Metroid Prime 3: Corruption

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MUITO, MUITO bom jogo.

Provavelmente a melhor coisa no Wii neste momento, e os controles de fato ficaram uma coisa além de espetacular. Não há nenhuma dúvida de que são melhores do que dual analog para FPSs, apesar de ainda haver controvérsias se são melhores do que mouse + teclado. Eu pessoalmente prefiro os controles do Wii à combinação clássica de PC, mas consigo entender alguém preferindo os controles tradicionais (não há desculpa, entretanto, para preferir dual analog). Depois do fracasso de Red Steel, Call of Duty 3 e Medal of Honor: Vanguard, sobrou para a Retro Studios mostrar que os controles do Wii são perfeitos para FPSs, e eles definitivamente conseguiram provar que isso é possível. Tem gente reclamando que a Samus demora para virar 180 graus, mas a velocidade é perfeita para Metroid. Em outros jogos, é só eles aumentarem que não há problema. Parece que Medal of Honor: Heroes vai ter controles tão bons quanto ou melhores do que os de Metroid, mas francamente, eu já estou satisfeito.

Em primeiro lugar: não há mais auto-mira, há apenas um lock de área, o que é genial. Você aperta Z e fica com a câmera presa em direção a um alvo, mas tem plena liberdade para mirar onde quiser naquela área, enquanto se movimenta de qualquer maneira. E é possível também abandonar o lock de área e apenas mirar livremente, já que os controles são extremamente precisos. Fica à escolha do jogador. O nunchuk é utilizado não só para movimentar a Samus (via o analog), mas também para usar a grappling beam (você dá um lock em um alvo, joga o nunchuk para a frente, e depois puxa). É muito bacana usar a grappling beam para puxar o escudo de um inimigo e depois meter plasma em cima.

As trocas de visor são feitas apertando-se o "-" e jogando o controle para cima, para a esquerda ou direita. Simples, eficaz, e dá um efeito legal. Movimentos também são utilizados para interagir com o ambiente, como puxar alavancas, girar chaves e apertar botões. Com a sistemática nova de visores, o que era um verdadeiro pé no saco no Gamecube - scanning - agora é simples e fácil de fazer. Não enche o saco e é até bacana. Os controles da morphball também foram bastante simplificados: misericordiosamente você não precisa mais manipular bombas para pular, basta dar uma chacoalhada para cima com o wiimote. Apertando e segurando o "+" você entra em hypermode, que equivale a um modo adrenalina (muito bem costurado na trama), e lança tiros absurdamente detonantes.

O jogo em si é espetacular, e bem mais voltado à ação do que o primeiro (que eu não joguei até o final - também não joguei o segundo, por sinal). Parece que mais para a frente ele fica um pouco mais parecido com o primeiro Prime, mas até agora (duas horas e meia de jogo) é só paulada. E as lutas com os chefes são divinas...o combate com o Meta-Ridley é sensacional, e segundo quem já terminou o jogo, os chefes vão ficando cada vez mais bacanas.

Em relação aos gráficos, é o jogo mais bonito para o Wii até agora (vai perder o trono para Galaxy e Brawl), mas é preciso jogar um pouco de tempo até que os cenários fiquem mais belos (a primeira parte do jogo não impressiona). A única coisa que eu achei meio ruim é que os loadings são disfarçados pelo lag que as portas têm para abrir, e em alguns casos você fica lá parado uns 5 segundos até conseguir entrar na outra área. Mas dos males, é o menor.

Estou com 5% de jogo, farei um post mais detalhado quando terminar.

Foto de quase nada

hyu

Foto de Guybrush Threepwood

Quando o Quase Nada descobrir que a Jessica Alba é fã do Wii, ele vai rever seus conceitos.

Foto de Bennett

Só comprando um Wii para o Quase Nada ter assunto para puxar com a Alba. Acho que vale o investimento, não Quase?

Foto de quase nada

A única coisa que a Alba sabe sobre videogame (assim como 99% das mulheres) é que quem joga é feio, puxar esse assunto seria fatal, acho que o Cash não fez isso.

Sobre o Metroid, o melhor foi o do super nes (mais simples, misterioso, apenas os bons e velhos aliens), depois veio essa série "prime" que ficou "legalzinha" (bem "inha" mesmo).

Esse jogo não me faria comprar um wii, sou contra o wii, depois que dei o gamecube, até fiquei com vontade de jogar o MP 2, mas já era tarde. Dos jogos do Wii, os únicos que me interessaram (um pouco) é esse e Zelda (mesmo sabendo que poderiam muito bem ter saído pra gamecube).

Parece que esse M.Prime 3 é mais fácil, cheio dos mapinhas e etc, atitude bem "wii" dos desenvolvedores. Se a nintendo tivesse pensado grande, investido em tecnologia, eu imagino um metroid com gráficos fodas, Hyper Metroid! Mas isso não acontecerá nessa década. Até lá, o único console que ta na minha fila é o PS3 (seguido de longe pelo 360 [caso saia alguma exclusividade maior, como ninja Gaiden 2 {apesar de eu ainda preferir God of War e Devil May Cry}]). 

 

Foto de Bennett

Eu sou mais fã dos Castlevania à la Metroid, do que dos Metroid 2D. Eu nunca tive saco para jogar nem o primeiro Metroid, nem o Super Metroid. Tive o Metroid 2 de Game Boy também, e joguei pouquíssimas vezes. Da série Prime, eu só joguei o primeiro, que eu achei um bom jogo mas não tive saco de terminar porque os controles me deram um piripaque, êta coisa horrível.

Já esse do Wii é tipo café com chantily. Tem mapinhas, mas os de Cube também tinham. O que ficou mais fácil: controlar a Samus, por causa dos controles do Wii, e o sistema de portos para a nave, que é mais ou menos a mesma coisa que os poderes de teletransporte da monstra-fofa Midna em Twilight Princess. Elimina um monte de backtracking inútil. Aliás, falando em Zelda, esse Prime 3 é praticamente um Zelda 3D, mas com os cacoetes da série Metroid. E dá de 10 a 0 em Princess, que já é um bom jogo.