Cannes 2008

Foto de quase nada
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Mostra competitiva:

"Ensaio Sobre a Cegueira" (Canadá/Estados Unidos/Brasil), de Fernando Meirelles

"Entre les Murs" (França), de Laurent Cantet

"Two Lovers" (Estados Unidos), de James Gray

"Üç Maymun" (Turquia), de Nuri Bilge Ceylan

"Le Silence de Lorna" (Bélgica), de Jean-Pierre e Luc Dardenne

"Un Conte de Noël" (França), de Arnaud Desplechin

"Changeling" (Estados Unidos), de Clint Eastwood

"Adoration" (Canadá), de Atom Egoyan

"Waltz with Bashir" (Israel), de Ari Folman

"La Frontière de l'Aube" (França), de Philippe Garrel

"Gomorra" (Itália), de Matteo Garrone

"24 City" (China), de Jia Zhangke

"Synecdoche, New York" (Estados Unidos), de Charlie Kaufman

"My Magic" (Cingapura), de Eric Khoo

"La Mujer Sin Cabeza" (Argentina), de Lucrecia Martel

"Serbis" (Filipinas), de Brillante Mendoza

"Delta" (Hungria), de Kornel Mundruczo

"Linha de Passe" (Brasil), de Walter Salles e Daniela Thomas

"Che" (Estados Unidos), de Steven Soderbergh

"Il Divo" (Itália), de Paolo Sorrentino

"Leonera" (Argentina), de Pablo Trapero

"The Palermo Shooting" (Alemanha/Itália), de Wim Wenders

 

Um Certo Olhar:

"Tôkyô!" (França/Japão), de Joon Ho Bong, Leos Carax e Michel Gondry

"Afterschool" (Portugal), de Antonio Campos

"Ting Che" (Taiwan) de Mong-Hong Chung

"Soi Cowboy" (Tailândia/Reino Unido), de Thomas Clay

"La Vie moderne (Profils paysans)" (França), de Raymond Depardon

"Wolke 9" (Alemanha), d'Andreas Dresen

"Tulpan" (Alemanha), de Sergey Dvortsevoy

"Los Bastardos" (México), de Amat Escalante

"Je veux voir" (França), de Joana Hadjithomas y Khalil Joreige

"O'Horten" (Noruega/Alemanha), de Bent Hamer

"Milh Hadha Al-Bahr" (Palestina), de Annemarie Jacir

"Tokyo Sonata" (Japão), de Kiyoshi Kurosawa

"Yi Ban Haishui, Yi Ban Huoyan" (China), de Fendou Liu

"A Festa da Menina Morta" (Brasil), de Matheus Nachtergaele

"De Ofrivilliga" (Suécia), de Ruben Ostlund

"Wendy and Lucy" (Estados Unidos), de Kelly Reichardt

"Johnny Mad Dog" (França), de Jean-Stéphane Sauvaire

"Versailles" (França), de Pierre Schoeller

"Tyson" (Estados Unidos), de James Toback

Fora de Competição:

"Vicky Cristina Barcelona" (Estados Unidos), de Woody Allen

"The Good, the Bad, the Weird" (Coréia do Sul), de Ji-Woon Kim

"Kung Fu Panda" (Estados Unidos), de Mark Osborne e John Stevenson

"Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull" (Estados Unidos), de Steven Spielberg

Foto de Bennett

Cheia de figurinhas repetidas, a competição principal...puta tédio.

Foto de quase nada

Espero que tenha sacanagem.

O que eu não entendo é que esse filme "Che" (do Sodebergh) não está listado no IMDB. O que está listado são dois filmes sobre história desse terrorista argentino, o primeiro se chama "Guerrilla" e o outro "The Argentine". Será que o sodebergh vai mostrar ambos sob o nome "Che"? Haja saco, vão ser umas 3 horas. É muito argentino e terrorista pra um filme só.

Foto de Bennett

Mas Che chato!

Foto de quase nada

Vai che chato pacas.  

Foto de Bennett

Uma Cheteação!

Foto de lucci

Foto de Odnanref

[quote=quase nada]Espero que tenha sacanagem.

O que eu não entendo é que esse filme "Che" (do Sodebergh) não está listado no IMDB. O que está listado são dois filmes sobre história desse terrorista argentino, o primeiro se chama "Guerrilla" e o outro "The Argentine". Será que o sodebergh vai mostrar ambos sob o nome "Che"? Haja saco, vão ser umas 3 horas. É muito argentino e terrorista pra um filme só.
[/quote]

O filme teria mais de quatro horas. Por isso o Sodebergh resolveu dividí-lo em duas partes, quem nem o Kill Bill. E essas duas partes serão exibidas em Cannes.

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Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de quase nada

3 horas partindo do princípio de que ambos são 1:30, já que nem o Fidel aguentaria um filme de 4 horas desse desgraçado.

Foto de Odnanref

Não QN. Na verdade, no total, o filme Che tem 4 horas e 28 minutos. Por isso ele foi dividido em duas partes (The Argentine e Guerrilla). Pode conferir no site do Festival de Cannes porque o IMDB está bem atrasado.

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Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de rodriguez

Se não tiver che usando armadura de ferro não será legal.

Foto de quase nada

Falta de noção do Sodebergh. Mas se não está listado no IMDB, não é pq eles estão atrasados, mas pq essa sessão dupla só deve ser exibida em Cannes.

 

Foto de Bennett

Já há comentários sobre Ensaio sobre a Cegueira.

Foto de matozo

[quote=QN]

"A Festa da Menina Morta" (Brasil), de Matheus Nachtergaele

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Que susto, achei que já tinham feito filme da menina jumper.

Foto de João Lucas

O Ensaio sobre a Cegueira está com todo jeito de ser um filme apenas mediano. Nos últimos comentários do Meirelles em seu blog dava para perceber um tom de insatisfação com o resultado final.

Edit:  O  Guardian gostou do filme.

Meirelles scores with Blindness's vision of horror

Fernando Meirelles has taken Jose Saramago's apocalyptic novel and turned it into a drum-tight thriller that challenges as it chills

Review 

Foto de hardtimes

Vai rolar entrevista com o Meirellles agora na Globo.

 

Blog: Cafeinado.org

Foto de Odnanref

Engraçado que ontem eu li que um silêncio absoluto tomou conta de cannes após o filme do Meirelles. Hoje já disseram que houve 5 minutos de aplausos. Vai entender.

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Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Stryder

Eu nunca li nada do Saramago, mas uma fonte muitíssimo confiável me informou que a literatura dele é aquela literatura moralista, em que na verdade o escritor está tentando passar uma liçãozinha de moral. E eu detesto isso. Se o filme seguir a mesma linha, então...

Foto de Fabio Negro

Cara, a Angelina Jolie tá tão linda nessa foto que eu virei lésbico!

Foto de quase nada

O maior erro do Meirelles foi moldar o filme de acordo com a audiência, é claro que mulher não vai gostar de cena de estupro, eu não gosto de cena de carinho, nem por isso boicoto quando tais cenas aparecem em filmes de macho. Se ele entrar nessa de test screening, vai terminar fazendo comédia romântica e seriado na Globo, ele que tome cuidado.

Eu faria uma cena de estupro de 50 minutos, ninguém via o cu de ninguém, até cu de cachorro entrava na festa, seria a maior metelança da história. Se metade das pessoas do cinema deixassem a sala, o problema é deles, desde quando o Blindness era pra ser mainstream? Ele achou que tava fazendo um filme pro público cinemark? Pro público pipoquinha? Se ele queria isso, que aceitasse a direção de um Harry Potter ou 007.

Vou boicotar esse filme por ter sido censurado pelo próprio diretor, que foi um banana.  

Foto de Fabio Negro

Essas críticas ao Meirelles, da frieza e distanciamento do filme, fazem muito sentido quando a gente lembra de O Jardineiro Constantino ou Domésticas.

Ele tem essa coisa do engajamento social, e Saramago tem isso ainda mais, velho esquerdinha rabujento do baráio. Só que o engajamento é o veneno do bem contar uma história, você deixa pra lá a vida e o calor de um personagem só pra ele soltar aquela frase lapidar e marxista.
Não parece gente de verdade, com personalidade.

Nisso eu acredito, eu acredito nessas críticas negativas.
Mesmo assim acho que pode ser um bom filme.

E as cenas de estupro estão filmadas e pós-produzidas, tem muita chance de aparecer uma versão em DVD.

E o Meirelles justificou assim: quando 10% da platéia se levanta no meio do seu filme, você fez algo errado.

Foto de Marcus

O Meirelles também deu a entender que O Jardineiro Fiel não era tão bom assim, e o filme recebeu aplauso unânime.

Meu blog

Foto de quase nada

Em cannes, se cagar num prato e filmar, vc é aplaudido.

Foto de João Lucas

O Saramago gostou do filme do Meirelles.

Fonte 

Foto de lexreis

Acho que só o Saramango para gostar....