MacOS X had arrived, and with its BSD base, it brought many of the technical things I found attractive about Linux, but wrapped in a delicious candy shell. And the laptops are dead sexy! So an iBook became my primary computer, then a Powerbook, and now a MacBook Pro. I still rely on Linux for moistmaster - my file/web/mail server - but it's not on my desktop any more.
As for the 360, I'm a game nerd. I've always owned consoles. I've got a Wii and PS3 too, but of course the Wii only comes on when friends are over, and the PS3 just sits and cries quietly to itself.
Pra quem quiser ver a entrevista completa, aqui .
Não foi a Square Enix que
Não foi a Square Enix que anunciou prejuízo no último ano fiscal?
Depois que ela reatou com a Nintendo (mas só depois da saída do fundador, lá), não dá pra se surpreender com essa notícia.
Então Quase Nada...vamos
Então Quase Nada...vamos fechar para balanço?
Confesso que é ruim
Confesso que é ruim compartilhar o milkshake, mas, como cristão praticante, estou feliz com os caixistas, pois meu padre já tinha avisado que isso poderia acontecer, fico feliz da square colocar um pouco de luz no problemático e tacanho 360.
A única coisa que a Sony poderia fazer pra compensar a nação sonysta seria um remake do FF7 ou o Dragon Quest 10, fora isso, acho que serei obrigado a ir para o lado verde...
...
...
...
...
FAKE!
Prefiro morrer de tifo na bunda.
Alguém aí quer comprar um
Alguém aí quer comprar um PS3? Tô vendendo.
Calma, Guybrush ainda tem o
Calma, Guybrush ainda tem o God of War e o jogo do Fumito Ueda. Sem falar em LittleBigPlanet, ainda este ano. Não vamos desanimar os sonystas. Sem falar que o PS3 ainda é um player de Blu-Ray!
Enquanto isso, nós caixistas podemos festejar não apenas a vinda de Final Fantasy XIII (cujo trailer é fantástico, por sinal), mas também a nova interface da dashboard.
Bennett escreveu: mas também
[quote=Bennett] mas também a nova interface da dashboard.[/quote]
quando sai a nova dash, alguma ideia? summer update?
Bennett escreveu:Calma,
[quote=Bennett]Calma, Guybrush ainda tem o God of War e o jogo do Fumito Ueda. Sem falar em LittleBigPlanet, ainda este ano. Não vamos desanimar os sonystas. Sem falar que o PS3 ainda é um player de Blu-Ray! Enquanto isso, nós caixistas podemos festejar não apenas a vinda de Final Fantasy XIII (cujo trailer é fantástico, por sinal), mas também a nova interface da dashboard.[/quote]
Eu sei, tava bricando. O PS3 é um ótimo player de blu-ray, estou doido para comprar a trilogia Senhor dos Anéis versão extendida em alta-definição.
lucci escreveu: quando sai a
[quote=lucci]
quando sai a nova dash, alguma ideia? summer update?
[/quote]
Fall update.
setembro-outubro! o que a
setembro-outubro!
o que a nova dash promete? sera que finalmente suportara MKV / legendas?
liso escreveu: PS.: eu não
[quote=liso]
PS.: eu não consegui de jeito nenhum postar nesse tópico com o Opera!
será pela quantidade de posts? Tive que abrir no IE.
Queria fazer uma pergunta ao QN.
Qual seria hoje o Console do povão?
Aquele que tem locadora em qualquer lugar cobrando R$ 1,00 a hora?
Aliás.. se tu for falar com a galera lá do bairro qual o Console preferido deles,
eles vão pensar que voce tá de putaria.
Acredita, que eu nunca vi na minha frente um XBox e muito menos um Wii.
[/quote]
PS2 pq ainda tem W11 e NFS e tá muito barato. Xbox 360 é rotulado como videogame de gordo seboso eu vejo muito os comentarios na locadora aqui perto, tem um X360 mas nunca tao querendo jogar quando joga é um gordo. O PS2 faz muito sucesso entre os funkeiros e o publico mais novo.
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]Alguém aí quer comprar um PS3? Tô vendendo.[/quote] Se tiver nota fiscal, para R$50,00.
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.