O Hobbit # do livro para o cinema

Foto de Odnanref
Forums: 

O Hobbit

Dessa vez eu fiz ao contrário. Já li O Hobbit e as expectativas crescem. Quando a trilogia O Senhor dos Anéis estava no cinema sempre ouvia os fãs de John Ronald Reuel Tolkien reclamando dos vários buracos que os filmes deixavam em relação ao livros. Ficava sem entender porque os filmes são perfeitos, unindo história, ação e fantasia de forma eficaz.

Agora, Peter Jackson e Guillermo del Toro vão recriar outro momento do universo criado por Tolkien, 60 anos antes da nova tentativa de Sauron.

1ª dificuldade

Apesar do título e da história girar em torno de Bilbo (Tükk) Bolseiro, o que mais se vê são anões que na quase totalidade da aventura estão acompanhados do mago Gandalf, o que gera a necessidade de, praticamente, três gravações de cada cena.

Pode parecer banal, mas nos Senhor dos Anéis várias cenas com a presença de personagens de diferentes tamanhos me causaram certo incômodo. A vantagem é que as personagens logo se dividiram em duas frentes, descomplicando esse detalhe.

http://www.alicia-logic.com/capsimages/LOTR_Fell013_Ians.jpg

Del Toro

Quando assisti a Labirinto de Fauno fui totalmente surpreendido. Minha expectativa era totalmente outra, imaginando algo mais infantil. Mas o ambiente sombrio criado por Guilherme Del Toro naquela ocasião geram boas expectativas para a direção que ele vai dar para O Hobbit, muito mais assustador do que a trilogia subsequente.

http://www.judao.com.br/wp-content/uploads/2008/09/deltoro.jpg

Da aventura

Apesar de Gandalf, em determinado momento da história mudar de rumo e só reaparecer em um momento posterior, o foco da aventura é sempre em cima de Bilbo e dos anões em busca de um tesouro perdido.

[spoiler]Para quem apenas assistiu à trilogia, O Hobbit (o livro, por enquanto) é um importante instrumento para compreender os comportamentos posteriores de Frodo e companhia, revelando as características pacatas dos Bolseiros e o espírito aventureiro dos Tükk. Bilbo é Bolseiro por parte de pai, mas Tükk por parte de mãe, e essas características fica evidente ao longo da trama[/spoiler]

Ainda que Bilbo e os Anões fiquem sempre juntos (salvo no momento do encontro do Um Anel) e em primeiro plano, O Hobbit nos mostra outros seres, alguns já revelados na trilogia, mas não tão explorados quanto no prelúdio.

Outros elementos, conhecidos na aventura de Frodo, são apresentados em O Hobbit, tais como armas e indumentárias com importante função nas duas aventuras.

Da transposição para as telas

Tolkien tem uma incrível capacidade: fazer a imaginação fluir ao infinito, mesmo para quem já tem gravadas na memória as imagens da visão de Peter Jackson. Mesmo que os personagens conhecidos permaneçam, na mente, com imagem pré-determinada, a ambientação, os detalhes, os `novos` personagens ganham facilmente uma roupagem dada a capacidade descritiva, sem entrar na chatice, de Tolkien.

Peter Jackson pisou na bola em algumas locações, especialmente na Sociedade do Anel, quando esta é surpreendida pelos Uruk Hai, ou mesmo antes nas Minas de Moria, onde as digitalizações dos personagens ficaram evidentes.

Guilherme Del Toro parece ter sensibilidade e criatividade maiores. Alguns ambientes são os mesmos da trilogia e outros bem semelhantes, mas há diversos outros que serão novidade. Espero que a Nova Zelândia não se torne lugar-comum e só tenhamos mais do mesmo.

A grande diferença em O Hobbit é que o Anel não é um fardo, como é para Frodo, e acaba contribuindo positivamente para a transformação de Bilbo, de pacato para gato-guerreiro, digamos assim. Frodo guardou diversas cicatrizes de sua árdua tarefa, mas, ao final, mantém o mesmo perfil, ao contrário do acontece a Bilbo (talvez pelo uso/inlfuência do Anel, secundário em O Hobbit).

Enredo

Para não falar demais, o básico é que os Anões, apoiados por Gandalf, estão atrás de um grande tesouro perdido tempos atrás para o dragão Smaug.

[spoiler]E Smaug é só mais um dos males a se temer e não é o último deles[/spoiler]

http://images.epilogue.net/users/caitmf1/smaug2.jpg

Expectativas

Realmente a divisão em duas partes se faz mais do que necessária. Assim como os que leram os livros da trilogia sentiram o vácuo deixado pelos filmes, que leu ou ler O Hobbit vai concordar que a história exige, no mínimo, duas partes, cada uma com 3h de duração.

Claro que a imagem retira a necessidade de muitos momentos de descrição de ambientes e personagens. Mas, mesmo assim é muita história para contar. Sem falar da estratégia de marketing, cobrando dois ingressos para se ver um filme (Harry Potter que o diga).

Acredito que a parceria Jackson [] del Toro vai gerar bons resultados. Mas, se alguns detalhes dos Senhor dos Anéis deixaram a desejar até mesmo para quem não leu os livros antes, agora que li O Hobbit as cobranças ficam imensamente maiores ... mas eles sabem disso.

Foto de Stryder

Quem roubou a conta do Andarilho? Tá fazendo um bom trabalho.

Foto de Leão da Barra

[quote=Stryder]

Quem roubou a conta do Andarilho? Tá fazendo um bom trabalho.

[/quote]

Eu falei isso no tópico da 5ª Temporada de Lost. Quando ele quer, tem conteúdo para fazer bons posts. O problema é quando ele dá a louca de achar que: 1. tem que dar reply em absolutamente todos os tópicos, mesmo quando não conhece ou não se interessa pelo assunto discutido; e 2. tem que ser engraçado em todas as postagens.

Esse post ficou muito bom mesmo. Lembro que a característica "caseira" da família Bolseiro é bem destacada no primeiro livro de o Senhor dos Anéis, mas não sabia ou não lembrava que havia um lado da família mais aventureiro.

Foto de Odnanref

Portando ............

discutam o assunto do tópico e não da minha personalidade maluca. Se não vi ficar igual ao do karate kid.

Dank.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Sergio Martorelli

O primeiro draft do roteiro de The Hobbit já vazou. E parece muito bom. E tem muito humor porque, como quem leu o livro sabe, o Gandalf é um mago muito engraçado e galhofeiro (ele é mais sério em O Senhor dos Anéis porque o bicho ia pegar feio, mas aqui não é o caso).

 

 

 

.............

Yeah, o SALA ESPECIAL está de volta! - http://www.salaespecial.com

Foto de Fabio Negro

[quote=Sergio Martorelli]O primeiro draft do roteiro de The Hobbit já vazou. E parece muito bom. [/quote]

Mas vai ser dirigido pelo Del Toro, ENTÃO vai ser chato.
E produzido pelo Peter Jackson. ENTÃO vai ser superficial.

Foto de Livia

[quote=Fabio Negro]

[quote=Sergio Martorelli]O primeiro draft do roteiro de The Hobbit já vazou. E parece muito bom. [/quote]

Mas vai ser dirigido pelo Del Toro, ENTÃO vai ser chato.
E produzido pelo Peter Jackson. ENTÃO vai ser superficial.

[/quote]

Pow FN
eu adoro o del toro

acompanho os filmes dele desde a espinha do diabo, não teve um ruim

e eu adoro peter jackson

adorei senhor dos anéis, e olha que eu sou fã dos livros desde os meus 12 anos, fã mesmo, de pelo menos uma vez por ano parar para le-los, e adorei os filmes

e o king kong dele é lindo

até fome animal eu gostava, assistia muito na época daquele cine trash da bandeirantes, lembro bem dele e de um que tinha uns extraterrestres q eram em forma de palhaço, eu morria de medo daquilo

vc pode até não gostar deles, mas não tem como negar que ambos são diretores diferenciados da grande maioria

 

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de Fabio Negro

Eu NÃO adorei Hellboy, nem Senhor dos Anéis, nem King Kong, nem Labirinto do Fauno (que nem cheguei a terminar de ver) nem Blade II, nem A Espinha do Diabo, nem...

Bom, deles eu gosto de Fome Animal, Almas Gêmeas e Os Espíritos... todos do Peter Jackson.

Ainda não vi O Orfanato nem Hellboy II, mas não tenho a menor motivação.

Peter Jackson tinha filmes mais espertos, e nisso ele era diferenciado... mas agora ele faz filmes com uma lentidão estranha, uma contemplação que não visualiza nada de especial.

Acho que Peter Jackson é o único cineasta que me faz pensar "puta, que enquadramento errado!".

Os filmes de zoeira são muito bons, mas falta "peso" pros filmes dramáticos dele.  

Foto de Livia

almas gemeas é aquele com a kate winslet?

baixei essa semana, mas ainda não assisti

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de Fabio Negro

Esse mesmo.

Tu vai ver uma mulher ginchando igual a um porco, e isso é 6 vezes mais assustador que o Freddy Krueger fatiando o Pinhead.

Na época eu tinha uns 16 e fiquei MUITO impressionado.
É um bom filme, mas naquele clima "lento" de Jane Austen.  

Foto de Sergio Martorelli

[quote=Fabio Negro]

Mas vai ser dirigido pelo Del Toro, ENTÃO vai ser chato.
E produzido pelo Peter Jackson. ENTÃO vai ser superficial.

[/quote]

 

Como não vi nenhum filme chato do Del Toro nem superficial do Peter Jackson, então tu tá falando merda só pra ser polêmico. Ignoro-te, incréu.

 

 

 

.............

Yeah, o SALA ESPECIAL está de volta! - http://www.salaespecial.com

Foto de Livia

Estão falando que vão ser 3 filmes, e não 2

 

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de Livia

Até o mês passado, quando Peter Jackson falou de O Hobbit na Comic-Con, a ideia era adaptar o livro de J.R.R. Tolkien em dois filmes. Mas, segundo o site MarketSaw, circulam rumores de que serão três longas-metragens, e em 3D.

A ideia seria manter os dois filmes dirigidos por Guillermo Del Toro, adaptação direta do material do livro, e depois fazer um terceiro para ligar diretamente com a Trilogia do Anel. Esse terceiro filme seria dirigido por Jackson.

O site é confiável em assuntos técnicos, sua especialidade. Eles avisam que a informação ainda é rumor, apesar de ter sido confirmada por uma de suas fontes confiáveis - que por sua vez a ouviu de "muitas pessoas" e teria visto materiais da pré-produção que confirmariam a informação.

Oficialmente, temos apenas as datas dos dois (primeiros) filmes. Um sai no final de 2011 e o segundo no final de 2012.

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de Livia

aparentemente o ator ja foi escolhido

"No mês passado, quando Peter Jackson falou de O Hobbit na Comic-Con, ele disse que não tinha convidado ninguém para o elenco porque o roteiro do primeiro filme ainda não estava pronto. Não é, porém, o que diz o ator Ian McKellen, que voltará a viver o mago Gandalf nos filmes que preludiam os eventos de O Senhor dos Anéis.

Segundo o /Film, McKellen esteve no último sábado em uma exibição da trilogia no British Film Institute e conversou com os presentes. Entre outras coisas, disse que receberia o roteiro em duas semanas e que começa a rodar em março sua participação em O Hobbit. Daí soltou: o ator que viverá Bilbo Bolseiro já está escalado, "e os fãs vão ficar muito, muito empolgados", disse.

McKellen, claro, se recusou a entregar o nome. O principal candidato ao papel, o ator James McAvoy (O Procurado) recentemente se comprometeu com novos projetos, o que deve tirá-lo do páreo - já que as filmagens dos filmes de O Hobbit tomarão tempo de todos os envolvidos. Quem será, então, o escolhido?"

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de Livia

Declarações de peter jackson

"No momento minha agenda está bastante livre, para que eu possa continuar trabalhando no roteiro de O Hobbit", contou Jackson. "Acordamos de manhã e trabalhamos no texto durante várias horas, afinal, temos que entregar o roteiro em três semanas para o estúdio. Três ou quatro semanas para que ele fique pronto. Precisamos mostrar isso porque o filme nem recebeu o sinal verde para começar ainda... todo mundo acha que ele será aprovado, mas eu prefiro não achar nada. O estúdio antes tem que gostar do roteiro, ficar satisfeito com o que escrevemos. Depois temos que orçar o filme - saber quanto ele vai custar -, dividindo-o em pedaços para entender exatamente quanto representará esse orçamento. E o estúdio tem que ficar feliz com isso também, algo que é muito difícil de acontecer. Eventualmente, teremos que voltar ao roteiro para descobrir onde cortar gastos. Enfim, é um processo longo pelo qual temos que passar", disse.

Jackson também foi categórico ao afirmar que não conversou com atores para os papéis principais do filme. "Não oferecemos papel algum ainda. Antes temos que ter o roteiro. Atores e agentes precisam ter os roteiros antes de se comprometerem. E sem o sinal verde fica ainda mais difícil", seguiu. "E tem a questão da agenda de filmagens, que ainda nem começamos a discutir".

Quando questionado se Guillermo Del Toro, o diretor dos dois filmes que adaptarão O Hobbit para as telas, terá liberdade para levar seu estilo todo particular para as telonas, sem ficar amarrado ao estilo estabelecido da Trilogia do Anel, Jackson foi bastante direto: "Absolutamente. Ele terá liberdade total. A única coisa que será minha ali é o roteiro - que está caminhando bem. Temos apenas que nos certificar que a Terra-média dos primeiros filmes será a mesma dos próximos dois. Temos que cuidar para que Gandalf fale do mesmo jeito, coisas assim, que dêem certa continuidade à história. Guillermo tem liberdade para fazer o filme que quiser, mas só precisa respeitar isso e as locações. Quero que ele retorne à Terra-média que eu usei. Basicamente, são dois cineastas distintos, um na Trilogia, outro em O Hobbit, indo para a mesma terra fictícia, com o mesmo Condado, as mesmas roupas, mas com seus estilos visuais próprios. Não faria o menor sentido trazer Guillermo para copiar o que eu fiz. Toda a ideia de ter um cineasta diferente é justamente levar novidade para o projeto".

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de Odnanref

Por enquanto, ainda são dois filmes. E a idéia sugerida para o terceiro seria de algo além, fora dos livros, entre O Hobbit e Senhor...

Acho difícil dividirem a história de O Hobbit em três partes. A não ser que o estúdio veja uma possibilidade de lucro nisso.

E o Peter Jackson está parecendo aquele 'dono da bola' que não vai poder entrar em campo, mas morrendo de ciúmes de seu objeto tão querido. Com certeza ele vai dar muitos pitacos no trabalho do Del Toro. Mas, acho que eles se entendem.

____

Obs.: tá empolgada, hein garota. Foi promovida no emprego?

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Livia

[quote=Odnanref]

Obs.: tá empolgada, hein garota. Foi promovida no emprego?

[/quote]

Justamente o contrário

Briguei com meu patrão (que nas horas vagas é meu pai também), e não vou ficar mais me matando de trabalhar, vou aproveitar a net um pouquinho

:)

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de Gmarty

[quote=Livia]

... McKellen esteve no último sábado em uma exibição da trilogia no British Film Institute ...

[/quote]

Ave Maria, Deus me livre, te desconjuro, bate no pé do pato, mangalo três vezes.. Eu pagava pra não ser convidado pra essa exibição. Não inventaram nada melhor que os filmes da trilogia de Senhor dos Anéis para curar insônia... Assistir os 3 em sequência deve até anestesiar o caboclo....

Foto de Livia

[quote=Gmarty]

[quote=Livia]

... McKellen esteve no último sábado em uma exibição da trilogia no British Film Institute ...

[/quote]

Ave Maria, Deus me livre, te desconjuro, bate no pé do pato, mangalo três vezes.. Eu pagava pra não ser convidado pra essa exibição. Não inventaram nada melhor que os filmes da trilogia de Senhor dos Anéis para curar insônia... Assistir os 3 em sequência deve até anestesiar o caboclo....

[/quote]

que nada

ja fiz isso em casa, vale a pena

:)

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de Livia

sem 3d pro hobbit

 

Em uma troca de e-mails com o site TheOneRing, o diretor de O Hobbit , Guillermo Del Toro, negou o rumor de uma possível filmagem da adaptação em 3D. E deu uma nova informação sobre a produção: o diretor de fotografia já está escalado.

Não é nenhuma surpresa. Trata-se do mexicano Guillermo Navarro, que vem trabalhando com Del Toro desde Cronos (1993) e ganhou o Oscar de melhor fotografia por O Labirinto do Fauno (2006).

Voltando à questão do 3D, Del Toro disse algo interessante: "Não escrevemos o roteiro para 3D, não estamos pensando em 3D. Se depois de Avatar o mercado mudar e exigirem que a gente adote o formato, isso será uma questão para o futuro. Já vi Avatar e explodiu minha cabeça. Espero que, como cineasta, eu possa explorar isso em breve, mas não imediatamente. Não se engane: já estou morando na Nova Zelândia há quase um ano e nem tocamos nesse assunto de 3D".

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Foto de Odnanref

O Hobbit adiado por tempo inderteminado.

[quote=macrosfera]

"E o que eu tenho a ver com isso?", você perguntaria. Se você gosta de 007 ou pretende assistir a O Hobbit, as pré-sequências de O Senhor dos Anéis, isso faz muita diferença.
...
Dentre os estúdios que estão no projeto, a MGM é um deles. Mas a Metro-Goldwyn-Mayer está à beira da falência, devendo até o que há dentro das calças.
Para tentar fugir do abismo, requisitaram uma reunião com acionistas e investidores para pedir cerca de 20 milhões de Dólares agora e mais 150 milhões para que eles cheguem ao fim do ano fiscal.

Mas, é um investimento de alto risco, já que no caso de insucesso, acionistas e investidores correm o risco de nunca mais ver a cor do dinheiro que a MGM vai pedir.

Para piorar, a empresa, que vale cerca de1,5 bilhão de dólares, tem uma dívida de 3,5 bilhões de dólares que vence em fevereiro. Tudo isso significa que o Hobbit está adiado indefinidamente.
...[/quote]

fonte

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.