Contra 4
Já se foram três horas de jogo - dificuldade normal - e eu ainda não passei da primeira fase. Até consigo chegar no chefe...mas o chefe é uma coisa ridícula de tão over (parece chefe final). Contra 4, a verdadeira seqüência da série que havia sido interrompida com Contra III: Alien Wars, para SNES - na minha opinião o melhor jogo de ação da história -, é um jogo retrô que se orgulha de ser hardcore. E o treco é hardcore mesmo, a ponto de ser frustrante. Até mais do que os jogos anteriores. Só não é mais difícil que Hard Corps.
Desenvolvido por uma softhouse externa, a Way Forward, e lançado pela Konami, Contra 4 para DS é um tipo de jogo que não se faz mais hoje em dia. Ansiosa por novidades, a indústria de jogos é paradoxalmente conservadora. Gêneros que caíram em desfavor, como é o caso dos adventures, são colocados no limbo. Se fazer cinema retrô é moda, jogos retrô fora do ambiente da Internet (onde o Flash serve como uma plataforma bastante amigável a estilos de jogo jurássicos) são uma coisa raríssima. Que a Konami não apenas tenha decidido fazer um Contra fiel ao espírito original, mas garantido que a experiência fosse tão retrô a ponto disso ser até incorporado no próprio marketing do jogo, é algo curioso. Isso se deve em grande parte ao aniversário de 20 anos da série (sim, 20 anos!)...tem até um museu no menu de opçoes, no qual podemos acompanhar o progresso dos Contra. Também é possível destrancar o Contra original e Super C (mas ainda não sei como).
Contra 4, observe-se, além de ser retrô, é auto-referencial enquanto um jogo retrô. A tela de seleção de dificuldades faz questão de mencionar que o jogo é "hardcore", e selecionando-se a dificuldade hard, o jogo te indaga: "Acha que é o mestre da ação 2D? Não mais, não é não". E antes de escolher a dificuldade, selecionando-se a opção arcade mode, o jogo diz que essa é "uma experiência tão clássica que é praticamente 'coin-operated'". E como manda o figurino, o jogo não tem saves - morreu na última fase? babau. Você apenas tem quatro continues, cinco vidas por continue, e é isso. O estilo side-scroller básico dos Contras anteriores permanece, apenas com a novidade da tela dupla e do gancho que os personagens podem usar para transitar entre ambas (partindo-se do pressuposto que exista algo para se agarrar na tela de cima). E a coisa, como eu já mencionei, é brutalmente difícil. No bom sentido.
Algumas séries não devem ser reelaboradas, adaptadas a novas mecânicas de jogo. A Nintendo sabe fazer isso com primor (vide Zelda e Metroid), mas para desenvolvedores que não têm talento para atualizar, a melhor aposta é investir no que deu certo no passado mesmo, ainda que as novas gerações não necessariamente se sintam atraídas pelo produto. Afinal, depois de 20 anos há muita gente grande por aí querendo experiências nostálgicas de jogo, e se há um nicho a ser ocupado, é melhor apostar nele do que ir atrás da molecada e arruinar uma grande série como Contra (vide as abominações que saíram depois de Hard Corps).
Agora deixa eu voltar para o DS e ver se eu consigo matar o primeiro chefe. Confesso que não tenho muita esperança de que isso aconteça ainda hoje.
- Login para postar comentários
Eu gosto da versão do
Eu gosto da versão do super nes pq a dificuldade é média e tem um co-op legal. Eu peguei o contra do ps2 e broxei na metade, ficar decorando seguencia de tiro com 6 vidas durante o jogo não é muito divertido, foi elogiado pela crítica, inclusive, ele que é verdadeira sequencia do contra 3, apesar de não ter o "4" no nome (estou apenas seguindo sua teoria silent-hillica). Depois saiu outro, que eu não joguei, diziam ser muito fácil e foi destruído pela crítica. Tem que se chegar numa meiuca, pra ser hardcore não precisa ser muito hard, basta ser complexo e charmoso.
Contra entra em primeiro na
Contra entra em primeiro na Lista da IGN dos Jogos mais dificeis da história.
Eu acho Battletoads bem
Eu acho Battletoads bem mais difícil do que Contra. Aliás, Contra: Hard Corps já é bem mais difícil do que o Contra original, algo que a IGN menciona como uma possibilidade, mas que não deveria ser considerado minimamente controvertido. Hard Corps é um jogo do Capeta.
http://youtube.com/watch?v=z1-fKBbPOiM
Mas é verdade em relação ao Contra do SNES, tem uma dificuldade bem balanceada. Já esse do DS é um inferno na dificuldade "normal". Nem na "easy" eu consegui terminar ainda.
Porra, eu gostava do Contra
Porra, eu gostava do Contra III do SNES, mas foi um dos únicos da franquia que eu joguei. O outro foi o de PS2 que era bem bacana também.
Bennett escreveu: Eu acho
[quote=Bennett]
Eu acho Battletoads bem mais difícil do que Contra.
[/quote]
Verdade. Para ser franco, nunca cheguei ao final de nenhum dos dois, mas, pelo que me lembro, fui bem mais longe em Contra do que no Battletoads. Mesmo assim, Battletoads era um jogo fora de série, merecia uma nova versão (eu não conto aquela versão para SNES nem o tal Battletoads & Double Dragon, que eram meio toscos).
Aliás, não conheço ninguém que já tenha zerado esse jogo. Alguém aqui conseguiu?
--------
Falta de Esculhambação