Estraguei meu gosto por cinema...
Fudeu. Agora fudeu tudo.
Pode vir o Quase Nada e escrever qualquer besteira aqui, mas depois de uma sessão de 4 filmes seguidos do Andrei Tarkovsky e minha visão mudou absurdamente.
O único filme dele que eu havia visto era Solarys, e isso foi há muito tempo, antes de eu conseguir realmente formar alguma opinião técnica e pessoal sobre a arte do cinema, e eu me lembro de ter achado muito chato e arrastado, talvez por isso eu nunca mais procurei ver algo dele.
Ai revi Amor Eterno, do Jeunet, e me lembrei da cena mais bonita do filme, a que um dos personagens recebe a visita de dois soldados para recrutá-lo, ele está em uma carroça com a família e uma lufada de vento faz um movimento incrível sobre a relva. Lindíssima, vale o filme esse minuto. Ai, revendo com o comentário do diretor ele simplesmente diz "Cena de Mirror, de Tarkovsky".
Tive uma visão, fui na net e baixei cinco filmes do russo: Zerkalo (The MIrror), Ivanovo Detstvo (Childhood of Ivan), Stalker, Solarys e Ubijtsi, um curta da época de estudante do sujeito (onde ele co-dirige). E baixar esses filmes foi uma das melhores coisas que eu já fiz até hoje na internet.
O início de Stalker é simplesmente assustador, chutou a bunda de qualquer Kubrick, Jeunet, Gilliam (quando faz alguma coisa direito) e qualquer outro diretor que tem o poder de delirar artisticamente, acima dos comuns, e destruiu na minha cabeça qualquer referência que eu pudesse ter. Kurosawa era Deus, Tarkovsky fudeu com tudo.
Zerkalo tem a narrativa mais inesperada que eu já vi, as idéias mais elaboradas. Solarys é extremamente devagar, mas parece que dura muito menos que o do Soderbergh (que tem 99 minutos, contra 165 do original), e é íntimo como poucos filmes. Ivanovo Detstvo é puro, belo, simples, tocante e não se perde um pedacinho de técnica nessa emoção. São filmes trintões, quarentões, mas que não tem concorrentes í altura mesmo nessa nossa época digital, que possibilita (e pelo visto empaca e limita) a expansão da criatividade sem limites.
Desculpe, estou maravilhado e provavelmente isso afetou minha percepção, mas que momentos lindos eu passei. Quando eu me lembro de cenas como a pena em Forrest Gump, o saquinho em Beleza Americana ou a menina de vermelho em A Lista de Schindler eu penso o quão limitado é o cinema americano ao tentar subliminar a natureza e as emoções humanas.
Bem, o Mizuka disse que não se pode começar uma crítica assim, então vou terminar essa declaração assim: É maravilhosa, a sensação de apaixonar-se novamente pelo cinema.
- Login para postar comentários
Tá, agora passa o telefone
Tá, agora passa o telefone do fornecedor pra nós. Essa veio da Colombia ou da Bolivia? :)
É
É russo.
-----------
Rodolfo Castrezana
Conhece o OMEdI?
--
Rodolfo Castrezana
Nerd Rabugento
DROGA!! Agora vou ser
DROGA!! Agora vou ser obrigado a assistir ao menos um destes. Castrezana maldito
terenzi wrote:DROGA!! Agora
[quote=terenzi]DROGA!! Agora vou ser obrigado a assistir ao menos um destes. Castrezana maldito[/quote]
Zerkalo ou Stalker. Comece com um desses.
--
Rodolfo Castrezana
Nerd Rabugento
Castrezana wrote:Fudeu.
[quote=Castrezana]Fudeu. Agora fudeu tudo.
Pode vir o Quase Nada e escrever qualquer besteira aqui, mas depois de uma sessão de 4 filmes seguidos do Andrei Tarkovsky e minha visão mudou absurdamente.[/quote]
Você viu os 4 em seguida?
*medo*
Castrezana wrote:terenzi
[quote=Castrezana][quote=terenzi]DROGA!! Agora vou ser obrigado a assistir ao menos um destes. Castrezana maldito[/quote]
Zerkalo ou Stalker. Comece com um desses.[/quote]
Stalker é bem elogiado e lembro que a crítica dizia que o filme nem parecia do Tarcovsky (Não era chato)
Bennett wrote:Você viu os 4
[quote=Bennett]Você viu os 4 em seguida?
*medo*[/quote]
Sim. Imagina como eu fiquei no domingo á noite.
--
Rodolfo Castrezana
Nerd Rabugento
Em transe.
Em transe.
Foi a melhor viagem que já
Foi a melhor viagem que já tive.
-----------
Rodolfo Castrezana
Conhece o OMEdI?
--
Rodolfo Castrezana
Nerd Rabugento
Faz sentido, afinal, tu que
Faz sentido, afinal, tu que é cabeleleiro tem mesmo que gostar de filmes "CABEí‡A".
UHAUHAUH
quase nada wrote:Faz
[quote=quase nada]Faz sentido, afinal, tu que é cabeleleiro tem mesmo que gostar de filmes "CABEí‡A".
UHAUHAUH[/quote]
Hm.
--
Rodolfo Castrezana
Nerd Rabugento
Mesmo sem nunca ter visto um
Mesmo sem nunca ter visto um filme sequer do Tarkovsky eu assisti um documentário do Chris Marker sobre ele nos seu últimos dias de vida que me deixou com bastante vontade de conhecer seu trabalho mas acabei não correndo atrás dos filmes. Agora eu vou..
Castrezana wrote: Pode vir
[quote=Castrezana]Pode vir o Quase Nada e escrever qualquer besteira aqui, mas depois de uma sessão de 4 filmes seguidos do Andrei Tarkovsky e minha visão mudou absurdamente.[/quote]
Bem, eu nunca vi nenhum filme do Tarkovsky, justamente porque me diziam que era chaaato... mas já vi dois filmes ótimos do Theo Angelopoulos, que dizem que é discípulo dele...
...e já li também os poemas do pai dele, Arseny Alexandrovich Tarkovsky, que são foderosos, e segundo soube inspiraram algumas coisas da obra do filho.
Vou dar uma olhada no Stalker, que já me disseram que é o melhor dele.
Meu blog
Marcus Pessoa wrote: ...e
[quote=Marcus Pessoa]...e já li também os poemas do pai dele, Arseny Alexandrovich Tarkovsky, que são foderosos, e segundo soube inspiraram algumas coisas da obra do filho.[/quote]
Em Zerkalo tem vários poemas do pai dele pelo filme, narrados pelo próprio.
-----------
Rodolfo Castrezana
Conhece o OMEdI?
--
Rodolfo Castrezana
Nerd Rabugento
Onde baixou os filmes? Tem
Onde baixou os filmes? Tem leg tb?
Ramires wrote: Onde baixou
[quote=Ramires]Onde baixou os filmes? Tem leg tb?[/quote]
Baixei em torrents, sai caçando pela net. Todos com legendas em inglês.
-----------
Rodolfo Castrezana
Conhece o OMEdI?
--
Rodolfo Castrezana
Nerd Rabugento
Num teria esses benditos
Num teria esses benditos .torrents ainda?! :) Ou os links?
Procurei no ISOHUNT e MININOVA, mas nao achei.
eMule
eMule
Depois que acostuma com
Depois que acostuma com torrents, é foda ter saco pra ficar em emule :(
É nada. Eu ainda uso muito
É nada. Eu ainda uso muito a Mula, tem coisas que você só acha por lá mesmo. Acabei de pegar um disco da Nina Simone que eu estava procurando há anos, e tinha lá com umas 5 fontes (demorou um dia só). Agora que eu tenho conexão razoável, deixo o µtorrent e eMule ligados ao mesmo tempo (este último com limite de 10kbps para upload), e nem sinto a demora do eMule (que dependendo do arquivo, sequer existe).
Bennett wrote: Eu ainda uso
[quote=Bennett]Eu ainda uso muito a Mula, tem coisas que você só acha por lá mesmo.[/quote]
Eu também uso bastante. Quando é filme antigo, nem chego a procurar torrents, vou direto para a mula mesmo -- que, diga-se de passagem, está cada vez melhor.
Meu blog
Maldita curiosidade!!!
Maldita curiosidade!!! Passei na locadora e achei o Zerkalo e Stalker (tinha Solaris também, mas deixei pra outra vez), vou assistir no feriadão.
Aproveitei e peguei Morangos Silvestres do Bergman e Contatos Imediatos do Spielberg! ;)
Nossa Ramires, essa
Nossa Ramires, essa seleção é equivalente a umas 6 caixas de Valium.
AHUAHUHUHUAUHUAH Foda foi a
AHUAHUHUHUAUHUAH
Foda foi a cara da minha namorada me vendo escolher os filmes...
Mas voltando a eles, comecei a ver o Morangos Silvestres agora a noite, mas tive que parar, vou assisti-lo amanha, com calma. Mas adianto que a imagem e som estão ótimos, é a edição de colecionador, com som Dolby.
Ramires wrote: Maldita
[quote=Ramires]Maldita curiosidade!!! Passei na locadora e achei o Zerkalo e Stalker (tinha Solaris também, mas deixei pra outra vez), vou assistir no feriadão.
Aproveitei e peguei Morangos Silvestres do Bergman e Contatos Imediatos do Spielberg! ;)[/quote]
E ai? E ai?
-----------
Rodolfo Castrezana
Conhece o OMEdI?
--
Rodolfo Castrezana
Nerd Rabugento
Castrezana wrote: E ai? E
[quote=Castrezana]
E ai? E ai?
-----------
Rodolfo Castrezana[/quote]
Cara, Zerkalo foi meio pesado...não acompanhei direito, me perdi algumas vezes, mas não dormi nenhuma vez!
Achei do caralho a cena final, e notei a inspiração do diretor do Eterno Amor (só que a do Zerkalo deve ter sido foda de filmar, aquilo lá é real mesmo!!!)
Terei de ver novamente, pra assimilar melhor, mas ao menos não dormir um segundo sequer.
Já o Stalker desceu beeem melhor, acho que por fluir mais e o próprio tema me interessou bastante (fiquei morto de curioso pra conhecer a "ZONA"), o filme é muuuito bonito, as cenas do bar são belíssimas e várias outras na Zona, como aquela próxima do QUARTO, em que eles três estão sentados e papeando, e a sala começa a mudar de cor, fudida de LINDA.
Fiquei com medo da filha do Stalker! ;)
Já Morangos Silvestres foi o melhor que achei, dos que aluguei. Já tinha visto um filme do Bergman antes (O Sétimo Selo), mas faz tempo e não me lembro muito e também era mais moleque, acho que não assimilei muito bem, me lembrava direto de Bill e Teddy!!! Mas ADOREI esse filme. Sei lá, simpatizei com o tiozinho, gosto de velhos, então o negócio já tinha tudo pra dar certo.
As atuações estão muito boas, tanto do Victor Sjí¶strí¶m como da Bibi Andersson, por falar em mulher, só tem mulher bonita na Suécia?!!? PQP!
Rodolfo, valeu ae pela dica, gostei bastante! Do cinema russo só tinha assisto do Encouraçado Potenkim e gostei desses dois, depois vou alugar o Solaris. Mas fica a dica do Morangos Silvestres (Smultronstí¤llet), tem uma versão remasterelizada que tá com uma ótima qualidade de imagem e som.