Mangá - UZUMAKI
Oi pessoal, frequento o site a alguns dias e resolvi postar aqui depois de ver um tópico citando o filme Uzumaki: http://www.joio.com.br/?q=node/1801
Uzumaki é originalmente um mangá de terror do autor do ramo (muito famoso lá) Junji Ito. Vi que o pessoal havia achado o filme ruim e, de fato, o filme é PÉSSIMO se for comparar com o mangá, que é realmente uma obra prima. Então queria recomendar pra todo mundo aí que quer ver uma coisa realmente diferente de tudo que já tenha visto, tanto em filmes, quadrinhos ou qualquer meio da mídia (e é sério).
Vale uma introdução e algumas imagens:
"Obra prima dos quadrinhos de terror, Uzumaki conta a história de uma
cidade assombrada - não por um fantasma ou demônio, mas por um padrão
geométrico que domina a mente de seus habitantes.
Em
Kurouzu-Cho, uma pequena cidade costeira do Japão, tudo parecia normal
até alguns de seus habitantes começarem a ter comportamentos muito
estranhos, ligados à obsessão pela forma espiral. Kirie Goshima vê o
pai de seu namorado hipnotizado por uma casca de caracol. A cidade
inteira parece contaminada por espirais. Pessoas obcecadas colecionam
objetos com essa forma e chegam a contorcer o próprio corpo, até
atingir um terrível fim."
Não só a história bizarra mas a arte do gibi é sensacional, e com cenas de violência pesadíssimas (é classificado para 16+):
- botei a tag para imagens mas não funcionou
É um prato cheio pra fãs do gênero (e pra quem tem bom gosto também), eu recomendo!
PS.: São 3 volumes por R$12,00 cada um. Na época comprei na banca mesmo mas deve ter em algum site..
- Login para postar comentários
Seja bem-vindo(a?) Khauna!
Seja bem-vindo(a?) Khauna! Já leu o FAQ e tudo mais? É preciso um pouco de coragem pra começar a postar mas depois dos primeiros posts a coisa fica tranquilo. Recomendo em tópicos futuros que você faça um post mais completo sobre o que você quer falar, resenhando mesmo. Aí fica bacana.
Demorei pra ler Uzumaki e mais ainda pra assistir o filme. Gostei muito do mangá, faz tempos que quero escrever algo sobre ele e adio, já o filme não assisti nem 20 minutos. Simplesmente não deu, muito ruim.
Usuários normais não podem postar fotos, mas você pode colocar links.
Obrigado, é bem-vindo mesmo
Obrigado, é bem-vindo mesmo :P.. Eu tava pensando em resenhar mas antes queria apresentar pro pessoal pra ver se iriam se interessar, mas logo eu escrevo uma resenha então, é melhor realmente.
Khuana, bem-vindo. Corrigi
Khuana, bem-vindo. Corrigi as imagens pra você.
Eu vi o filme também e achei muito ruim. Esses mangás foram lançados aqui no Brasil? Por que eu não tenho muita paciência para ler quadrinhos no computador.
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]
Khuana, bem-vindo. Corrigi as imagens pra você.
Eu vi o filme também e achei muito ruim. Esses mangás foram lançados aqui no Brasil? Por que eu não tenho muita paciência para ler quadrinhos no computador.
[/quote]
Sim. Foram lançados pela Editora Conrad e o preço é o mesmo aí que o Khauna disse: 12 pila cada um, sendo três ao todo.
Guybrush, sim foram
Guybrush, sim foram lançados no Brasil, eu encontrei agora no submarino os três volumes.
Em português é "Uzumaki - A Espiral do Horror"
vol.1 - Cicatriz
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1681376&ST=SR
vol.2 - Farol Negro
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1744954&ST=SR
vol.3 - Caos
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1799854&ST=SR
Cara, agora falando sério, se vc viu o filme ignore-o, é um lixo perto do mangá... Já já eu escrevo uma resenha.
Eu concordo, o mangá é
Eu concordo, o mangá é excelente mesmo.
Comprei os três a 20 reais
Comprei os três a 20 reais numa feira. É muito bom mesmo. WORSHIP THE SPIRAL.
Hmm-kay, vou ver se tem na
Hmm-kay, vou ver se tem na Saraiva esse fim-de-semana.
A pergunta que não quer
A pergunta que não quer calar: Dá para ficar bem tenso lendo esse mangá?
Tão tenso que sua
Tão tenso que sua pressão nunca mais será a mesma, ainda mais no final, que é hipnótico como uma espiral heheh bom, vou então escrever as minhas impressões sobre o mangá, já que nunca fiz uma resenha (mas com o tempo a gente melhora né.. ;P).
Acontece que eu não sou fã de mangás nem de HQs, a única revista que eu lia quando era pequeno era turma da mônica mesmo e o único mangá que eu li foi do Samurai X a alguns anos atrás, acabei conhecendo Uzumaki por acaso, folheando em uma banca comum porque a capa tinha me chamado muita atenção. No caso foi o volume 2 (Farol Negro), e de cara abri na página com a cena mais chocante do mangá (no mínimo uma das mais chocantes, a do atropelamento), aquilo me deixou meio transtornado, até porque eu nem imaginava que houvesse um gênero de terror nos mangás, mas acabei descobrindo que é verdade que os japas levam sua arte ao extremo. Eu estava de viajem naquele dia e não comprei, só que aquilo não tinha me saído da cabeça e eu guardei o nome pra pesquisar na internet depois, certamente me interessei demais e quando tive a oportunidade comprei o volume 1, e valeu cada centavo dos R$12,00 gastos (apesar de hoje estarem se desmanchando, caindo páginas e etc, eu sempre cuidei muito bem mas parece que a qualidade é meio ruim).
Agora vamos ao que interessa, como se sabe, as primeiras páginas são coloridas e o restante é preto e branco, logo no início o clima de mistério já é introduzido, com a personagem principal se apresentando (toda a narrativa ao longo da história é realizada por ela) e falando que vai contar a história sobre fatos muito estranhos que acontecem na cidade dela. A personagem no caso é uma moça chamada Kirie Goshima, uma simples estudante que leva uma vida normal, tem uma família normal e um namorado normal (meio babaca), é quando fatos estranhos começam a acontecer na cidade, curiosamente relacionados à forma da espiral, logo no início ela vê o pai de seu namorado agachado em um beco, observando fixamente um caracol na parede. O namorado em questão é o único que suspeita dessa maldição da espiral, por isso ele acaba servindo como uma âncora para o leitor, e sempre forneçe pistas sobre o que acontece ali, já que a trama é muito bizarra e meio sem pé nem cabeça, as coisas simplesmente vão acontecendo e chocando o leitor. O mangá é dividido em várias histórias (capítulos) curtas que envolvem Kirie, mas onde ela é uma espectadora da maldição e nunca é afetada, e eu digo isso porque as pessoas são realmente afetadas pela maldição, da forma mais bizarra e agonizante que se pode imaginar.
Fora a trama muito criativa, o verdadeiro mérito do mangá está na arte gráfica e na narrativa, o leitor de fato se sente em uma espiral, indo lentamente de histórias meramente estranhas até uma bizarrice insana (que é o final), não é raro voltar diversas vezes para ver a mesma cena, e se sentir extremamente impelido a virar a página por causa do mistério da narração e da expressão dos personagens, a maioria das histórias começa de forma inocente e em situações cotidianas, mas não tarda até que se transforme em algo bizarro, o leitor nunca sabe o que esperar, só que será chocante e assustador, e é exatamente isso que faz com que se queira ir até o fim, sem se cansar de ler.
Uma das coisas que eu sempre gostei nos mangás é que são histórias com início, meio e fim, não tem muita enrolação, e isso só ajuda a transformar Uzumaki em uma obra prima. O final, em uma história de terror é sempre um excelente ponto a ser explorado, e em Uzumaki não decepciona. Novamente, recomendo! (LEIAM uahuha)
Ah, e um presentinho pra vocês, tanto para os que já leram como os que não leram. Eu dei uma procurada aqui e encontrei duas histórias do autor, Junji Ito, que podem ser lidas pelo computador, são bem curtas e da pra ler em uns 10 min cada uma, mas ele mostra muito da essência das histórias dele, bizarrices, narrativa e a excelente arte. Estão em inglês, só que é um inglês bem básico, da pra entender tranquilamente:
The Enigma of Amigara Fault:
http://pics.livejournal.com/kc_anathema/pic/00ekpk9k/g177
Falling:
http://samehat.blogspot.com/2006/06/falling-by-junji-ito-part-1-of-2.html
Opa, vou ler assim que
Opa, vou ler assim que puder. Valeu!
Pra galera que postou aí e
Pra galera que postou aí e já leu o mangá, se possível dêem um feedback dessas duas histórias que eu postei! ;D obrigado
Li o primeiro e gostei. Mas
Li o primeiro e gostei. Mas tou com preguiça de ler o segundo.