Birdman ou (A Esperada Derrota de Boyhood)

Foto de quase nada
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www.youtube.com/watch?v=n7kPKVxuz6k

Não é lá grandes coisas, mas perto do Boyhood vira um Cidadão Kane, nem se compara, outro nível de cinema, agora sim entramos no tema "filme" e saímos do tema "novela". Mas ser melhor que Boyhood não é mérito pra ninguém, até Super Xuxa vs Baixo Astral pode se gabar disso.

Birdman é problemático pq esse tema de bastidores do carnaval da redetv é chato, pretensioso e pobre. Odeio essa coisa de "fechem-se as cortinas, abram-se as bundas". Tecnicamente o filme chega a ser exibido, a cena dele dando a volta pela time square é hilária e espetacular, mas a história me pegou de surpresa. Tem gente que gosta, o Dré, por exemplo, ama esse mundinho do teatro de revista, Broadway, Vedetes,  e etc. Outra coisa ruim é que o tal Birdman aparece muito pouco, queria mais do bicho, não desse papo de ator falido, manda logo o michael keaton pro retiro dos artistas, ninguém gosta desse FDP.

Já a mensagem do filme é muito poderosa, toca lá dentro da tua alma, pena que não dá pra entender direito que mensagem é essa. Eu diria que o filme é uma crítica ao desmatamento dos golfinhos ou uma espécie de alegoria de uma analogia de uma epifania de uma putaria de uma coisa qualquer.

Nota: 6,3 (era pra ser 6, mas dei 3 décimos pela aparição dos Transformers. Enfim, o trabalho de Michal Bay foi reconhecido pelo Academia [bem mais que o do Linkslater]).

Foto de XIII

Você sabe que 2014 foi temerário pra sétima arte quando Boyhood e Birdman duelam pela estatueta, um mais pé no saco que o outro. E pelo andar da carruagem 2015 tá indo no mesmo embalo... tem uns 4 meses que não animo de ir ao cinema, até os guilty pleasures tão pedantes - Taken 3 foi tão ruim que tive que me segurar pra não deixar pela metade. Que azia!

Foto de agraciotti

Eu gostei muito, mas sei tb q ele é problemático.

Acho a "mensagem" muito atual, corajosa e provocativa na medida certa. Discutir os vicios de hollywood com blockbusters, a decadência da indústria e problematizar a questão da relevância x popularidade é muito muito bem sacado. Além da maneira q é feito ser muito impressionante - não apenas pela ideia do plano-sequência (q, por si só, não diz muita coisa. Já foi a época q fazer um engenhoso plano-sequência significa algum esmero técnico. Qualquer filme fan-made ruim pela internet tem plano-sequência de 10 minutos ), mas pela maneira com que isso é usado, com uso CGI no meio, transições surpreendentes e as elipses muito bem elaboradas. Adoro essa coisa dos delírios dele no camarim, a passagem do tempo e a trilha de bateria.... E a sequência do Times Square é foda. 

MAS....o problema é q o filme tem um grande conceito num discurso beeeeeem chinfrim. Tudo é MUITO na cara... tipo ,o nome da peça é quase uma legenda pro tema do filme, as reflexões e os diálogos q forçam pra ser uma metáfora da crítica feita, sem contar o discurso contra aos críticos e redes sociais q parecem q foram feitas por um idoso de 80 anos q não consegue entender como essas coisas realmente funcionam. Enfim.... a crítica do filme é boa, mas o discurso acaba caindo num toma alarmista ingênuo demais q acaba passando da conta um pouco. 

É um filme q agrada em cheio essa nova fase da Academia de adorar temas q falem sobre eles mesmos. É feito com muita competência mas tropeça na própria pretensão.

E, como já notaram por aí, a ironia toda é q acaba sendo um filme sobre um cara q sonha em fazer um filme como Boyhood. :P

Foto de quase nada

A bateria ficou meio irritante.