Melhores filmes de 2006

Foto de Guybrush Threepwood
Forums: 

2006 foi um ano totalmente atípico pra mim em termos de filmes: eu costumo ir ao cinema em torno de 50, 60 vezes ao ano, e mantenho uma lista com todos os filmes que eu assisto. Ano passado, contudo, eu fui apenas 26 vezes. Provavelmente mais um reflexo da atual superioridade dos seriados de TV sobre Hollywood.

Muitos filmes bons. Alguns filmes ruins. Pouquissimos filmes excelentes. Um filme PÉSSIMO: Hostel.

 

Eis os cinco melhores, IMHO:

 

5 – Inside Man: Eu acho o Spike Lee um cara muito irregular. Eu não gosto dos filmes políticos dele, como Malcolm X ou Do The Right Thing; acho-os bem chatos. Quando ele procura fazer cinema convencional, por outro lado, geralmente temos ótimos resultados: tanto Summer of Sam quanto 25th Hour são muito bons - e esse thriller Inside Man não fica atrás. Melhor filme dele, eu diria. Puta roteiro inteligente, muito, muito bem dirigido e editado, e bastante divertido.

 

4 – Pirates of the Caribbean - Dead's Man Chest: Por algum motivo que eu não posso explicar, eu não gosto do primeiro Pirates quando o vi no cinema. Por um outro motivo que sei explicar menos ainda eu o adorei quando revi em DVD, mais de um ano depois. E o segundo é melhor. BEM melhor. É tudo que um filme pipoca precisa ser, e um pouco mais.

 

3 – Brick: mistura belíssima de noir com filme de high school, e ainda consegue a façanha de não parecer rídiculo - pelo contrário, é um belissimo exercicio de cinema, que transborda atmosfera - e a prova de que não se precisa de um grande orçamento para se fazer um grande filme.

 

2 – The Prestige: o Bennett hypou tanto esse filme que quando fui ver tava morrendo de medo de acabar me decepcionando, tão alta era a expectativa - felizmente, tal decepção nunca se concretizou. O filme em sim é um grande truque de mágica, e ainda que acaba por se revelar demais antes da hora, os prós surpassam os contras, e o fantástico roteiro e a direção de mestre do Nolan, além do sempre ótimo Christian Bale resultam em um filme não menos que espetacular.

 

1 – United 93: do começo lento ao final catártico, United 93 deixa de ser o óbvio retrato do herói americano para se tornar um dos filmes mais contundentes da história recente: ainda que muito do que está ali possa ser pura ficção, o filme é perfeitamente plausível, ultrarealista, e humano. O final, ainda que previsto, é o mais emocionalmente chocante que eu vejo desde... hã, desde Seven. Um thriller poderoso, e o melhor filme do ano.

 

Por categoria:

Roteiro adaptado: The Prestige

Roteiro original: Brick

Fotografia: Brick

Edição: United 93

Direção: United 93

Trilha sonora: The Fountain

Foto de Fabio Negro

Exceto o The Fountain, eu não vi nadinha dessa sua lista. Esse ano eu fui mais procrastinador do que nunca, e os vários filmes que eu tinha pra ver fui deixando pra lá, e eventualmente deletando-os.

Pra eu ter uma opinião ainda me falta ver os dois do Eastwood e o do Will Smith.
Depois eu preciso lembrar quais os outros filmes de 2006...

Foto de Fabio Negro

Acho que nunca vou ver esse Café da Manhã em Plutão, porquê filme com gay e travesti já não tá mais descendo bem pra mim, e 2005/2006 teve um montão deles.  

E, pô, DiCaprio quase sempre foi ótimo, e é o ator que faz as coisas mais de macho, faz um tempo! Eu gosto.

Foto de Bennett

Café da Manhã em Plutão é legal, e bem menos gay que qualquer filme do Vin Diesel.

Foto de quase nada

No fim das contas o melhor filme do ano passado foi o Borat, uma comedia inovadora e divertida, sem maiores pretensões, emos mudos ou comediantes tentando fazer drama.