[Jazz- Herbie Hancock] River - The Joni Letters

Foto de Terenzi
Forums: 

Eu sei que tem um tópico sobre albuns de 2007. Mas eu não queria só recomendar este album, queria comenta-lo. Então abri outro tópico. Azar de quem não gostar, afinal de contas tem um tópico aqui chamado "As favoritas do Maluco no Pedaço"

Pois então, Herbie Hancock é um nome muito importante na formação musical. No início dos anos 90 eu ouvia qualquer coisa que passava no radio. Vocês se lembram bem o que passava no Rádio né? Pois um dia eu ouvi uma banda chamada Us3 que ta no Post do Dré, tocando uma música chamada Cantaloop. Eu tinha na época uns 15 anos. Depois de uma entrevista dos caras eu descobri que na verdade se tratava de um Sample de um Jazz antigo chamado The Cantaloop Island. Fui atrás bem naquele espírito Napster que se popularizou alguns anos depois e descobri Herbie Hancock.

Os discos mais classicos do Herbie Hancock são cheio de improvisos alucinantes e músicas sem nenhum vestígio de obviedade. O cara é um erudito de formação e uma lenda do Jazz. Foi Pianista do Mile Davis mas nem precisava. Ele por si só já é um nome de tanto peso no Jazz que não precisava ter tocado com ninguém importante.

Mas o fato é o seguinte: O Jazz chegou em um ponto tão absurdo de improvisos e melodias não lineares no auge do Free Jazz que não dava pra fazer nada muito novo. O Jazz começou a se tornar algo tão experimental que passava a ser uma música meio que feita pra Jazzistas e se continuasse tão hermético assim iria acabar perdendo totalmente o carater popular.

Bom, hoje em dia existem duas correntes de Músicos de Jazz (assim como acontece na música clássica) os que mantém o espírito de Inovação e fazem algumas fusões absurdas com músicas POP, R&B, Blues e o Diabo a quatro e os que são Ultra conservadores e querem manter a alma do Jazz limpa destas asneiras popularescas de hoje em dia. O Herbie Hancock é o principal nome do primeiro time. Podemos dizer que Herbie Hancock é uma petista do Jazz. Ano passado ele fez um Album chamado Possibilities em que a Christina Aguilera cantava Jazz. Ela gotou tanto que usou isso no album dela. Óbviamente é o melhor Álbum da carreira da Christina Aguilera mas não chega a ser um Álbum realmente bom.  Ainda assim, de vez em quando ele acerta a mão em alguns albuns e faz verdadeiras obras primas. É bem o caso do último álbum dele. River - The Joni Letters

Pra começo de conversa ele está com uma banda FODA neste Álbum. Wayne Shorter (Sax), Dave Holland (Baixo dã), Norah Jonnes (no vocal pq o piano é dele, lógico) Tina Turner e Luciana Souza entre outros. O álbum não é nada surpreendente. Um Jazz mais acessível com muita influencia de POP. Na verdade é um disco Pop tocado em forma de Jazz. Tem 8 músicas da Joni Mitchell mas elas são apresentadas de forma EXTREMAMENTE sensível. É um Álbum pra se ouvir e ficar feliz por saber que existe música boa no mundo.

Meu Post já está muito grande então não vou entrar música a música agora. Mas eu recomendo este Álbum fortemente mesmo pra quem não curte muito Jazz (Surdos musicais) porque é um Album extremamente fácil de ouvir e muitíssimo agradavel.

Pra terminar devo dizer que Herbie Hancock é o único Jazzista FODA que poderia ganhar o Grammy de melhor Album. Isso porque ele é petista e faz com que o publico acredite que músicos pés de chinelo são grandes músicos desperdicados pela cultura PopTrash e tal. É isso aí.

Foto de Terenzi

É... Acho que é do Future Shock. Este Álbum é MUITO eletronico né? Eu nem curto muito. Mas Rock it é muito bacana. Vou até baixar o clipe pra ver de novo.

 

 Edit: é do Future Shock mesmo. Fiquei pensando, será que tem a ver com o Future Shock do Alvin Toffler? Digo, o livro? hum....

Foto de Terenzi

Estava meio viciado neste disco do Hancock mas agora começei a ouvir um da Luciana Souza chamado The new bossa nova.

Baixei o album por conta da participação dela no Joni Letters. Album imperdível. Acho que vou fazer um post pra ele também. Apesar de vocês usadores de All Star e escutadores de Ramones sequer lerem meus comentários.

 

Foto de Leão da Barra

Terenzi, eu gosto de me gabar por ser eclético, não tenho preconceito contra nenhum tipo de estilo musical e ouço um pouco de tudo. Só que, confesso, não conheço xongas de jazz.

Você pode me recomendar algumas bandas/discos bons para um iniciante? Algo bem palatável, que você recomendaria para despertar o interesse de alguém pelo estilo musical. 

Foto de Leão da Barra

[quote=helm]Eu como o Leao da Barra não conheço nada sobre Jazz mas são com analises como a sua que descobrimos coisas "novas".[/quote]

Epa, sai pra lá, que conversa estranha é essa de "eu como o Leão da Barra". Eu mesmo não, vai comer outro.

Foto de Ray J

    A única coisa que eu ouvi de jazz foi um album do Dave Brubeck chamado "Broderbund Gate" ou algo assim. Era um fusion de jazz com clássico e confesso que adorei. 

Saudações
Ray Jackson

Saudações
Ray Jackson

Foto de Terenzi

Coisa boa que vocês se interessaram pelo tema.

Vamos lá, já que vocês disseram não sacar nada de Jazz acho melhor começar pelo Fusion mesmo. Em geral o melhor é ouvir as coisas que usam mais Pop já que todo mundo secretamente gosta de grandes hits pops.

Neste estilo este último álbum que eu citei The new bossa nova da Luciana Souza é imperdível. Apesar de chamar The New Bossa Nova é um album com arranjos muito jazzistícos. Na verdade Bossa Nova e Jazz estão assim MUITO ligados. É um Disco bem calminho mas é legal porque vocês vão reconhecer as músicas e aí fica mais fácil de se adaptar.

Outro Album no mesmo estilo é um (na verdade uma coleção) chamado Jazz and 80's de 2005. Vou colocar a Playlist aqui pra vocês terem uma idéia

1.  Should I stay or Should I go

2.  Do you really want to hurt me

4.  Purple Rain

5.  Boys don't Cry

6.  Sweet Dreams (are made of this)

7.  In the Air tonight

8.  Hungry like the Wolf

9.  Like a Virgin

10.  Patience

11.  Whit or Without you

12.  Nothing Compares 2 U

 Óbviamente todas as músicas são interpretadas como se fossem autênticas composições de Jazz. Na maioria bem lentas meio mela cueca mesmo. 

Este Álbum que eu comentei inicialmente no tópico também é muito bom mas é meio voltado pra música Folk norte americana. Se você gosta do estilo vai adorar. Mas o Herbie Hancock juntamente com o Miles Davis (Seu mentor) tem muitos discos em que usam elementos de Pop e muito eletrônico no caso do Hancock.

Aquele Album que o Dré citou Future Shock do Herbie Hancock é bem eletronico e muito legal se você curte este tipo de som.

No caso de gente igual o Ray que gostam de Third Stream que é esta fusão entre Jazz e erudito é bem legal procurar os discos de um cara chamado Aaron Goldberg. É um pianista americano muito influenciado por classicos e por pianistas e compositores brasileiros. Conheci este cara no Tudo é Jazz e fiquei impressionado. O baixista do trio dele é simplesmente monstruoso. Mas caso não encontre os álbuns dele, não se preocupe. Procure qualquer coisa que Miles Davis tenha feito na década de 60. Os Álbuns dele em parceria com o Gil Evans tem todos este estilo. Aí você aproveita e procura as coisas do Miles Davis Quintet. Simplesmente o quinteto era Miles Davis, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Tony Williams e Ron Carter. São 5 gigantes do jazz que sem dúvida fizeram algumas das coisas mais criativas daquela época.

Bom, mas se você tem um pezinho no R&B e RAP estas coisas. Baixe um Album até famoso  Hand on the Torch do US3 de 1993. É neste álbum que tem a famosa Cantaloop que eu citei e que vocs obviamente conhecem. Não é exatamente um álbum de Jazz, longe disso,  mas os caras usavam muitos elementos de Jazz e isso é legal pra ir acostumando o ouvido por assim dizer.

Aqui no brasil tem muita gente boa. Mas acho que o pessoal do Continentrio ta um passo a cima da maioria o que diz respeito a Jazz moderno. Sem contar que o Alberto Continentino é, na minha opnião, um dos três melhores baixistas do mundo.  

Agora, se você quiser partir logo pro Jazz Classico eu recomendo os classicos. Coisas como Nat King Cole que a maioria conhece só pelas baladas mas é um pianista fora do comum e que criou um estilo. A Diana krall por exemplo segue os passos exatos do Nat e não esconde isso de ninguém. Ella Fritzgerald é ótimo também (Procure pelo álbum The Irving Berlin). Billie Holliday ( eu recomendo o Álbum Quintessential Vol. 1 e 2 e um chamado Love Songs), Louis Armstrong ( Qualquer coisa que não seja coletânea), Chet Baker...

Agora a grande dica de Jazz é que você deve ouvir de verdade. Não coloque no Ipod enquanto pratica corrida ou digita um texto chato. Reserve ao menos uns 30 minutos do dia e realmente escute a música. Os detalhes, as linhas de baixo, as maravilhosas viradas de bateria (muito diferentes daquelas de Hard Rock) as linhas melódicas de um trompete de Louis Armstrong ou o Sax destruidor de Wayne Shorter. Vale a pena perder estes minutos pra apreciar este tipo de música.

 

Foto de Leão da Barra

Esse Jazz and 80's parece muito interessante. Vou correr atrás de suas sugestões (tão logo meu computador esteja 100% de novo), valeu mesmo!

Meu único problema será esse aqui: 

[quote=terenzi]

Agora a grande dica de Jazz é que você deve ouvir de verdade. Não coloque no Ipod enquanto pratica corrida ou digita um texto chato. Reserve ao menos uns 30 minutos do dia e realmente escute a música. Os detalhes, as linhas de baixo, as maravilhosas viradas de bateria (muito diferentes daquelas de Hard Rock) as linhas melódicas de um trompete de Louis Armstrong ou o Sax destruidor de Wayne Shorter. Vale a pena perder estes minutos pra apreciar este tipo de música.

 [/quote]

Costumo ouvir música no carro, pois meu trajeto casa-trabalho costuma durar cerca de 40 minutos. Mas você é o especialista, então vou seguir à risca o conselho. 

Foto de Leão da Barra

Terenzi, esqueci de te dar um feedback sobre suas dicas. O Jazz and the 80's é muito bom, em especial a versão de Boys Don't Cry de Jamie Lancaster (que, aliás, vale o disco).

Fui procurar mais músicas desse cara e descobri que no ano seguinte fizeram outra coletânea semelhante, mas com músicas dos anos 90 (tem até "Creep", objeto de tanta controvérsia aqui no Joio). Devo dizer, inclusive, que preferi o Jazz and the 90's do que o Jazz and the 80's. Recomendo a todo mundo, nem que seja por curiosidade. Segue a tracklist:

1. Space Cowboy
2. Creep
3. Gypsy Woman (She's Homeless)
4. Don't Speak
5. Wonderwall
6. Personal Jesus
7. Suicide Blonde
8. Black Hole Sun
9. November Rain
10. It Ain't Over 'Til It's Over
11. Missing   
12. Smells Like Teen Spirit

Foto de Terenzi

Ah é verdade. Esqueci de comentar que o negócio virou uma espécie de franquiazinha. Eu tenho o 90's também mas tenho mais carinho pelo 80's hehe. Mas o disco é legalzinho né? Bem popzinho né?