Os Caçadores de Piça
Duas cabras estavam comendo os rolos de um filme baseado num romance.
Uma delas pergunta “como está o seu?” e a outra responde “eu já comi o livro e é bem melhor”.
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O livro:
Dois infanti-miguxos afegãos soltadores de pipa terminam a amizade de forma trágica. Daí a Rússia inavade o Afeganistão, o miguxo rico vai pros States e o miguxo pobre já tinha sumido faz tempo. Uns 20 anos se passam e...
Seus bichas, podem confessar que leram o livro e depois ainda compraram a edição ilustrada só pra ver a foto do Hassan!! Não é nenhuma vergonha curtir um best-seller. Ruim é gostar de best-sellers ruins.
É o caso? Bom, cada um sabe do que gosta.
Vou dizer que é clichê como poucos livros que li ultimamente; o autor, Khaled Hosseini, não perde uma chance de agarrar o lugar comum, a frase de efeito, o melodrama e os macetes da “escrita criativa”. Ele é afegão da gema, mas escreve como se fosse um fanfic do Capitão América, o mais dado a cair em todas as armadilhas do storyteller que existem.
Tem até a frase que fica sendo repetida o livro todo. Chegou-se a esse ponto.
Aqui, o clichê é tão grande que existem duas frases dessas.
Dói nos olhos de quem é leitor profissional.
E fisga nas primeiras linhas o leitor ocasional.
Na página vinte você já sabe quem vai ser o vilão do final do livro. (achei que iam usar lápis de olho nele, mas não foram tão longe)
Mas a história é boa, boa MESMO, num cenário semi-virgem para nós, macaquitos, e esse é o carisma do livro, tanto para profissionais quanto para ocasionais.
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O filme:
Harry Potter, O Código Da Vinci, O Senhor dos Anéis... todos enfrentaram as mesmas críticas: cortar personagens e resumir a história.
A dificuldade para os produtores deve ter sido que 80% deste livro é contado pelo narrador onisciente, e ele fala mais do interior dos personagens do que da trama. Difícil transformar isso em cenas e ao mesmo tempo ficar com um filme de menos de 4 horas.
Agora que já li o livro não consigo imaginar como se sente quem não leu, mas acho que ou se vai entender muito pouo, ou será como ver um episódio de série de televisão, bastante raso e cheio de assuntos pendentes.
Em O Caçador de Pipas o trabalho de açougueiro foi brutal, o caras cortaram muito, correram muito, suprimiram muito! O que no livro se passa ao longo de muuuuuuuuito tempo, no filme é quase uma sucessão de esquetes.
A música é demais! A MÚSICA É DEMAIS! Acho que ganhou o Globo de Ouro (mas quem ligou pro Globo de Ouro desse ano?). A dos créditos, principalmente.
Créditos, aliás, que parecem aquele trailer de Street Fighter 4, a câmera viajando no meio de umas aquarelas. Boniteza demás!
O atores com mais tempo de tela são os mais canastras.
Boa coisa é que a o ator mirim que faz o protagonista tem uma cara só, mas ela é ideal pro personagem. Sabe aquela criança chata, irritada, mimada, fresca, meio alienada, meio monga? Então.
Depois ele cresce e deixa de ser babaca, e o ator adulto ajuda muito mais nisso.
No livro o pai do garoto é uma força, imenso, ético, uma presença e tanto. No filme é tipo o Jeremy Irons depois de escorregar no banheiro. Bleh.
O vilão, no livro, tem toda a pinta de Jared Leto com lápis preto no olho e lambendo suas vítimas enquanto fala com seu adversário. Mas não rolou. Ele apenas ficou maaais clichê e maaais babaca que no livro.
A divulgação do filme tá meio fraquinha, mas existe uma badalada e aguardada cena forte envolvendo uma das crianças. No livro, pra mim, é clichê. No filme ficou inócua como leite desnatado.
Acho que quem não leu o livro e não ouviu falar da cena mal vai se dar conta.
Bom, vale mais a pena ler o livro que ver o filme, mas tanto um como outro valem bem mais que os livros do Dan Brown. Se você gostou deles, porquê não deste aqui?
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(Sem título)
Bennett escreveu:
[quote=Bennett] [/quote]
É achei que ia ser um lance desses, porquê no livro é um lance bem assim, malvadão no máximo, risada maligna, bater nos próprios capangas, essas coisas. E afetadão. E porra louca.
Tipo o Nicolas Cage e John Travolta em A Outra Face
O Dougray Scott em Missão Impossível 2 (aaaargh!)
Ou o Bennet em Comando Para Matar
Ou o Victor Kruger em Highlander
Mas não foi nada disso, o cara ficou bem árabe zen, e foi como se o Rocky derrotasse o Drago no segundo round.
E confirmando previsões, minha mãe, que é bem atenta, nem tinha percebido que o vilão do começo do filme era o mesmo vilão do final do filme, mesmo com os diálogos.
Tá faltando Billy Zane
Tá faltando Billy Zane neste tópico.
Fabio Negro, o que você
Fabio Negro, o que você achou do Aranha vender a alma para o Diabo em troca da vida da Tia May?
Bennett escreveu:Fabio
[quote=Bennett]Fabio Negro, o que você achou do Aranha vender a alma para o Diabo em troca da vida da Tia May? [/quote]
Homem-Aranha, pra mim, morreu na Saga do Clone, ainda nos anos 90, a década que não acabou (pelo menos nos quadrinhos).
Eu ainda acompanhava as notícias, mas quando esse mesmo escritor, o J. Michael Straczinsky (criador do Babylon 5) inventou que na verdade o poder do Homem-Aranha era totêmico, e que ele fazia parte de uma looonga linhagem de Homens-Aranha... aí, fudeu. Parei.
Só voltei a ler notinhas sobre o Homem-Aranha agora - não estou cotando as participações dele em Guerra Civil.
Acho que tentaram desfazar várias cagadas:
poder totêmico;
teia orgânica;
Mary Jane e Peter Parker tiveram um filha que foi roubada, e ele nem foi atrás.
Tia May sabia da identidade do Aranha há anos e não disse nada;
ressurreição da Tia May (morreu numa história que poderia ter sido um clássico)
ressurreição do Norman Osborne/Duende Verde (morte clássica);
ressurreição da Gwen Stacy (morte clássica);
Gwen Stacy engravidou do Norman Osborne e teve gêmeos antes de morrer;
Aranha com super-armadura tecnológica;
Aranha se demite do Clarim Diário;
Aranha professor em tempo integral;
Aranha revela a identidade secreta para o mundo todo;
Pra isso fizeram essa cagada maior.
O cara mais popular dos quadrinhos é o mais maltratado há quase 20 anos.
Eu só voltaria a ser leitor se o Todd McFarlane voltasse a ser roteirista/desenhista,
ou se John Romita Sr., o Norman Rockwell dos quadrinhos, assumisse novamente os desenhos.
Como isso nãovai acontecer, fico aqui de longe, vendo essa sucessão inacreditável de cagadas.
Pô, fiquei chateado...
Eu já sabia de todas essas
Eu já sabia de todas essas cagadas, mas ainda não tinha visto todas elas listadas assim. De fato, é cagada que não acaba mais.
O problema é que, se o cara só escreve histórias descartáveis, que não acrescentam nada ao personagem, ele é fraco e esquecível. Daí os roteiristas querem sair com alguma história memorável, que efetivamente tenha alguma repercussão na história do personagem, e me aparecem com essas cagadas.
Mas, verdade seja dita, é um verdadeiro beco sem saída. O Batman tem uns 70 anos de existência, o Homem Aranha tem uns 40, não dá para manter esses caras com o mesmo status quo por tanto tempo. Por outro lado, qualquer mudança mais drástica acaba sendo criticada. Claro que isso não justifica a quantidade de merda que tem sido feita com personagens como o Homem Aranha nos últimos tempos, mas demonstra que não é mole ser roteirista de personagens com uma mitologia tão grande.
Não faço questão de roteiristas específicos, basta que boas histórias sejam contadas para me atrair. Até por isso, voltei a ler o Aranha Ultimate, que pelo menos manteve a coerência durante os anos, e, apesar de ter uns altos e baixos, continua interessante na média. O mesmo vale (até mais) para Invincible, que é seguramente o melhor gibi de Super Herói no mercado atualmente. E tem aquela "vibe" de Aranha das antigas, vale a pena conferir.
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Falta de Esculhambação
Nas HQs dá pra acompanhar
Nas HQs dá pra acompanhar uns roteiristas sem grandes sustos, como o Warren Ellis.
Planetary e Autorithy são umas da smelhroes coisas dos quadrinhos desse novo século (adoro falar assim).
Tem coisa boa ainda na DC e
Tem coisa boa ainda na DC e na Marvel.
Fables da DC é divertido.
Na Marvel deve ter algum título legal, não conheço nenhum, mas que deve ter tem.
Quanto ao filme, o post do FN foi revelador pra mim, eu achava que esse Caçador de Pipas era um livro de auto-ajudo tipo Quem mexeu no meu queijo, ou Pai rico pai pobre.
Eu achava que o filme era algo estilo Quem somos nós ou O segredo.
Mas é filme com história, mocinho, vilão, começo, meio e fim.
Vou assistir.
Fables é muito bom, mas eu
Fables é muito bom, mas eu acho Vertigo um universo à parte no interior da DC.
Verdade. Planetary e
Verdade.
Planetary e Authority também são da DC.
ou a DC já se desfez da WildStorm?
O livro já não é grande
O livro já não é grande coisa. O filme então, pior ainda. E eu gosto do Forster.
Infelizmente vi esse filme
Infelizmente vi esse filme e estou cho-ca-do, é tão ruim que me fez arrancar os cabelos, o pior de tudo é ser quase todo falado em afegão, a minha vontade era de levar uma bombinha (dessas de festa junina) pra estourar no meio da sessão e gritar: "VCS NÃO GOSTAM DE ARABES? ENTÃO TOMA BOOOOOMBAAAAAA!!!!!!!" Ia ser uma pegadinha estilo Ivo Holanda, pois a ruindade desse filme merece um ato político, uma performance artística.
É tanta coisa ruim que eu nem sei por onde começar, minha cabeça dói, tudo nesse filme me ofendeu, dos créditos iniciais aos finais (incluindo os letreiros).
A história é de uma ruindade comovente, a cena do garoto sendo ESTUPRADO depois andando meio travado, com o cu pingando sangue, me fez rir alto, a cena da romã, idem, o público do cinema reclamou, mas eu não consegui me controlar. Eu não merecia isso, tem cenas tão caricatas que parecia uma comédia.
E aquela cena dele metendo a estilingada no olho do Brizola???!?!? Não não não não. É muita coisa ruim pra uma pessoa só, eu não aguento. Parece um capítulo daquela novela "O Clone", incluindo O CLONE! Pois o filho do cara é igualzinho a ele. As cenas dos árabes dançando me fizeram pegar nojo da humanidade, um povo que dança daquele jeito não pode ser feliz.
Olha um dos diálogo do filme "O Taliban destruiu tudo que tínhamos, proibiram até as pipas!"
?
hauhauahauh
Meu DEUS! Tira esse filme da minha cabeça! Senhor, faça com que eu esqueça! Pois não sois digno de tamanha aberração!
Nota 1,62
Breguice 10!!!!!!!!!!!!!!
Chuck 3 (a cena do cara lutando é deprimente, me lembrou disso)
Punha 0 (fala sério, ne?)
quase nada escreveu: A
[quote=quase nada]
A história é de uma ruindade comovente, a cena do garoto sendo ESTUPRADO depois andando meio travado, com o cu pingando sangue, me fez rir alto, a cena da romã, idem,
[/quote]
Essa da romã é um terror, putaqueopariu, nem o Cirilo chegou a faze isso em Carrossel.
Pô, mas eu tava evitando a fadiga do spoiler, mas já que citou: a cena no livro é forte, ou pelo menos parece que o moleque levou curra de um pônei.
Só que editaram o filme como se fosse Rocky 5, onde socos de 4 metros de distância foram editados pra parecer que o ator errou só por 1,80 de distância.
A pica passou longe da infanto-bunda do outro, nem bombar eles sabiam.
Fico imaginando o que o diretor falar pra um ator mirim numa cena dessas. "Você vai fingir que ele te deitou no chão pra roubar a bolinha de gude que está no seu bolso de trás".
[quote=quase nada]
Nota 1,62
Breguice 10!!!!!!!!!!!!!!
Chuck 3 (a cena do cara lutando é deprimente, me lembrou disso)
Punha 0 (fala sério, ne?)
[/quote]
-A cena do afegão contra o russo estrupador também foi duro de passar pelo meu reto, ficou faltando aparecer um cromakey da bandeira da Liga Árabe atrás do cara.
-Eu faria um pigtail com a esposa do cara crescido, e na festa de casamento tem uma bocuda que poderia beijar o meu cuco maluco.
Me expliquem a cena da romã.
Me expliquem a cena da romã.
O moleque-patrãozinho
O moleque-patrãozinho venceu o campeonato de pipas mais ridículo da Terra.
O moleque-empregado saiu correndo pra capturar a pipa taiada, como troféu pro patrãozinho.
Ele pega a pipa numa quebrada, lá, mas o mini-vilão aparece e quer a pipa pra ele. O moleque-empregado é fiel, representada a fidelidade e a amizade pura do filme - não entrega.
O mini-vilão pega o moleque-empregado e curra ele bem na hora em que o moleque-patrãozinho aparece e vê tudo - é a trama de culpa-a-ser-redimida.
Mas antes dessa passagem de tempo, eles se encontram tipo na romãzeira da amizade, o cantinho especial deles. O empregado sabe que o patrão viu tudo, mas não toca no assunto.
A culpa cresce no coração de menino do patrãozinho, que cata umas romãs e começa a tacar no amigo-empregado gritando "Reaja! Vamos, reaja!". O empregado pega uma romã do chão, faz uma pausa dramática, lança um olhar profundo, dá uns passos a frente para ficar face a face com o patrãozinho. Então ele esmaga uma romã contra a própria testa. Se retira do Cantinho da Amizade em silêncio, um gigante da moralidade e do perdão.
A culpa no coração do patrãozinho não conhecerá limites, a partir de agora.
Que coisa mais cretina.
Que coisa mais cretina.
Se você visse o
Se você visse o filme...
O que eu acho engraçado é que uma porrada imensa de filmes e livros do séculko XXI usam o expediente da sodomia. Porquê enfiar o pau num outro cara é "ensinar uma lição"? Putcha lance de boiola!
Que aconteceu com cortar a orelha ou seqüestrar a namorada do adversário?
Fui ler a sinopse com
Fui ler a sinopse com spoilers desse livro na Wikipedia, e mano, é uma das histórias mais ridículas que eu já li na vida.
Mas o livro é bacanete,
Mas o livro é bacanete, embora seja, de longe, o best-seller que mais ofendeu a minha sensibilidade literária.
Imagina um cara que só assista coisas do nível de Comando Para Matar, Hudson Hawk e Stallone Cobra, e depois resolva fazer um filme sobre o Império Medo-Persa.
O cara que escreveu esse livro é afegão, e tenta dar todo um panorama sobre a vida lá antes do Talibã - isso como pano de fundo. E consegue!
O "pano de frente" é ridículo, é BESTÃO!
O pano de fundo é beeeeem da hora, envorve e massageia. Faz valer o livro.
No filme, esse pano de fundo não teve nem 0,3% de uso, o que me deixou choroso.
Depois de saber da trama,
Depois de saber da trama, sabe quando eu vou ler esse livr? Então...
Mas se cair no Vestibular
Mas se cair no Vestibular cê tá fudido!
Quem Mexeu no Meu Queijo? caiu!
Sério isso?
Sério isso?
Caiu uma questão do livro
Caiu uma questão do livro num vestibular recente ou entrou como leitura obrigatória, não lembro qual dos dois.
Melhor já ir entudando O Código da Vinci.
Outro problema são as
Outro problema são as cenas envolvendo as pipas, tem uma de meia hora, toda mal feita, parecendo uma perseguição com caças F16. Não sei se é muito emocionante ver um campeonato de pipa, eu pediria pra polícia passar com um camburão e prender todos aqueles vagabundos, vão soltar pipa na cadeia.
Tem centenas de coisas que me incomodaram, uma delas é que o cara fica chamando o pai de "Baba", é "Baba" pra qui, "Baba" pra lá. "Baba, to indo soltar pipa"; "Baba, roubaram meu relógio"; "Baba, eu to com medo". Eu tentei aturar aquilo, mas toda vez que eu ouvia um "Baba" minha vontade era de ir embora e bater em alguém. Eu que tava babando (de raiva)
Fabio Negro escreveu:O
[quote=Fabio Negro]O moleque-patrãozinho venceu o campeonato de pipas mais ridículo da Terra.
O moleque-empregado saiu correndo pra capturar a pipa taiada, como troféu pro patrãozinho.
Ele pega a pipa numa quebrada, lá, mas o mini-vilão aparece e quer a pipa pra ele. O moleque-empregado é fiel, representada a fidelidade e a amizade pura do filme - não entrega.
O mini-vilão pega o moleque-empregado e curra ele bem na hora em que o moleque-patrãozinho aparece e vê tudo - é a trama de culpa-a-ser-redimida.
Mas antes dessa passagem de tempo, eles se encontram tipo na romãzeira da amizade, o cantinho especial deles. O empregado sabe que o patrão viu tudo, mas não toca no assunto.
A culpa cresce no coração de menino do patrãozinho, que cata umas romãs e começa a tacar no amigo-empregado gritando "Reaja! Vamos, reaja!". O empregado pega uma romã do chão, faz uma pausa dramática, lança um olhar profundo, dá uns passos a frente para ficar face a face com o patrãozinho. Então ele esmaga uma romã contra a própria testa. Se retira do Cantinho da Amizade em silêncio, um gigante da moralidade e do perdão.
A culpa no coração do patrãozinho não conhecerá limites, a partir de agora. [/quote]
A trilha sonora desse campeonato deveria ser aquela música do Conjunto Super-Bacana.
Tá com medo tabaréu, é de linha de carretel
Tá com medo tabaréu, é de linha de carretel.
Você encosta, ela estica tira a mão da minha pipa que eu quero soltar, chega prá lá , assim não dá, minha pipa é voadora minha pipa tá no ar,
Há há há minha pipa tá no ar, há há há minha pipa tá no ar.
Têm rabo grande , e linha grossa , com meu cerol, não há quem possa, não encosta não encosta , com meu cerol não há quem possa.
Tá com medo tabaréu , é de linha de carretel
Tá com medo tabarél, é de linha de carretel.
Eu cortaria TODAS as cenas
Eu cortaria TODAS as cenas aéreas com as pipas.
A cada post que vocês
A cada post que vocês fazem, minha vontade - que já era inexistente - de ver esse filme diminui ainda mais.
O mais triste dessa
O mais triste dessa história é que esse diretor será o do próximo 007, Quantum of Solace, que já estréia no final desse ano.
To achando que esse Marc Forster vai re-enviadar o 007.
Ele parece o Hitman:
Mas o Marc Forster é um bom
Mas o Marc Forster é um bom diretor. O problema do Caçador de Piças parece ser inteiramente do material de origem.
Ele é um bom diretor: de
Ele é um bom diretor: de dramas.
Eu imagino ele fazendo um
Eu imagino ele fazendo um bom Bond só com base no primor técnico de Stay (um filme que entretanto tem um roteiro chupinhado de Jacob's Ladder).
Mas ele já fez um filme
Mas ele já fez um filme soporífero com uma das três atrizes mais bonitas do universo (na atualidade), o Em Busca da Terra do Nunca.
Um cara que raspa a cabeça - e parece uma glande gigante - e dirige um filme desses, pode crer: vai aviadar o que for.
Ainda mais que o Daniel Craig é um dos gays mais héteros de Hollywood. Não engulo esse cara! (nem cuspo)
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N'O Caçador de Pipas rola até co-pilotagem de pipa.
Se um moleque ficasse do meu lado mandando coordenada de pipa enquanto eu tou tirando relo, eu descia o chicote da rabiola, com uma gilete, e decepava a orelha dele.
Filho da puta, que mané "agora manda tudo pra esquerda", o quê!
Bennett escreveu:Mas o Marc
[quote=Bennett]Mas o Marc Forster é um bom diretor. O problema do Caçador de Piças parece ser inteiramente do material de origem. [/quote]
Não é um livro tão ruim. É superestimado mas não é ruim igual um Paulo Coelho. O cara é meio generico mas no geral escreve bem. Acho que o pessoal malha demais o livro por ter sido um Best Seller e tal.
O cara consegue passar bem o pano de fundo sobre a situação historica do afeganistão sem fazer um livro sobre política. Isso é legal. A historia principal que é meio bba e genérica. O foda é que o filme acaba ficando focado na Historia ao invez de focar na ambientação e na... digamos essência das personagens. Acho que os Cohen teriam feito um filme melhor. Ou até o Ang Lee
huhahahusfg Isso mesmo,
huhahahusfg
Isso mesmo, tem até co-piloto de pipa nesse filme!
Fabio Negro escreveu:Mas o
[quote=Fabio Negro]Mas o livro é bacanete, embora seja, de longe, o best-seller que mais ofendeu a minha sensibilidade literária.
Imagina um cara que só assista coisas do nível de Comando Para Matar, Hudson Hawk e Stallone Cobra, e depois resolva fazer um filme sobre o Império Medo-Persa.
[/quote]
Como assim "do nível de Comando para Matar"? O que você está insinuando?
Fabio Negro escreveu:Mas se
[quote=Fabio Negro]Mas se cair no Vestibular cê tá fudido!
Quem Mexeu no Meu Queijo? caiu! [/quote]
o pais está perdido.
li estes dias que em um concurso publico perguntaram coisas sobre o BBB8 e separacoes dos globais.