Concorrência no Filme do Super-Homem

Foto de Fabio Negro
Forums: 

// -->

 
 
 

 

 

 

 

  
                                     

Mark Millar explica melhor suas idéias para o filme de Super-Homem
"Todo o resto do que faço é um treinamento até chegar o filme", diz o quadrinista
22/07/2008
Marcelo Hessel

No começo do mês o escritor de quadrinhos escocês Mark Millar espantou todo mundo quando disse que um diretor e um produtor estariam bancando um filme do Super-Homem a partir de uma idéia sua. Agora ele explica melhor. E já entra de sola.

"Eu tenho sido fã de Superman minha vida toda, e senti que algo aconteceu depois que eu vi Superman - O Retorno. Não quero falar mal, nem nada, mas achei que foi meio como assistir a Star Wars: Episódio 1. Você compra seu ingresso, leva seus amigos no cinema uma noite e rola A Ameaça Fantasma... Na época eu ouvi a música de Star Wars e falei pra minha mulher e meu irmão 'acho que esse vai ser o maior filme de todos os tempos!'. Meus olhos encheram de lágrimas com aquela música... E uma hora depois aparece o Jar Jar e tudo aquilo... Senti como se estivessem me matando. Com Superman - O Retorno não foi a mesma coisa, porque obviamente o filme não é ruim, mas só a idéia de sair de um filme de Superman e não se sentir muito empolgado [desaponta]...", começa em entrevista ao site Den of Geek.

"Eu esperei desde o Superman 4 de 1987. Li o roteiro do Tim Burton, li todas as versões desde então. O 'diretor' [como Millar chama o cineasta cujo nome ele não entrega] me telefonou há um mês e disse 'olha, eu não tenho autorização nenhuma da Warner, porque eles não estão procurando, mas eu quero ter algo engatilhado caso a oportunidade apareça'. Ele quer reiniciar a franquia. Isso foi uma semana antes da estréia de O Procurado [que se baseia em HQ de Millar]. Ele disse que soube da minha paixão por Superman e queria que eu participasse. Levei um nanosegundo para dizer sim", continua.

Millar diz que respeita a prioridade de Bryan Singer, mas dá idéia. "Eu tenho a história pronta para uma trilogia de Superman desde os dez anos de idade. Eu contei e ele adorou. Quando estávamos nos EUA, nos encontramos. Ele é um cineasta estadunidense famoso pelos filmes de ação. Mas por cortesia a questão é esperar para ver se Bryan vai dirigir mais um mesmo. Não dá pra chegar lá sugerindo um projeto. Se Bryan acabar abrindo o caminho e escolher fazer outra coisa, estaremos lá num piscar de olhos. Falamos até em elenco; obviamente começaríamos do zero com um elenco novo. Mas uma das coisas que o 'diretor' disse é que é preciso amar a versão de Richard Donner e mantê-la perto do coração, mas partir para algo novo, algo apropriado para os dias de hoje."

"O mundo ao redor muda, mas Superman é a pedra fundamental. Todo mundo diz que não gosta de Superman porque ele é bonzinho, que prefere Batman por ser malvado e fodão. Mas com quem você preferiria conviver? Qual deles é um modelo para o mundo? Eu acho que o grande público, de esquerda ou de direita, adoraria um filme de Superman hoje, com os EUA em dúvida consigos mesmos. Fazer com que os EUA se sintam bem novamente, algo capaz de manter seus cabelos arrepiados um filme todo... Seria sensacional", emenda. "E não acho que tenha lugar para controvérsia numa história assim. Quero dizer, eu tenho umas idéias bem radicais, coisa que o 'diretor' comentou ser algo que eles nunca imaginaram antes, mas não é nada parecido com o Batman de Christopher Nolan. Pra mim, o filme de Superman é onde você pode levar uma criança de cinco anos."

"Eu sinto que todo o resto do que faço é um treinamento até chegar o filme de Superman", termina, dramático, o escocês.

O idealismo é bonito de ver, mas não esqueçamos que, pela agenda do estúdio, Bryan Singer começa a filmar Superman: Man of Steel em 2009.

 

 

 

Foto de Fabio Negro

Bom, em primeiro lugar, já demos nossas opinões e pitacos sobre Superman Returns aqui e aqui.

Quem ainda não deu mas tá lô-ka pra dar... fica à vontade. (promíscuos!)

 

Em retrospecto a gente pode dizer que o filme semi-fracassou, ou teve um sucesso meia-bomba. Triunfou, mas com sensação térmica de fracasso.

O que é bom, pois do mesmo movimento de nostalgia fracassada e elogios à simplicidade que tem assolado as HQs (assolado como uma pestilência que causa feridas fedorentas!), nasceu esse filme que queria tudo limpinho, honradinho, tortinha de mação com bandeira americana, gomalina no topete do Super-Homem e vilão que dá risada maligna (mesmo sem ser o Palhaço do Crime).

O movimento de grandes e cada vez melhores filmes, iniciado com Homem-Aranha, sofreria um revés mortal se esse filme tivesse funcionado.
BRYAN SINGER MUST DIE, eu já disse.
(mas não como o Pasolini, me arrepndi de ter escrito aquilo. Credo!)

As últimas notícias do filme do Super foram:

-indefinição de uma seqüência para o filme. O semi-insucesso baqueou a Warner, que tava se fodendo com filmes de super-herói fazia tempo! O filme do Batman a excessão.

-Bryan Siner poderia ou não voltar à direção.
Ele queria enquanto o filme estava em cartaz. Chegou a dizer que queria também dirigir um encontro entre Batman e Super-Homem. (Projeto este cancelado mais recentemente pela Warner.)
Depois ele sumiu, e depois apareceu, mas fazendo muxoxo, não sabia se rolaria, se ele ia pegar outro filme... um viado, enfim!

-Kevin Spacey, todas as veze em que citou o filme, comentou sobre uma continuação em qque ele próprio estaria presente. Enquanto isso, contratos não eram assinados e verbas não eram liberadas.

-Surge um boato forte de que o General Zod seria o vilão do próximo filme.
O boto some.

-a carreira de Brendon Routh e Kate Borsworth é uma piada.

-analistas e produtores são categóricos: os orçamento da seqüência vai ser cortado. O primeiro custou 208 milhões. O segundo deve ficar entre 140 e 175 milhões. 208 milhões e uma açãozinha de merda. Uma corte brutal desses, então...

-Bryan Singer se mostra interessado no roteiro do filme solo do Wolverine, colocando em pânico um eventual e solitário fã do primeiro filme. Ele vai largar a Warner? (isso antes de anunciarem o diretor de Wolverine)

- Brandon Routh sai do limbo pra dizer que o filme talvez tenha dois vilões, e que ele queria Brainiac ou o Bizarro. Brainiac se torna um tanto improvável por estar bastante presente do jogo do Superman Returns.

- Sai uma indicação do Framboesa de Ouro pra Kate Bosworth.

- Roteiristas do primeiro filme começam a escrever roteiro do segundo.

- Um blog faz uma analise que se espalha pela indústria, e é desanimadora para a Warner: mesmo produzindo filmes de seus super-heróis há 30 anos, ela perdia em lucraividade para a Marvel, que só tinha retomado seus filmes há 10. O pior desempenho da Marvel fez 25 milhões, enquanto o pior desempenho da DC fez 1,7 milhões. Triste para os fãs de quadrinhos, bem-feito pra Warner e suas políticas estúpidas.

- É dito por algumas revistas, com indício de ser verdade, que o cronograma da marca a estréia do filme para o meio de 2009.

- Bryan Singer assume um filme antes de Superman, um drama de II Guerra Mundial. Alguns dizem que não vai dar tempo dele terminar o filme e começar Superman dentro do cronograma.

- Boato forte de que o filme do Super seria adiado indefinidamente por causa do filme da Liga. Filme este que só tinh infomração enrolada, e acaboucancelado meses depois. Mas daí se mede o "prestígio" do Azulão ali no estúdio...

-Em vez de Jude Law, General Zod pode ser vivido pelo mesmo Terence Stamp! Isso segundo o site AINC (gordo!).

- BOMBA! BOMBA! BOMBA!
Os dois roteiristas pedem pra sair! Pedem pra sair!

O tempo todo se achava que o roteiro já estaria finalizado, e ambos davam até entrevista sobre como tinha ficado. Mas a Warner diz que "agora estamos atrás de idéias para o novo filme".
Isso, tipo, fode tudo. (e dá idéia da pressão que a Warner devia estar fazendo)

- No mesmo dia, Mark Millar, o chapinha do primeiro post, se oferece pra escrever o novo roteiro do qual a Warner está correndo atrás. O que me animou muito, na época.

- J.M. Straczynski, criador da série Babylon 5, escritor de quadrinhos há mais de uma década e o filho-da-puta que enfiou uma faca e rodou no gibi do Homem-Aranha, esse cara avisa pro Mark Millar sentar o rabo e ficar quietinho: o presidente da DC jamais permitiria que um roteirista exclusivo da Marvel pusesse as mãos no filme da empresa.

- uns 6 meses de silêncio depois, também por causa da greve dos roteiristas, começa a rolar o boato de que Bryan Singer e Brandon Routh vão abandonar o projeto.

- os roteistas de Tranformers talvez, quem sabe, assumissem o filme. A Warner não diz porra nenhuma.

- 2 meses de boataria depois, Bryan Singer vem dizer que não vai sair do filme e está putinho da vida!

- Muda a maré: Brandon Routh vem dizer que o roteiro está sendo escrito (não diz por quem), que Bryan Singer tem reuniões constantes com os produtores, que o mantém informado e que bem no começo de 2009 as filmagens devem começar.

-Mark Millar agora vem dizendo que tem um filme do Super-Homem engatilhado com um diretor americano e um outro produtor. E, se vai rolar mesmo ou não, a gente vai saber só no Natal desse ano. Um mês antes da previsão de começarem as filmagens do filme do Bryan Singer.

- Louis Leterrier, o diretor de O Incrível Hulk, disse que pode substituir Bryan Singer numaboa, é só chamarem. Oferecido da porra. Mas não sei qual é pior.

- Pra rechaçar tanto ataque, a produção do filme publicou uma convocação de elenco, sublinhando que Bryan Singer é o diretor, Brandon Routh é o ator e vamos parar com essa putaria! Como esse edital não tem data agendada para gravações dos extras, pode ser só uma forma de mostrar que a produção tá viva. Mas quem vai saber...?

======================

Enfim, o filme,  com o custo de produção + divulgação chegou ao preço final de 270 milhõesde dólares, mas faturou só 200 milhões dos States.

Mais o sucesso do cacete de Cavaleiro das Trevas, que chegou pra dar cagaço em todos os filmes de super-herói em produção ou em pré-produção.

Mais a frieza dos fãs e a baixa expectativa por um seqüência do primeiro filme.

Mais a produção toda atrapalhada, um tanto assim.

Mais o sucesso grande do Wanted/O Procurado, aquele filme da bala que faz curva e a Angelina Jolie. Foi escrito pelo Millar, e o Millar já escreveu um puta gibi da hora do Super-Homem, bem mais parecido com TDK.
Sem falar que ele formatou a Civil War, o maior sucesso dos gibis no ano passado, e teve a idéia de matar o Capitão América, que rendeu um bafafá grande na imprensa.

Os ventos são muito favoráveis a essa mudança brusca de equipe, inclunindo diretor, produtor e elenco.
Eu torço!

Bryan Singer não pode ganhar no final!
Esse filme Valkyrie vai ser um facasso grande, não tenho dúvida! Tomara que dois revéses sejam suficienes pra acabar com a carreira da bicha.

Foto de lucci

esta 'foice e o martelo' foi a unica HQ nao-disney que li na vida, fora uma HQ saafda que saiu na epoca do 1o batman.

Foto de Marcus

Grande post, Fábio. Parece que depois do Cavaleiro das Trevas as idéias de Synger envelheceram...

Diálogo na saída do cinema. Encontro um primo meu, grande apreciador de quadrinhos também, na fila para entrar no mesmo cinema:

- Fale mano.
- E aí, que tal o filme?
- Muito bom. Melhor filme de super-heróis que eu já vi.
- Melhor que o X-Men?
- (risada e cara de sarcasmo)

Foto de Fabio Negro

[quote=lucci] esta 'foice e o martelo' foi a unica HQ nao-disney que li na vida, fora uma HQ saafda que saiu na epoca do 1o batman.[/quote]

Curtiu?
Eu fiz um oba-oba em cima dessa revista, mas consultando o meu coração eu não gosto muito dela. Gosto mesmo só do Luthor e do Brainiac.
A participação do Batman é constrangedora, quase.

Consultando o meu coração eu não gosto de quase nada do que o Mark Millar escreve. Ele é... tipo.... chic exploitation*.

[quote=Marcus]Grande post, Fábio. Parece que depois do Cavaleiro das Trevas as idéias de Synger envelheceram... [/quote]

Acho que até Watchmen deve ter envelhecido, agora.
Sério, eu imagino que agora o Comediante pareça o Papai Papudo perto do Coringa. Acendeu a luz amarela pro Zack Snyder.

Imagino que agora as concepções estejam polarizadas entre O Cavaleiro das Trevas e Homem de Ferro.

O realismo superdark, que se aprofunda no interior aristotélico do drama e da tragédia, e afirma que será destruído qualquer meio termo entre heroísmo e vida civil.

ou

A farsa de ação, divertida, sem o aprofundamento na psique dos personagens, e aperfeiçoando o entretenimento que existe em ver o equilíbrio capenga entre heroísmo e vida civil.

Super-Homem 1 e a metade do 2, do Richard Donner, foram híbridos muito bons, mas o cinismo e a superinformação impedem o público atual de ver o Super-Homem como divertido e até goofy - como o Clark Kent do Christopher Reeve, perfeito - ou como pura inspiração - como o do Brandon Routh e o dos desenhos animados.

Assim como nos quadrinhos, Super-Homem vive no limbo, uma não-defninição no seu papel de herói. E como nos quadrinhos, a culpa é do Batman.

[quote=Marcus]
Diálogo na saída do cinema.
Encontro um primo meu, grande apreciador de quadrinhos também, na fila para entrar no mesmo cinema:
- Fale mano.
- E aí, que tal o filme?
- Muito bom. Melhor filme de super-heróis que eu já vi.
- Melhor que o X-Men?
- (risada e cara de sarcasmo)[/quote]

Mano, X-Men NÃO DÁ.
Não sei como a nossa amizade permanece, cês curtem cada filminho...

*cara, puta conceito! vou meditar sobre isso...

Foto de quase nada

Basta menos CG, vilão melhor, cena de camel toe com aquela mina que tem os olhos zuados e o filme funciona.

Foto de Odnanref

Tem mais alguém na briga? Por favor, diga que sim!

Mark Millar parece alguém muito bem intencionado e já cuidou do superman nos quadrinhos. Mas, a especialidade dele é Ultimate.

Além disso, é um petista capitalista. O sonho da vida dele é transportar O Capital (de Karl Marx) para a atualidade. Na verdade, ele só quer ganhar dinheiro.

 time is money

A única coisa boa que o Bryan Singer fez até hoje foi Os Suspeitos.

 Bryan 'Singer' também é suspeito

Depois, até ele fez uma ou outra coisinha de valor, mas a escada rolante que ele pegou está descendo. Se continuar assim, só há um lugar onde ele possa parar:

Como já bem disseram, depois de Dark Knight, todos os filmes, não só de super-heróis, terão que ser repensados. Vão querer chamar o Nolan para todos daqui para frente.

Se for para ter um dramazinha mexicano e covarde do Singer, ou um filme para tentar resgatar a identidade americana pós 9/11 do Millar, melhor chamar o Tim Burton para fazer um superman que não voa, porque nenhuma dessas idéias vai decolar.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Marcus

Só quero esclarecer que quem elogiou o X-Men foi o meu primo, e não eu! Eu não gosto nadinha da série (com exceção de alguns bons momentos do segundo filme).

Foto de Fabio Negro

[quote=quase nada]Basta menos CG,[/quote]

Concordo. 
E tava pensando ontem: porquê as cenas de não-ação do Super-Homem precisam ser um porre tão grande? Gente falando, close em lágrima, gente falando mais...

Queria um lance mais Spielberg, ou filme de máfia asiático: todas as cenas precisam parecer espertas, virtuosísticas, interessantes, inteligentes, engraçadas... sei lá, qualquer coisa boa!

Por isso que eu gosto tanto de Um Domingo Qualquer ou do Hulk do Ang Lee: são pouquíssimas as seqüências tratadas como meras passagens da trama.
Tem sempe um still, um ângulo diferente, um zoom maluco, um corte extravagante... tá sempre acontecendo alguma coisa na tela, mesmo que não esteja acontecendo na história.  
(e quem não curte tem que tomar no cu, já falei!)

[quote=quase nada]vilão melhor,[/quote]

Vilão porradeiro
O 2 e 4 foram nessa da porrada, da força brutal... e pra mim são chatinhos.
O 3 eu não sei classificar, mas com certeza eu gosto mais dele que do 2º.

O legal do primeiro filme do Super foi que o bicho pegou não por causa de um cara fortão, nem de kryptonita. Foi um terremoto matando a Lois Lane. Foda!

E no 2: gosto bem mais dele rebolando pra manter a identidade secreta + abdicando dos seus poderes. Gosto muito disso.
As partes como Zod acho terríveis, soporíferas.

Acho que quando o Super sofre uma ameaça pessoal, isso faz a gente curtir o filme. Quando "a população está em perigo", eu já ligo o foda-se.

Nesse sentido o Brainiac ou o Apocalypse seriam os vilões ideais.

Principalmente o Apocalypse, com quem é como lutar com um tanque de guerra inteligente. Sem diálogos, sem disputa de intelectos, sem twist.
E sem origem também, um bagulho importante. Ele é bem Cloverfield.

[quote=quase nada]cena de camel toe com aquela mina que tem os olhos zuados[/quote]

Perderam a chance de fazer isso com a Margot Kidder, agora não quero mais!

Foto de Marcus

Tenho confiança de que o Man of Steel vai ser superior ao Superman Returns. Acho que o Batman apontou o caminho certo, e o Synger vai atrás.

Foto de quase nada

O estilo do Singer é mais sentimental. Como vcs sabem, ele é gay (daqueles que dão o cu e etc), então é melhor não esperar algo muito maligno (como o Dark Knight). Mas um vilão como esse capirotão ai do Fabio Negro já estaria de bom tamanho.

Foto de Odnanref

Pra enfrentar um vilão como o apocalypse, precisa-se de um superman corajoso.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Odnanref

Saiu no Omelete hoje que a Warner quer os irmãos Wachowski no filme. Mas eles seriam diretores disfarçados de produtores. Quem assinaria o filme é James McTeigue, que dirigiu V de Vingança e até está cotado para dirigir X-Men Origins - Magneto (segundo o IMDB).

A Warner ainda avisa que há algumas outras opções, poucas, mas há. Só espero que se os criadores de Matrix ficarem com a responsabilidade, mesmo que disfarçados de produtores, não queiram brincar de arco-íris de neon como fizeram em Speed Racer.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Foto de Cesert

[quote=Odnanref]

Só espero que se os criadores de Matrix ficarem com a responsabilidade, mesmo que disfarçados de produtores, não queiram brincar de arco-íris de neon como fizeram em Speed Racer.

[/quote]

Pensei o mesmo que vc. E como que esse porqueira desse filme ficou impregnado neles, todo mundo tem mais medo que eles façam essa psicodelia de novo do que com esperança de que saia um filme bom como o primeiro Matrix.