Marvel adquire os direitos de Marvelman

Foto de Leão da Barra
Forums: 

Marvelman gosta de um back

Certo, certo, notícia velha, já tem um mês que foi anunciado, mas ninguém comentou aqui (mesmo porque os maiores interessados -- Dré, Fábio Negro, Guybrush -- estão M.I.A.), então eu resolvi abrir um tópico a respeito.

"Qual a novidade? Pelo nome, é óbvio que esse cara pertence à Marvel!" -- pontua o açodado leitor. Mas não é bem assim.

Marvelman é objeto de uma das maiores novelas jurídicas da história das HQs, que envolve figurões do porte de Neil Gaiman, Todd McFarlane e mais uma puta cabeçada que alega ter direitos sobre o personagem -- o qual, até por conta disso, teve que ser rebatizado como Miracleman durante um período.

Anos de discussão judicial se passaram até que a Marvel, um mês atrás, resolvesse mandar todo mundo calar a boca, comprar os direitos do personagem e falar a quem não gostou que pode enfiar o dedo no reto e rodar.

"Sim, mas quem é esse caboclo? Tanta discussão para um personagem que eu nunca ouvi falar?" -- questiona o impaciente leitor.

Marvelman é um personagem criado em 1954 como uma versão inglesa do Capitão Marvel -- aquele mesmo do Shazam -- que na época fazia um sucesso absurdo, sendo inclusive mais popular que o Super-Homem (aliás, a criação de Marvelman se deu justamente em substituição ao Cap. Marvel, cujas histórias estavam impedidas de serem publicadas na época por acusação de plágio). E quando eu digo "versão", estou sendo educado, porque era na verdade uma imitação mesmo: tal como no original, Marvelman era um jovem repórter que, ao falar uma palavra específica, ganhava poderes e se transformava em um poderoso super-herói. Até mesmo os parceiros Capitão Marvel Junior e Mary Marvel tinham suas versões em Young Marvelman e Kid Marvelman.

"Mas é isso então!? Você abre um tópico novo para falar que a Marvel adquiriu direitos sobre um clone safado de um personagem já existente?! Ray J, bane esse cara que ele está esculhambando" -- clama o incauto leitor.

Bom, é isso sim. Ou melhor, seria isso, se não fosse por Alan Moore, que resolveu reimaginar o personagem, aplicando sobre ele a lógica do mundo real -- isso anos antes de Watchmen --, sendo o pioneiro de muitos outros que fariam isso depois (e criando no processo um dos vilões mais interessantes de todos os tempos, diga-se de passagem).

Mas a questão que permanece no ar é: o que a Marvel vai fazer com esses direitos sobre o personagem? Além da resposta óbvia -- republicar as pérolas escritas não só por Alan Moore, mas também por Neil Gaiman, que seguiu de onde o mestre parou e hoje são dificílimas de encontrar --, será que a editora pretende incorporar o personagem ao seu universo ou contratar outro britânico talentoso para continuar a série (já que parece bastante improvável o retorno de Moore ou Gaiman aos roteiros dela)? Até agora ninguém sabe.

Plague, você que é compadre de Alan Moore, bem que podia passar na casa dele para tomar um chá com bolachas e insistir para ele retomar o comando do barco, não?

Foto de Ray J

Leão, meio fora do assunto, mas seu texto me fez lembrar do Reino do Amanhã. Adorei a surra que o Capitão Marvel deu no Superhomem.

Saudações
Ray Jackson

Foto de Odnanref

E agora a Disney compra a Marvel.

[quote=UOL]

A Walt Disney Co. anunciou nesta segunda-feira que fechou um acordo para comprar a Marvel Entertainment Inc. em troca de pagamento em dinheiro e ações no valor de quatro bilhões de dólares. "Acreditamos que somando a Marvel a um único portfólio de marcas da Disney teremos significativas oportunidades de crescer e criar valor a longo prazo", declarou o presidente e diretor executivo da Disney, Robert Iger.

  • O personagem da Marvel Homem-aranha em cena do filme de 2001; Disney adquire os direitos

O diretor executivo da Marvel, Ike Perlmutter, também comemorou a negociação: "A Disney é o lar perfeito para o arquivo de personagens da Marvel, dada sua provada habilidade para ampliar a criação de conteúdos e empreendimentos. "Esta é uma oportunidade sem precedentes para a Marvel de fortalecer sua vibrante marca, tendo acesso à formidável organização global e infraestructura da Disney em todo o mundo", completou.

Além de Homem-aranha, Homem de Ferro e X-Men, o elenco de mais de 5.000 personagens da Marvel inclui o Capitão América, o Quarteto Fantástico, Thor, entre outros. Disney e Marvel anunciaram que os acionistas da Marvel receberão 30 dólares por título em dinheiro e aproximadamente 0,745 de ação da Disney por cada ação da Marvel.

Com base na cotação de fechamento da ação da Disney na sexta-feira passada, o valor da negociação é de 50 dólares por cada ação da Marvel ou aproximadamente quatro bilhões de dólares. Perlmutter continuará supervisionando as propriedades da Marvel, que incluem Marvel Studios, Marvel Animation e Marvel Comics, e "trabalhará diretamente com linhas globais de negócios da Disney para (...) integrar o patrimônio da Marvel", completa o comunicado.

(* Com informações da AFP)[/quote]

Agora, nos próximos arcade games, poderemos vivenciar uma luta entre Homem de Ferro e a Pequena Sereia.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.