Recomendações musicais: primeiro semestre de 2008 - Discos

Foto de Bennett
Forums: 

Abri um novo tópico, porque os discos de 2007 já saíram todos.

  • Beach House - Devotion - Segundo disco do Beach House, uma dupla de Baltimore que freqüentemente é comparada ao Mazzy Star. O primeiro álbum foi bacana, mas o segundo é bem melhor, e junto com os discos do British Sea Power e Goldfrapp, os melhores discos que 2008 já rendeu antes de sequer ter começado.
Foto de Bennett

Foi só eu abrir um tópico novo, para surgir um disco de 2007 para recomendar:

  • Jack Wall, Sam Hulick, Richard Jacques e David Kates - Mass Effect OST - Trilha sonora de um videogame, mas antes que se possa torcer o nariz, é bom dizer que essa trilha poderia muito bem ser de filme. Wall, Hulick, Jacques e Kates fizeram uma trilha à la Vangelis, abusando de sintetizadores mas sem esquecer da orquestra, e admitindo que a inspiração direta foi a trilha de Blade Runner. Funciona muito bem por si só, independentemente do jogo, e é surpreendentemente sofisticada.
Foto de Marcus

  • Miss Kittin - Batbox - Discaço que eu estou recomendando enfaticamente depois de ter ouvido apenas uma vez. Deu-se a mesma coisa que com o segundo do Fischerspooner (que por sinal lança o terceiro esses tempos): um trabalho muito mais sofisticado, muito mais melódico, e menos calcado em blips e bloops. Belas músicas, som bem dark, alguns beats pesadões, enfim, um clássico instantâneo.

    No ano passado não teve nenhum disco eletrônico do qual eu realmente tenha gostado. 2008 já começa melhor, nesse aspecto.

EDIT

Ops, me enganei. No ano passado teve o da Britney =D

 

 

Foto de matozo

Hmmm, posso postar uma recomendação?

  • Hot Chip - Made In The Dark - Seguindo a linha do eletrônico eu indico o terceiro álbum do quinteto de Londres que esteve inclusve no TIM Festival do ano passado. O álbum alcançou nota 7.0 em review do chato Pitchfork Media. Tem várias músicas dançantes, mas que fogem da mesmice pop encontrada por aí. Tem também aquelas mais hipnotizantes, seguindo a linha do álbum anterior (Warning, muito bom também), mas parecem mais bem trabalhadas, com mais camadas.

Saiu disco novo do Goldfrapp também. O duo que ficou famoso pelos álbuns elctro-pop agora lançaram um disco fugindo completamente do gênero. Uma pena.

Foto de Marcus

Gostei desse do Hot Chip. Só não ouvi o suficiente para tirar uma opinião conclusiva, mas parece muito bom. Infelizmente eles não incluíram o single do ano passado, My Piano, excelente.

Meu blog

Foto de Stryder

Nick Cave and The Bad Seeds - Dig, Lazarus, Dig! - Para mim, o nível desse disco está acima do "Devotion" do Beach House (que era meu favorito até agora). Nick Cave tá bebendo os milkshakes de todo mundo em 2008.

 

Foto de guirock

Eu recomento:

The Mars Volta - Bedlem in Goliath -> é a verdadeira sequência ao debut album De-loused in the Commatorium. Para quem não conhece, misturam ritmos latinos ao som progressivo.

Protest the Hero - Fortress -> excelente banda canadense de post-hardcore, com influências de metalcore e prog.

 Em breve, assim que for lançado, comento sobre o Thrice.

 

________________________________________

Lionel Hutz no longer exists, say hello to Miguel Sanchez!

 

 

________________________________________

Lionel Hutz no longer exists, say hello to Miguel Sanchez!

Foto de Lula

Percebi que Heavy-Metal e suas vertentes não são muito do agrado do pessoal aqui, mas como existem muitos visitantes, vai que alguém gosta, né ? Pra não encher muito o saco, vou colaborar só com lançamentos desse ano pra frente.

Whitesnake - Good to be Bad - O retorno do Whitesnake pode não ser tão fantástico como muita gente esperava, mas tem um time de ótimos músicos (Doug Aldrich e Reb Beach nas guitarras, por exemplo) um David Coverdale cantando bem como sempre e músicas legais. É um bom disco de Hard Rock, com aquele cheiro do final dos anos 80.Bom pra colocar no carro e viajar;

Children of Bodom - Blooddrunk - Quem conheçe COB já sabe o que esperar. Trash de primeira, muito virtuosimo e músicas diretas marcam esse novo álbum. Nada de novo, não é o melhor da banda, mas mantém um padrão, o que pra quem gosta já é ótimo;

Avantasia - The Scarecrow - Teve um EP que antecedeu o novo álbum desse projeto Avantasia, chamado "Lost in Space" que é muito, muito ruim, o que me fez aguardar por um álbum igualmente ruim. Me enganei: é bem legal, melhor que o segundo "Avantasia", mas pior que o primeiro. Dos convidados especiais dessa vez o destaque é o Alice Cooper. Por pouco o Brian May também não aparece aqui;

Byzantine - Oblivious Beckons - Trash metal bem tocado,via de regra, é sempre bom. E esse aqui tem vários méritos, principalmente pelo vocal/guitarrista e principal compositor Chris "OJ" Ojeda. Quem quiser conhecer : http://www.myspace.com/byzantine

The Cavalera Conspiracy - Infilkted - Depois da briga que separou o Sepultura, todo mundo ficou esperando e apostando quando seria "o retorno" da banda. Pois é, ainda não foi dessa vez, mas esse CD é um dos primeiros passos com a reunião dos Cavalera Iggor e Max. Mostra o que teria sido a evolução do Sepultura e a "involução" do Soulfly, atual banda do Max. Trash que lembra os tempos bons do Sepultura, muito, mas muito bem tocado. Se continuar assim, a volta do Sepultura será legal.

[]'s
Lula
"Você tem problemas?Nós também."

[]'s
Lula
"Você tem problemas?Nós também."

Foto de Terenzi

Slip Of The Tongue é provavelmente o melhor album do Whitesnake na minha opnião. Não que eles tenham lá uma discografia muito interessante. Pra quem gosta dos caras tem um álbum chamado Starkers In Tokyo que é só voz e violão só o coverdale e o vandenberg. Eu tenho o DVD deste show é um acustico classico. Os arranjos ficaram bem interessantes

Foto de Bennett

  • Cut Copy - In Ghost Colours - Outro que quase certamente vai para a minha lista de melhores de 2008. Tão bom quanto ou melhor do que Bright Like Neon Love, o que já é elogiar o suficiente.
Foto de Stryder

Meu top cinco tá assim:

 

1-Dig, Lazarus, Dig! (Nick Cave and The Bad Seeds)
2-Devotion (Beach House)
3-Monstre Cosmic (Monade)
4-Made In The Dark (Hot Chip)
5-Ragged Wood (Fleet Foxes)

Foto de Bennett

  • The Futureheads - This Is Not the World - O segundo disco do Futureheads foi meio caído, mas este terceiro é tão legal quanto o primeiro. Muito recomendado.
Foto de João Lucas

Eu ainda estou em 2007, além de atrasado eu desorganizei todas as minhas pastas, só chegarei em 2008 em 2009.

  • Soft - Gone Faded - Como é sempre tradicional nas minhas recomendações, um disco pop de primeira, tranqüilo, para se escutar dezenas de vezes, todas as músicas são ótimas com melodias para sair assobiando. Só que dessa vez o vocal não é feminino.
Foto de Stryder

Postem listinhas. Quando a gente só comenta os discos que gostamos deixamos de lados os outros discos que podem agradar etc. E é bom pra discussão também. Lá vai:

 

7,7

1-Dig, Lazarus, Dig! (Nick Cave and The Bad Seeds)
2-Devotion (Beach House)

7

3-Monstre Cosmic (Monade)
4-Made In The Dark (Hot Chip)
5-Ragged Wood (Fleet Foxes)
6-Red (Guillemots)

6,5

7-Oracular Spectacular (MGMT)
8-Real Emotion Trash (Stephen Malkmus & Jicks)
9-Third (Portishead)
10-The Hungry Saw (Tindersticks)
11-A Mouthful (The Dø)
12-Vampire Weekend (Vampire Weekend)

6

13-Deathconsciousness (Have a Nice Life)
14-Consoler Of The Lonely (The Racounters)
15-The Evening Descends (Evangelicals)
16-Jukebox (Cat Power)
17-Plan Your Escape (Girls In Hawaii)
18-Distortion (The Magnetic Fields)

5

19-Come Into My House (No Kids)
20-Curva de Vento (Rivotrill)

4

21-Acceletare (R.E.M.)
22-Burnin' Burnin' Burnin' - Sargasso Trio
23-Hold On Now, Youngster... (Los Campesinos!)
24-Do You Like Rock Music? (British Sea Power)

3

25-Lucky (Nada Surf)
26-Correcto (Correcto)
27-The World As We Know It (The Morning Of)

Foto de Bennett

Listinha dos cinco melhores até agora. Nesta ordem:

  1. Beach House - Devotion;
  2. The Futureheads - This Is Not the World;
  3. British Sea Power - Do You Like Rock Music?;
  4. Cut Copy - In Ghost Colours;
  5. Goldfrapp -  Seventh Tree.
Foto de Stryder

Aí Bennet, gostou tanto assim dos British Sea Power? Vou até ouvir mais vezes para ver se não cometi um engano.

Foto de Bennett

Achei o disco do British Sea Power excepcional.

Foto de João Lucas

Dos poucos discos que escutei de 2008, não ouvi nenhum dos citados acima,  os melhores para mim:

  • Alec Empire - The Golden Foretaste of Heaven
  • Blood Red Shoes - Blood Red Shoes  (prefiro as versões das músicas que saíram no EP, deram uma limpada no som que não gostei muito)
  • The Duke Spirit - Neptune (Não adianta, mesmo não sendo uma maravilha eu acabo gostando do mesmo jeito, deve ser a voz hipnotizante da Leila Moss)
  • Beach House - Devotion (esse eu nào aguentei o hype e passei para a frente na minha lista dos "para escutar", valeu a pena, um discaço!)
Foto de Terenzi

Duffy - Rockferry - Álbum muito interessante de uma Garota Galesa que começa a ameaçar o trono de Amy WhineHouse na Inglaterra. Eu ouvi o disco todo por conta da música Mercy que ta fazendo um puta sucesso por lá. Mas o Álbum é todo muito interessante. Vale a pena ouvir principalmente se você gosta de Soul.

 

Foto de matozo

Como não tem um tópico sobre Recomendações Musicais - Vídeo Clipes, vai nesse mesmo. Não faz mal um desvio parcial de tópico né?

Trata-se do duo francês de electro house Justice, no clipe da música Stress do disco (2007).

 

É um clipe de realidade chocante, estressante, hehe. De tirar o fôlego, precisava compartilhar com vocês.

Interessante que o diretor se preocupou bastante em deixar a coisa toda bem universal com o propósito da galera não comparar com os últimos protestos feitos pelos franceses do ghetto.

Interessante tb é que o clipe tem mais de 6 minutos e vc assiste pensando que tem 2.

Foto de matozo

Dan le Sac vs. Scroobius Pip - Angles -> Álbum de estréia, muito bom. Mesmo cheio de frases "auto-ajuda", tem umas
músicas bem divertidas, além de sátiras bem colocadas e coisas
inovadoras (em uma música, se eu não me engano a segunda do disco,
surge uma voz dizendo que o cara sempre canta do mesmo jeito, aí o
vocalista "improvisa" e manda até umas rimas com os elementos da tabela
periódica). Interessante.

Foto de Bennett

  • Martha Wainwright - I Know You're Married, But I've Got Feelings Too - Disco novo da irmã mais talentosa do Rufus. Só o nome do álbum já faz ele valer a pena.
Foto de matozo

  • The Ting Tings - We Started Nothing - Katie White (inglesinha bem gata) no baixo/guitarra/vocais e Jules De Martino na batera. Sons bem animados e bem dançantes. Já vinham sendo aclamados pelos Singles. O álbum de lançamento junta os singles e acrescenta mais algumas faixas bacaninhas também. Veja o clipe de That's Not My Name (via youtube).
Foto de João Lucas

[quote=matozo]

[/quote]

Gostei! Valeu pela dica.

[quote=Bennett]

  • Martha Wainwright - I Know You're Married, But I've Got Feelings Too - Disco novo da irmã mais talentosa do Rufus. Só o nome do álbum já faz ele valer a pena.

[/quote]

Eu sou bem mais a irmã do que o Rufus. Apesar de ter gostado bastante do último disco dele. Aliás, alguém foi no show dele aqui no Brasil? A MArtha tocou também. Eles vieram em BH mas não animei de ir.

 

Foto de Bennett

O disco dos Ting Tings me desapontou um pouco, levando-se em consideração que Great DJ e That's Not My Name são duas das melhores músicas do ano, e eles emendam Fruit Machine logo em seguida, que é ótima. A partir da quarta faixa o disco desacelera demais, mesmo que consiga manter um pouco o ritmo das três primeiras algum tempo depois. Bem, ainda assim é uma das bandas novas mais relevantes do ano.

E de ontem:

  • The National - The Virginia EP - Algumas músicas antigas, e outras novas muito boas. O National tem se provado uma banda muito consistente. Esse EP na verdade vem como brinde em um documentário, que eu não vi (e nem pretendo ver), e cujo nome me escapa agora.
  • Mates of State - Re-Arrange Us - Mais do mesmo, mas pra quem gosta é obrigatório.
Foto de Stryder

[quote=Bennett]

Esse EP na verdade vem como brinde em um documentário, que eu não vi (e nem pretendo ver)

[/quote]

A skin, a night! 

Por que não pretende ver?!?!!?!!!

Foto de Bennett

Um documentário sobre o National não é algo que me atraia.

Foto de Bennett

  • Midnight Juggernauts - Dystopia - A Austrália está agitada ultimamente. Cut Copy, The Presets e Midnight Juggernauts. Os Juggernauts, aliás, lembram um pouco o Cut Copy...misturado com Hot Chip e M83.

http://youtube.com/watch?v=J6SKNEYvZvQ

http://youtube.com/watch?v=LtynjqYUOvk

Foto de lucci

Goldfrapp - Seventh Tree

orfão de LAMB, procurei alguma vocalista com o estilo e timbre parecidos com a da Lou Rhodes. achei goldfrapp, na ativa até hoje (o LAMB ja acabou tem 3 anos).

me surpreendeu tanto qeu baixei (legalmente) a discografia e alguns bootlegs.

ah, tem uma musica deles no forza tambem :)

Foto de Bennett

  • Sparks - Exotic Creatures of the Deep - DISCO NOVO DO SPARKS, UHUUUUUUUUUUUUUUUU! E correspondeu às minhas altíssimas expectativas. De LONGE uma das melhores bandas da história. Só o tempo dirá, mas na primeira ouvida Exotic Creatures me deixou a impressão de ser até melhor que Hello Young Lovers.
Foto de João Lucas

Caramba! Eu nem sabia desse disco novo do Sparks! Melhor que o último? Vai furar fácil minha fila de discos para escutar,  vou baixar e escutá-lo AGORA.

Edit: Agora que eu vi que a mensagem do Bennett foi no dia 22 de maio, porquê diabos eu não a vi!? ahhhh

Edit 2: Acabei de escutar. Disco fantástico. Eu ri alto das letras de algumas músicas, os caras continuam inspirados. Musicalmente falando o disco não tem o vigor do anterior no qual todas as músicas eram hits capazes de virar singles de tocar indefinidamente nas rádios ou o que valha. Essa é uma comparação fantasiosa  já que sei lá porque isso não acontece com o Sparks.

Let the Monkey Drive é o destaque disparado até agora, música para chamar os amigos, colocar o som alto e obrigá-los  a escutar, e aí de quem não gostar! Preciso ouvir o disco mais vezes para descobrir mais de "let the monkey drive" nas outras músicas, sei que isso vai acabar acontecendo.

Para quem não conhece Sparks baixe esse disco JÁ e o anterior Hello Young Lovers.

Foto de Bennett

Let the monkey drive, João Lucas!

Foto de Bennett

O disco vai crescendo conforme você ouve. Acho que só tem uma faixa mais ou menos, The Director Never Yelled Cut.

Foto de Bennett

  • Half Man Half Biscuit - CSI: Ambleside - Décimo primeiro disco de uma das bandas mais inglesas da história, CSI: Ambleside é um álbum redondíssimo, com letras previsivelmente excelentes, ainda melhor do que penúltimo disco do HMHB (que tem o inspiradíssimo título Achtung Bono). Totness Bickering Fair tem, até agora, o refrão do ano para mim: o vocalista fica repetindo que vai dar "non-organic food" para as crianças, e que com a grana que sobrar vai levá-las ao zoológico. Só isso já valeria o disco.

Foto de Bennett

  • Russian Red - I Love Your Glasses - E eis a Espanha entrando na onda do indie folk: cada um tem a Mallu Magalhães que merece. Brincadeiras à parte, este disco é excelente, apesar de ser um pouco longo demais e ter umas 3 faixas que emperram o fluxo do álbum. Lembra muito o Mazzy Star, e Kiss My Elbow, eu poderia jurar se tivesse ouvido sem saber de quem se tratava, é cantada pela Hope Sandoval. Quem canta, entretanto, é a tal de Lourdes que lidera o Russian Red. Ou sozinha é o próprio Russian Red. Mucho recomendado, mesmo terminando com um cover pseudo-irônico de Girls Just Want To Have Fun.

 

 

Foto de Marcus

Puxa, a música They Don't to Believe parece muito Mallu Magalhães! Estou espantado.

http://www.myspace.com/russianready

Foto de Marcus

  • Studio - Yearbook 2 - Este duo sueco chega ao segundo disco com uma fórmula idêntica à do primeiro, já citado por mim nas recomendações de 2007: trabalho elaboradíssimo de estúdio, texturas pop, longos temas instrumentais, com uma ou outra faixa mais no formato "canção", com vocais.

    Este segundo disco está um pouco menos inspirado que o primeiro, mas ainda assim é muito bom. Tem duas faixas do disco no MySpace deles, Brown Piano Version e Love on a Treal Train.

Foto de Marcus

  • Muscles - Guns, Babes, Lemonade - Essa banda australiana é mais uma da onda indie-dance, e fez um ótimo disco de estréia (de 2007) que passou um pouco despercebido. Fazia tempo (desde o Cut Copy, hehehe) que eu não vibrava com um disco quase do início ao fim.

    Tem uns cinco ou seis singles perfeitos lá, numa mistura de synth pop, electro e dance. Os vocais são meio estranhos mas não atrapalham.

Foto de rodriguez

  • Eli Paperboy Reed & The True Loves - Roll With You - Soul, swing e uma pitada de rockabilly nesse grande disco do garoto Eli. Seriamente candidado a um dos melhores do ano. Bebeu direto da Motown e Stax e fez um disco incrível.
Foto de Leão da Barra

Estou meio atrasado porque é do ano passado, mas vocês chegaram a comentar a trilha de Into the Wild feita pelo Eddie Vedder? Só ouvi agora, e achei excelente. Não tem como não lembrar de algumas baladas do Pearl Jam, mas cheguei à conclusão que é só mesmo por causa da voz; a música em si tem pouco a ver - o que é muito bom, afinal, qual o sentido de se ter uma carreira solo que repete o som da sua banda? A maioria das músicas é curta demais, mas o som é muito legal. Acho bem capaz do Eddie Vedder dar um tempo na banda para focar nessa carreira solo, já que, até onde sei, o Pearl Jam não tem feito grande coisa nos últimos tempos.

Foto de Stryder

Pô, o semestre acabou mas eu ouvi um disco que curti bastante ontem:

"22 Dreams" do Paul Weller.

Foto de Bennett

Ida Maria - Fortress Round My Heart - A solução norueguesa para a chatice dos últimos discos da P.J. Harvey.