Amigos, estou procurando um software para edição de áudio, para brincar com meu controlador midi, um CME de 4 oitavas.
Como será compra legalizada e visando um hobby, descartei os caros, como Cubase ou Sonar.
Dentre os mais simples, quais vocês recomendam? Eu tenho algumas premissas:
1 - Lidar bem com midi: FL Studio consegue mapear cada botão ou potenciometro do teclado para uma função dentro do FL Studio. Mas ele tem uma interface chata e confusa. Uns adoram e outros odeiam. Estou na segunda turma.
2 - Lidar bem com loops: Permitir fácil pintura das faixas com loops, ajuste de tempo e de pitch. Sei que a linha Acid é imbatível nesse quesito, inclusive sendo o formato de Loops do Acid um padrão de mercado. Ainda não testei, mas vou testar a versão gratuita do Acid.
3 - Ter um bom step sequencer: Vou querer criar sequências com bateria eletrônica e gosto do velho estilo pra fazer isso. A maior parte dos sistemas hoje trata a bateria como uma trilha de áudio. Sei que Cakewalk Music creator lida bem com isso. (Falo mais dele abaixo)
Não é premissa ter recursos de estúdio, como gravação multi pista, plugins para distorção de guitarra e outras coisas com forte uso em estúdio. Quero um brinquedinho bom e sério, mas um brinquedinho.
O que eu testei:
Magix Music Maker
É um dos dois produtos que mimetizam no PC o Garage Band do MAC. O forte dele são os loops criados pela empresa. Se você quer montar uma música para um vídeo que um amigo acaba de fazer para o Youtube, ele é ótimo. O banco de loops possui, para o mesmo instrumento, sete acordes diferentes, um para da cada nota. É confuso de explicar, mas se eu selecionar o loop "Baixo acustico número 13", ele me traz 7 loops. Você não simplesmente altera o pitch para mudar a nota. Cada um dos 7 loops é um acorde diferente. Com isso você cria a base de músicas em minutos.
O problema é que ele é levemente caro, entope sua máquina de porcarias e você precisa pagar duas vezes pelos loops se quiser que eles sejam royality free. Você primeiro compra os loops, por digamos, 200 dolares, e paga mais 200 se quiser explorá-los comercialmente. Nos forums o pessoal está xingando muito eles, pois nas versões anteriores ele não tinha isso.
Por outro lado a interface é fácil de usar, mas o programa como um todo parece bem limitado. Não sou do ramo, mas o sentimento é que se eu quiser fazer algo mais pesado o programa não vai me dar boas opções.
Acoustica Mixcraft
Programinha muito, mas muito legal. Quase uma cópia xerox do programa acima, mas com interface mais limpa e mais leve. Também possui seus loops, mais de 6000, porém usa o padrão do mercado: Cada loop é um arranjo e ponto final. Porém, pagando coisa de 150 reais já temos tudo o que precisamos, Royalty Free. Nos forums que eu visitei, o programa é elogiado como o verdadeiro Garage Band do Windows. E revistas como a Keyboard dizem que o programa passa aquele sentimento de "Tudo isso por apenas 150 reais?". Instalei ontem e adorei. Você não cria música em segundos, como no Magix, porém em dez minutos eu já tinha me entendido com a interface completa dele. Já sei aplicar efeitos nas trilhas, adicionar instrumentos e brincar com o mixer. Diria que é um puta programa.
Fl Studio
Eu tinha aqui uma versão antiga. Não gosto da maneira que ele dispoe as coisas na tela. Ele tem um ótimo sequenciador, mas tudo é confuso demais pra mim. É o único que segue sua própria interface e dizem que até uma criança consegue usar, mas não adianta, não me entendo com ele.
Reaper
É o novo queridinho da internet. Leve pra caramba e poderoso. Custa 40 dolares na versão completa sem fins comerciais e tem uma base de fanáticos por aí. Sinceramente? Você leva horas pra montar qualquer coisa, pois o programa é complexo e tenta bater de frente com os grandes. Se eu tivesse um estúdio, talvez considerasse melhor esse programa.
O que quero testar
Acid
Farei isso hoje. Ele nasceu como um programa de loops, mas hoje é a ferramenta número 1 de estúdios pequenos, pois as novas versões integram bem com midi, possuem bons instrumentos virtuais, integração com plugins VST e, claro, milhões de loops, vários grátis.
Cakewalk Music Creator 6 Touch
Não existe versão de testes. Custa 75 reais na Steam e a Cakewalk nitidamente quer entrar no mercado amador. Nos fórums o pessoal do suporte avisa que ele é feito em cima do engine do Sonar X2, porém simplificado e com versão apenas 32bits. Tem step sequencer e nos vídeos a interface lembra muito a do Mixcraft. O pessoal tem elogiado, mas não é um programa muito famoso. O pessoal da Cakewalk diz que se você quiser ter uma noção de como ele funciona, baixei a versão demo do Sonar X2 e use apenas os recursos disponíveis para o MC 6. Se for isso mesmo, vale a pena.
E aí, sugestões? Stryder manja disso, né? Dá uma ajudinha pro amigo?
Cool Edit Pro
É antigo, mas super eficiente.
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.
Uma pergunta: pq vc quer q seja legalizado? heheh Larga de frescura e baixa um piratão aí po
E cara...na boa, se vc quer levar a parada a sério, vai nos mais consagrados mesmo. isso vale pra qualquer tipo de software não? Porra..esses com "editor"no nome..."music editor"..."audio edit".... Tá de sacanagem, ne? hehe
Eu já usei um bocado...Desde a bosta do Vegas até o pesadíssimo Sonar. Há um tempo atrás eu fazia tudo pelo Reason, q tem interface muito bacana..organizado por racks. Ele parece complicado de começo mas é muito intuitivo, cheio de presets fodões e dá pra brincar bastante com ele.
Depois q comecei a estudar mais a fundo produção, fui para o Cubase..e agora não largo. Bem mais flexível, lida muito bem com plugins VST (obviamente, por ser uma tecnologia criada também pela Steinberg) e o sequenciador dele é bem mais completo e versátil q o Reason, possibilitando muito mais coisas. Hoje em dia eu uso o Reason como Re-Wire (tecnologia também inventada pela Steinberg com a Propellhead, do Reason) q vc usa um outro software em conjunto com o principal, controlando remotamente. Ele acaba sendo um synth dentro do Cubase, e aí as possibilidades são infinitas.
Os usuários de mac defendem o Logic, q nunca usei, mas sempre leio coisas bem convincentes sobre ele.
E não acredite nos haters do FruityLoops. Conheço muita gente boa (e profissional) q usa e vários videos tutoriais q vejo quando vou pequisar alguma técnica, vejo o cara usando o FL Studio. A implicância q se criou com ele é q ele é "bonitinho", todo fofinho visualmente e, diferentemente dos outros DAW top, ele é bem facinho pra qualquer criança fazer música. Mas sei q ele tem um processamento muito bom (é extremamente leve) e também muito versátil. Só suspeito q o sequenciador perde em muito para os Cubase, Logic e Protools da vida.
Ah, e tem o Ableton Live também né? Bem confiável e acho q é o mais barato de todos desses. Mas...nunca consegui curtir muito. Mas por qusestão de gosto mesmo. É também é uma boa escolha.
Pelo q vc q falou q vc quer, indicaria o Live ou o FL Studio.
Pra ter mais esclarecimentos sobre essas coisas, usa o gearslutz.com, melhor fórum de produção musical q existe.