Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
Ja começou tirando 10 na IGN e Gamespot, e esse é o último mesmo pelo menos feito pelo Kojima já que ele tá saindo brigado da Konami, que inclusive tirou o "A Hideo Kojima Game" da capa.
É um jogo de mundo aberto, se você jogou Ground Zeroes (especie de demo paga que saiu em 2014) já sabe mais ou menos como é, só que ao invés de uma base aqui temos mapas de desertos inteiros, boa parte vai se passar no Afeganistão em 1984, pouco antes da guerra dos talibãs com a URSS onde o filme Rambo 3 baseou seu setting e que deve influenciar o jogo também.
Eu joguei todos os Metal Gear, se você perdeu algum da saga pode pegar o Metal Gear Solid HD Collection, se tiver dúvidas quanto a história tem esse especial do Omelete que resume bem a saga ou se situar nessa timeline.
http://www.youtube.com/watch?v=A9JV0EvCkMI
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Esse tem cutscenes de 20
Esse tem cutscenes de 20 minutos?
Tb levou 40/40 na famitsu.
Tb levou 40/40 na famitsu.
Não é que o Pringles está
Não é que o Pringles está vivo? Quem diria. Acabei de fechar os dois primeiros capítulos, o primeiro parece a vinda do apocalipse de tão frenético e violento, coisa fina. O segundo lembra muito a missão do Ground Zeroes, com o adendo do pocotó e de uns inimigos novos assustadores. Vou com calma que esse merece ser degustado sem pressa, o nível artístico é tanto que tem créditos a cada capítulo terminado.
Provavelmente o último grande título do PS3, uma pena.
Nota inicial: 9.8.
Pegou o piratão? o lançamento
Pegou o piratão? o lançamento é amanhã, a psn só vai liberar o download à 1 da manha. To na seca pra jogar, to fazendo as missões do Ground Zeroes porque vai dar pra exportar o save e resgatar os prisioneiros da base.
Sim, to usando o release que
Sim, to usando o release que o grupo Duplex soltou na net semana passada. Fica de olho nas side-ops, tem uma que deveria estar com as principais(a do intérprete russo). To fazendo a quinta missão principal e é a mais longa e mais difícil até então, jogaço!
Alguém ta jogando ou conhece
Alguém ta jogando ou conhece alguém q jogou no PC? Leram algo a respeito sobre performance e tudo mais? Será q exige muito?
Tava querendo jogar esse e/ou o Mad Max, mas parece q ambos usam o tal do maldito Denuvo, a tecnologia nova anti-pirataria la q ta cagando com a minha mamata de jogar qualquer coisa no PC. Ainda nao saiu torrent crakeado. Até considerei entrar na linha da lei e comprar no Steam, mas o MGSV ta 199!! CENTO E NOVENTA E NOVE. tomar no cú.
Ta ficando complicado pq nao vou ter um PS4 tão cedo. Viram q anunciaram o preço do PS4 brasileiro? 2.500!! Sendo q na Santa Efigênia vc ja acha por uns 1.500 ou ate menos. Depois ficam dizendo q o imposto é culpado. Anham.
agraciotti wrote:
[quote=agraciotti]
Alguém ta jogando ou conhece alguém q jogou no PC? Leram algo a respeito sobre performance e tudo mais? Será q exige muito?
Tava querendo jogar esse e/ou o Mad Max, mas parece q ambos usam o tal do maldito Denuvo, a tecnologia nova anti-pirataria la q ta cagando com a minha mamata de jogar qualquer coisa no PC. Ainda nao saiu torrent crakeado. Até considerei entrar na linha da lei e comprar no Steam, mas o MGSV ta 199!! CENTO E NOVENTA E NOVE. tomar no cú.
Ta ficando complicado pq nao vou ter um PS4 tão cedo. Viram q anunciaram o preço do PS4 brasileiro? 2.500!! Sendo q na Santa Efigênia vc ja acha por uns 1.500 ou ate menos. Depois ficam dizendo q o imposto é culpado. Anham.
[/quote]
mad max tá 89 na nuuvem
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And then there was silence...
Livia wrote:
[quote=Livia]
[quote=agraciotti]
Alguém ta jogando ou conhece alguém q jogou no PC? Leram algo a respeito sobre performance e tudo mais? Será q exige muito?
Tava querendo jogar esse e/ou o Mad Max, mas parece q ambos usam o tal do maldito Denuvo, a tecnologia nova anti-pirataria la q ta cagando com a minha mamata de jogar qualquer coisa no PC. Ainda nao saiu torrent crakeado. Até considerei entrar na linha da lei e comprar no Steam, mas o MGSV ta 199!! CENTO E NOVENTA E NOVE. tomar no cú.
Ta ficando complicado pq nao vou ter um PS4 tão cedo. Viram q anunciaram o preço do PS4 brasileiro? 2.500!! Sendo q na Santa Efigênia vc ja acha por uns 1.500 ou ate menos. Depois ficam dizendo q o imposto é culpado. Anham.
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mad max tá 89 na nuuvem
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não sei q nuvem. No Steam tá 120. Entrou em 3 dígitos já me dói. Mas to considerando, apesar dos mixed reviews.
agraciotti wrote:
[quote=agraciotti]
[quote=Livia]
[quote=agraciotti]
Alguém ta jogando ou conhece alguém q jogou no PC? Leram algo a respeito sobre performance e tudo mais? Será q exige muito?
Tava querendo jogar esse e/ou o Mad Max, mas parece q ambos usam o tal do maldito Denuvo, a tecnologia nova anti-pirataria la q ta cagando com a minha mamata de jogar qualquer coisa no PC. Ainda nao saiu torrent crakeado. Até considerei entrar na linha da lei e comprar no Steam, mas o MGSV ta 199!! CENTO E NOVENTA E NOVE. tomar no cú.
Ta ficando complicado pq nao vou ter um PS4 tão cedo. Viram q anunciaram o preço do PS4 brasileiro? 2.500!! Sendo q na Santa Efigênia vc ja acha por uns 1.500 ou ate menos. Depois ficam dizendo q o imposto é culpado. Anham.
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mad max tá 89 na nuuvem
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não sei q nuvem. No Steam tá 120. Entrou em 3 dígitos já me dói. Mas to considerando, apesar dos mixed reviews.
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nuvem.com
ficou 89 pr varias semanas, subiu agora que lançou
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And then there was silence...
Tou jogando a versão de PS4.
Tou jogando a versão de PS4.
Sensacional. Uma das aberturas mais intensas de qualquer jogo que eu já joguei (supera bastante a de Last of Us).
Sobre cutscenes de 40 minutos: este jogo é o oposto de MGS 4. Tem as mesmas loucuras e brincadeiras que você espera de um jogo do Kojima, mas sem a pretensão de ser um filme de 20 horas. Foco no gameplay, que é excelente. Melhor jogo de stealth já feito? Talvez.
A única coisa que me irrita -- mas que é divertida, se você pensar bem -- é que cada missão começa com DUAS sequências de créditos. Uma com os nomes dos personagens da missão ("estrelando PUNISHED SNAKE e KAZ MILLER"). Até os óculos do Snake e do Ocelot ganham menção ("SNAKE usa...óculos tal e tal"), parece o crédito do "Perfume by" em The Duke of Burgundy (ótimo filme, fica a recomendação). A outra sequência é com os roteiristas e diretor (ou seja "feito por KOJIMA, KOJIMA e FULANO"). E no final da missão, credítos com KOJIMA e KOJIMA de novo. Um dos negócios mais egomaníacos na história dos créditos em qualquer coisa.
Recomendo não passar pelas
Recomendo não passar pelas missões 29 e 42 com a Quiet, há um bug que corrompe o save nessas duas missões com ela, não afeta todos, parece que tem a ver com o nível de bond(ligação) entre os os dois, se estiver no máximo na missão 29 mesmo que aliás, é uma das melhores do jogo... Bossfight digno pode acontecer de o seu save ir pro beleléu. Parece que a Konami está prestes a lançar um patch corrigindo, já que está presente em todas as plataformas. Estejam avisados, e aliás... que jogo, rapaz! Dá pra ver que vão conectar o background de personagens dos anteriores com o atual do Big Boss, coisa fina!
Estou com umas 13 horas de
Estou com umas 13 horas de jogo, e mal passei da missão 10! Acho que até a 29 o patch já saiu.
Que jogaço, hein?
Cadê o Kojima Boy mas fanático do fórum, Quase Nada, para a gente conversar a respeito de MGS V?
Viram que corrigimos todos os
Viram que corrigimos todos os bugs do site?
Agora quero reformular o layout.
Saudações
Ray Jackson
Bennett wrote:
[quote=Bennett]
Estou com umas 13 horas de jogo, e mal passei da missão 10! Acho que até a 29 o patch já saiu.
Que jogaço, hein?
Cadê o Kojima Boy mas fanático do fórum, Quase Nada, para a gente conversar a respeito de MGS V?
[/quote]
Sou sempre o último a jogar.
É a crise.
É a crise.
Antigamente, Bennet, eu comprava 2 pacotes de chocokies por semana, agora só ta dando pra levar um (e da TAEQ ainda por cima).
Tive que trocar Sadia pela Seara. Eu lembro que comprava 2 quilos de patinho pra fazer carne moída, depois passei a fazer com coxão duro e hj to usando a pica da vaca mesmo, não tenho vergonha, chego no açougue e digo: "moço, me vê 1 quilo de rola moída fazendo favor".
Omega 3? kkkk. Nada disso, to chupando miolo de peixe, meu O3 virou cérebro de manjuba. Na peixaria eu não peço mais pra limpar o bicho, dou uma de naturista e digo que vou levar o peixe pra limpar em casa seguindo rituais kosher... tudo mentira... levo a taioba inteira e devoro a mente da criatura, a dilma me transformou em zumbi de peixe.
Agora só vou ao cinema meia vez por mês (e só frequento a sessão miséria [segunda feira, cheia de officeboy fudido com aqueles bonés de aba reta falando alto "eitcha, vamo ver Postergaide. Ta passando Postergaide. Adoro Postergaide"]). Pipoca é passado, levo dois pacotinhos de clube social (que por sinal nem é clube social, é bolacha água e sal da TAEQ).
Tenho uma amiga loira que parecia a Xuxa, de longe até se passava por sueca, pois bem, mês passado vi essa "loira" e seu cabelo tava mais preto que pentelho de indio Uerê. A crise fez as raízes dos cabelos ficarem mais escuros que as raízes das guerreras do afoxé.
Whey protein depois da academia? Faz me rir. Agora é leite com tody, ou melhor, leite com "achocolatado". Adivinha a marca: [spoiler]TAEQ[/spoiler].
Eu não aguento mais bacon da Seara e só vou jogar MGSV quando virar abandonware.
Conclui a campanha há alguns
Conclui a campanha há alguns dias e estou impressionado, havia jogado os anteriores cronologicamente uns dois anos atrás e me tornei um fã da franquia. Portanto já esperava um baita de um jogo, mas o que se vê em The Phantom Pain é surpreendente, talvez o mais equilibrado da série cuja única megalomania sejam os excessivos créditos no decorrer do jogo (provável fruto da rixa do Kojima com a Konami).
Talvez o melhor gameplay stealth da história dos games, enredo riquíssimo que ousa traçar paralelos históricos e teorizar sobre a origem da própria raça humana, além de encaixar vários personagens já presentes nos anteriores de forma genial, deixando inclusive o desfecho de alguns personagens em aberto para fascínio dos fãs ou futuro uso em demais jogos da franquia.
[spoiler]
Quiet
Não havia percebido que era ela a assassina em que Ishmael bota fogo no primeiro e absurdamente sensacional capítulo, só esse paralelo e a evolução dela de assassina da XOF a um membro da Diamong Dogs já vale o jogo, o ataque repentino dela na Mother Base tentando eliminar o portador da Kikongo strain dos vocal-chord parasites, ela salvando o Big Boss na chegada à Mother Base e toda e qualquer parte do enredo envolvendo ela, inclusive o penúltimo e pra mim o mais difícil dos capítulos (45) são encantadoras. Sendo que a conclusão do destino dela fica em aberto, teria ela morrido após ativar a variante inglesa dos parasitas vocais ou seria ela a mentora, se não a própria Sniper-Wolf? Visto que no reprise da missão dela [Extreme] Cloaked in Silence ela está loira e vestida como a Sniper-Wolf, independente se você desenvolveu ou não o traje dela em homagem à clássica personagem. Outra possível referência discreta a isso seja o trecho em que o Huey extravaza que o problema da Mother Base são os pmcs e o próprio Big Boss, explamando que o D-Dog seria de fato um lobo selvagem e não uma mistura domesticada.
Eli
O jovem e indomável Liquid Snake é o personagem mais fácil de captar aos jogadores veteranos da franquia, assim que o Ocelot comenta que um dos garotos do ''Les Enfant Terrible'' debandou pra Africa já fica bem claro que The White Mamba é o jovem e problemático clone do verdadeiro Big Boss. Phantom Pain demonstra que desde cedo o garoto já conseguia reunir súditos ao seu ódio e influência. Ele termina o jogo com o Sahealenthropous (que ao menos parcialmente lembra muito o REX) e já com o jovem Psycho Mantis em seu domínio.
Psycho Mantis e Coronel Volgin (The Man on Fire)
Phantom Pain determina a origem do jovem Psycho Mantis ou ''The Third Boy'' de forma semelhante à de Eli, com a diferença de que ele não seria produto de engenharia genética, e sim um garoto que por vingança aniquilou todo seu vilarejo na Ucrânia com seu dom de telecinese e daí em diante teria sido um dos alvos de algum experimento. O jogo faz uma ligação da timeline da queda do avião dele na Ucrânia com o despertar do Big Boss em Cyprus, explanando que o ardente desejo de vingança é o que o atrai e que quanto mais forte o mesmo for maior sua ligação e submissão.
Volgin, sido derrotado por Big Boss na operação Snake Eater e não sido completamente morto seria o combustível e bússola ideal ao recém fugido Psycho Mantis, daí sua incessante e assustadora busca por vingança em todo o decorrer do jogo com o Mantis amplificando e dando vida à carne morta de Volgin.
Phantom Pain, Big Boss e Vingança
Não só a literalidade da dor fantasma com os membros perdidos, a sensação passada aqui vai além, dá pra sentir o luto e fúria dos sobreviventes da antiga Outer Heaven. O término do primeiro episódio com você alejando o Skull Face de modo a relletir os membros perdidos pelo Big Boss e pelo Kaz é como diria o QN... facistástico!
O fato do Big Boss desse quinto título ser na verdade o paramédico que salva a vida do verdadeiro Big Boss na queda do helicóptero ao término de Ground Zeroes além de explicar o ajudante do primeiro episódio dá ainda mais peso ao título, a trajetória deste protagosnita é de fato uma dor fantasma e o que motiva cada personagem nessa história é a pura e simples vingança.
Fato que é reforçado com a despedida da Quiet ao final no episódio 46 quando ela fala que a única linguagem restante à ela é a vingança.
[/spoiler]
Enfim, o melhor jogo que joguei esse ano e muito provavelmente o GOTY, há boatos por aí de que um terceiro capítulo foi cortado da edição final e que poderia vir como um DLC, visto que há certas passagens nos trailers que não constam no produto final. Torço para que seja verdade, The Phantom Pain é tão bom que você não quer que ele acabe, e quando acaba perdura por dias na psique.
Devido ao plot desse jogo poderiam muito bem fazer um remake dos dois primeiros Metal Gears, seria o passo natural cronologicamente visto que seria onde certos personagens coincidiriam inicialmente com o Solid, antes mesmo de Shadow Moses, além de burrice seria um desperdício não os aproveitarem pra um remake nos próximos anos.
Nota: 10
Esse jogo é fantástico, hein?
Esse jogo é fantástico, hein? Eu mal arranhei a superfície e acho que já entra para a lista dos 10 melhores jogos já feitos. Não tem a sequência de chefes memoráveis de MGS 1, mas...e daí? É tão criativo em tantos níveis diferentes, que não importa.
Zerei.
Zerei.
Review definitivo (só pra lembrar, tudo o que estiver escrito acima desse post fica revogado e tudo o que vier a ser escrito só deverá ser levado em conta se for previamente aprovado por mim).
A história ficou esparsa, não tem a urgência dos anteriores. O prólogo é a melhor parte, parece até um final (com direito a famosa sequencia na garupa). Mas o jogo no open world ficou meio soteropolitano, agora dá tempo pra respirar, apreciar a fauna, recuperar o life (sim, agora tem o maldito autoregen), largar a missão principal e fazer naturismo pelo mapa, tipo, andar por ai, despreocupado.
Os chefes perderam a frequencia, tudo bem, isso já uma era tendência no Peace Waker. O bom é que fica imprevisível, é bacana ser surpreendido no meio da missão (mesmo assim, baita saudade do MGS3 [a luta contra a Quiet não chega nem perto da com o The End]).
Quem não jogou o Ground Zeroes pode ficar tranquilo, pois ele é recontado por meio de flashbacks. O Cara de Caveira tem os piores diálogos da história (no GZ não lembro dele ser tão canastra) mas, vá lá, se encaixa bem dentro do universo do MGS (e o que ele fala de bosta, o Homem de Fogo e Psicomantinho compensam por ficarem quietos).
Os créditos irritam, mas como o kojima é modinha ele fez aquilo pra dar cara de episódio de seriado e, claro, mandar uma mensagem pra konami de que o jogo é dele.
A mother base é chata, fico com sono só de lembrar daquele standezinho de tiro. Visitá-la é tipo andar naqueles castelos de rpg onde não tem nada pra fazer (po, o kojima podia ter enchido a MB de minigame, discoteca, joguinho de card, batlle arena, corrida de jet sky ou qq coisa que fizesse a gente ter vontade de visitá-la, não é sandbox? Então, abraça o capeta e faz a coisa direito). Em compensação, o menu do iPobre detona, várias opções, tanto que nem senti (muita) falta do octocamo.
A dificuldade continua gostosa, o bom dos stealth são os checkpoints estratégicos que dificultam terminar a fase de forma bela (um pesadelo pra geração quick-save quick-load). Jogar de forma correta é mais gratificante, tipo estudar o mapa, a geografia do local, melhor horário pra infiltração e etc, mas é aquilo, as vezes vc ta dando balão mágico nos caras, no maior cuidado pra não ser visto, mas escorrega na banana e mil exclamações aparecem, então vc se emputece, manda o helicóptero metralhar todo mundo, pega uma bazuka e finaliza a missão com um sentimento de derrota.
O maior problema é que com menos de 10 horas (não sou tão lerdo quanto algumas pessoas desse tópico) as missões (e os chefes) já começam a se repetir, muita infiltração e resgate (e haja saco enfrentar os Skull pela milésima vez, tudo bem que eles mudam de tática, roupa, sexo e etc, mas ficou meio preguiçoso).
No geral, fiquei decepcionado, preferia que tivesse poucas missões, mas bem lapidadas, focadas, ao invés de 200 com cara de Far Cry 3. Outro problema: faltam mais ambientes fechados e os outposts são muito genéricos, alguns parecem control C, control V: tem sempre uns vagabundos nas torres, uns fazendo ronda, uns mijando e outros batendo papo.
Os gráficos estão maravilhosos, mas as cutscenes deixaram de ser épicas (quem não se esquece daquele video explicando a origem dos patriots ou o raiden dançando forro?), agora elas são estilo Cidade Alerta, meio documentarial, tb ficou legal... mas com o tempo a gente fica cínico em relação a isso. Ainda lembro do MGS2, eu babava com as gotas de chuva escorrendo pelo rosto do snake, nossa, eu chamava até minha vó pra olhar. Agora aparece uma baleia de fogo e eu penso: "nossa... q legal... mas sou mais o fogo do battlefield... cade o HDR? vou nem mostrar pra minha vó... se pelo menos fosse dx12 talvez ela gostasse".
MGS5 é a prova de uma crise intelectual pela qual o mundo passa, não só nos jogos, mas em tudo. Fechei com 23 horas. Open World é o found footage dos jogos, ficou genérico, basta ver que todo mundo já esqueceu do Watchdogs . Esse tipo de jogo é bom pra quem quer aproveitar o preço até o último centavo, pois da uma alongada na main quest (eu não tinha saco e já começava a missão perto do objetivo, engraçado que no GTA e red dead revolver eu gostava de andar por ai, mas nesse mg eu não tive saco nem de andar na garupa de robozinho belo).
MGS5 tá longe de ser ruim, tanto que se fosse uma franquia nova, seria o jogo do ano, mas é o pior MG que já joguei, ele ta pau a pau com o do PSP (que é um jogo legal, mas calma lá, nem é da série principal). Espero que a sony não perca tempo e contrate o Kojima, senão daqui a pouco ele vai fazer jogo multi pra android e DS. Outra coisa que me incomodou foi jogar sabendo que pczista e caixista puderam jogá-lo, eu queria que essa raça tivesse ficado de fora.
Nota definitiva: 10
Eu também achei que o open
Eu também achei que o open world não combinou com a série, o ritmo das missões de se infiltrar e sair das bases deixou o jogo maçante.
Agora q teve promoção dele no
Agora q teve promoção dele no steam, comecei a jogar. Tudo muito bem feito...mas alguém me explica uma coisa: É SÉRIO Q NAO DÁ PRA PARAR DE CORRER? Tanto a pé quanto a cavalo, vc pressiona o botão de correr e nao tem jeito de voltar a andar, tem q parar e andar de novo. Espero q seja ou burrice minha ou um bug e q haja solução (nao tive saco de pesquisar a fundo, mas já vi outras pessoas reclamando disso), mas se for realmente algo do jogo, olha....tá sendo um deal breaker pra mim. É MUITO irritante. Vai ser dificil continuar e vou acabar jogando o Rise of the Tomb Raider mesmo.
agraciotti wrote:
[quote=agraciotti]
Agora q teve promoção dele no steam, comecei a jogar. Tudo muito bem feito...mas alguém me explica uma coisa: É SÉRIO Q NAO DÁ PRA PARAR DE CORRER? Tanto a pé quanto a cavalo, vc pressiona o botão de correr e nao tem jeito de voltar a andar, tem q parar e andar de novo. Espero q seja ou burrice minha ou um bug e q haja solução (nao tive saco de pesquisar a fundo, mas já vi outras pessoas reclamando disso), mas se for realmente algo do jogo, olha....tá sendo um deal breaker pra mim. É MUITO irritante. Vai ser dificil continuar e vou acabar jogando o Rise of the Tomb Raider mesmo.
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Isso aí tá com cara de bug da versão(port) de PC, no ps3 não tem isso não, ele acelera e desacelera naturalmente seguindo os comandos do joystick.
Finalmente to jogando no PC.
Finalmente to jogando no PC. A primeira coisa q me surpreendeu é q o jogo consegue manter um framerate incrível na minha plaquinha Radeon de 5 anos atrás, e sem sacrificar quase nada nos gráficos (q são excelentes). O Rise of the Tomb Raider meu PC sofreu muito mais. Tive q desabilitar os blurs e até diminuir resolução de sombras e texturas pra conseguir um framerate decente.
To lá pela missão 20 e já dá pra fazer um comentário prévio:
No começo eu tava bem frustrado..achando tudo um hype exagerado. Não no nível do novo Star Wars, q eu sei q daqui a 6 meses todo mundo vai reconhecer q o filme na verdade é uma merda, mas no nível de q esse monte de 10 q tirou da crítica me parecia mais o calor do momento. Mas, felizmente, ele melhora.
o Quase Nada mandou bem, concordo com quase tudo (sacaram o jogo de palavras? :P). De cara me lembrou o Far Cry 3 e 4. E, na boa, durante as primeiras 10 missões, eu estava preferindo o stealth do Far Cry, q era bem mais dinâmico e divertido se infiltrar nas bases. Mas depois da 10ª missão, o jogo melhora MUITO. Mas aí já entrega o primeiro problema sério: com essa coisa de fazer o jogo gigante (realmente, ta sendo um problema nos jogos de hoje...tudo quer ter 70 horas, ter mapas gigantes, mundo aberto, missões épicas... e nem sempre condiz muito com o q o gameplay oferece. Começou a dar merda). Os upgrades demoram muito pra acontecer, mesmo eu tendo enchido a porra dos times necessários de gente...a coisa demora muito. Vc tem q passar por um MONTE de missão em q não possui muita possibilidade de ação. Tem q se virar com uma arminha de sonifero ou de borracha pra uma atuação stealth, ou só uma metralhadorazinha e granadas pra tacar o cacete. E quando consigo evoluir algo, tenho direito a comprar um caixote novo ou um upgrade no binóculo. porra. Eu to quase na missão 20 e ainda nao consegui uma merda de uma sniper com silenciador, mesmo tendo já capturado os melhores soldados q encontrei pelo caminho pra encher meu time Intel. Deixaram o jogo arrastado pra ficar grande, e é meio irritante. Sem contar a repetição infinita de lugares e missões parecidas.
Só depois q vc consegue o cachorro e a Quiet como D-Buddies q a coisa realmente melhora, e aí o jogo fica incrível de verdade. Aliás, é uma coisa q os jogos open world já tão sacando...q as missões no fim das contas são todas iguais, em todos eles, então eles enchem de personagens e possibilidades de ação diferente pra dar uma dinâmica. GTA V foi mestre nisso, e até o último Assassins Creed já sacou isso. Mas nesse Metal Gear demora muito pra vc ter outros personagens e possibilidades de ação. Devia mesmo ter menos missões, mais focadas e com mais momentos lineares, pra investir em boss battles melhores (até agora todas as boss battles envolveram sair correndo ou se esconder. A "luta" com o robozão foi patética). O melhor do MGS IV era justamente os boss battles.
E o open world é legal, mas realmente, um monte de área q nao tem nada pra fazer, a não ser catar plantinha. Porra, acho q o Kojima nao andou jogando os últimos jogos de mundo aberto nao...e só fez por exigência da Konami (sabe como é, tendência de mercado). Só lembrar do Red Dead Redemption, q também era em cenários áridos e ainda assim vc sempre encontrava coisas e opções do que fazer pelo caminho. E a Mother Base realmente é chato demais. Nao oferece motivo nenhum pra voltar lá. E a distancia de uma estação da outra? Leva uns 10 minutos tediosos de jipe....pra chegar la e nao ter nada pra fazer. Até os menus do iDroid também me cansam. Se contar, acho q 40% do jogo vc passa administrando menu. Se eu quisesse administrar menu eu baixava o Elifoot.
E uma última coisa: eu dei risada pra explicação da Quiet andar sempre de biquini, é pq ela "respira pela pele". hahah. A Anita Sarkeesian deve ter vomitado pregos quando viu isso.