Arrastão TrollNet?

Foto de Bennett
Forums: 

Será que o nosso temido arrastão TrollNet vai acontecer, dois anos depois? Estou com medo. Marcelim aparecendo e postando alucinadamente é um dos primeiros sinais do Apocalipse.

Foto de Terenzi

Será que vai ser necessário resurgir os ditadores?

Foto de Charllie

É ficar de olho e se começar o arrastão agir imediatamente com os ditadores...

Foto de Bennett

Mina preocupação é mais com a baixa qualidade das postagens do que com mau comportamento.

Foto de Charllie

Acho complicado o Joio crescendo em público participante conseguir manter a qualidade, por enquanto quem participa ativamente são as mesmas figuras que vem desde do uol, meio que formou uma "panelinha" onde outras pessoas concerteza se sentem intimidadas a participar porque muitas vezes parece conversa/roda de antigos amigos. Implantar a idéia do blogfórum + tags + sistema de promoção e manter as postagem de qualidade talvez consiga manter as coisas com um certo grau de qualidade.

Foto de Guybrush Threepwood

Eu acho que não é motivo para preocupação, essa turma da trollnet é toda temporária, volta e meia aparece um ou outro, posta durante um mês mais ou menos e depois vai embora pra nunca mais voltar.

De qualquer forma, quando a gente virar blogforum de vez, e começar a promover só tópicos de qualidade, esse povinho espanta rapidinho. 

Foto de Fabio Negro

Quando a gente fizer um blogfórum a mortalidade infantil vai ser reduzida a zero!
Os aleijados vão voltar a andar!
Brasil vai ser primeiro mundo!

Cara, eu vou dizer que telho colhões de ir lá e dizer pro Marcelim: se você falar mal de outra mulher aqui no meu recinto eu vou deletar a sua conta! Filho-da-puta!

Mas ninguém me dá os poderes necessários...

Foto de João Lucas

Mais volume menos qualidade. Eu já estou com o meu login do Mobutu em mãos. Está certo que não posso reclamar muito já que quase não escrevo mas estou receioso sim. Bem que poderíamos dar mais sorte de atrair gente boa e do nada como o Renmero.

Foto de Bennett

Uma coisa que eu tenho achado positiva é que esse pessoal tem mais se limitado a poluir tópicos antigos do que criar novos tópicos. Mas enfim...acho que precisamos migrar para o modelo blogofórum urgentemente.

Foto de Ray J

    Fiquem calmos e tentem não incitar flames. Até agora temos apenas um fluxo maior de mensagens, mas sem grandes problemas.

    Agora me questiono o porque desses visitantes. Será que fomos linkados por lá? Quase Nada, sabe de alguma coisa?

Saudações
Ray Jackson

Saudações
Ray Jackson

Foto de Bennett

Eu também gostaria de saber, foi de uma hora para outra. Talvez seja uma insatisfação generalizada em relação à Trollnet, e o desejo de reviver os velhos tempos.

Foto de Terenzi

Por falar em miguxês eu to segurando o Gegis Khan aqui pra não dar uma dura naquele "Senhor das não sei o que". Porra, custa escrever em português? To coçando pra moderar dizendo "Os posts no Joio devem ser escritos em português. Caso você insista em utilizar este dialeto novamente será imediatamente moderado"

Foto de Fabio Negro

Postei um link no u-br.divx, lugar cheio de trolls
e como eu disse, de vez em quano passo na Trollnet, e de vez em quando eles falam da gente

Foto de Bennett

O Senhor está realmente duro de engolir, mas vamos ver se ele não vai embora.

Foto de Fabio Negro

Ah, foda-se o miguxês.

Se ele conseguir tornar as mensagens um pouco mais legíveis, com a pontuação e pá, não me oponho em nada que ele participe do próximo abraço coletivo.

Foto de Bennett

O Joio é ditatorial. Admin decidiu, tá decidido. Tudo bem que os meguxos são órgão consultivo, mas democrático o fórum não é.

Foto de Ray J

    Calma aí. Ate hoje o Admin não tomou uma decisão sozinho. No máximo, peço calma ao pessoal e posso até demonstrar meu ponto de vista, mas nunca me vendi como dono da bola e do campo. Só farei isso se acontecer algo que ofereça riscos (legais e morais) a mim. De resto, sempre achei que a melhor forma de evitar os trolls é garantindo o nível do site e evitando cair em flames. Simples assim.

    Relaxem, continuem conversando e não caiam na armadilha de alguns. Já tivemos "crises" anteriormente e tiramos de letra. 

Saudações
Ray Jackson

Saudações
Ray Jackson

Foto de Guybrush Threepwood

Eu sou a fazer de dar uma prensa no "Senhor" se ele continuar a postar em português inteligível. Acho que todo mundo tem direito de postar a opinião que quiser sobre o que quiser no Joio desde que não seja legalmente ou moralmente condenável, mas que o faça de forma clara e compreensível. Pode até meio ditatorial, mas as vezes vamos ter que forçar a barra para o nível de qualidade não cair (sinto que caiu um pouquinho com essa recente "invasão").

Ray, tinha um recurso, que se não me falha a memória era do Shoutwire, em que os usuário podiam votar positiva ou negativamente os comentários de um post. Quando recebia "x" votos negativos, o comentário permanecia lá, mas ficava oculto, só um cabeçalho, e para ler o conteúdo dele, a pessoa tinha que clicar nele para poder exibi-lo. Isso tirava a poluição de posts ruins e "limpava" a tela. Os posts não eram excluidos, continuavam lá, mas só pra quem quizesse ver.

É complicado adotar um sistema parecido no Joio? Outra coisa, a gente podia manter uma estatística também. Quando determinado usuário chegasse a um "x" número de post negativos sem nenhum positivo, podiamos "suspender" a conta do camarada também. Ou vocês acham que é radical demais?

Acho que isso tudo seria válido em prol da boa qualidade que o site manteve até hoje. Não queremos outra trollnet aqui.

Foto de Terenzi

Pois é. Eu sou meio radical as vezes mas não suporto mais ler replys do Senhor. Acho que no próximo eu vou dar um puxão de orelha. Se ele se ofender e for embora, melhor pra quem fica. Alguém é contra?

Foto de Bennett

[quote=Ray]Calma aí. Ate hoje o Admin não tomou uma decisão sozinho.[/quote]

Justamente por isso que eu falei que os meguxos são órgão consultivo. Em última análise, o fórum é ditatorial mesmo, como tantos outros por aí. Não é uma crítica, apenas um comentário realista sobre a forma de governo de várias comunidades online. Eu não gostaria de um governo ditatorial, mas um fórum ditatorial não acho ruim, não.

Em relação ao Senhor...sei lá. Vamos ver se ele pára de postar. Ou isso, ou a gente baixa uma regra clara proibindo o meguxês.

Foto de Fabio Negro

É feriado na Nazilândia?!

Caralho, deixa o cara lá!!!

Foto de Terenzi

Af, detesto o fato de vocês serem todos bonzinhos. Ok, não vou corrigir o cara.

Foto de Ray J

    Relaxa, Terenzi. Já pesquisei soluções técnicas para os problemas apresentados. Poderemos bloquear um usuário, ignorando tudo o que ele posta, ou senão montar um sistema de votos que ocultará postagens com conteúdo ruim, obrigando o usuário a clicar nela para visualizá-la.

    Só ando mesmo sem tempo pra subir isso, mas em quinze dias espero fazer as mudanças. Ou antes, se realmente as coisas ficarem feias.

Saudações
Ray Jackson

Saudações
Ray Jackson

Foto de Fabio Negro

É que o cara já foi corrigido TRÊS VEZES!
Ele mudou bastante o jeito de escrever e está interessado nos assuntos do Joio.

Querem mais o que, PhD em Assuntos Nerds?

Foto de Bennett

Eu também notei uma boa vontade do Senhor em se corrigir, acho que vale a pena esperar um pouco.

Foto de Ray J

    Por isso peço paciência a todos. Na pior das hipótestes, ignorem e pronto. Melhor ele que algum troll.

Saudações
Ray Jackson

Saudações
Ray Jackson

Foto de rodriguez

Esse tipo de tópico e dá uma noção da gênese do Joio e de onde vocês vieram e como era lá.

Bacana. 

Foto de Ray J

[quote=renmero]

Esse tipo de tópico e dá uma noção da gênese do Joio e de onde vocês vieram e como era lá.

Bacana.

[/quote]

    Tinhamos um nível tão bom no news de cinema do UOL que hoje simplesmente ficamos meio paranóicos com baixo nível. Por isso essa preocupação toda. Somos meio como uma família virtual amante de cultura pop.

Saudações
Ray Jackson

Saudações
Ray Jackson

Foto de Bennett

Qualquer pergunta, a gente pode esclarecer...temos uns 10 anos de história juntos.

Foto de rodriguez

Então vou aproveitar a deixa, nunca consegui esclarecer uma dúvidas. Lá vai:

  • Era news do UOL, porque chamam TrollNet? 
  • Todos vocês se conheceram lá? Quando? 
  • Mais ou menos qual o período de tempo que pode ser considerado o melhor do news?
  • O Smartt era o Smartt Shade of Blue?
  • Quais os participantes ilustres, tipo blogueiros e etc?
  • Quando o sonho acabou?

Acho que isso mata bastante senão toda minha curiosidade.

Foto de Ray J

[quote=renmero]

Então vou aproveitar a deixa, nunca consegui esclarecer uma dúvidas. Lá vai:

  • Era news do UOL, porque chamam TrollNet?
    • No começo, frequentávamos o news do uol. Com o seu fechamento, ficamos pulando de servidor em servidor, até chegarmos a conclusão que precisávamos ter uma rede própria. Com a nossa fina ironia, a batizamos de trollnet. Chegamos a ter dois servidores linkados, mas com o tempo a rede se tornou um chat coletivo.
  • Todos vocês se conheceram lá? Quando?
    • A maior parte de nós se conheceu no news do uol, ou foi convidado por alguém de lá.
  • Mais ou menos qual o período de tempo que pode ser considerado o melhor do news?
    • Hmmm... essa é difícil, mas tivemos uns 2 anos realmente bons. Eu chuto que a fase áurea deve ter sido em meados de 2000, 2001.
  • O Smartt era o Smartt Shade of Blue?
    • Smartt é um participante antigo, mas sempre assinou apenas como Smartt. Ele é um cara meio polêmico, mas já escreveu para algumas revistas de cinema a uns anos atrás.
  • Quais os participantes ilustres, tipo blogueiros e etc?
    • O Pablo Vilaça chegou a participar durante, hmmmmm, semanas. Mas ele não se adequou ao nosso, digamos assim, estilo, e acabou saindo fora.
  • Quando o sonho acabou?
    • A história é bem longa e só ela vale um post em separado. Mas a muitos anos tinhamos um plano de montar uma revista digital de cultura pop, focada em cinema. Isso muito antes do "sonho acabar". Um belo dia, após um chat que me arrependo de não ter gravado, resolvemos que era hora de criar um novo espaço, e "separar o Joio do Trigo", garantindo que teríamos um espaço com bom conteúdo. Algumas trocas de e-mails depois, alguns rabiscos de layout, umas brigas e umas noites perdidas, e criamos o Joio. E nos últimos três anos ele acabou se tornando esse blog coletivo, com editores usufruindo de boa liberdade e uma audiência absurda de anônimos. Acredite: Para cada Renmero que teve a coragem de se apresentar e contribuir com o site, temos uns 10 mil que aparecem aqui todos os dias apenas pra ler o que falamos. Depois te mostro os gráficos.

Acho que isso mata bastante senão toda minha curiosidade.
[/quote]

    Contei mais ou menos 1% da história, mas acho que já ajuda. 

Saudações
Ray Jackson

Saudações
Ray Jackson

Foto de Marcus

Algumas respostas (nem todas as perguntas eu sei responder):

  • No início era o news do UOL, mas depois ele foi desabilitado o acesso NNTP para não-assinantes do site, então tivemos que migrar para outros servidores. Fomos sendo expulsos de vários até termos um próprio, a Trollnet.
  • Eu conheço a maioria do pessoal desde o news do UOL mesmo.
  • O Smartt não tem nada a ver com o Marcelo, ex-Smart Shade of Blue, atual Hermenauta. Ele é o Sérgio Martorelli, jornalista e diretor de cinema.
  • A Trollnet se esgotou quando entrou muita gente que não estava interessada em cinema, e o grupo de cinema ficou meio que às moscas.

Meu blog

Foto de rodriguez

A do Hermenuta era a que mais me matava. Obrigado Ray e Marcus!

Foto de Marcus

Tem a questão também de que a Trollnet era uma zona, todo mundo se xingava gratuitamente, havia flame wars cotidianamente. Era chato ter os assuntos importantes desviados por briguinhas bobas. Essa questão (moderação ativa e proibição de flame wars) foi o que mais me agradou quando o Bennett me apresentou o projeto do Joio.

Antes do Joio eu já tinha trocado a Trollnet pela lista de e-mail do Bennett, Ouvi Isso Ontem, que era sobre música. Foi lá que eu conheci o João Lucas, se não me engano.

Meu blog

Foto de Bennett

O João Lucas é lurker antigo da era UOL, assim como o Charllie.

A Trollnet foi construída a partir da fusão de duas comunidades, os egressos do news UOL de cinema (primeiramente uol.cult.cinema, e depois uol.artes.cinema, se eu não me engano), junto com os Bretus, que até hoje não sei de onde vieram. Pouco aos poucos a comunidade foi se degenerando, e o clima não ficou legal. Tipo uma 4chan, só que sem graça e com gente mais psicótica. Daí ficamos um tempo com uma lista de e-mail (Ouvi Isso Ontem, que eu administrava, mas que era só sobre música), e o pessoal que se conhecia antes continuou também trocando e-mails e trocando mensagens instantâneas. Eis que um dia o Ray decide transformar um projeto antigo em realidade, e nasce o Joio. 

Foto de Guybrush Threepwood

Caras, eu fico emocinado lendo isso tudo e lembrando que eu faço parte dessa história. Sério, escapuliu uma lágrima aqui.

Foto de Bennett

Eu conheço pessoalmente: Plague, João Lucas, Pôncio, Terenzi, Charllie e Sloth.

Foto de Guybrush Threepwood

Só conheço pessoalmente o Dré, mas gostaria muito de conhecer vocês todos. O Bennett e o João Lucas com certeza vou encontrar no show do Radiohead esse ano. :)

Devo ir em Sampa durante algum dia de abril ou maio (ainda a definir), estou aberto a possibilidade de um JoioContro. 

Foto de João Lucas

Eu devo ser o lurker mais antigo, desde 97, e continuo como tal, acho que a única época em que eu participei um pouco mais ativamente foi no Ouvi Isso Ontem. Mesmo não participando dá saudade de vários momentos hilários dessa história toda.

Proponho juntar a mineirada para nos encontrarmos em homenagem ao Quase Nada, comeremos muito tutu de feijão, pão de queijo, rapadura e milkshake do Eddie!

 Edit:  Por acaso alguém sabe o que aconteceu com o Marcooos, aquele que gostava de leitinho. Esse era uma figura ímpar.

 

Foto de Bennett

O Marcoooos era trash demais. Ele gostava de dar leitinho, coisa diferente.