"Tropa de Elite" conquista o Urso de Ouro do Festival de Berlim

Foto de Ray J
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"Tropa de Elite" conquista o Urso de Ouro do Festival de Berlim

O filme "Tropa de Elite", de José Padilha, foi premiado neste sábado no Festival de Berlim com o Urso de Ouro de melhor filme, durante a cerimônia de encerramento da 58ª edição da Berlinale.

O documentário "Standard Operating Procedure", de Errol Morris, sobre as torturas a presos iraquianos em Abu Ghraib, ganhou o Urso de Prata.

O filme, o primeiro longa-metragem de ficção de Padilha, é inspirado no livro "Elite da Tropa", que narra cenas de violência e corrupção policial no Rio de Janeiro.

Ele concorria com vinte filmes, e a sua receptividade na crítica especializada durante o Festival foi bastante controversa. Gerou desde críticas --principalmente ao seu excesso de belicismo e tom fascista-- quando elogios --sendo até chamado de "o novo Cidade de Deus."

Na ocasião da exibição do filme em Berlim, Padilha disse acreditar que os críticos estrangeiros que atribuíram ao filme um caráter fascista foram influenciados por colegas brasileiros que reprovam "Tropa de Elite" desde a sua estréia no Brasil.

Sobre as resenhas publicadas, o diretor afirmou: "Uns nos acharam inteligentes, outros fascistas. Na verdade, não me preocupo com isso".

Quando falou da reação a "Tropa de Elite" no Brasil, o cineasta disse durante o Festival: "Temos uma polícia muito corrupta e muito violenta. A população odeia a polícia, com boas razões. Acho que parte do público tomou o filme como uma vingança contra a polícia, o que foi difícil, porque vingança não é um bom sentimento."

Ressaltando que "tudo o que está no filme, de fato, acontece", Padilha mencionou os traficantes brasileiros como violentos e cruéis. Para ele "já é hora de acabar com essas categorizações entre direita e esquerda, porque o que interessa é o que está acontecendo".

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u373056.shtml

Foto de quase nada

HAHAHAHAH!!!!!

CHUPAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!! BANDO DE ASSISTIDORES DE O ANO QUE MEU PAU SAIU DE FÉRIAS!!!!

 

 

Foto de Ray J

  Não sei se foi merecido, mas o filme é tecnicamente impecável. É só não deixarem o Padilha abrir a boca pra dar entrevista.

Saudações
Ray Jackson

Saudações
Ray Jackson

Foto de Fabio Negro

Pa-rrrrrrrrrrá papá pá-pá-pá-pá-pá-páááááááááááá!

Velho, que foda!
Se alguém aqui estava lá na sede do PT quando saiu a notícia postem as fotos com aqueles peludos chorando!

EDIT:
fica até parecendo que o Festival de Berlim é importante...

Foto de quase nada

Não foi merecido, pois parece que o "There Will Be Blood" tbm estava concorrendo... tenho que confirmar... Mesmo assim, foi um tapa na cara de quem achava que o filme não tinha suas qualidades.

Tenho certeza que concorreria a melhor filme estrangeiro caso aquele bando de esquerdistas VIADOS não tivessem escolhido aquele bosta de filme político de bicha de merda fumadora de maconha e adoradores de bandidos e vagabundos do caralho em geral.

Outra coisa, o vice campeonato ficou com um filme que denuncia a tortura... HAUHAUHAUH

Owned na tortura!

 

Foto de quase nada

[quote=Fabio Negro]
EDIT:
fica até parecendo que o Festival de Berlim é importante... [/quote]

Depois de Cannes, não seria o mais importante? Talvez Veneza... Mas é importante sim.   

Foto de quase nada

Eitaporra, pior que o There Will Be Blood tbm tava concorrendo!

vencedores do 58º Festival de Cinema de Berlim:

- Melhor Filme: "Tropa de Elite", de José Padilha
- Prêmio Especial do Júri: "S.O.P. - Standard Operating Procedure", de Errol Morris
- Melhor Diretor: Paul Thomas Anderson ("Sangue Negro")
- Melhor Contribuição Artística: Jonny Greenwood (Radiohead), pela trilha sonora de "Sangue Negro"
- Melhor Roteiro: Wang Xiaoshuai ("In Love We Trust")
- Melhor Ator: Reza Najie ("The Song of Sparrows")
- Melhor Atriz: Sally Hawkings ("Happy Go Lucky")
- Melhor Filme de Estréia: "Asyl - Park and Love Hotel", de Kumasaka Izuru

Foto de Fabio Negro

É que eu dei um soco no ar, gritei pra avisar a minha mãe, abri o site de uns 15 jornais...
Daí eu pensei "porra, tô que nem mulher viada por causa de Berlim?".

A única vez que eu comemorei Berlim na vida foi por causa de A Viagem de Chihiro. E foi uma comemoração bem macha, na época eu tava até de bigode.

Foto de quase nada

Achei muito bom esse filme ter ganho, mesmo em cima do filme do PTA, que é perfeito.

Tem que dizer umas verdades pra classe média que acha que bandido é bonzinho ou injustiçado.

Foto de Fabio Negro

São os alemães dando um sacode nos saco-mole, de novo!

Mas é muito triste um filme da hora desses, no melhor naipe aventura dos anos 80, ficar restrito a discussões sócio-políticas.

Foto de Bennett

HAHAHAHHAHAHA. Piada do ano, Tropa de Elite ganhar de There Will Be Blood. Acabei de ver o Blood, e é simplesmente ESPETACULAR.

Foto de Marcus

Parabéns ao Padilha. Estou até baixando o Ônibus 174 para rever... quero ter certeza de que o filme é bom mesmo, como me pareceu na primeira vez que eu vi. Bem, se o júri de Berlim viu méritos no Tropa, então ele deve tê-los, apesar de eu não os ter visto. Filmes que se sustentam apenas na técnica, mas com história deficiente e personagens caricatos, não me interessam. Até por isso não costumo ver esses filmes de verão dos EUA.

Tenho que reconhecer que a avaliação exagerada do filme sob critérios políticos foi iniciada pela esquerda (Arnaldo Bloch, José Paulo Cuenca), por isso os reaças adotaram o filme e imaginam que essa vitória é "deles". Se ninguém tivesse dado atenção a isso, só ficaria um filme brucutu com sucesso de público por causa da pirataria.

Meu blog

Foto de Bennett

Independentemente de interpretações políticas, olhando apenas pelos méritos dos filmes, não há maneira de dizer em sã consciência que Tropa de Elite é melhor do que There Will Be Blood. There Will Be Blood está em outro nível, e é nitidamente um filme infinitamente superior. Eu gosto de Tropa de Elite (por motivos diferentes do que a maior parte das pessoas), mas é a mesma coisa que comparar um número mediano dos X-Men com Watchmen, e dar o prêmio para os X-Men.

Foto de quase nada

Nada mais justo que premiar o Tropa de Elite. O filme do PTA é melhor, claro, mas já vai ganhar vários Carecas de Ouro (caso haja justiça no mundo), então foi bom dar esse owned nos petistas, só pro Tropa não passar em branco.

Eu quero ler os comentários do Jabosta, Hector Babesta (que disse que o filme "não para em pé"), Orlando Senta, Cão Chezburguer e demais mongoloides que não viram a capacidade do Tropa em terras estrangeiras, mandando essa bosta do Anus que Meu Pau Saiu de Férias, esse filmeco político de comunista enrustido.

   

Foto de quase nada

Plague, não entendi nada que tu falou, ta parecendo um cearense que acabou de chegar na rodoviária de São Paulo. Primeiro, vai tomar um caldo de cana, depois tu vem abrir a boca pra falar besteira, pois isso ta parecendo falta de açúcar no sangue.

Essa sua ambiguidade ridícula e nebulosa que faz do mundo um lugar pior para se viver.

O PT é um partido de esquerda, não pelas atitudes, mas pq a direta ainda existe (senão o mundo tava acabado).

Outra coisa, comparar Tropa de Elite com Cidade de Deus é algo que nem o mais incauto dos despercebidos faria. Chega a ser de uma ingenuidade comovente.

Cidade de Deus (que é melhor que Sangue Negro e Tropa de elite) é um filme onde tudo está corrompido, principalmente a polícia. Já o Tropa é um filme que mostra uma fagulha, mesmo que bem ao longe, atuando da única maneira possível de se conter a violência: com mais violência. É o velho Testamento sendo posto em prática.

Se vc é da turma petista, cheio dos verbos, todo ambíguo, que não sabe se vai pra lá ou vem pra cá, que não sabe fazer uma frase coerente com a própria ideologia, que gosta passar a mão na cabeça de bandido: vem passar a mão na cabeça do meu PAU, pois toda a policia tem que ser boperizada IMEDIATAMENTE. Com treinamento de guerra e saco de catchup na cabeça de maconheiro filho da puta.

Tenho certeza que vc é da turminha a favor de liberar a maconha, garanto que nessa sua turnê pela Europa vc deu uma paradinha na Holanda pra comer space cake. Agora ta explicado. Tu é um petista e nem sabia.

Foto de Bennett

Quero ver quem vai tomar o milkshake de quem. Por enquanto o canudão do Plague está no copo do Quase Nada.

Foto de quase nada

Ta nada, meu canudo é maior, vc que é petista, logo sua mente, inconscientemente, torce pro plague me ownar, algo impossível de acontecer nessa encarnação.  

Foto de Bennett

Eu não sou petista, sou apenas um especialista em milkshakes.

Foto de quase nada

Foto de Leão da Barra

[quote=Folha de São Paulo]

Deputado propõe que caveira do Bope se torne patrimônio cultural do Rio

MALU TOLEDO

DA SUCURSAL DO RIO

Um projeto de lei do deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP), 26,
propõe que a caveira, símbolo do Bope (Batalhão de Operações
Especiais), e o uniforme preto do batalhão se tornem patrimônios
culturais do Rio de Janeiro. A proposta ainda terá que passar por pelo
menos duas comissões para chegar à votação no plenário da Assembléia
Legislativa -o que não tem prazo para ocorrer.
Bolsonaro diz que fez o projeto "movido pela tropa". Segundo o deputado, a idéia não
foi dele, mas de integrantes
do Bope que se sentiam
ameaçados com a informação
de que a farda mudará de cor
e com o boato de que o símbolo da caveira será substituído.
"Foi um pedido que chegou
até a mim, principalmente de
praças do Bope. Eles não querem perder essa mística. Isso
não é construído da noite para o dia. A farda preta significa muito para eles. Isso mexe
com o ego deles."
O subcomandante do Bope,
Major René, disse que o tema
ainda não foi discutido pelo
comando, embora tudo que
seja para valorizar o Bope "seja bom". Ele disse que o novo
uniforme do Bope, camuflado, está sendo pensado por
questões técnicas e que o uniforme preto não será abandonado. Quanto ao símbolo da
caveira, que significa "vitória
sobre a morte e às adversidades", disse que não há plano
de mudanças.
"As tradições estão mantidas. A gente não altera nada.
A não ser que seja uma decisão do comando da PM, mas
há outras prioridades na área
da segurança. O dia que o Rio
estiver sem problemas, a gente pensa nisso", afirmou.

Tropa de Elite

O cineasta José Padilha, diretor do filme "Tropa de Elite", vencedor do
Urso de Ouro em Berlim, recebeu com risos a notícia do projeto de lei.
Ele disse que repudia a proposta e que gostaria que os deputados do Rio
se preocupassem com problemas mais relevantes. "Eu acho que o símbolo
do Bope representa bem o que ele é. Afirmar o símbolo como patrimônio
cultural é aceitar a derrota da segurança pública", declarou.

[/quote]

Fonte

Foto de Ray J

  O Padilha é um chato. Ele podia calar a boca, assumir que fez um bom filme e parar de tentar se meter em política. O cara está parecendo um Michael Moore piorado. 

Saudações
Ray Jackson

Saudações
Ray Jackson

Foto de Bennett

Mas ele tem razão nessa, transformar o símbolo do BOPE em patrimônio cultural é ridículo.

Foto de Ray J

  Estão querendo faturar em cima do filme. Mas o Padilha, que nítidamente fez um filme pró-bope, e até com algumas razões pra isso, agora ataca com o discurso que está tudo errado e que o Bope, assim como qualquer instituição que, pelo menos em teoria, faça a valer a lei, é um problema absoluto.

  Tenhos amigos na polícia, gente digna e honesta, que adorariam levar o seu Padilha pra passar um dia com eles enquanto servem ao Estado.

Saudações
Ray Jackson

Saudações
Ray Jackson

Foto de Bennett

Não sei se eu diria que o filme é pró-BOPE...com certeza muita gente faz essa interpretação, mas eu saí do filme enojado com o BOPE, e achei que eles ficaram até pior na fita do que a PM. Acho que eu não sou o único que interpretou o filme dessa forma, e acho que ele admite essa multiplicidade de interpretações, independentemente da intenção do Padilha ou do Bráulio Mantovani.

Foto de quase nada

Os artistas do sentimento preferem o simbolo do Bofe de Elite.

A fantasia que as crianças mais pediram no carnavam foi de Capitão Nascimento, por ai da pra ver como nosso herói nacional agrada a todos.

Foto de Marcus

[quote=Ray J]Estão querendo faturar em cima do filme. Mas o Padilha, que nítidamente fez um filme pró-bope, e até com algumas razões pra isso, agora ataca com o discurso que está tudo errado e que o Bope, assim como qualquer instituição que, pelo menos em teoria, faça a valer a lei, é um problema absoluto.[/quote]

Essa questão eu discuti com amigos um dia desse.

Bem, é claro que eu discordo que o Bope faça valer a lei, o que o filme mostra é que ele atropela a lei todos os dias. Mas isso é uma outra discussão, e sei que não vamos chegar a um acordo.

O que eu queria dizer é que o Padilha parece que não tinha uma reflexão muito séria sobre aquilo que estava filmando. Ele é um artesão competente que filmou um roteiro de outra pessoa e depois ficou com um discurso ambíguo, negando que o filme fosse pró-Bope, quando a grande maioria do público (seja favorável ou contrário ao batalhão) achou isso. Eu acho que ele se assustou com a reação da crítica... como se não tivesse consciência de que seria esculachado pelo conteúdo político do filme.

 

Foto de Ray J

[quote=Marcus]

[quote=Ray J]Estão querendo faturar em cima do filme. Mas o Padilha, que nítidamente fez um filme pró-bope, e até com algumas razões pra isso, agora ataca com o discurso que está tudo errado e que o Bope, assim como qualquer instituição que, pelo menos em teoria, faça a valer a lei, é um problema absoluto.[/quote]

Essa questão eu discuti com amigos um dia desse.

Bem, é claro que eu discordo que o Bope faça valer a lei, o que o filme mostra é que ele atropela a lei todos os dias. Mas isso é uma outra discussão, e sei que não vamos chegar a um acordo.

O que eu queria dizer é que o Padilha parece que não tinha uma reflexão muito séria sobre aquilo que estava filmando. Ele é um artesão competente que filmou um roteiro de outra pessoa e depois ficou com um discurso ambíguo, negando que o filme fosse pró-Bope, quando a grande maioria do público (seja favorável ou contrário ao batalhão) achou isso. Eu acho que ele se assustou com a reação da crítica... como se não tivesse consciência de que seria esculachado pelo conteúdo político do filme.

 

[/quote]

  Mandou bem, Marcus. Ele nitidamente mudou de discurso. Pior que ter uma opinião errada é não ter nenhuma. E não, não respeito parte dos métodos do Bope. Mas pergunta pra um parente meu, ex-agente penitenciário, qual a visão que ele tem do filme.... Nós assistimos tudo de longe, então fica fácil defender um lado. Como o próprio Nascimento fala no filme, o Bope é uma consequência (Não lembro exatamente das palavras).

Saudações
Ray Jackson

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Ray Jackson

Foto de Marcus

Eu acho totalmente incompatível, por exemplo, o filme mostrar o capitão Nascimento batendo no estudante, dizendo que ele financia a violência, e o diretor desse mesmo filme se dizer a favor da discriminalização das drogas.

Ou uma coisa ou outra. Se a culpa é do usuário, por que fazer exatamente o que ele quer?

Meu blog

Foto de Bennett

O usuário não financiaria a violência porque não haveria mais tráfico. Haveria comércio legal de drogas, e o usuário poderia comprar e consumir o que quisesse sem passar grana para operações ilegais. Se comércio de drogas não fosse crime, não haveria motivo para iniciativas empresariais de crime organizado, com toda a violência que elas implicam (e se cortaria, ainda por cima, mais uma fonte de corrupção policial). Seria o mesmo que comprar um litro de cachaça. Acho perfeitamente coerente o raciocínio.

Concordando ou não com as opiniões pessoais do Padilha (e eu acho ele meio cretino, principalmente em razão dos comentários que ele fez sobre a pirataria do filme), as colocações que ele faz não são incompatíveis. A criminalização da venda de drogas cria empresas ilegais (tráfico), que têm seus consumidores (usuários). Acabando com a ilegalidade da empresa, simplesmente não há que se falar consumidores sustentando a existência uma empresa ilegal e violenta.

Foto de Marcus

Existem duas respostas possíveis à sua mensagem, Bennett, uma teórica e outra prática.

Primeiro: se a gente racionaliza a questão a ponto de defender uma visão tão radical como da legalização do comércio de drogas, a questão da "culpa" do usuário deixa de existir. Pois assim estaremos considerando o ato de consumir drogas como algo legítimo, resultado de escolhas individuais, e portanto os problemas da criminalidade adviriam do funcionamento imperfeito do mercado, que não é livre para oferecer a mercadoria ao comprador.

Do ponto de vista prático, estigmatizar o usuário só torna ainda mais difícil e longínqua qualquer iniciativa de legalização das drogas.

Meu blog

Foto de lucci

[quote=Bennett]Não sei se eu diria que o filme é pró-BOPE...com certeza muita gente faz essa interpretação, mas eu saí do filme enojado com o BOPE, e achei que eles ficaram até pior na fita do que a PM. Acho que eu não sou o único que interpretou o filme dessa forma, e acho que ele admite essa multiplicidade de interpretações, independentemente da intenção do Padilha ou do Bráulio Mantovani. [/quote]

 

eu to neste time tambem...

Foto de quase nada

Ai ai ai... Tem que matar traficante, usuário e apoiadores.
 
Dialogar com maconheiro não dá em nada, é que nem dialogar com criança. Essa nova lei de tóxicos, o SISNAD, passa a mão na cabeça do vagabundo de forma descarada. 

É ridículo o porte de drogas ser infração de menor potencial ofensivo, chega a ser engraçado. Se o maconheiro é um "doente", tudo bem, manda ele pro hospício e enche de bordoada, pronto, ta curado. 
  
Mas, num governo de petistas, bananas, apoiadores do Fidel, Hugo Chavez e etc, vcs queriam o que? Rigidez? Agora é mamata! Se o vagabundo é encontrado com um charuto de maconha, nem um tapa na cara ele pode levar. Se um policial entra numa universidade pra prender um maconheiro, coitado, é linchado pelos alunos!
 
Anotem o que eu estou dizendo, do jeito que as coisas andam, vamos ver o código civil regulando o casamento entre homosexuais, animais e plantas e, num futuro próximo, o Código de Defesa dos Maconheiros (CDM), onde o cara vai poder reclamar da qualidade da maconha que está consumindo.

Ta tudo muito nebuloso hj em dia, vc ve um cara falando e não sabe o que ele pensa, é um discursinho moderado de merda, cheio dos "entretanto", "pode se", "quem sabe", "não digo que sim, nem digo que não" e etc.

Meus amigos, TEM QUE DEDETIZAR A VAGABUNDAGEM! Não vejo a menor possibilidade de se dialogar com vcs, o pessoal aqui no joio é amante de bandido. Vou ligar pro juiz e pedir pra grampear todos vcs. 

Foto de Marcus

É capaz de assim você ser grampeado, Quase. Nossa turma está no poder, e você sabe que comunista não refresca. Veja essa notícia: um cara chamou o outro de viado e vai morrer em 15 mil reais de multa...

Tá tudo dominado.

Meu blog

Foto de quase nada

Gostei do "nossa turma". TUA TURMA SÃO OS VIADOS? É ISSO?

Eu nunca agrediria ou xingaria alguém na cara, mas nunca na minha vida que eu vou apoiar os bandidos ou homossexuais, ou seja, a tua turma!

Se eu for caçar post, todos nós estamos no sal! Até o mais politicamente correto daqui já deu os seus deslizes, incluindo VC e sua "turma"!

Eu vou, mas levo 200 comigo! Amanhã mesmo vou no Ministério Público, vou me entregar e denunciar todos vcs!

 

 

 

 

Foto de Marcus

Não só os viados, como os comunistas, maconheiros, abortistas, vegans, ouvintes do Radiohead, fãs da Cate Blanchett, gestores de fundos "nervosos" do mercado financeiro, jornalistas da Folha com óculos de armação colorida, eleitores do Obama e jogadores de Wii. Todo mundo sabe que são todos uma mesma grande turma.

E ninguém me refuta!

Meu blog

Foto de Terenzi

Ok, eu admito. Eu estava errado. A Direita e a esquerda ainda estão vivas.

Foto de Bennett

[quote=Marcus]

Existem duas respostas possíveis à sua mensagem, Bennett, uma teórica e outra prática.

Primeiro: se a gente racionaliza a questão a ponto de defender uma visão tão radical como da legalização do comércio de drogas, a questão da "culpa" do usuário deixa de existir. Pois assim estaremos considerando o ato de consumir drogas como algo legítimo, resultado de escolhas individuais, e portanto os problemas da criminalidade adviriam do funcionamento imperfeito do mercado, que não é livre para oferecer a mercadoria ao comprador.

Do ponto de vista prático, estigmatizar o usuário só torna ainda mais difícil e longínqua qualquer iniciativa de legalização das drogas.

Meu blog

[/quote]

Ué, a minha mensagem totalmente desconsidera qualquer questão moral. E eu nem acho que esta seja uma questão moralmente relevante...quer usar droga, use! Use bem, mas use. Agora, a relação oferta/demanda entre tráfico e usuário existe sim, não dá para negar. Se o objetivo do Padilha era estigmatizar o usuário com base nessa relação, eu não sei. Eu não consigo tirar isso do filme. Consigo tirar isso do discurso do BOPE, que é veiculado no filme, mas não é necessariamente o discurso do filme (que permite interpretações múltiplas, como eu já sugeri antes).

Agora, a estigmatização do usuário de drogas faz todo sentido no contexto do filme, porque é algo que o BOPE tem que pensar para se dar ao luxo de agir com brucutulagem. Acho perfeitamente possível distanciar-se o suficiente do filme e tomar tudo aquilo como um retrato objetivo da situação...que infelizmente faz um recorte reducionista demais. O ecossistema é muito mais complicado do que aquele do filme. Essa ambigüidade toda (que eu insisto, existe, apesar de visões de Tropa de Elite que enxergam o filme como algo claro e incontrastavelmente reacionário), entretanto, eu consisdero um ponto forte. Antes um filme que provoque reações como essas, do que um filme dos irmãos Wayan.

Foto de Marcus

Bem, a independência do filme em relação ao discurso do Bope eu considero algo quase inexistente. Mas isso já foi discutido n vezes antes e não vale a pena repisar.

Meu blog

Foto de Bennett

Eu me lembro de ter comentado logo depois de ver o filme pela primeira vez que "Cada um vai ver nesse filme o que bem entender". Pois é, tiro certeiro.

Há uma enorme diferença entre Tropa de Elite e 24 Horas (este tem, de fato, incontestavelmente, um HERÓI torturador). 

Foto de quase nada

Nossa, queridos, quantas ideologias interessantes!

Vou ficar de olho nesse tópico.

 

Foto de Fabio Negro

É irritante!
É exasperante!
El comandante!

Porquê tentar adivinhar (a-di-vi-nhar!) o que se passa na cabeça do diretor?

Então ele é fascista, direitão, acusador da classe média e criou um superpolicial violentíssimo chamado a ser herói da paz! É isso o que está em Tropa de Elite?

E quando ele fez Ônibus 174? Opa! Vão lá, SEUS MERDINHAS COM FALHA NA BARBA, vão lá no arquivo online dos seus jornais favoritos e leiam as entrevistas e críticas de Ônibus 174.

Naquele tempo ele era alienado, esquerdinha, agente dos direitos humanos, inimigo da polícia e acusado de endeusar um bandido perigoso como um flagelo da desigualdade social.

As opinões simplesmente se inverteram em 180º.
Ou o Padilha é esquizofrênico ou vocês precisam crescer.
CRESCER, FILHOS DA PUTA!

Foto de lucci

[quote=quase nada]Nossa, queridos, quantas ideologias interessantes! Vou ficar de olho nesse tópico.[/quote]

 

Fala, QN, ja conseguiu eliminar do mundo todos os comunistas, drogados, pobres e putas?

Foto de quase nada

Meu querido, infelizmente Deus não me deu poderes para comandar.

Foto de Marcus

Merdinhas com falha na barba uma ova, minha barba é cerrada.

E a tese é exatamente essa, Fábio: que o Padilha não sabe direito o que diz. Foi o que eu e o Ray J dissemos (apesar de divergirmos em outras questões).

Meu blog

Foto de lucci

[quote=quase nada]Meu querido, infelizmente Deus não me deu poderes para comandar. [/quote]

 

"pense globalmente, aja localmente" (melô do franco-atirador)

Foto de quase nada

Não quero doutrinar ninguém, pq vcs só vão aprender isso com o tempo.

O que noto é que o pensamento de esquerda é tipicamente infanto-juvenil ou goiano, um fenômeno da adolescência ou da falta de instrução. Veja bem, quando o cara cresce, arruma um emprego, se fixa na sociedade, ele prega a segurança das instituições, daquilo que conquistou, da família e da moral cristã. Nos EUA, quando aparece um republicano jovem, logo o apelidam de "jovem republicano", pois a tendência é que o cara mais novo, mais sem experiência, mais tôpera, seja um democrata, ou seja: um petista.

Eu nunca fui metaleiro (cruz credo) nunca tive cabelinho comprido (coisa de viado) mas todos meus amigos escutadores de Slayer e Frostic Celtic foram pra igreja. O que prova que a experiência te torna sensato. Não duvido nada que o Plague um dia entre pra Renovação Carismática, a vantagem é que ele não vai precisar cortar o cabelo, pois o pessoal da Renovação é meio "esquisito", eu gosto da missa no dia deles pois tem um cara tocando guitarra. É uma missa "roque". Neguinho levanta mesmo, tem uns que fazem altas performances, tem até tiozão ameaçando um head bang.

Os caras que tomavam ácido na adolescência, hj querem ver o filho fazendo a primeira comunhão (apesar de que vários pais hippies querem ver o filho virar "artista", "poeta da emoções", um ser "lindo", resultado: a filha vira vagabunda, dá o cu pra cinco caras diferentes, vaza gozo pelo intestino e ela vira mais uma mãe perdida nesse mundão de benza deus).

Por isso que o fenômeno do "liberalismo libertinoso" nunca será extinto, pois ele nasce com o aborrecente, a criança nasce com uma camisa vermelha e um gorrinho do Chê, esse fenômeno tem que ser apenas controlado para que nunca chegue ao poder, pq o cara, mais tarde, fatalmente cria juízo e cai na real. O problema é quando os que não tomaram juízo consegue chegar ao poder, ai lascou, é ex-guerrilheiro, ex-sequestrador, amigo de criminoso, maconheiros e a pior corja possível ganhando o nosso dinheiro.

Não vou dizer que não gosto de uma putaria insana, de choque nos mamilos, vídeos de degolação e 1 cup 2 girls, pq gosto muito. Mas, no geral, vc tem que agir de forma conservadora, pois quem não tem nada a perder, os chamados "filhos da puta", vão agir de forma liberal para desestabilizar tudo que os "filhos da pátria" construíram. O pensamento conservador é o que faz com que estejamos vivos.

Durmam com isso.

Foto de lucci

agora que eu percebi que as threads tem mais de 1 pagina. achei que acabavam e fim.

 

tenho que me acostumar com este lance web asap.

Foto de lucci

[quote=quase nada]

Não quero doutrinar ninguém, pq vcs só vão aprender isso com o tempo.

O que noto é que o pensamento de esquerda é tipicamente infanto-juvenil ou goiano, um fenômeno da adolescência ou da falta de instrução. Veja bem, quando o cara cresce, arruma um emprego, se fixa na sociedade, ele prega a segurança das instituições, daquilo que conquistou, da família e da moral cristã. Nos EUA, quando aparece um republicano jovem, logo o apelidam de "jovem republicano", pois a tendência é que o cara mais novo, mais sem experiência, mais tôpera, seja um democrata, ou seja: um petista.

Eu nunca fui metaleiro (cruz credo) nunca tive cabelinho comprido (coisa de viado) mas todos meus amigos escutadores de Slayer e Frostic Celtic foram pra igreja. O que prova que a experiência te torna sensato. Não duvido nada que o Plague um dia entre pra Renovação Carismática, a vantagem é que ele não vai precisar cortar o cabelo, pois o pessoal da Renovação é meio "esquisito", eu gosto da missa no dia deles pois tem um cara tocando guitarra. É uma missa "roque". Neguinho levanta mesmo, tem uns que fazem altas performances, tem até tiozão ameaçando um head bang.

Os caras que tomavam ácido na adolescência, hj querem ver o filho fazendo a primeira comunhão (apesar de que vários pais hippies querem ver o filho virar "artista", "poeta da emoções", um ser "lindo", resultado: a filha vira vagabunda, dá o cu pra cinco caras diferentes, vaza gozo pelo intestino e ela vira mais uma mãe perdida nesse mundão de benza deus).

Por isso que o fenômeno do "liberalismo libertinoso" nunca será extinto, pois ele nasce com o aborrecente, a criança nasce com uma camisa vermelha e um gorrinho do Chê, esse fenômeno tem que ser apenas controlado para que nunca chegue ao poder, pq o cara, mais tarde, fatalmente cria juízo e cai na real. O problema é quando os que não tomaram juízo consegue chegar ao poder, ai lascou, é ex-guerrilheiro, ex-sequestrador, amigo de criminoso, maconheiros e a pior corja possível ganhando o nosso dinheiro.

Não vou dizer que não gosto de uma putaria insana, de choque nos mamilos, vídeos de degolação e 1 cup 2 girls, pq gosto muito. Mas, no geral, vc tem que agir de forma conservadora, pois quem não tem nada a perder, os chamados "filhos da puta", vão agir de forma liberal para desestabilizar tudo que os "filhos da pátria" construíram. O pensamento conservador é o que faz com que estejamos vivos.

Durmam com isso.

[/quote]

 

to vendo qeu voce cotniua polemico... (L)

Foto de Bennett

Foto de Leão da Barra

Sabem, é olhando threads como essa que eu penso o quão, ironicamente, a Trollnet me fez bem.

Às vezes eu fico surpreso como tem gente que ainda morde as iscas de quase nada (e de outros) nessas flames, mas aí eu lembro que nem todo mundo fez um "estágio" na trollnet.

Foto de Fabio Negro

[quote=Marcus]

Merdinhas com falha na barba uma ova, minha barba é cerrada. [/quote]

Suas roçadinhas devem ser populares, então.

[quote=Marcus]E a tese é exatamente essa, Fábio: que o Padilha não sabe direito o que diz. Foi o que eu e o Ray J dissemos (apesar de divergirmos em outras questões).

[/quote]

No. NO! Fred, NO!
Você está tentando usar sua habilidade stalinista, a manipulação da informação, sobre o que eu disse.

Eu disse que o Padilha mostra pontos de vista diferentes em dois filmes difererentes.
Vocês disseram que ele demonstra dois pontos de vista antagônicos sobre o mesmo filme.

No que eu discordei. Não vi exatamente onde você discutiu sobre o discurso dos personagens ser ou não o discursos do Padilha, mas no caso de Tropa de Elite eu discordo. Não acho.

As características pessoais do Capitão Nascimento o fazem atingir o sucesso no trabalho, mas sua vida pessoal fracassa (saúde e casamento). O PERSONAGEM tem um discurso doutrinador, mas O FILME mostra que é uma visão que fracassada em 50% do tempo. Não pode ser adotada coMo política de nada.

É um filme radicalmente modificado na sala de edição, sim, como já nos disseram o próprio Padilha e Bráulio Mantovani. Mas foi uma mudança de ponto de vista, de protagonista, não de discurso ou de ideologia.

Na edição, o Mathias perdeu o posto de protagonista e virou quase que um franzir de sombrolhos do filme (!!), pra dizer que aquilo não é do jeito que o Capitão Nascimento enxerga. 
Capitão Nascimento passou de personagem observado pelo Mathias para narrador onisciente, ganhou uma narração e virou o protagonista. 
Mas em ambos os casos ele é um cara grotesco, sua obsessão tem ares de doença mental e seu mundo pessoal não tem base firme.

Ambíguo. Ou "esférico" como talvez se dissesse por aí.

Foto de Marcus

[quote=Fabio Negro][quote=Marcus]E a tese é exatamente essa, Fábio: que o Padilha não sabe direito o que diz. Foi o que eu e o Ray J dissemos (apesar de divergirmos em outras questões).

[/quote]

No. NO! Fred, NO!
Você está tentando usar sua habilidade stalinista, a manipulação da informação, sobre o que eu disse.

Eu disse que o Padilha mostra pontos de vista diferentes em dois filmes difererentes.
Vocês disseram que ele demonstra dois pontos de vista antagônicos sobre o mesmo filme.[/quote]

Ué, mas eu não discordei disso. É exatamente o que aconteceu.

[quote=Fabio Negro]No que eu discordei. Não vi exatamente onde você discutiu sobre o discurso dos personagens ser ou não o discursos do Padilha, mas no caso de Tropa de Elite eu discordo. Não acho.[/quote]

OK, você acha que há independência do discurso, eu acho que não... talvez eu até não tenha falado sobre o assunto aqui, mas já discuti isso trocentas vezes em blogs e no Orkut, e não estou a fim de repisar o assunto. Quem estiver interessado na minha opinião, pode ir lá no meu blog e ler a minha resenha.

Bereuza: fique esperto, já é a segunda vez que você leva a sério demais os gracejos postados aqui. Lembre-se, ninguém aqui se leva a sério, e quase todas as brigas são meio fictícias.

Meu blog

Foto de rodriguez

Pode contar que eles ainda vão te dar altos caldos e até te chamar de mineiro.

Mas você vai ficar deslumbrado porque lembraram de você e ficar feliz do mesmo jeito. 

Foto de lucci

este lance de 'usuario' que aparece abaixo do nickname me deixa com a impressao que temos 5 traficantes e uma porrada de viciados :)

Foto de Ray J

[quote=lucci]este lance de 'usuario' que aparece abaixo do nickname me deixa com a impressao que temos 5 traficantes e uma porrada de viciados :) [/quote]

  Não deixa de ser verdade. Confesse que você fica esperando ansiosamente por uma resposta do Quase Nada ou do Bennet, por exemplo. :)

Saudações
Ray Jackson

Saudações
Ray Jackson

Foto de lucci

[quote=Ray J] Não deixa de ser verdade. Confesse que você fica esperando ansiosamente por uma resposta do Quase Nada ou do Bennet, por exemplo. [/quote]

 

verdade!! supra-sumos da ironica sabedoria!

Foto de Fabio Negro

Senhor dos Valar, vou concordar em 74% com o senhor e discordar em 93% com Marcelim.

A comparação entre o treinamento de Tropa de Elite e Até o Limite da Honra é particularmene errada, embora num primeiro momento possa parecer correta.

Foto de Leão da Barra

Atendendo a um pedido do Stryder... 

[quote=João Pereira Coutinho]

Bendita seja a doença!

"Tropa de Elite" é
o filme mais adulto
que vi no moderno cinema brasileiro

A GRIPE tem as suas vantagens:
numa cultura pateticamente
dominada pela velocidade e
pelo tempo, a doença vem, instala-se
pelo corpo e obriga qualquer moribundo a retomar contato com a sua
precária humanidade.
Não sou exceção: deitado na cama,
com o termômetro em aceitáveis
39º, o momento exige repouso, líquidos vários, alguns gemidos, um
bom livro e um bom filme.
O livro foi escrito por Joseph Horowitz, antigo crítico musical do
"New York Times", e dá pelo nome
de "Artists in Exile: How Refugees
from Twentieth-Century War and
Revolution Transformed the American Performing Arts" (artistas no
exílio: como refugiados da guerra e
da revolução no século 20 transformaram as artes americanas, HarperCollins, 480 págs., US$ 27,50,
cerca de R$ 46,40, mais frete). Leio a
prosa de Horowitz e lembro, instintivamente, as discussões correntes
sobre a "globalização", ou seja, sobre
a nefasta "americanização" do mundo, normalmente combatida com
delírios e passeatas. Vocês conhecem a filosofia: a "cultura americana" é dominante e, pela sua lógica
opressiva e imperial, acaba por submeter as culturas periféricas à tirania de um único gosto.
A conversa talvez seja interessante em asilos psiquiátricos. Não
funciona no mundo real. Desde logo, porque não existe "cultura
americana", um bloco uniforme que aponta para um único horizonte
estético. Existem culturas heterogêneas, contraditórias no interior de
um mesmo país. E, para agravar o quadro mental dos simples, o que passa
por "cultura americana" é, na verdade, o resultado do contributo de
diferentes artistas, de diferentes partes do mundo, com diferentes
sensibilidades, que partiram em busca do seu espaço.
Aconteceu na primeira metade do século 20, e Joseph Horowitz é
primoroso em cartografar esse fenômeno. A Europa não teve vida fácil
com totalitarismos políticos e duas guerras mortíferas? Fato. Mas a
desgraça de uns, às vezes, é uma benesse para outros, e as turbulências
européias levaram milhares de artistas e intelectuais para os EUA, uma
experiência que, em solo relativamente virgem, permitiu um renascimento
artístico que dura até hoje.
Horowitz é particularmente entusiasta de George Balanchine, o exilado russo que encontrou nos "belos
corpos americanos" a matéria-prima do seu balé americano: uma dança poderosamente atlética e vital.
Mas não só Balanchine. O cinema de Hollywood (reinventado por Murnau ou
Fritz Lang e servido pelos rostos de Garbo ou Dietrich), a literatura
de Nabokov, as composições de Varèse e até a cenografia de Boris
Aronson atestam a multiplicidade cosmopolita da América.
Escusado será dizer que este influxo de sangue mundial continua até
hoje. Não apenas por que os Estados Unidos continuam a ser porta de
entrada para artistas do mundo inteiro. Mas por que os próprios
americanos "de raiz", aqueles que presumivelmente representam a
"cultura americana", não existiriam sem a forte presença do mundo neles
próprios. Não existiria Woody Allen sem Bergman; Marlon Brando sem
Stanislavski; Stephen Sondheim sem Ravel ou Berlioz.
Não é a "cultura americana" que
domina o mundo. Ironicamente,
talvez seja o mundo que forma e
transforma a "cultura americana".
E o filme? Ah, o filme. Durante
meses fui resistindo. Valeria a pena
assistir a "Tropa de Elite", o filme de
José Padilha que venceu em Berlim
e deu polêmica no Brasil? Confesso:
não sou cliente de filmes que procuram explicar o crime com a pobreza,
uma tese que sempre me pareceu
ofensiva para gente pobre, mas honrada. Um pobre não é, por definição,
um assassino.
Erro meu. O filme de Padilha surpreende. E uma seqüência é a "chave" para entender a obra: quando os
universitários discutem, com aprovação do professor, "Vigiar e Punir",
o estudo de Foucault sobre o sistema prisional como instrumento de
submissão e poder. Toda a gente
aplaude Foucault, transplantando
as suas teses para o Rio dos nossos
dias: a polícia é a face da repressão,
os criminosos são vítimas e etc.
No meio dessa orgia de irracionalismo, é Matias, o policial-estudante
que fala com experiência, quem coloca as coisas na sua devida
proporção: os bandidos são bandidos; alguns policiais são corruptos;
mas a fonte do mal está em meninos de classe média ou alta que
"romantizam" a marginalidade e, ao mesmo tempo, alimentam o tráfico.
Silêncio na turma. E aplauso em mim. "Tropa de Elite" é o filme mais
adulto que vi no moderno cinema brasileiro. Bendita seja a doença!

[/quote] 

 

Foto de Odnanref

Eu já estava indo lá na Folha fazer o favor, mas o Leão foi mais rápido. O Coutinho falou pouco sobre o filme, mas o essencial. Até agora não assisti ao filme porque antes só vi críticas 'negativas', mas, provavelmente, dos críticos errados.

Até a leitura do texto supra-citado, corroborava a opinião de que Tropa é mais um filminho pop para pessoas sem cabeça. Mas, parece ser justamente o contrário (espero). Talvez continue popular, mas com algo a acrescentar. Tomara que não precise de uma gripe para ver o filme.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Stryder

Eu não curti tanto o filme quanto o pessoal aqui do fórum e o Coutinho. Nessa hora do discurso do Matias ownando os estudantes que leram Foucault, por exemplo, minha reação foi de riso (não da ownada nos estudantes, mas do discurso. Achei bobo, óbvio e pouco inteligente. É como uma dessas propagandas do governo contra as drogas etc.).

Outra coisa que me incomodou muito no filme foi a voz do Capitão narrando tudo. TUDO! Ele praticamente esfrega tudo na sua cara, e tudo que não é necessário. Por exemplo, quando ele fala que estava em dúvida sobre dois homens para ser seu sucessor, então ele descreve o temperamento dos caras sendo que você está vendo o temperamento deles: ninguém precisa te dizer que um é meio afobado e o outro é todo meticuloso quando você tem a oportunidade de ver isso.

Sobre a crítica do JP Coutinho: dizer que " 'Tropa de Elite' é o filme mais
adulto que vi no moderno cinema brasileiro" não é grande coisa comparando a concorrência. E ele sabe disso, por isso não elogiou o filme a nível geral.

Foto de Bennett

Tropa nem a pau é o "filme mais adulto do cinema moderno brasileiro". É um filme que tem seus méritos, e que também tem muitos problemas, chegando a ser infantil em alguns momentos, como o Stryder apontou.

Foto de lucci

eu achei o morte e vida severina mais adulto :)

serio.

Foto de Odnanref

O Zé Padilha já tá elaborando, junto do ex-capitão do Bope (Rodrigo Pimental), o roteiro para a sequência de Tropa de Elite. Desta vez, a inspiração é em um fato: jornalista que se infiltrou no treinamento da PM para realizar uma reportagem.

Pelo menos este é mais esperto e não se infiltrou no lado dos bandidos, como fez o R.i.p. Tim Lopes.

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Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Ray J

Rubens Ewald Filho escreveu um belo artigo sobre o filme em seu blog. Vale a leitura.

http://blogs.r7.com/rubens-ewald-filho/2009/12/10/tropa-de-elite-na-record/

Saudações
Ray Jackson