Street Fighter IV: Me perdoa, Brasil!

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PRODUTOR FALA SOBRE "STREET IV" E 'SE DESCULPA' POR BLANKA


THÉO AZEVEDO
Enviado especial a San Francisco

Alguns produtores japoneses são, por assim dizer, exóticos, como Tomonobu Itagaki ("Ninja Gaiden 2"), enquanto outros não costumam ter lá muito bom humor, caso de Hironobu Sakaguchi ("Blue Dragon"), mas há aqueles simples e simpáticos. Yoshi Ono é um deles: na última sexta-feira (22), durante a GDC 2008, ele recebeu o UOL e a Editora Europa para uma entrevista, na qual falou sobre "Street Fighter IV", game do qual é produtor e, no final, até pediu desculpas aos brasileiros sobre Blanka.

Confira a entrevista, que ainda abrange assuntos como o número de lutadores de "Street Fighter IV" e as possíveis (para não dizer prováveis) versões do game para consoles:

UOL: Fale sobre o início da produção de "Street Fighter IV".

Yoshi Ono: Quando começamos a falar sobre o projeto, haviam se passado dez anos desde o lançamento de "Street Fighter III" e quinze anos desde "Street Fighter II". É muito tempo. A série poderia oferecer mais: fizemos o possível em "Street Fighter III", mas o game era muito focado nos jogadores "hardcore". O sr. [Keiji] Inafune que, como você deve saber é o produtor e criador de "Mega Man", e hoje ocupa um cargo muito alto na Capcom, disse um dia: "Ei, acho que devemos preparar algo para o 20º aniversário [do 'Street Fighter' original]".

Eu sempre trabalhei como "Street Fighter", um pouco na série "Alpha" e em "Street Fighter III", e, pessoalmente, sempre quis voltar à franquia. Então, quando o sr. Inafune apresentou o projeto, eu imediatamente me ofereci para trabalhar. Fui o primeiro a levantar a mão. Foi assim que tudo começou e estou muito feliz por participar da produção.

UOL: Como você encarou a grande responsabilidade de dar continuidade a uma série tão famosa e importante?

Ono: É realmente uma grande responsabilidade e há muita pressão, tanto dos fãs quanto da própria companhia. Além disso, existe uma "pressão pessoal", pois, como disse, sou um grande fã da série e vim para a Capcom justamente para trabalhar com "Street Fighter". Eu já produzi outros grandes games, como da série "Onimusha", e há muita pressão, mas nada como "Street Fighter". É uma responsabilidade enorme e eu a levo muito a sério.

UOL: "Street Fighter IV é mais focado nos antigos ou novos fãs?

Ono: Procuramos expandir o máximo possível o interesse, fazendo um jogo voltado tanto para os antigos quanto para os novos fãs. É claro que o game é muito parecido com "Street Fighter IV", e isso foi feito com a intenção de conquistar novamente antigos fãs, pois nós os queremos de volta.

Mas também queremos os novos fãs. O que aconteceu com "Street Fighter III", que foi a "mãe" dos jogos de luta após "Street Fighter II", foi que o mercado ficou muito focado nos jogadores "hardcore", com um nível de dificuldade muito maior. O que estamos tentando fazer é diminuí-la um pouco e, simplificando o game, será mais fácil para as pessoas conseguirem se envolver. Certamente os fãs antigos podem jogar e logo se lembrarem do velho "Street Fighter II".

Muitas pessoas que jogaram "Street Fighter II" têm hoje 30 ou 40 anos, e têm filhos, e nós esperamos que eles ensinem suas crianças a jogar - mais ou menos quando você vê pais e filhos (ou avôs e netos) jogando xadrez juntos. Por isso queremos expandir a audiência, mas mantendo recursos como as barras e os combos para os fãs "hardcore".

UOL: "Street Fighter IV" já está sendo produzido para outras plataformas?

Ono: Ainda é muito cedo para falar sobre conversões, pois atualmente estamos trabalhando apenas na versão para fliperama, que será lançada neste verão [entre julho e agosto] no Japão e possívelmente em outras regiões do mundo. Mas, a julgar pelos gráficos, os consoles de alta definição [PlayStation 3 e Xbox 360] vão servir muito bem. Porém, para manter nossa idéia de expandir o público o tanto quanto for possível, com certeza vamos abrir a possibilidade de levar "Street Fighter IV" para muitas plataformas - e, como não se trata apenas de gráficos, não vamos nos limitar apenas às máquinas de alta performance, mas infelizmente ainda é muito cedo para falar sobre o assunto.

UOL: Como você conciliou a tarefa de mudar o estilo de "Street Fighter" para este visual parecido com desenho animado sem perder a essência da série?

Ono: Em primeiro lugar, de forma a preservar o clima de "Street Fighter II", os trajes são os mesmos. "Street Fighter III" foi um grande game, mas infelizmente muitos fãs não jogaram. Há muitas razões para isso e o que nós decidimos foi voltar à segunda versão para buscar inspiração e tentar replicar o fascínio do jogo novamente.

Pessoalmente, adoro "Super Street Fighter II Turbo", é o meu favorito, pelo balanceamento, pelo visual e por sua essência, de uma forma geral. Então, o que estamos tentando fazer é trazer isso de volta, mas com a tecnologia atual. Como você sabe - basta ver jogos como "Devil May Cry 4" e "Bionic Commando" -, a Capcom tem alta tecnologia em mãos para gerar gráficos realistas, mas nós queremos fazer uma aproximação diferente.

"Street Fighter" sempre foi uma série conhecida pelo design bacana, principalmente dos personagens. Então, como podemos retomar isso e, com a tecnologia atual, levar essa qualidade um nível além? Foi esse questionamento que deu início ao progresso que você viu agora. Por isso, optamos por esse visual cheio de cores em detrimento de algo realista.

Bem, todo mundo lembra o quanto "Street Fighter II" era legal. E continua sendo: basta baixar a versão para Wii, no Virtual Console, e conferir. Porém, pode não soar mais tão bom quanto era. Você sabe: muitas vezes nossa memória torna muito melhores certas coisas bacanas que registramos, então dentro da nossa cabeça e do nosso coração, elas parecem ficar bem maiores. O que queremos fazer é um "Street Fighter" tão bom quanto aquele que você tem registrado em sua mente, através da tecnologia atual.

UOL: Qual o status da versão que testamos? Haverá mais lutadores ou personagens secretos?

Ono: A produção não está nem perto do fim. Ainda estamos trabalhando principalmente, no sistema Focus [golpe acionado com os botões centrais de soco e chute pressionados simultâneamente] e o estilo de arte.

Sobre os personagens, ainda não queremos falar muito, mas se você notar, na tela de seleção de personagens, há oito na parte superior e apenas dois na inferior. Há muito espaço livre, que não vai ficar assim por muito tempo.

UOL: Fale mais sobre o balanceamento do game.

Ono: Olhando para o passado, verdadeiros gênios trabalharam em "Street Fighter" e fizeram um grande trabalho em termos de balanceamento, um trabalha tão fantástico que até hoje temos como referência. Este trabalho de ajuste não é fácil: voltado à analogia com o xadrez, você joga com as mesmas peças, mas têm diferentes estilos, então muita gente gostar pensar bastante e mover as peças lentamente, enquanto outras preferem movê-las rapidamente.

Os personagens de "Street Fighter" são análogos aos diferentes estilos de jogar xadrez. Logo, há muita gente que gosta de jogar estratégicamente, de forma mais lenta, e escolher Zangief, por exemplo, enquanto outras preferem um estilo arriscado e veloz, como o de Blanka. O que tentamos fazer é oferecer o máximo possível de opções, mantendo o balanceamento.

UOL: "Street Fighter é muito popular no Brasil, você sabia? Poderia deixar uma mensagem para os fãs de lá?

Ono: Sim, eu sei que "Street Fighter" é bem popular no Brasil. Na época do "Street Fighter II", muitas das máquinas produzidas era para o Brasil, então eu sabia que tínhamos muitos fãs por lá.

Sobre uma mensagem para os brasileiros, bem, eu gostaria de me desculpar, pois sei que Blanka parecer ser um personagem estranho e não quero que nenhum brasileiro se sinta desconfortável com isso. Quando Blanka foi concebido, sabíamos que havia floresta no Brasil, então pensamos que ele poderia parecer assim. Estava até um pouco nervoso ao saber que encontraria jornalistas brasileiros [risos gerais].

Bem, mas sobre a mensagem, este é o primeiro "Street Fighter" em dez anos, então gostaríamos que todos os fãs jogassem, inclusive os brasileiros, que são muitos.

UOL: Obrigado. Bem, mas saiba que os brasileiros adoram Blanka.

Ono: Ah, que bom! Tinha até medo de apanhar quando se fosse a São Paulo [mais risos].

Foto de Guybrush Threepwood

Sobre esse jogo, minha opinião é a seguinte: não me interessa.

Eu sou purista, nostálgico e antiquado no que diz respeito a série Street Fighter. Empaquei no II' (meu jogo de luta favorito até hoje), de lá eu não saio, de lá ninguém me tira.

Até cheguei a experimentar outros como o Alpha, o 3, o EX e demais, mas meu interesse neles acabou na segunda ou terceira luta.

Agora, gosto muito dos crossovers - X-Men vs. Street Fighter, Marvel vs. Street Fighter, Marvel vs. Capcom... esses são bons. 

Foto de Fabio Negro

Ah eu gosto demais do Alpha 1 e 2 (esse só quando diminuem a velocidade do jogo)
Fiquei descontente mas ao mesmo tempo fascinado com o Street Fighter 3, sobre o qual ensaiei abrir um post algumas vezes, mas não o fiz.

Super Street Fighter II Turbo também é aminha versão favorita de Street, com os novos jogadores, os combos, a velocidade maior, o Akuma matando o M. Bison no final (é oficial: M. Bison morreu ali, mesmo), os especiais, etc.

quero dar uma chance ao Street IV, principalmente por quê os jogadores clássicos voltaram, e a jogabilidade é a mesmo da versão II.

Se joga nesse roriúguen, Guybrush!

Foto de Guybrush Threepwood

Sei lá, acho que tem algum bloqueio psicológico com as continuações do Street.

E pra não perder o costume: top jogos de luta!

  1. Street Fighter II': Championship Edition (ARCADE)
  2. Mortal Kombat II (ARCADE)
  3. Fight Night Round 3 (XBOX 360)
  4. Mortal Kombat: Deception (PS2)
  5. One Must Fall 2097 (PC)
Foto de quase nada

A ABB (Associação de Blankas Brasileiros) disse que aceita a desculpa da Capcom.

Talvez esse seja o único street fight que vale a pena depois do 2, primeiro pq o visual ta muito bom, segundo pq será uma jogabilidade 2D, mas com uma mega produção.    

Foto de Fabio Negro

Sei lá, eu me sentia ofendido com o Blanka quando era pivete.
Não tinha essa consciência anti-imperialista colonialista, só achava filhadaputice, mesmo.

Mas os 100 Anos de Imigração Japonesa estão aí é pra gente esquecer as mágoas do passado.
Perdão, Japão, pelo Zico não ser tão bom técnico quanto foi jogador.

Quanto a Street Fighter 3... eu me levanto para defendê-lo.
Aliás, o vídeo abaixo, que todo mundo já assistiu, é a melhor defesa/propaganda que um jogo poderia ter.

youtube.com/watch?v=0pemlKXKQXM

Olha o tanto de energia da Chun-li e o tanto de energia do Ken.
Olha os moleques se levantando na hora em que o Ken engatilha o especial .
Esse vídeo é um clássico na minha vida. Queria saber a real história desse campeonato. Que porra de evento é esse?

Foto de Guybrush Threepwood

Sei lá, acho essas sequências do Street Fighter II muito sem carisma.

Foto de Fabio Negro

Mas Street Fighter Alpha é prequel
Street Fighter 3 é outra história, alguns anos à frente.
Street Fighter EX é fora da cronologia da série.

Exatamente de quais seqüências de Street II cê tá falando?

Eu acho a Alpha muito foda, com dificuldade menor mas funfactor maior. É inenarrável o prazer de encaixar os combos de soco fraco com chute médio.

Foto de Guybrush Threepwood

Por sequência eu me referia a "títulos lançados posteriormente", ou seja, qualquer jogo que tenha saído depois com o nome da franquia (isto é, todos - exceto, como já falei, os crossovers).

Eu até TENHO o Street Figher 3 aqui pro PS2, mas por mais que eu tente, eu NÃO CONSIGO GOSTAR desse jogo. Não tem justificativa plausível, não tem argumento. Só não gosto e pronto.

Foto de Fabio Negro

Mas cê tá incluindo o Champions Edition, o New Challengers, o Turbo e o Super Turbo como seqüências de Street Fighter II que você não gosta?

Isso é que eu não tinha entendido.

E desde tempos imemoriais Street Fighter não combina com Plasyatation, na minha opinião.
Na época até o Sega Saturn fazia Street Fighter melhor que o PSX.

Foto de Guybrush Threepwood

Não, eu gosto de todas as variantes do SFII, inclusive o Super, que tem aqueles personagens novos (Cammy, DeeJay, T-Hawk e Fei Long) - mas ainda prefiro o SFII': Championship Edition (conhecido aqui no Brasil como Street Fighter Dois e Meio).

Meu problema são com os outros jogos mesmo (3, Alpha, EX, EX2 e por aí vai). 

Foto de Guybrush Threepwood

Eu curto jogos de luta em 3D também, principalmente os Mortal Kombat mais novos, e o Tekken 5.

Mas nada se compara a SFII'. 

Foto de Fabio Negro

Dré, faz muito tempo que eu quero perguntar uma coisa.

(com esta frase eu comeci um relacionamento de amor e amizade com o nosso finado Lobo Solitário ["inculto e burro"], que esteja bem aonde estiver)

Tu começou a jogar videogame depois dos 15 anos, né?
Teu primeiro videogame foi um PSX. Ou um Amiga, e depois você pulou direto pro PSX.

É isso?

Foto de Bennett

Eu prefiro luta em 2D.

Foto de Fabio Negro

Não só as lutas em 2D como os jogos que seguem o padrão de comandos do Street Fighter.
Meia lua pra frente + soco deveria ser patrimônio da Unesco.

De luta 3D, acho que só gostei de Tobal nº1 e mesmo assim porquê era um fanboy tresloucado e transviado da Square Soft.

Foto de Guybrush Threepwood

Tobal nº 1? What the fuck is this?

Foto de quase nada

Jogo de luta e corrida são generos menores.

Foto de Fabio Negro

É que você não conhece ou não gosta dos clássicos e seu "discurso gamer" é da geração que começou com PSX, mesmo.
Mas tá explicado, então, porquê você não é babaca como eles.

Mesmo assim, obedeço a Bíblia e te considero superior a mim mesmo.

[quote=Guybrush Threepwood]Tobal nº 1? What the fuck is this? [/quote]Foi o primeiro jogo da Square a aparecer no Playstation. Era luta 3D, com character design do Akira Toriyama (que é melhor que o Moebius) e cujo diferencial, na época, é que você podia arrebentar o cenário todo.

Te garanto: era ruim. Gráficos toscos, mesmo pro começo do Playstation. Controles impossíveis.

Mas fanboy é fanboy, e eu era tanto do Toriyama quanto da Square, que na época tinha a imagem de infalível como a Pixar e de "cult para as massas" de um Tarantino.

Tobal nº 2 é bem melhor, mas ainda assim vale pouca coisa.

[quote=quase nada]Jogo de luta e corrida são generos menores. [/quote]

De corrida eu não sei, mas de luta é coisa grande, impulsionou a indústria e expandiu as tecnologias.
O desafio de ser inovador e simples a cada nova edição revelou gênios da raça.

Um Oppenheimer da vida poderia ter surgido na indústria dos videogames durante a década de 90. E talvez até tenha aparecido.

Foto de Bennett

Eu diria que jogos de luta já foram um GRANDE gênero, mas hoje em dia são sim parte de um gênero menor. O que não significa que eles sejam menos relevantes do que um gênero grande, como é o caso dos FPSs.

Foto de Fabio Negro

Isso, pelo menos um dia eles já foram grandes, tipo filme de boxe.
Em algum momento dos anos 90 chegou a ser o maior gênero dos videogames, na minha opinão.

Cê podia jogar Street Fighter, King of Fighters, Mortal Kombat, Samurai Shodown, Fatal Fury, Killer Instinct... e se todas as máquinas esivessem lotadas cê podia empurrar neguinho pro lado e colocar sua ficha numa máquina velha de Pit Fighter.

Foto de Fabio Negro

A Rare merece dar um chupão no peito do diabo, porquê deixou a fiadaputamente boa parceria com a Nintendo pra fazer joguinho médio em outras plataformas.

Mas esse jogo era tão bom que se dava ao luxo de ter como melhor coisa o narrador.
Ultrrrra Combo-oooooooooooo!

Foto de Odnanref

Eu sou novo aqui e ainda não sei colocar figurinhas e tudo mais. Mas, para quem nunca viu todos os golpes do Zangief (que até merece um tópico exlusivo), olhe aqui: http://www.zangief.net/

João Andarilho

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Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Odnanref

Não vai sair para o Wii!!! Só para PC, XBox e PS3!!!
Que estronho. Para mim, o street figther e a capcom sempre foram sinônimo de nintendo. Vai entender.

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Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Livia

saiu o trailer

a musica é muito boa

o jogo nem sei, mas a musica souberam escolher

http://www.omelete.com.br/game/100012946/Capcom_solta_trailer_epico_de_Street_Fighter_IV.aspx

 

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And then there was silence...

Foto de lucci

[quote=Odnanref]Não vai sair para o Wii!!! Só para PC, XBox e PS3!!! Que estronho. Para mim, o street figther e a capcom sempre foram sinônimo de nintendo. Vai entender. [/quote]

wii nao tem poder de processamento que os consoles tem! possui outro foco, igualmente ou mais divertido!

Foto de Bennett

Até poderia sair para Wii. Acho falta de visão da Capcom não soltar um downgrade para Wii e PS2.

Foto de Guybrush Threepwood

Foto de Bennett

Ah, eu cheguei a jogar um pouco de SF IV arcade no Japão. Impressões: positivíssimas. Fighter bem old school, com gráficos atualizados.

Foto de Guybrush Threepwood

Massa, eu tinha medo que eles fossem fazer algo na linha do Street Fighter EX. Na verdade nem os SF Alpha nem o SF III eu gosto muito. Tirando o SF II' (meu favorito), os únicos outros jogos da série que eu curto pra valer são o X-Men vs. Street Fighter e o Marvel vs. Street Fighter.

Foto de Bennett

Street Fighter IV é Street Fighter II com uns poucos personagens novos. É muito bacana.

Foto de Leão da Barra

[quote=Guybrush Threepwood]

YOU MUST DEFEAT SHENG LONG TO STAND A CHANCE! AAAAAAAAAAAAAHHHHHH!

[/quote]

Foto de Pringles

Blanka não é brasileiro, o aviao que ele estava que caiu na Amazônia. Ele nasceu na Tailândia e depois que caiu aqui foi cobaia de uma experiencia genetica da Shadaloo que tem uma base no meio da floresta.