Kinect: primeiras impressões
Chegou. De maneira surreal, já que veio pelos Correios e o carteiro bateu aqui na porta de casa hoje, pleno domingão, as 08:30 da manhã para entregar a encomenda (eu perguntei, ele falou que quando eles estão com muito serviço rola umas horas extras dessa). Ao vivo, o sensor é menor e mais leve do que eu pensava. Simples de instalar, basta plugar no adaptador e na tomada (se for um Xbox antigo, tipo o meu) e na porta USB (no caso do Xbox 360S basta isso). Ainda vem com um cabinho estensor USB, que convenientemente usei para redirecionar meu adaptador WiFi para uma das portas USB da frente, liberando a porta de trás (ui!) para o Kinect.
Ao ligar o console, ele de cara já faz um ligeiro update e rola um tutorial inicial, logo na tela de entrada. A navegação não é diretamente feita na dashboard basica, mas numa versão simplificada chamada "Kinect Hub", que é assustadoramente similar aos canais do Wii. A própria navegação pelo menu lembra muito a do Wiimote: você aponta sua mão para tela, para a opção desejada, porém ao invés de clicar "A", você aguarda alguns segundos para que a seleção seja feita. Você pode ainda configurar o Kinect para reconhecer seu rosto, logando automaticamente no seu perfil quando você acenar para o sensor. Vai ser um teste interessante saber se ele ainda irá me reconhecer depois que eu tirar a barba...
Além disso, você pode navegar pela interface através de comandos de voz. O reconhecimento é muito bom, e 95% do tempo ele entende perfeitamente o que eu falo (os outros 5% podem ser por causa do sotaque, uma vez que o reconhecimento de voz por enquanto só está disponível em inglês).
Agora, rolou um certo trabalho no setup do ambiente: sim, tudo que vocês leram sobre espaço é verdade, você precisa de MUITO espaço na sua sala para usar o seu Kinect (se forem jogar duas pessoas, então, nem se fala). Felizmente minha sala é grande, e foi só afastar o sofá um pouquinho para trás e arredar a mesinha de centro que já deu. O MÍNIMO aceitável para usar o Kinect de boa e dar uma distância de pelo menos dois metros do sensor. Daí pra mais, já que em muitos jogos você vai precisar se deslocar para frente ou para trás. Portanto, se você tem uma sala pequena, simplesmente esqueça: não vai rolar. Outra coisa, feche as cortinas, pois a luz do sol dá interferência no sensor (mesma coisa que acontecia com o Wiimote).
Agora, a precisão do reconhecimento dos movimentos é realmente impressionante. É algo completamente diferente, e no primeiro momento, causa um certo impacto (maior do que quando testei meu Wii pela primeira vez, ao menos). O calibrador do sensor (que parece a visão do Predador) mostra o esqueleto direitinho sendo reconhecido, enquanto você se movimenta - é algo realmente bacana.
Vamos aos jogos:
Kinect Adventures: é o "Wii Sports" do Kinect. Uma coletânea de minigames para mostrar ao que veio o aparelho. É legal, e realmente dá pra ver que o negócio funciona (tirando um minúsculo lag). Mas não passam de minigames, e não tem aquele lasting appeal todo. Agora, é ótimo como party game pois garante altas risadas, especialmente na hora que o jogo mostra as fotos que o sensor tirou durante a pagação de mico do jogador. Nota: 6/10.
Your Shape - Fitness Evolved: Esse eu comprei pra patroa. Não joguei, mas vi ela testando. É bem legal, ele escaneia seu corpo, pega seus dados (altura, peso etc) e monta um perfil seu, para te passar por uma bateria de exercícios de finess em geral. Minha esposa testou brevemente a "Zen Class", em que uma instrutora virtual passa alguns movimentos de Tai Chi e Yoga, e o jogo analísa sua postura e te corrige se você estiver errado. Muito bacana e cumpre exatamente o que promete. Nota: 7/10.
Dance Central: Desenvolvido pela Harmonix, poderia se chamar "Dance Hero", pois é exatamente isso: um Guitar Hero de dança. Ao contrário daqueles jogos de tapete (nos quais nunca vi graça nenhuma), o lance aqui é repetir o movimento da dança exatamente como o dançarino do jogo, no corpo todo (não rola de enganar que nem no Michael Jackson do Wii, em que basta você mexer o braço direito e ficar com o resto do corpo inerte). Os movimentos tem que ser precisos e no ritmo da música, pra você ir ganhando estrelinhas (exatamente como GH), e se sua performance for muito medíocre, você perde. É estupidamente divertido e estupidamente cansativo. Outra coisa de destaque é a interface, muito elegante: você desce ou sobre o braço direito (em movimento horário ou anti-horário) e faz um rápido gesto com a mão para selecionar uma opção. É quase um Minority Report. Nota: 8/10.
Agora, uma coisa que tem que ser dita sobre o Kinect. Cansa MUITO. Você tem que ficar em pé o tempo todo sacudindo. Não dá pra jogar mais do que quarenta minutos, uma hora, sem dar um tempinho pra descansar. É um brinquedo muito divertido, mas depois de uma tarde inteira jogando, tudo que eu queria fazer era afundar no conforto do meu sófa para jogar uma partidinha de Black Ops online. Mexendo somente os dedos.
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o q vc tem a dizer sobre
o q vc tem a dizer sobre isso?
http://www.youtube.com/watch?v=KWbLOFGSEDo
E isso?
http://www.youtube.com/watch?v=euNOPKYFbPc
fail total, não?
belo review. Principalmente pq no final vc reconhece q a interação com botões ainda é insuperável. :)
Todo mundo tem mesinha de
Todo mundo tem mesinha de centro na sala (só os pobres que não) ter que se virar pra abrir espaco de 2m é um absurdo.
Review ruim, meio falso, eu
Review ruim, meio falso, eu senti um cheiro forte de desapontamento não divulgado. Na época do Wii a felicidade era tanta que a frase: "vai mudar para sempre a maneira de se jogar" foi repetida 57 vezes. No review acima as coisas estavam mais engasgadas. Daqui a um ano e dois meses ele volta aqui vendendo.
agraciotti wrote: o q vc tem
[quote=agraciotti]
o q vc tem a dizer sobre isso?
http://www.youtube.com/watch?v=KWbLOFGSEDo
E isso?
http://www.youtube.com/watch?v=euNOPKYFbPc
fail total, não?
[/quote]
Daqui a 5 meses e 7 dias a microsoft lançará o kinect motion plus, acessório que vc coloca no dedo indicador que promete melhorar o problema da falta de precisão e lag. Custará 49 dólares e vira com um jogo exclusivo.
Eu não estou nem um pouco
Eu não estou nem um pouco decepcionado com o Kinect, por que ele é exatamente o que eu esperava dele: um acessório complementar, que em momento algum vai susbtituir o gameplay proporcionado por um gamepad. Até mesmo por que os tipos de jogos a que ele se propõe NÃO podem ser nunca jogados num controle e vice-versa (aquele vídeo que o agraciatti postou do FPS no Kinect não faz o menor sentido, pois o Kinect não foi desenvolvido com esse tipo de jogo em mente. Eu não espero NUNCA ver um shooter para o acessório). Não achei nem um pouco "fail". O Kinect é para party games, jogos de dança, de fitness e afins (ou jogos surreais, como o Child of Eden). E nisso ele é MUITO bom. Não é, nem nunca foi a proposta dele, ser um acessório base para shooters.
Quanto a questão do espaço físico, não acho "absurdo", até mesmo por que os jogos dele requerem muita movimentação e MUITO espaço. Você se movimenta MUITO mais do que um Wii, por exemplo. Pouco espaço físico resultaria em acidentes e machucados.
PS: Sobre o vídeo do Joy Ride - testei o demo (vem junto com o Adventures) e funcinou de boa. Ficar parado igual o cara do vídeo só fez o carro ir ralando no guard rail a corrida inteira e chegar disparado em último.
quase nada wrote:Daqui a um
[quote=quase nada]Daqui a um ano e dois meses ele volta aqui vendendo.[/quote]
Lol lembro de um cara aqui do forum que desfazia de MGS4 pq a onda era jogar Wii e a pouco declarou que o mesmo está encostado.
Vocês tem que lembrar que o
Vocês tem que lembrar que o kinect é pra jogar em uma festinha entre amigos ou por as crianças pra suar, não tem como substituir o controle
Vídeo bem bacana da Microsoft
http://www.youtube.com/watch?v=T_QLguHvACs&
Vídeo bem bacana da Microsoft que demonstra que as possibilidades do Kinect vão muito além dos jogos casuais para Xbox...
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]
http://www.youtube.com/watch?v=T_QLguHvACs&
Vídeo bem bacana da Microsoft que demonstra que as possibilidades do Kinect vão muito além dos jogos casuais para Xbox...
[/quote]
Até pq né...ele tinha q servir pra alguma coisa...
(e achei forçadão esse clima emotivo com versão de Where is My Mind. Rolou não...)
já eu, achei do caralho
já eu, achei do caralho
É todo um novo universo de
É todo um novo universo de possibilidades. Agora nós vamos poder tocar violino virtual, fazer fisioterapia naquele joelho zuado, controlar nosso planetário e, no fim do dia, desparafusear uma repimboca utilizando um robô industrial.
agraciotti wrote: Até pq
[quote=agraciotti]
Até pq né...ele tinha q servir pra alguma coisa...
(e achei forçadão esse clima emotivo com versão de Where is My Mind. Rolou não...)
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Por que tanto ódio nesse pequeno coração?
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]
[quote=agraciotti]
Até pq né...ele tinha q servir pra alguma coisa...
(e achei forçadão esse clima emotivo com versão de Where is My Mind. Rolou não...)
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Por que tanto ódio nesse pequeno coração?
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eu não me conformo em ver alguém fazendo "air-violino" diante de uma tv e achando isso bonito.
O Kinect fez as pessoas perderem a noção de ridículo. Toda vez q vou na fnac da paulista (q tem um Kinect no meio pro povo usar) eu não consigo nem olhar. Coloco a mão no rosto e passo direto. Vergonha alheia total.